Ficou fácil viajar com crianças!

Companhias aéreas que tratam cada vez melhor famílias e crianças

Já imaginou viajar em um voo “adults only“? Um voo onde não houvessem crianças, assim como já existem hotéis e restaurantes que oferecem o serviço. Eu até entendo e compartilho dessa filosofia nesses lugares: o clima romântico impera e uma criança parece não se encaixar no contexto. Há que haver opções para todos os gostos e situações. Já dentro de um avião, meio de transporte, acho complicado ter esse tipo de categorização. E digo mais, voar somente entre adultos não garante em nada um voo tranquilo, muito pelo contrário, pois assim como há crianças mal educadas, existem também muitos adultos mal educados, bêbados, que roncam alto, que falam no celular agora que este começa a ser liberado, ou até, que fazem secar a meia no ventilador de teto (cena vivenciada)! E a época em que era permitido fumar no avião?! Exemplos que mostram que o barulho e o incômodo não estão, portanto, necessariamente ligados às crianças, mas a tudo que possa incomodar a paz e o silêncio. Por isso, melhor que voos adults only, os espaços Quiet Zones, como acabou de lançar a Air Asia, me parecem ser uma solução mais interessante: fileiras reservadas onde qualquer forma de barulho é proibida, afastando crianças abaixo de 12 anos, mas também qualquer adulto tagarela ou “sem noção”!

As “Quiet Zones” são uma tendência e uma forma de você pagar mais pelo seu conforto (e isso, é relativamente justo), como já existe para poltronas mais largas para pessoas com mais peso ou com mais espaço na frente, para os compridos. É uma maneira até de proteger as famílias, como levantou uma mãe: não está contente com o barulho que faz o meu filho? Pague mais e vá para a Quiet Zone! O avião se torna assim cada vez mais democrático, onde cada um tem o seu espaço e todos convivem harmoniosamente. Diferente da noção de voos “adults only“.

É verdade que existem pais permissivos sim, e também companhias aéreas e equipes despreparadas para receber crianças. Mas ainda bem, na filosofia oposta, muitas companhias aéreas tem feito cada vez mais esforços para serem acolhedoras para as famílias e crianças, que afinal de contas, viajam sempre em grupo (mais consumidores) e são os futuros viajantes e clientes de amanhã!

KLM    www.klm.com

Justamente, acabamos de viajar com esta companhia e contamos em um post o quanto ela é kids friendly (veja aqui). A KLM ganhou recentemente o prêmio Skytrax de melhor Serviço na Europa.

Página específica do site sobre voos com crianças (em português): aqui

Kit de entretenimento da KLM

AIR FRANCE   www.airfrance.com.br

Do mesmo grupo que a companhia anterior, oferece berço, kits infantis para bebês e crianças nos voos de longo curso, menu infantil servido antes dos adultos, entretenimento com canais infantis, inclusive com programas direcionados para bebês.

Página específica do site sobre voos com crianças (em português): aqui

Menu infantil em voo curto entre Paris-Atenas: lanche com pão, iogurte e compota de maçã

EMIRATES   www.emirates.com

Além dos serviços habituais como disponibilidade de berços e cardápio infantil, a Emirates, uma das melhores companhias do mundo oferece uma nova linha de produtos infantis, a linha “Fly With Me Monster”, com quatro personagens diferentes, lousa mágica, revista de atividades, e para os mais velhos, a companhia fez parceria com a marca Quicksilver e oferece produtos inspirados nos temas de surf, snowboard e skate, com diário de viagem, carteiras com velcro e cartões postais de destinos radicais.

Além disso, a companhia ainda oferece o “ice, que ganhou o prêmio Skytrax de melhor entretenimento de bordo do mundo, com fones coloridos para as crianças e canais exclusivos, com filmes e jogos (podendo ser jogados contra outro passageiro).

Se for o aniversário do seu filho, ele ganha bolo de aniversário e foto com a equipe.

Página específica do site Emirates sobre voos com crianças (em português): aqui

A Patricia Papp, do Blog Coisas de Mãe conta como foi a experiência de sua família: aqui

LUFTHANSA  www.lufthansa.com

Destaque para o Lufthansa Family Service, que ajuda as famílias, orientando-as dentro do aeroporto de Frankfurt ou em Munique no desembarque ou em conexão. Serviço muito útil principalmente para pais e mães que viajam sozinhos com crianças. Por exemplo, os guias levam-nos ao check-in, onde explicam os regulamentos de segurança, acompanham-nos à porta de embarque e, após a chegada, à entrega da bagagem, podendo também acompanhá-los até restaurantes, hotéis ou empresas de aluguel de carros. Os guias falam em inglês e alemão, e por 25 euros suplementares, estão disponíveis em mais de 50 línguas.

Página específica do site Lufthansa sobre voos com crianças (em português): aqui

TAP  www.flytap.com

A companhia aérea portuguesa também acabou de lançar um novo kit de entretenimento infantil, com mochila, jogos, escova de dentes, lápis para colorir…vejam que graça! Este “amenity kit” foi selecionado pela revista inglesa Travel Plus entre os três melhores distribuído a bordo.

Fonte: divulgação TAP

Além disso, cardápio infantil e disponibilidade de berços para bebês até 10Kg.

Vejam o depoimento da Aline Matos que acabou de voltar de viagem com os seus filhos: “o nosso vôo para Portugal foi super tranquilo. Foram 28 crianças a bordo e todas receberam esse kit. Consegui pela página da TAP no facebook solicitar comida especial para eles, tiveram picadinho de carne, arroz e purê no jantar e café da manhã com sanduichinho de queijo e presunto. A parte de entretenimento também é ótima, com diversas opções infantis, inclusive videogame”.

Página específica do site sobre voos com crianças (em português): aqui

AEGEAN  www.aegeanair.com

Até em voo curtíssimo de 40 mn entre Mykonos e Atenas, ganhamos um kit com “adesivos mágicos” que podem ser colados eternamente. Isso mostra que não é necessário ser uma companhia aérea de grande porte para ter mimos para as crianças, basta ter isso em sua filosofia: tratar bem qualquer cliente, inclusive crianças! Não é à toa que a companhia ganhou este ano o Prêmio Skytrax de melhor companhia regional européia.

A nível nacional, a TAM (www.tam.com.br) é a companhia mais kids friendly, com menu infantil e berço nos voos internacionais e, nos nacionais, o Programa  TAM Kids, onde a criança pode virar um “Comandante Kid“: ela se inscreve no site, recebe um kit de boas-vindas com revistinha de atividades e crachá. Quando viajar, ela é anunciada no voo como Comandante Kids, distribui balinhas, visita a cabine dos pilotos e tira foto com a equipe. Eles adoram! Além disso, as crianças tem acesso ao site Tam Kids, que tem vários jogos, personagens e atividades.

Foto gentilmente cedida pelo blog www.chileparacriancas.blogspot.com

A Valéria Beirouth, blogueira do It Babies, conta como foi a experiência Comandantes Kids dos seus filhos: aqui

E Priscilla Perlati, do novíssimo Blog Vamos Aonde, conta a visita ao Museu TAM em São Carlos, SP, excelente programa com crianças: aqui

Esta lista não é exaustiva, há muitas outras companhias aéreas preocupadas em agradar crianças e famílias e já dizia o ditado que “quem meus filhos beija, minha boca adoça“.

Propor estes serviços também não impede estas companhias aéreas de oferecerem Quiet Zones amanhã. Podemos ser acolhedores para crianças e também para quem não quer barulho, oferecendo uma zona de silêncio.

E já que é para sonhar, o meu sonho não seria ter voos adults only, muito pelo contrário, eu sonho com voos no futuro como este que imaginou Airbus, com teto de vidro para ver o céu e as estrelas, bar, área de jogos e quem sabe, até um Kids Club! ;)

Você também pode gostar de ler:

Sobre as Quiet Zones, a jornalista Mari Campos fez uma matéria esclarecedora, para falar da tendência desses novos espaços: Quiet zones em meios de transporte: será tendência?

Dicas para quem vai viajar de avião com crianças

 

Venha curtir o VP no Facebook: Viajando Com Pimpolhos

Compartilhar dicas no nosso grupo de Viagens em Família

e seguir o VP no twitter: @viagempimpolhos

 

Gostaram destas informações? Não esqueçam de dar a sua opinião, clicando nas estrelinhas abaixo para ranqueá-la! ;)

3995 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família, com crianças e bebês. Jornalista e mãe de duas meninas de 5 e 2 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

18 comentários para este artigo

  1. Mari Campos disse:

    Sut, acho bacanérrimo companhias q investem de verdade no entretenimento infantil – fiquei de boca aberta vendo o kit que a Emirates entregou pra menininha sentada próxima a mim, por exemplo. E, sim, existem mesmo crianças educadíssimas, felizmente! Clarinha e Ninoca são ótimos exemplos ;)

  2. beirouth disse:

    Adorei o post, Sut-Mie. Concordo com seu posicionamento e acredito que quanto mais mimos e distrações são disponibilizados para as crianças, mais tranquilo será o voo… Para todos!

  3. Magda disse:

    Coincidentemente voltei ontem de viagem Alemanha-Brasil, dando uma paradinha no Rio antes de voltar a Fortaleza, e voltei com uma vontade imensa de manifestar minha insatisfação com as companhia aéreas nacionais, ao meu ver nada kids friendly.

    Parece que ainda não perceberam que um pai e uma mãe bem acomodados, com bom suporte tem maior possibilidade de manter seu filho tranquilo durante o vôo. Uma criança tranquila colabora em muito para o conforto dos demais passageiros.

    Nos vôos da TAM que pegamos a equipe completamente despreparada para qualquer tipo de suporte, inclusive de segurança. Eu quem pedi o cinto infantil para minha filha de 18 meses, e o mesmo teve que ser pedido pelo rádio, pois não existia no avião.

    Com o avião já taxiando para decolar a aeromoça me informa que eu e outra mãe com um bebê bem menor deveríamos trocar de assento com outros passageiros, pois o cinto da primeira fileira possuíam air-bag que era prejudicial em caso de acidente para as crianças…

    Como assim se os assentos são justamente reservados para esse tipo de passageiro?
    Não oferecem travesseiro, berço, nada!!

    Em outras viagens com Aimê, com certeza tentarei outra companhia.

    • Oi Magda,
      Realmente, a nível nacional, eu falei que a TAM é a mais kids friendly, mas nem por isso a melhor para voar… Ela tem o mérito de ter um programa TAM Kids, e, sinceramente, eu gostaria que outras empresas se espelhassem nessas ações de marketing.
      Mas concordo com você que, na verdade, as empresas nacionais tem muito que aprender e melhorar o serviço e atendimento no geral!

      (só um detalhe: o berço e menu infantil são oferecidos somente em voos internacionais)

      Bjs

    • Thalita disse:

      Concordo com você Magda!Tbém viajei pela TAM até Paris e o atendimento é péssimo…comissários de bordo mal educados e totalmente despreparados para lidar com crianças!Acabou sendo uma viagem mais estressante e cansativa do que eu imaginei,pois tinha um outro conceito da TAM…não recomendo!

  4. Cinthia disse:

    E adulto que só vai pensando em beber todas? Tb já vivi isto e era um grupo de senhoras…. Uma beleza!
    Mas é isso aí, quem não valoriza as crianças, está desprezando seus futuros consumidores. Minha filha agora só quer voar na empresa em que ela é “comandante”! Uma sacada e tanto!

    Agora, seu sonho foi fantástico! Amei e compartilho.
    Bjs
    Cinthia
    @chilecriancas

  5. Danielle disse:

    Esse post veio super a calhar, pois mês que vem minha filha de 1 ano e 4 meses voará pela primeira vez. Mesmo sendo uma viagem razoavelmente curta (3 horas) estou super apreensiva com a exepriência. Minha filha é sossegada, fica bem na cadeirinha no carro, mas sabe como crianças são sempre uma surpresa, né?
    Vc sabe como a aerolineas argentinas procede com com bebês?
    Beijos!

    • Oi Danielle,
      A Aerolineas argentinas tem refeição para crianças. Faça o pedido pelo menos 24h antes: 0800-7073313
      Eu não sei que voo vc vai pegar, mas normalmente os voos tb tem entretenimento de bordo, com tvs individuais.
      E, como vc disse, a viagem é curtinha, há de passar rápido! Leve uma mochila de mão com um lanchinho para ela, algumas novidades (cartelas de adesivos, brinquedinho de 1,99 novo…) – me parece que eles não tem kit de entretenimento infantil.
      Vc viu o nosso post para viajar de avião com crianças? aqui
      Bjs

    • Oi Danielle,
      Voltei para te contar que a Aerolíneas Argentinas acabou de entrar para o Skyteam, mesmo grupo da Air France, KLM, Delta… Penso que é uma excelente notícia. Significa que o serviço está melhorando, as aeronaves, etc…todos os critérios melhoraram para que a companhia pudesse entrar em um grupo desses! ;-)
      Não sei ainda como fica a questão das milhas, mas certamente poderão ser usadas no grupo! Outra vantagem!
      Bjs

  6. Luciana Betenson disse:

    Sensacional o post, Sut! Assino embaixo. Estão lindas as fotos de crianças a bordo :-)

  7. Joyce disse:

    Oi Sut-Mie, sou Joyce esposa do Breno, amigo do Carlos Eduardo, lembra? Estou adorando seu blog…já tinha ouvido falar dele e sempre que posso dou uma passeada por aqui. Estamos nos preparando para nossa primeira viagem internacional com os filhotes. Vamos visitar meu irmão em Varsóvia com um pit stop em Paris para visitar a Eurodisney (Felipe está com 4 anos e Fernanda 1,5 ano)….acho que eles vão gostar né? Foi meio de última hora e ainda estamos terminando os roteiros, inclusive a escolha do hotéis e compra das entradas da disney…Chegaremos em Paris dia 12/10 e vamos ficar 4 noites…Alguma dica? Beijos e mais uma vez parabéns pelo blog.

    • Oi Joyce,
      Que bacana essa viagem! Mas vão pegar um friozinho, hein?! :)
      Vamos lá: sobre a Eurodisney, eu não sei se vc viu o nosso post sobre o assunto com dica para comprar o bilhete mais barato, o Francilien: aqui
      E sobre hotéis, também temos o post sobre os hotéis kids friendly de Paris: aqui Eu não sei a faixa de preço que buscam, o que priorizam… mas pode fazer mais perguntas no post respectivo ao assunto, que eu vou respondendo.
      Bjs e obrigada pela visita! Curti muito!

  8. Joyce disse:

    Oi Sut-Mie, vi sim seus posts sobre hotéis e eurodisney. Minha dúvida é se faço os 2 parques em um dia só…tenho receio de ficar muito puxado; ao mesmo tempo eles são pequenos e talvez a gente consiga esgotar as atrações em um dia apenas…com relação a hospedagem, vamos eu, Breno, minha mãe e as crianças. Estamos tentando ver um ap bom, bonito e barato para acomodar a galera toda. Tenho uma dúvida sobre a região próximo a Sacré-Coeur e Montmartre. Vejo hotéis e apartamentos mais baratos nesta região. Vale a pena ficar lá? Vi alguns comentários de que essa região “nunca dorme”… verdade? Obrigada pela ajuda.
    Bjs. Joyce.

    • Oi Joyce,
      Se vcs vão com a sua mãe, a melhor opção são os apart-hotéis Adagio, do grupo Accor http://www.adagio-city.com (e olha que tem oferta p/ 4 noites). Vê se os Novotel tb não tem alguma promoção: sempre tem uma cama de casal e uma sofá-cama. De repente, podem pedir um berço para a pequena.
      Particularmente, eu gosto muito de Montmartre, mas é verdade que é boêmio e depende de onde ficam nesse bairro, pois a Rua Pigalle (onde está o Moulin Rouge) é um “inferninho”, de dia e de noite…não é para menores de 18 anos! ;)
      Sobre o Parque, realmente, como vão ficar só 4 dias em Paris, não adianta perder 2 nos parques (opinião pessoal), portanto, ou veem os 2 no mesmo dia (e nesse caso, somente as atrações infantis – Fantasyland na Disneyland), ou só veem o Parque principal. Vocês já foram em algum? Conhecem? (pergunto, porque se não conhecem, até vcs vão querer ver as coisas em detalhes)! Eu acho que eles são muito pequenos, que já vai estar bem frio e que ver o parque Disneyland com calma já está de bom tamanho. Eu deixaria o outro para lá, em vez de ficar correndo e cansar todo mundo (as crianças + a avó)! :)
      Vamos nos falando e preparando essa viagem aí!
      Bjs

    • Uma boa localização para vcs é o Adagio Paris Opéra, que fica perto da estação de RER Auber e daí, direto para a Eurodisney! Essa localização tb é bem central, perto das lojas de departamento, Opéra Garnier (linda), e dos Champs Elysées, Concorde, Madeleine, que não ficam longe. Até para vir do Aeroporto é fácil, acho que tem ônibus da Air France que vai até Opera (com crianças e avó, melhor do que usar o metrô).

  9. Danielle Lima disse:

    Sut-Mie, desculpa agradecer só agora, mas tennho certeza que sua dica será muito útil. Obrigada por este carinho e este serviço de utilidade pública! Beijos!

  10. Gabi Sallit disse:

    Sut-Mie, fomos recentemente para Cuba, comemorar o aniversário de um ano do João (adoraríamos contar nossas experiência aqui). Viajamos de Copa que, definitivamente, não é nada amigável com crianças: os aviões não têm configuração para berço e, pasme, a cia não oferece nenhuma refeição (nada, nada, nem mesmo a mesma dos adultos), para crianças de colo.
    Adoro o blog! Foi de grande ajuda para a viagem a Paris, que fizemos quando o João tinha 9 meses!
    Bjs!

    • Olá Gabi,
      Vamos adorar ter a viagem de vcs contada no nosso blog! Me mande por favor um e-mail para viajandocompimpolhos@gmail.com

      Sobre a Copa Airlines, na verdade, no geral as companhias não oferecem nada para as crianças de colo (o que é absurdo, pois são as que mais precisam! Por outro lado, os pais sempre levam coisas específicas para crianças menores de 2 anos: mamadeira, potinhos, etc…). Mas entendo a sua indignação!
      Acabei de fazer uma viagem internacional de TAM (Rio-Paris) onde recebi um kit bebê com mamadeira, 1 potinho doce e 1 salgado! Fiquei agradavelmente surpresa, pos era a primeira vez que recebia algo para o bebê, apesar das muitas viagens (até postei a foto na nossa fan page http://www.facebook.com/ViajandoComPimpolhos)! Tb peguei Air France agora, e me deram um potinho doce e um salgado. Mas no geral, não oferecem nada mesmo. Porém, quando é uma companhia com um serviço melhor, eles perguntam pelo menos se vc quer pão, queijo ou alguma coisa para o seu bebê!
      Famílias viajantes às vezes sofrem, viu! ;)
      Bjs

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios