Ficou fácil viajar com crianças!

Austrália com crianças: dicas do Nicolas (1 ano e 8 meses) e dos seus pais

Sabemos que a Austrália não é um destino comum para ir com crianças, mas se vocês forem viajantes na alma como nós, este país certamente estárá em sua listinha de lugares a serem visitados! Por isso, não pudemos perder a oportunidade de pedir à Lu do Blog Nicolando por aí, que estava morando na Austrália, para nos dar as suas dicas preciosas sobre este destino, antes de partir para o Canadá! Ficam aqui o seu super relato e fotos, e vocês sentirão a diferença de fazer turismo infantil em um país com estrutura! Obrigada Lu!

“Eu e meu marido sempre amamos viajar, assim, não foi por acaso que escolhemos nossa profissão de geólogos. Por causa da profissão trabalhamos e conhecemos diferentes lugares do mundo, incluindo a Austrália, onde nasceu o Nicolas, que hoje tem 20 meses e nos acompanha pelas andanças mundo afora. Nós moramos por quase 2 anos e meio no outback australiano, na província de Western Australia (WA), destino não tão comum dos turistas. Kalgoorlie é uma pequena cidade mineira, a 400km da costa mais próxima, e não tinha lá tantos atrativos para passeios com crianças. Então toda vez que tínhamos uma oportunidade, pegávamos o carro pelas infindáveis e monótonas estradas, mas sempre para um destino diferente. No momento, acabamos de nos mudar para o Canadá, e como não sabíamos quando nesta vida voltaríamos para aquele continente-ilha cheio de cangurus, fizemos uma grande viagem por lá antes de sair. A Austrália é grande demais, por isso, neste post vou me concentrar apenas nos passeios que gostamos de fazer com o Nicolas em Western Australia, Estado que melhor conhecemos.

A Austrália é um lugar fantástico pra se viajar com crianças:

  • O país é super seguro,
  • todas as calçadas têm rampas pra carrinhos de bebê e não têm buracos,
  • há parquinhos com piso emborrachado e área verde quase que em cada esquina,
  • a maioria dos banheiros públicos (principalmente em shoppings e aeroportos) têm trocador (e alguns até microondas!)
  • e é totalmente seguro consumir água da torneira em 95% das cidades do país (melhor evitar se estiver bem no interior).
  • Mas só tem um probleminha: lá não dá pra brincar com o sol de jeito nenhum, já que a camada de ozônio é praticamente inexistente. Então, nunca saiam sem protetor solar!

 A Austrália no geral, oferece basicamente três tipos de destinos:

- praias: todas com estacionamento próximo, mas sem vendedores ambulantes, quiosques com comidas e bebidas ou guarda-sol e cadeiras pra alugar. Quem quiser tem que levar seu próprio “kit-praia”, lanche e água. Na maioria das praias na Austrália costuma ventar bastante, então melhor ir equipado com óculos escuros pra proteger os olhos da areia. (O Nicolas nunca aceitou, mas na Austrália tem ótimos óculos feitos para crianças. Passa aqui para conferir.)

- outback: é aquela paisagem desértica com terra vermelha e vegetação arbustiva (bush) que compõe 90% do país. Há lindos pontos turísticos no outback, mas todos bastante isolados e não muito amigáveis para crianças (principalmente pelo calor e moscas). Quem já assistiu Priscila, a Rainha do Deserto sabe do que estou falando.

- urbano: todos os centros urbanos têm ótima infra-estrutura pra quem viaja com crianças. Em Perth tem até ônibus de graça na área central, os chamados CAT.

***

Pinnacles

Western Australia é o maior Estado da Austrália, correspondendo a um terço do país e com cidades bem espalhadas e isoladas, então é difícil conhecer tudo, já que por terra pode se levar dias e dias, e por avião pode implicar em vários vôos. Mas sem dúvida vale a pena uma visita, já que na nossa opinião é onde você vai encontrar as praias mais bonitas e bem preservadas do país.

No caso de você não ter muito tempo, não deixe de ir a Perth, Capital de WA, com inúmeras atrações pra crianças:

- Kings Park: o maior parque de Perth, ótimo para um piquenique e para se conseguir a melhor vista da cidade. Não deixe de levar uma toalha ou canga para sentar na grama e uma bola!

Kings Park com vista sobre Perth

- Aqwa: um aquário com direito a túnel transparente por baixo da água pra ver tubarões, tartarugas marinhas gigantes e vários outros peixes. O Nicolas foi com 15 meses de idade e simplesmente amou aquele mundo aquático surreal!

Aquário Aqwa

- Perth Zoo: as principais atrações deste zoológico são os animais tipicamente australianos como coalas, cangurus e dingos. A gente passa dentro da ala dos cangurus e pode chegar pertinho deles. Se você tiver sorte, ou ligar antes pra se informar, pode chegar na hora que os coalas são alimentados, quando eles deixam as pessoas tocá-los. A gente não teve essa sorte e mal conseguimos vê-los, já que estavam tirando uma soneca lá no alto dos eucaliptos. :-(

Cangurus em Perth Zoo

- Adventure World: um grande parque de águas com várias piscinas e tobogãs, aberto somente nos finais de semana entre Setembro e Abril, ou nas férias escolares.

- Scitech: o Museu de Ciências de Perth, uma ótima opção para quando está chovendo e apropriado para crianças de qualquer idade, já que tudo pode ser tocado!

- Tumbulgum Farm: não chegamos a ir, mas ouvimos falar que é bem bacana; trata-se de uma fazenda onde as crianças podem alimentar os animais, tirar leite de vaca e vivenciar um pouco da vida do campo.

- Se o interesse são as praias, as melhores para crianças são Cottesloe e Leighton Beaches, pelas águas rasas e quase sem ondas.

***

A apenas 19km de Perth, Fremantle é uma cidadezinha espetacular, toda em estilo europeu. Cheia de livrarias, galerias, museus, bons restaurantes e cafés. Vale um passeio pela orla e ao forte pra conhecer o Oceano Índico!

Fremantle

Rottnest Island é um passeio ma-ra-vi-lho-so com crianças. Trata-se de uma pequena ilha a apenas 30 minutos de barco (ferry) de Perth, que dá pra ser toda conhecida de bicicleta (são 4,5km no total). Aliás, essa é a principal atividade de quem vai pra lá, pois tem vários pontos de aluguel de bicicleta normal, dupla, tripla, com cadeirinha e até com charrete pequena para puxar as crianças enquanto você pedala. É MUITO bacana! Outra coisa legal é que lá os carros não são autorizados, então é super seguro deixar a criança correndo à vontade. E se quiser, dá para passar a noite também, existem várias pousadas, e ainda aproveitar a agitada vida noturna (isso é, se o pimpolho permitir!).

Rottnest Island

Esperance tem sem dúvida as praias mais populares de WA. São lindas, lindas, lindas, apesar da água ser congelante (estamos falando do Oceano Antártico!). A melhor praia pra levar criança é a Twilight Beach, mas se você puder, também não deixe de visitar o Parque Nacional Cape Le Grand, a 60km de Esperance. São inúmeras praias paradisíacas, onde dá pra levar o carro até a areia e se acomodar para passar o dia!

Esperance

Se vocês quiserem saber sobre mais destinos em WA, fiquem à vontade para visitar meu blog!

E, por último, é bom saber que:

• Para entrar no país, todo mundo passa pela Alfândega, onde eles barram a entrada de qualquer tipo de planta, produtos vegetais, animais, coisas de madeira, comida e bebida. Por isso, nada de trazer colares de sementes ou brincos com penas! Também é necessário declarar qualquer comida para bebê, como fórmula, papinhas, biscoitos (esses eles deixam passar). Para conhecer a lista completa, visite o site do Governo Australiano aqui.

• Uma das coisas mais bacanas na Austrália, especialmente para as famílias viajantes, é a facilidade de se conseguir acomodações com cozinhas equipadas. São os chamados self-contained ou self-serviced apartments, chalets e cabins. Excelente para quem quer total privacidade, mais espaço e não quer passar aperto nos restaurantes todos os dias com o filho pequeno. E em geral, os preços são os mesmos de um quarto de hotel. Mas atenção, se estiver viajando em alta temporada, tem que reservar com antecedência!

• Se você quer economizar bastante, também pode valer a pena alugar uma Camper Van ou Trailer, ou simplesmente levar uma barraca, já que toda cidade na Austrália tem sempre pelo menos uma área de camping com banheiro e chuveiro com água quente.

• Se você pretende se aventurar e alugar um carro para viajar, eles aceitam a habilitação brasileira (não precisa tirar a internacional). E lembre-se que lá eles dirigem na mão inglesa! Uma boa dica é lembrar que o motorista sempre fica na “parte de dentro” da avenida, independente da mão!

• E claro, para atravessar as ruas, lembre-se de olhar sempre para a sua direita primeiro!

• Infelizmente é muito comum encontrar cangurus mortos nas estradas, nem sempre por motivo de imprudência dos motoristas, mas porque eles vivem soltos no “bush” e quando encontram uma estrada, não sabem para onde correr e normalmente vão de encontro aos carros. Por isso, é de vital importância manter-se no limite de velocidade indicado e caso aconteça um atropelamento, pare seu veículo, sinalize com os triângulos e retire o animal da estrada para não colocar em risco os motoristas que vêm atrás.

Táxis sem cadeirinha não aceitam crianças! Algumas vezes chegamos a levar o nosso próprio bebê conforto, mas na maioria das vezes ligávamos para agência de táxi para pedir um carro com cadeirinha. A tarifa é a mesma.

Comida: ao contrário do Brasil, na Austrália, a refeição principal é a janta. Sendo assim, no almoço as únicas coisas que vocês vão encontrar são sanduiches e coisas leves (e raramente saudáveis). Isso foi um grande problema para nós, pois o Nicolas sentia falta de uma comidinha no almoço e dormia por volta das 19h, então raramente jantávamos fora. Por isso, tentávamos sempre cozinhar no dia anterior para levar o pratinho dele congelado, ou então nos virávamos com o fish’n’chips (peixe com fritas), super fácil de encontrar. No caso dele, ele só comia o peixe.

• Os supermercados na Austrália são padronizados. Em todo lugar vai ter pelo menos uma das três redes: Coles, Woolworth, IGA. O bom é que vocês sempre sabem o que vão encontrar.

As estações em WA são basicamente duas: com ou sem chuva. De abril a setembro chove e faz frio (temperaturas entre 0 e 18 graus) e de outubro a março faz calor (temperaturas entre 30 e 46 graus) e tem muitas moscas!

• E por fim, não se esqueça de que para visitar a Austrália, os brasileiros precisam de visto (que demora umas 6 semanas pra sair) e vacina contra a febre amarela (pelo menos 10 dias antes da viagem).”

 

Para maiores informações:

Site do Governo Australiano: www.daff.gov.au

Kings Park: aqui

 Aquário Aqwa: www.aqwa.com.au

 Parque Zóológico Perth Zoo: www.perthzoo.wa.gov.au

Adventure World: www.adventureworld.net.au

 Thubulgum Farm: www.tumbulgumfarm.com.au

 Tarifas e horários de ônibus, trens e balsas (ferries) em Perth: www.transperth.wa.gov.au

Sobre Fremantle: www.countrywide.com.au

Sobre Rottnest Island: www.rottnestisland.com

Sobre Esperance: www.visitesperance.com

 

 

Venha curtir o VP no Facebook: Viajando Com Pimpolhos

Compartilhar dicas no nosso grupo do Facebook de Viagens em Família

e seguir o VP no twitter: @viagempimpolhos

Gostou desta viagem? Não esqueça de dar a sua opinião, clicando nas estrelinhas abaixo, para rankeá-la! ;)

2584 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família, com crianças e bebês. Jornalista e mãe de duas meninas de 5 e 2 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

22 comentários para este artigo

  1. Pablo disse:

    Excelente artigo. Eu na verdade gostaria de ver mais artigos sobre as crianças dentro dos aviões. Pretendo ir para o Japão e Nova Zelândia em breve e o que mais me assusta é passar tanto tempo no avião com o meu filho de 18 meses…

    • patipapp disse:

      Oi Pablo, tudo bem? Eu fui para Tailandia com um filho de 6 e uma ilha com 13 meses, e deu tudo super certo!! Vôos noturnos ajudam bastante pois as criancas não costuma ter problemas em dormir em aviões. Imagino que vc já tenha pensado nos brinquedinhos tambem! Eu recomendo levar um travesseirinho e um ursinho, boneco que tenha o cheirinho bem “de casa” para ele se sentir bem!
      A minha filha tomou muito mais mamadeiras do que o normal, porque não foi muito com a cara da comida do avião e nem foi afim das papinhas, então não custa levar algumas porções extras do leite e dos suquinhos que eles estiver habituado!

      Boa sorte e divirta-se!

      Pati

    • Sut-Mie disse:

      Oi Pablo,
      Certamente o seu vôo é noturno, por isso, não há tanto com o que se preocupar…eles acabam dormindo! Dá uma “canseira” nele antes de embarcar, deixa-o correr pelo aeroporto…
      Já viu a nossa página “Viajando de avião” para detalhes importantes, como hora de decolar e pouso?: http://viajandocompimpolhos.wordpress.com/antes-de-viajar/viajando-de-aviao/
      E como o seu filho ainda não tem 2 anos, ele vai ter que ficar no seu colo…(!) Tentem pegar algum lugar com 2 poltronas vagas para poder deitá-lo completamente!
      Na bolsa de mão, prever mamadeira e leite em pó.
      Vai correr tudo bem! As crianças aguentam bem mais do que podemos imaginar!
      E qdo voltar, não esqueça de nos dar as dicas dessa super viagem! (invejinha branca! ;))
      Bjs

  2. patipapp disse:

    Adorei! Mais um super bpost com dicas e fotos fantastias! Ja estou quase emitindo a passagem de novo! hehe Tenho um casal de amigos daqui que tem 3 filhos pequenos e foram para Australia ano passado – o maior tem 6 anos, e o pai é da Tasmania. Eles tambem amaram e falaram muito sobre esta estrutura fantastica que existe para crianças. Deve ser uma viagem deliciosa!

  3. Luíza disse:

    com ou sem filhos, austrália deve ser bom demais!!

  4. Fernanda disse:

    Nao tenho filhos, mas fui para Australia ano passado e fiquei em Sydney e em Hobart (Tasmania), O país é totalmente organizado e seguro. Acredito que realmente seja bem simples para crianças! E claro, um paraíso à parte. Tasmania é uma gracinha e tem lugares lindos demais. Aconselho ir para Port Athur, uma ex mega prisão numa baía linda… dá entender bem como tudo começou na Austrália, a partir da chegada dos ingleses.

    • Luciana disse:

      Concordo com vc, Fernanda! A gente também esteve na Tasmânia e achamos tudo muito lindo e simples pra viajar com crianças. E você deu uma dica excelente, Port Arthur é maravilhoso!!! E pra criançada é ótimo pra ficar correndo na grama e entrando e saindo das construções né? Eu só não inclui a costa leste neste post porque ficaria longo demais! Beijos!!!

  5. Que delicia esse post! Já pensei na Australia mais de uma vez, mas quando penso na viagem longa e na diferença de fuso, tenho que desistir, precisa acontecer com mais tempo. :)
    Mas adorei!

  6. Luciana disse:

    Ei Sut-Mie!

    Muito obrigada pela oportunidade de participar do seu blog, que eu tanto gosto! A edição ficou ótima! Um beijo!

  7. Tati Dias disse:

    Maravilhosas dicas e informações! Parabéns a Sut-Mie pela edição e a Luciana!

  8. fernanda disse:

    Que máximo, fiquei com muita vontade de ir conhecer a austrália com nosso filhote, muito muito legal, muito muito bem explicado e as dicas, fantásticas, já adicioneu aos meus favoritos de trips para as próximas viagens… adorei Sut Mie e Lú também claroooooooooooooooooooooooooooooooooo dona das dicas…
    beijos!

  9. flavia disse:

    Oi Sut Mie,
    deixei um selinho no meu blog para você!
    beijo

    flavia
    http://mamaesabetudo.blogspot.com/

  10. Oi Sut
    Que fotos lindas. Dicas ótimas. Pena que a Austrália fica “num reino tão, tão distante”.
    Bjs
    Alexandra

  11. Carol P disse:

    Muito legal saber mais deste pedaco da Australia.

  12. Fernanda disse:

    Sut….tem selinho p vc no meu blog..beijos e uma ótima semana !

  13. Menina, vou te falar que eu tenho um desejo juvenil de visitar a Austrália. Adorei o relato da Lu. A parte curiosa fica por conta da exigência a cadeirinha nos táxis, que aqui o pessoal tá esperneando tanto.

    Super bjs,

    Beta

  14. Fabio disse:

    Otimas dicas….nos deixou com mais vontade do q já tinhamos para conhecer a australia!
    vc sabe dizer se existem dessas papinhas prontas para neném por ai pela australia? numa emergencia é sempre bom ter uma por perto né? hehehed
    vcs foram a Nova Zelandia? tem alguma dica, ou algum link com dicas para viagens com crianças para lá?
    valeu, parabéns e felicidades pela linda família!!!

    • Luciana disse:

      Oi Fabio, muito obrigada!

      Na verdade já tem 4 meses que a gente mora no Canada… rsrs Um pouco confuso, ne?

      Mas na Australia existem papinhas prontas sim. Em qualquer supermercado vc encontra.

      Quanto à Nova Zelandia, a gente conheceu e amamos, mas foi antes do Nicolas. Assim, não teria nenhum dica especifica pra viajar com criança por lá, mas acredito que não teria problema algum, ja que assim como a Australia a NZ tambem oferece otima infraestrurura em todos os sentidos e muita segurança. Isso sem falar que na minha opinião é um dos paises mais bonitos do mundo… lindo MESMO. Só tem que ir preparado pro frio e chuva, comuns na maior parte do ano.

      Um abraço,

      Lu

  15. Catarina Cortesão Terra disse:

    Muito util para de seguida ir experimentar ao vivo e a cores.Muito obrigado, continuem com a vossa descrição primorosa.

  16. Pessoal, Acabei de voltar da Australia com o meu filho de 3 anos. Foi incrível!!! Passamos o ano novo lá e conhecemos Sydney, Hamilton Island e Gold Coast. Vou tentar reunir as minha dicas e enviar para a Sut.

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios