Ficou fácil viajar com crianças!

Grécia com crianças: Mykonos, uma ilha toda friendly!

Se Santorini é efetivamente uma lha destinada aos casais em Lua de Mel, Mykonos pode ser considerada uma ilha bem mais kids friendly! Aliás, ela é toda amigável, seja para gays, famílias, crianças…! Tudo junto e misturado!

Nós ficamos 5 dias em Mykonos e adoramos:

Curtir as diversas praias de Mykonos: ao contrário de Santorini, Mykonos tem várias praias e para todos os estilos! Paradise e Super Paradise são conhecidas pelas festas e raves, não recomendadas para famílias. Mas tirando essas, todas as outras são interessantes. Pessoalmente, gostamos muito de Agios Sostis no norte da ilha. Uma praia mais deserta, sem estrutura. Havia somente um bar interessante, com ombrelone e cadeiras de praia, mas o resto da praia era bem natural.

Clara 650No caminho para a praia, fomos atrás da dica que nos foi dada pelo Hotel onde estávamos: uma taverna tradicional, “Kikis (não tem nome na porta), restaurante pequeno, agradável, com vista para a praia e especializado em grelhados de frutos do mar. Não é difícil achar: pelo cheiro delicioso e pela fila na porta (não aceita reservas, não tem nem telefone)! Portanto, vale à pena provar, mas não deixe para ir com muita fome depois da praia, há que prever que ainda vão pegar fila e o serviço também é meio lento.

DSCF5036DSCF5037Para quem gosta de windsurf, Kalafatis é a praia, com bastante vento e vários lugares onde alugar o material para velejar. Mas acabamos não ficando, porque o vento estava forte demais e não havia uma estrutura interessante para a família ficar esperando, enquanto o pai velejava.

Ao lado, a praia de Kalo Livadi também é interessante. Idem para Platys Gialos e a mais chique de todas, Psarou. Quase todas tem bares de praia, com ambiente lounge, música e muitos sofás. Na areia, ombrelones e cadeiras de praia pagas. Pessoalmente, o que mais nos encantou foi a cor e transparência da água (totalmente piscina!!) e não exatamente as praias em si, que tem uma paisagem seca e árida.

DSCF5077DSCF5085Clara 668Clara 690DSCF5015

Descobrir as ruelas do centro de Mykonos: um verdadeiro labirinto!! Andávamos com mapa, mas ainda assim, várias vezes foi preciso voltar o caminho! Muitas ruelas são só para pedestres, então sem perigo para as crianças e fáceis de andar com carrinho. E é nesse labirinto que vão poder fazer muitas fotos interessantes, de revista: aquelas com ruelas brancas e buganvilles rosas pendurados! 😉 É lei em Mykonos: as casas tem que ser brancas e portas e janelas azuis! Isso, com o contraste da cor do mar…imaginem o efeito lindo que dá!
Nos dias em que forem jantar em Chora (a “capital”, o Centro), cheguem cedo, porque é bem difícil estacionar. Há vários estacionamentos pagos, mas até eles lotam. Em termos de restaurantes, são muitas opções e vários “gays friendly”. Aliás, sabemos que crianças não ligam para isso, mas verão vários grupos e casais gays. E para quem gosta de compras, há várias lojas de luxo: Cartier, Sephora, Ralph Lauren,… Em Mykonos há uma mistura interessante de estilos: tradicão, simplicidade, luxo, gays, famílias…

Clara 694Clara 693DSCF5061DSCF5062DSCF5067Passear pelos moinhos de Mykonos, no Centro, em uma colina à beira mar ao lado de Little Venice. Moinhos que serviam para moer trigo e agora formam um dos símbolos da ilha.

DSCF5040Tomar um sorvete (ou taça de vinho branco) em Little Venice no final do dia e ver o pôr do sol! Todos vão para lá no final do dia (chegue um pouco mais cedo se quiser estar na frente e ter a vista privilegiada)! Há muitos barzinhos e restaurantes um ao lado do outro na beira d´água (por isso o nome) e todos com varandas viradas para a vista. Um ponto de encontro de turistas, mas agradável e bucólico ao final. Dizem que no porto perto de Little Venice há um pelicano que passeia. Ele tem nome e tudo: Petros e é a mascote da ilha. Li muito sobre ele em vários blogs e guias, mas não o encontramos.

DSCF5044Clara 676DSCF5047

Adoramos $$$ The A- Hotel, a Pousada- Hotel Boutique na qual ficamos: extremamente kids friendly! Os simpáticos donos da Pousada tem 3 filhas, então conhecem as necessidades de uma família!

Assim que chegamos, a filhota recebeu uma caixa de lápis de cor, mimo acolhedor e que dá o tom do quanto crianças são bem-vindas! Como viram que éramos uma família, nos deram um upgrade de quarto e fomos para uma suite com quarto, sala e kitchinete, muito prática com criança pequena! Aliás, o hotel tem suites familiares com sala, cozinha e 2 quartos!

No restaurante, cadeirão e café da manhã farto, de frente para uma piscina gostosa com água salgada, vejam só! Nós achamos que era devido a um problema de abastecimento de água doce na ilha, mas os proprietários nos contaram que foi uma decisão pensada: em função das filhas, eles acharam mais saudável para elas terem uma piscina de água salgada em vez de água doce com cloro!

A pousada tem um mini-parquinho (com chão emborrachado!) que nos serviu muito no final do dia, após o banho, antes de jantar. Ou pela manhã, antes de partir para um passeio.

Clara 656Clara 657

A pousada não tem vista para o mar e é um pouco afastada do centro, mas tem uma van que faz idas e voltas até o centro da cidade e, inclusive, eles fazem o traslado até o aeroporto ou porto, tanto na sua chegada quanto partida.

Alugamos um carro através da própria pousada: foi o preço habitual que tínhamos pago em Santorini (35 euros/dia) e muito prático, porque vieram nos trazer o carro na pousada e no último dia, também o buscaram lá.

Chegamos em Mykonos de ferry Sea Jets, direto de Santorini, após 3h de viagem bem tranquilas em um ferry grande e confortável. E para sair da ilha e voltar para Athenas, achamos bem mais interessante com crianças usar novamente o avião, como já tínhamos feito indo para Santorini. Desta vez, voamos de Aegean, excelente companhia que ganhou o prêmio de melhor companhia regional européia em 2012 e faz parte da Star Alliance. Em um voo de 35 mn ainda deram um livrinho com adesivos para a pimpolha! A dica é se inscrever no mailing deles para receber as promoções! Vira e mexe a passagem Athenas-ilhas está menos de 50 euros, mais barata ou mesmo preço que o ferry!

Clara 709

Gostamos menos:

A paisagem das praias nos decepcionou um pouco. Vemos tanto a Grécia em revistas, que esperávamos uma paisagem praiana mais bonita. Como dissemos, a cor da água é espetacular, mas em termos de praia como um todo, já vimos mais bonitas em outros cantos (e claro que isso é uma opinião totalmente pessoal)!

 

Viagem feita em setembro de 2010: tempo bom, sol e já fora de alta temporada.

 

Para mais informações:

Sobre Mykonos (em inglês): mykonos.gr

Hospedagem:

$$$ The A-Hotel: fotos, avaliações e reserva Booking*

$$$ Andromeda Residence com piscina e quartos com cozinha. Pertinho do Centro.

$$$$$ Opção de Hotel de Luxo com Kids Club: Santa Marina

Para ver outros hotéis em Mykonos: fotos, avaliações e reserva Booking*

*Somos afiliados Booking e recebemos uma comissão pelas reservas feitas

Você também pode gostar de ler:

Atenas com crianças

Santorini com crianças

A série do Alessandro Ayres do Blog Wazari nos ajudou muito na época da nossa viagem! Como sempre, ele é muito detalhista, o que é super prático e ainda citou outras fontes: wazariblog.com/2009/08/04/chegando-em-mykonos

O Matt Barrett’s mora na Grécia, dá muitas informações em inglês athensguide.com e tem este post específico com crianças: aqui

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

 

8261 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família, com crianças e bebês. Jornalista e mãe de duas meninas de 5 e 2 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

7 comentários para este artigo

  1. Eliane disse:

    Posso ir pra lá ONTEM? Adorei o post! É legal que tira aquela ideia de que certos lugares não são feitos para ir com crianças.

    Beijos,
    Eliane

  2. Praia é sempre um destino family friendly, concorda? Tão bom curtir uma beira de praia em família. Agora, fala sério… a Grécia deve ser tudo de bom. Meu sonho.
    Se tivesse tempo, teria partido da Itália direto pra lá.
    beijos beijos
    Alexandra
    @destemperadinho
    @cafeviagem

  3. Patrícia disse:

    Amei! Sempre foi um sonho conhecer a Grécia! Agora que você nos mostrou que ela é Kids Friendly, já pode entrar na lista de “destinos que sonhamos ir”! Amamos praia, iria ser perfeito! 😉

  4. Oi, Sut. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  5. Juliana disse:

    Sut- Mie vc esqueceu de citar a praia de fomos todos juntos, a praia de Elia, com agua limpida transparente, a Clara aproveitou muito. Foi muito gostoso aquele dia

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios