Ficou fácil viajar com crianças!

Paris com crianças: a Torre Eiffel para os pequenos – dicas da Camila (5 anos) e dos seus pais.

Alguns passeios são básicos e turísticos, mas qual é a primeira coisa que a gente quer ver quando chega em Paris? A Torre Eiffel, claro! Este é um dos monumentos que mais marcam as crianças, tanto pelo seu tamanho, quanto pela vista que se tem de lá de cima…tudo ali é uma super experiência para os pequenos! Aproveitando as férias na Europa, a minha irmã e sobrinha que moram lá, foram visitar uma vez mais este monumento e, desta vez, com o olhar voltado para as crianças!

A família adorou:

Tirar um monte de fotos na Torre Eiffel: o monumento em si é super fotogênico, e inspira a tirar diversas fotos, de todos os ângulos!

Subir a pé: esta é uma ideia para quem não comprou os bilhetes pela internet e se assustou com o tamanho das filas! Em vez de desistir da visita, porque não se aventurar com as crianças maiores, fazer exercícios e pegar muito menos fila do que ir de elevador? É possível subir até o segundo andar, e ainda existem os bilhetes “escadas até o segundo andar + elevador até o terceiro”. Com todos bem dispostos e preparados, pensem que podem ir devagarinho e que terão história para contar! 😉

Passar pelo espaço dedicado às crianças no primeiro andar, para conhecer o Gus, personagem-mascote da Torre Eiffel, aprender um pouco sobre a história da Torre, sobre o seu criador Gustave Eiffel, tirar fotos e participar das atividades. Nesse dia, uma das atividades era desenhar a Torre Eiffel. Para as crianças maiores de 6-10 anos, existe um percurso gratuito em 12 etapas, onde a criança segue as pegadas fluorescentes no chão e vai colhendo indícios para responder a um questionário. Vocês podem imprimir este questionário aqui, ele está escrito em francês e inglês (e tem as respostas no final). Para professores ou pais mais curiosos, existem fichas em pdf em francês e inglês dessas 12 etapas, com mais detalhes e que também podem ser impressas aqui para ajudar na visita. Todo o material existe e é facilitado para uma boa visita divertida e instrutiva!

Destaque para o fato de que este percurso também existe para as crianças cegas, com painéis em braile. 

“Gustave Eiffel” entrega uma miniatura da Torre Eiffel para o Gus.

Desenho da Torre Eiffel com fogos de artifício

Ir até o terceiro andar e descobrir a quantos quilômetros a Torre Eiffel se encontra de cada cidade: claro que, em geral, cada um procura uma cidade correspondente ao seu país.

Do lado de fora, dá para ver tudo pequenininho e atenção, pois mesmo no verão, venta muito por causa da altitude! Conselho: levem um casaco leve.

Esta é a alegria de quem chega ao terceiro andar!

Olhar a vista pelo binóculo: inserindo uma moeda de2 euros, o binóculo funciona por 5 minutos e permite ver os monumentos principais de Paris bem de pertinho: Catedral de Notre Dame, Sacré Coeur, Arco do Triunfo…

Dicas: para os pais e adultos, existe um Bar de Champanhe no terceiro andar, e por 10 a 15 euros podem tomar uma taça de champanhe e festejar o fato de estar em Paris e no alto da Torre Eiffel!

Se quiserem comprar alguma lembrancinha, uma Torre Eiffel em miniatura, um cartão postal…existem várias lojas de souvenir em todos os andares.

E se decidirem comer por lá, que tal fazer um “chic picnic” no Restaurante 58 Tour Eiffel, situado no primeiro andar: por 18 euros/pessoa e 12 euros/criança (sem bebidas), vocês tem direito a dois pratos: entrada + prato principal ou prato principal + sobremesa. O todo é escolhido e colocado em uma cestinha moderna de alumínio, para fazer um piquenique moderno com vista sobre o Sena! Très chic!

Na descida, algumas sugestões para continuar o passeio:

caso nao tenham lanchado na Torre Eiffel, outra boa opção é fazer um piquenique no Champs de Mars, parque bem em frente à Torre Eiffel: é permitido pisar na grama e se o tempo permitir, podem fazer um delicioso piquenique com as crianças. O parque ainda tem vários parquinhos e pôneis para fazer passeios.

passear de bateau mouche: descendo as escadas em frente à Torre Eiffel, vocês vão encontrar algumas empresas que fazem passeios no famoso bateau mouche. Com duração de 1h, eles passam por baixo de diversas pontes, vão até a Île Saint Louis, onde fica a Catedral de Notre Dame e voltam. Se derem um jeito de ir no final do dia, pode ser que ao chegar, a Torre esteja toda piscando, pois ela pisca durante 10 minutos a cada hora. Ao anoitecer, isso já é possivel de ser visto e é mágico. A empresa Bateaux Parisiens ainda tem a Croisière Enchantée (Cruzeiro Encantado), passeios para crianças com contação de história (mas só em francês). Vocês podem comprar os bilhetes no site para este passeio ou para um cruzeiro turístico normal: aqui.

A família gostou menos:

As filas são fenomenais o ano todo, e com crianças, isso se torna insuportável! Para remediar, a dica é comprarem os ingressos por internet, onde é possível escolherem a data e faixa de horário quando querem visitar a Torre. No dia e horário previstos, vocês entram diretamente em uma fila separada.

Mas atenção: não deixem de imprimir os bilhetes, o número da reserva só não é aceite! Os bilhetes também só podem ser comprados por internet até o dia anterior à visita programada. No próprio dia, não é possível.

E mesmo assim, vocês ainda vão enfrentar filas: seja para ir de um andar para o outro, seja na hora da descida. O jeito é ter paciência mesmo! 🙂

As filas desse dia, vistas do alto!

Passeio feito em Agosto de 2011: sol e muito calor.

 

Para mais informações:

Site da Torre Eiffel (em português): tour-eiffel-tower.com,

Para a compra dos bilhetes o site envia para uma página em francês, inglês ou espanhol: ticket.toureiffel.fr

Para a impressão do percurso infantil em 12 etapas (em francês e inglês): aqui

Para imprimir mais informações instrutivas sobre a Torre e ajudar a completar o percurso (em inglês): aqui

Para tomar uma taça de champagne no 3° andar (em inglês): aqui

Para fazer um piquenique chic no Restaurante 58 Tour Eiffel (em inglês e com video): aqui

Champs de Mars: insecula.com

Bateaux Parisiens  (em português): bateauxparisiens.com

Você também pode gostar de ler:

Paris com crianças: Jardin des Tuileries

Paris com crianças: Jardin d´Acclimatation

Paris com crianças: Disneyland

Paris com crianças: Montmartre

Paris com crianças: Playmobil FunPark

Hotéis em Paris com crianças

Também estamos aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

 

7937 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família, com crianças e bebês. Jornalista e mãe de duas meninas de 5 e 2 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

11 comentários para este artigo

  1. Mãe Mochileira,Filho Malinha disse:

    Oiiiiii…ai,ai..to aqui suspirando com o post..Paris,Paris..um dia..rssss 😉
    Que saudade menina,pois é…fiquei um tempão sem blogar,devido a uns probleminhas (mentira,uns problemões,rss)pessoais…mas enfim…coisas do passado agora,se Deus quiser..Tudo resolvido e vamos em frente…quero agora me dedicar apenas as coisas que me dão prazer,e entre elas escrever de novo no blog e visitar os blogs amigos!! 🙂
    Tudo bem c vcs todos por ai??
    Beijos e uma otima semana!!! 🙂

  2. Ótimo post! Detalhado, com muitas informações, gostoso de ler, e as fotos da pimpolha também estão ótimas… Mostram bem a delícia do que é conhecer um dos pontos mais emblemáticos do mundo, e viver suas delícias desde pequena!

    Sinal de que a Torre Eiffel não é só um programa de adultos, como muitos pensam (euzinha inclusive!)… Se organizando dá para passear com os pequenos e curtir bastante!

  3. Claudia Thomazini disse:

    Muitíssimo obrigada!!! Esse email chegou na hora certa! Estarei em Paris com TRÊS crianças em outubro! Já vou aproveitar as dicas valiosas de vcs! Não sabia sobre a compra antecipada dos ingressos da Torre Eifel! Vamos fazer o piquenique e o passeio de bateau mouche!!! Mais uma vez obrigada e se tiverem mais dicas podem me mandar! Vamos sozinhos, ou seja, sem guias ou excursões… aventureiros mesmo… rsrsrs

  4. Eu sempre quiz ir conhecer a Torre Eiffel e agora com essas dicas quem sabe algum dia eu consiga ir. Adorei todas as dicas principalmente com criança e subir as escadas pra aproveitar melhor o passeio concerteza deve ter sido bem mais divertido do que subir de elevador.

    Bjssssssss, Dani

  5. André disse:

    Claudia ,
    Quais as idades das suas crianças ?
    Qdo chegar nos passe suas dicas !!!
    Planeja minha viagem com 2 crianças(1 ano/8anos) , em março !
    Qq dica é bem vinda !!!
    bjo pra tdos

  6. Mariana disse:

    Oi, Sut-Mie! Tudo bem? Quanto tempo que não passo por aqui! Aliás, por lugar algum… Estou passando por aqui pra dizer que vi sua entrevista no Sem Censura, por acaso, estava passeando pelos canais e parei ali. Adorei! Parabéns!

    Bjs,
    Mariana
    Mãe de 2ª

  7. Claudia Thomazini disse:

    Olá, André!
    Meus pimpolhos tem 12, 10 e 1 ano! Vamos também para Roma, Veneza e Londres. Pode deixar que mando todas as dicas. Até mais.
    Claudia & Cia

  8. karen disse:

    Muito obrigada pelas dicas! Vamos ano que vem com nossa filha, que estará com quase 5 anos! Então, suas dicas são perfeitas!!! Beijos

  9. Inês disse:

    Boa noite!
    Podia esclarecer melhor a questão do pic niq chic do restaurante 58 da Torre Eiffel? Como funciona? entra-se numa fila especial mas dá para visitar os andares da torre? O pic nic implica trazer a cesta e comer noutro local certo?
    Obrigado

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios