Ficou fácil viajar com crianças!

Blogagem coletiva: as viagens da nossa infância!

Hoje é Dia das Crianças! E o dia que escolhemos para lançar a nossa 3a Blogagem Coletiva, sobre as viagens da nossa Infância! Se hoje viajamos tanto com a nossa prole, certamente essa semente já veio de longe, por isso achamos interessante conhecer as origens de cada blogueiro participante e de onde veio essa nossa gana de gostar de viajar em família!

Bem, eu nem sei por onde começar exatamente…a minha semente vem de histórias de imigrações, de avós (de ambos os lados) que já viajavam e migraram de países. Tenho uma família espalhada (e misturada) pelo mundo inteiro: tios em Marrocos, uma avó negra africana, uma mãe chinesa, primos nos Estados Unidos, irmã na França… Quando se tem uma família espalhada pelo mundo assim, mudar de país, contexto ou rotina acaba sendo bem natural.

Eu mesma nasci em Madagascar, morei também nas Ilhas Comores, no meio de fazendas de Ylang Ylang e coqueirais, com macacos Lêmures (eu tinha um só meu, que me fazia companhia). Uma menina meio-Mogli, quando escuto as histórias dos meus pais.

Ralando côco nas Ilhas Comores

Mas esses países eram instáveis, estavam em plena revolução e acabamos nós mesmo imigrando para o Brasil, com uma rápida parada na Europa e esta seria a minha primeira grande viagem de avião! Mal sabia eu que esse se tornaria um dos meus meios de transporte favoritos! 🙂

A minha irmã já nasceu no Brasil e a nossa infância aconteceu em Salvador, onde íamos passar férias na fazenda da madrinha da minha irmã em Mundo Novo, no interior da Bahia. De Salvador, eram 5h de carro, de Brasília laranja, com 4 crianças atrás (cinto? Não existia..), mas só me lembro dos dias deliciosos onde andávamos à cavalo o dia inteiro e voltávamos com alguns carrapatos!

Na verdade, nessa época, qualquer passeio (de carro, claro, porque de avião era caríssimo) era uma aventura! E, estando em Salvador, percorríamos a Costa dos Coqueiros toda e lembro-me de esperar a balsa para conhecer o Club Med! Sendo franceses, tínhamos muito contato com as pessoas do Club Med e do finado Hotel Méridien de Salvador, onde trabalhava a minha mãe.

Depois disso, nos mudamos para Portugal onde vivia a minha avó paterna. Portugal é um país pequeno e lembro-me de estar estudando a geografia e características de cada província e de ter a sorte da minha avó me levar, a cada final de semana, para descobrir essas especificidades regionais in loco: a comida do Alentejo, as roupas típicas do Minho, os castelos e mosteiros de cada região…!

Meus pais se separaram e nós passamos a viver na “ponte-aérea” Lisboa-Paris, mesmo se naquela época, o avião continuava caro! Nessa época, viajamos muito desacompanhadas, com as aeromoças e o crachá no pescoço. É interessante descobrir (à medida que escrevo, me dou conta disso) que as viagens da nossa família, na verdade, foram quase sempre ligadas à grandes movimentos com mudanças de países!
Enfim, foram tantas mudanças, que acabou que as fotos não acompanharam…eu até tenho fotos e albuns na casa da minha mãe, mas ela está justamente viajando neste momento (pela China!) e não pôde me mandar fotos! 🙂

Hoje é mais fácil ir à Disney, mas naquela época e estando na Europa, esse sonho ficava mais distante ainda! Mas quem mora na Europa tem a sorte de poder conhecer rapidamente vários países: e assim foram os intercâmbios na Inglaterra começados aos 13 anos, viagens de carro para países vizinhos, a viagem sozinha com amigos aos 16 anos pela antiga Jugoslávia e os meses trabalhados no Mc’Donalds para poder pagar a primeira viagem à Bali (onde voltaria mais tarde e onde ainda tenho intenções de voltar em família)!

Obviamente, não haviam tantas facilidades para viajar, mas ainda assim fazíamos todos os movimentos necessários! Imagina, se hoje, com as promoções que existem, com todas as facilidades para as famílias (blogs informativos, destinos, hotéis e restaurantes kids friendly) não aproveitaríamos?! E desde cedo! 😉 Veja aqui as sugestões de viagens para cada faixa etária.

Tailândia com crianças

Pimpolhos na Tailândia

Voltando ao início deste post, hoje é Dia das crianças e certamente, junto com a leitura, essa é uma das sementes mais importantes a meu ver: sair, passear, para longe ou perto e em família é um dos melhores presentes que pode ser oferecido! Vamos desenvolver belas lembranças viajantes para as nossas crianças! Feliz Dia das Crianças!

Agradecemos mais uma vez a iniciativa da Claudia Pegoraro do Blog Felipe, o Pequeno Viajante que lançou estas blogagens coletivas que tem acontecido no nosso grupo de Viagens em Família!

Vamos descobrir como viajavam as outras famílias:

Claudia Rodrigues Pegoraro – Felipe, o Pequeno Viajante:

felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa.html#more

Karen Schubert Reimer – As Aventuras da Ellerim Viajante:

ellerimviajante.com.br/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia.html

Francine Agnoletto – Viagens que Sonhamos:

viagensquesonhamos.blogspot.com.br/2013/10/as-viagens-da-minha-infancia.html

Thyl Guerra – Viajando com Palavras:

viajandocompalavras.com/2013/10/12/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia

Marcia Tanikawa- Os Caminhantes:

oscaminhantes.com/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia.html

Adriana Pasello – Diário de Viagem:

diariodeviagem.com/photo/blogagem-coletiva-viajava-crianca

Andrea Barros – Do RS Para o Mundo:

dorsparaomundo.blogspot.com.br/2013/10/3-blogagem-coletiva-as-viagens-da-minha.html

Andreza Trivillin – Andreza Dica e Indica Disney:

andrezadicaeindicadisney.com.br/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa.html

Patricia Papp – Eu viajo com meus Filhos:

viajocomfilhos.com.br/2013/10/blogagem-coletiva-viagens-na-infancia

Camila de Sá Marquim – Na Viagem com Camila:

naviagemcomcamila.wordpress.com/2013/10/12/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia

Débora Segnini – Gosto e Pronto

gostoepronto.com/2013/10/blogagem-coletiva-viagens-infancia

Débora Galizia – Viajando em Família:

viajandoemfamilia.com.br/blogagem-coletiva-as-viagens-da-minha-infancia-a-riqueza-da-simplicidade

Aryele Herrera – Casa da Atzin:

casadaatzin.wordpress.com/2013/10/13/blogagem-coletiva-as-viagens-de-nossa-infancia

Andréia Mannarino – Mistura Nada Básica:

misturanadabasica.blogspot.com.br/2013/10/3a-blogagem-coletiva-as-viagens-da.html

Tatiana Dornelles – Destino Mundo Afora:

destinomundoafora.blogspot.com.br/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa.html

Manu Tessinari – Cup of Things

cupofthings.com/2013/10/15/blogagem-coletiva-viagens-nossa-infancia

Valéria Beirouth – It Babies

beirouth.wordpress.com/2013/10/15/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia

Luciana Misura – Colagem

luciana.misura.org/2013/10/15/blogagem-coletiva-viagens-da-nossa-infancia

Amanda Lago – Batendo Perna Pelo Mundo

batendopernapelomundo.com/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-minha.html

Erica Kovacs – Viagem com gêmeos

viagemcomgemeos.com/2013/10/25/blogagem-coletiva-viagens-da-nossa-infancia

 

 

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

4991 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família, com crianças e bebês. Jornalista e mãe de duas meninas de 5 e 2 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

20 comentários para este artigo

  1. Claudia disse:

    Nossa Sut-Mie Guibert! Não tinha nem ideia que tu tinhas feito intercâmbio na Inglaterra, morado em Portugal…nem em Salvador e muito menos nas Ilhas Comores! Como tu era linda, igual às pimpolhas!
    Quero saber mais sobre tudo isso, principalmente sobre as Ilhas Comores! Tu lembras de lá? Que idade tu tinhas? Quantas línguas para a cabeça de uma criança! Tu nunca teve dificuldades com elas!
    Bjokas, Claudia@pequenoviajante

  2. Sut!

    Mas as tuas pimpolhas são a tua cara!!!!
    Quanta história pra uma criança hein? Deve ter sido muito divertido…

    Bjs e Feliz dia das Crianças!

  3. Puxa, Sut-Mie, muito legal saber um pouquinho mais sobre você e sua família. Neste mundo dos Blogs, a gente acaba se sentindo um pouco próximo, né???
    As meninas já comentaram, mas não posso deixar de falar também: suas pimpolhas são a sua cara!!!
    Adorei o post. Um excelente dia para você e sua família e beijos!

  4. Que história linda, Sut-Mie!
    Faz minha atual vida nômade – que eu lamento e reclamo tanto, parecer ridícula.
    Você sim é uma cidadã do mundo 🙂
    Um feliz 12 de outubro a suas pimpolhas! 😉

  5. Carolmay disse:

    Muito legal Sut! Já sabia de umas partes, mas não imaginava que tu tivesse passado e morado por tantos lugares! Adorei esta Blogagem Coletiva.

    • sutmie disse:

      Oi Carol,
      Bacana ter a sua visita por aqui! Você pode participar da Blogagem Coletiva se quiser! É só nos contar as suas viagens na infância! 😉
      Bj grande

  6. Thyl Guerra disse:

    Adorei conhecer mais sobre sua história Sut-Mie. Quantas experiências de vida, em? O tanto que rodei no Brasil vc rodou pelo MUNDO. Demais! E também fiquei com a curiosidade de Cláudia, não dava confusão de línguas para uma criança?? rsrs
    Feliz dia das crianças!!! Bjs
    Thyl @viajandpalavras

    • sutmie disse:

      Thyl e Cláudia,
      Crianças são pequenas esponjas que sugam e aprendem tudo! É muito interessante como desenvolvem o bilinguismo (ou tri, ou mais), pude ver isso com as minhas meninas. Tudo acontece de forma bem natural! Elas sabem exatamente onde e com quem usar cada língua!
      Bjs

  7. Sua história é incrível Sut-Mie! Muito impressionante, e linda.
    Hoje o mundo está globalizado, mas você já nasceu globalizada! Não é à toa que seu blog é tão maravilhoso!!!
    Parabéns!
    Karen

  8. Sut-Mie,
    Sua história é incrivel!!! Que vivência, cada experiencia incrivel!
    bjs

  9. Debora disse:

    Olhando a sua foto na praia e depois a sua com as meninas fiquei impressionada de como elas são parecidas com você!!! Meo Deos!!!! E quantas viagens hein…. quantas mudanças!!!! Sabe que a vez que fui para Salvador, fiquei no hotel Meridien – Luxo e Riqueza…. Eu me lembro de ficar olhando o desenho que tinha no fundo da piscina, da janela do meu quarto.Olha só!!!! Você viajou muito e viveu muitas culturas. Acho isso muito bacana – ter vivido isso, porque, com certeza, está passando esses valores para as pimpolhas. E isso é sensacional!!! Parabéns pelo post

  10. Ana disse:

    Adorei ler as suas estórias!!Realmente o seu amor por viagens vem de longa data.Parabéns e mais e mais sucesso. Bjs.

  11. Aryele disse:

    Sut-mie, que show!!
    Quantas mudanças, quantos países, quanta história, héim?!
    E o Lemurê?! Adorei, adoro primatas, rs!
    Histórias sensacionais.
    Bjus.

  12. Sut-Mie, que loucura! o mundo sempre foi o jardim da tua casa! Caramba! Muito legal mesmo! Adorei!

  13. Que máximo Sut-Mie, quantas mudanças e oportunidades de conhecer países diferentes você teve! Muito legal! E a Clara é realmente uma mini-Sut-Mie!

  14. Puxa Sut-Mie!
    Sabia um pouco das suas origens, mas (eu sei, já falaram, mas não posso deixar de me surpreender com isso)isso realmente te fez diferente desde a sua infância!
    Que história, que bagagem e que aprendizado!
    Uma referência para todas nós!
    Um grande abraço!
    Marcia

    • sutmie disse:

      Claudia, Francine, Valéria, Marcelo, Thyl, Karen, Debora, Ana, Aryele, Andrea, Luciana, Marcia…
      Meninas (e menino)
      Obrigada gente! Pela visita e pelos comentários!
      “Essa é a minha vida, essa é a minha história” 🙂
      Tô adorando nossas blogagens e saber um pouco mais de cada um!
      Bjs

  15. Amanda Lago disse:

    Caraca, você já morou nas Ilhas Comores. Essa eu ainda não sabia! Aliás, nunca vi uma família tão internacional quanto a sua, rsrs. Sua infância deve ter sido bem divertida morando em tantos lugares diferentes e diversos entre si.
    Abraço

  16. Aressa disse:

    Ual, to impressionada com sua história !
    Quanta riqueza de cultura, que bom que vc aproveitou tudo isso e ainda ensina suas filhas dessa maneira. Parabéns !!
    E vc se sente cidadã de algum país ou realmente cidadã do mundo?

    Só por curiosidade quantas linguas vc fala?

    bjs

  17. Então… Tinha lido esse post quando vc publicou e, sabe como é (pessoa enrolada!), não comentei na hora!
    Mas ó: adooooooooooooorei ler as histórias da vida da minha amiga – histórias que a maioria eu sabia por pedaços cortados e contados que você contava aqui e ali, mas sem fotos de Little-Sut para complementar!
    Aliás, foi a primeiríssima vez, nesse post e no seu perfil do face daquela vez, que eu vi você “très petit”!

    Bom, só para passar por aqui e dizer que adorei o post, as fotitchas e saber sua história com aquele ar de “de novo, mas como se fosse a primeira vez”!

    Te adoro, tá? Vem logo pro Rio, pessoa! 🙂

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios