Ficou fácil viajar com crianças!

Schiphol em Amsterdam: um aeroporto-shopping kids friendly!

Após falar da nossa excelente experiência na KLM, companhia aérea holandesa, é hora de contarmos que nessa mesma viagem descobrimos também o maravilhoso aeroporto de Schiphol em Amsterdam! Eu já tinha lido coisas interessantes sobre ele, como a primeira inauguração de uma biblioteca dentro de um aeroporto, por isso, estava bem curiosa e não fiquei decepcionada!

Schiphol é o 4º aeroporto da Europa em tamanho: ele é moderno, amplo, porém não tão grande que seja cansativo ir de uma ala para outra. Além disso, um lugar agradável tanto como aeroporto quanto shopping, dado o número de lojas variadas com excelentes marcas e grande opção de restaurantes e cafés! Mas vamos por etapas:

Como Shopping:

A disposição do aeroporto é muito interessante porque há vários postos de controle de passaportes no meio do aeroporto, ou seja, todos podem entrar e passear nele, antes de ir para a área restrita. Bom para as pessoas que acompanham os viajantes. Toda essa área antes do controle de passaporte é chamada de Schiphol Plaza e tem muitas lojas abertas das 7h às 22h, todos os dias: algumas multimarcas, com roupas Hugo Boss, Lacoste, Tommy Hilfiger, e outras de marca própria como Victoria´s Secrets, Mexx, Nike Store, H&M… além de livrarias, delicatessen (com vários kits de queijos holandeses) e até floristas que vendem bulbos e tulipas de todas as cores! Uma excelente introdução ao país quando você chega, seja por terra para quem embarca -a estação de trem fica logo atrás do aeroporto, levando/trazendo os passageiros do centro de Amsterdam em 15, 20mn-, ou pelos ares, pois o viajante em trânsito (o que era o nosso caso) também chega e passa por ali.

No quesito restaurantes, muitas opções: vi uma padaria linda, restaurante japonês, bares, café Starbucks…

Depois de passear bastante, chegamos então ao controle de passaportes, ultra rápido, diga-se de passagem, visto a quantidade de cabines! Sim, países de primeiro mundo tem isso: aeroportos agradáveis com controles rápidos e eficazes, que mantêm a boa impressão e experiência do viajante.

Como aeroporto:

Entramos então em um mundo mais interessante ainda, pois além da duplicidade de algumas lojas já vistas, mas desta vez com preços tax free e sacolas com o interessante slogan “See, Buy, Fly“, apareceram os diversos serviços do aeroporto, como área de wifi grátis, a famosa livraria e excelentes áreas de espera com sofás e tv de tela plana, uma loja do Rijksmuseum com objetos diferentes e excelentes dicas de presente, dois hotéis dentro do aeroporto, o Yotel e o Mercure, e até um Casino para quem quer tentar a sorte antes de embarcar!

E no que nos interessa, descobrimos um aeroporto extremamente acolhedor para crianças e famílias:

- Com área para brincar, o Kids Forest: um espaço com chão emborrachado e cabanas de madeira, como se estivessem no alto de árvores e vários escorregas.

- A biblioteca tem Ipads à disposição e área com livros infantis, adoramos!

- Vários Baby Care, banheiros familiares com trocador, micro-ondas…

- cafeteria com área Kids, onde podemos sentar dentro da xícara holandesa de chá, enquanto as crianças vêm um desenho animado dentro do bule!

- Lojas de brinquedos com o fofíssimo personagem de Miffy, a simpática coelhinha holandesa no mesmo estilo da Hello Kitty, que aparece em muitos acessórios, como nos tamancos holandeses e em brinquedos e pelúcias…

Outra coisa marcante é o que parece ser o orgulho dos holandeses com sua companhia aérea, e assim, é possível comprar réplicas de aviões KLM, modelos exclusivos em Lego, ou até modelos de outras companhias aéreas para os que são colecionadores. Para as meninas, Barbies aeromoças com o uniforme azul inconfundível da KLM. Presentes e souvenirs bem diferentes do habitual.

Gostamos menos:

- O Kids Forest tem o mérito de existir, mas poderia ter brinquedos mais variados e para todas as idades. Por exemplo, a filha mais nova de 1 ano, não tinha muito o que fazer ali.

- O site do Schiphol não faz jus ao excelente aeroporto que é. Ele está desatualizado, merecia mais fotos e descrições detalhadas…

Fizemos somente 2h de escala, tanto na ida quanto na volta, o que foi muito pouco para curtir as opções oferecidas. Poucos são os aeroportos que conseguem provocar esse efeito: o tempo ali passa num instante! Um exemplo a ser seguido por nossos aeroportos brasileiros, em todos os quesitos: modernidade, praticidade, o potencial do shopping e todo o aspecto acolhedor para crianças e famílias!

Para mais informações:

Aeroporto de Schiphol em Amsterdam: schiphol.com

Você também pode gostar de ler:

Voando de KLM com crianças: review de uma companhia aérea kids friendly!

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

1786 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família, com crianças e bebês. Jornalista e mãe de duas meninas de 5 e 2 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

6 comentários para este artigo

  1. Oi, Sut! Tudo bem? ;)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

  2. Cinthia disse:

    Sensacional!
    E eu que já tinha ficado feliz com um singelo parquinho no aeroporto de Santiago…. Schiphol é a verdadeira Disney dos aeroportos!

    Bjs
    Cinthia
    @chilecriancas

  3. Pena que não tivemos tempo pra aproveitar nada disso, quase perdemos o nosso vôo por causa de uma mensagem errônea que ele estava 2h atrasado (não estava!). Vai ficar pra uma próxima vez, mas todos os aeroportos podiam ter uma área assim…

  4. Jaqueline disse:

    Sut-Mie, essa área kids, com playground, é paga ou gratuita?

    Iremos fazer uma rápida conexão lá no nosso voo de ida, e voltaremos embarcando de lá, com mais tempo pra conhecer essa beleza de aeroporto.

    • sutmie disse:

      Oi Jaqueline,
      É gratuita! Mas como disse, a área é bonita, porém básica: há somente escorregas. Mas como a conexão de vcs é rápida…
      Senão, o café com xícaras onde brincar, com tv com desenhos tb agradou ou as lojas de brinquedos… enfim, o aeroporto é tão grande e bom, com tantas opções de lazer que o tempo vai passar rápido demais, você vai ver! ;-)
      Bjs

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios