Ficou fácil viajar com crianças!

Dicas para a Walt Disney World Marathon Weekend, a maratona Disney!

Pelo 5º ano consecutivo, a Pri Cunha participou do Walt Disney World Marathon Weekend, evento anual realizado no Walt Disney World Resort, em Orlando. Se no início só ela e o marido corriam, este ano, o Pai dela se animou e correu 5km, 10km e 21km, o marido, 5km, 10km, 21km e 42km! E, até o filho de 2 anos fez os seus primeiros 100m! 😉
Veja o que ela nos conta sobre essa aventura esportiva com magia Disney!

Disney-Marathon-Weekend“A inscrição deve ser feita pelo site rundisney.com no final de abril. Algumas corridas são muito concorridas e já se esgotam no mesmo dia! Vale à pena assinar o site para receber o email que lembra as datas de inscrição.

São várias corridas e percursos e, este ano, o evento aconteceu de 8 a 11 de janeiro 2015:
– a de 5km conhecida como Family Fun Run é bem legal em família, pois aceita crianças e até carrinhos de bebê! A largada é no estacionamento do Epcot, passa pelos bastidores, entra no parque e dá a volta pelos países. Todo ano, tem um tema e este ano, foi do Pluto. Essa corrida sempre acontece na primeira quinta-feira da semana após o ano novo.
– Na sexta-feira acontece a corrida dos 10km. A largada também acontece no Epcot, passa pelas estradas, dá a volta e retorna ao parque.
– No sábado, é a vez da meia maratona, 21km. Larga no Epcot e passa também pelo Magic Kingdom.
– No domingo, acontece a maratona, 42km. Larga do Epcot e passa pelos outros 3 parques do Walt Disney World!

Você pode realizar essas corridas isoladamente (como eu, que só fiz a dos 5km) ou também em grupos: quem faz os 21km e os 42km, ainda recebe uma medalha e uma camiseta especial do desafio do Pateta, Goofy Challenge, e quem faz as 4 provas, participa do desafio do Dunga, Dopey Challenge.

Dopey-Challenge-Disney-Marathon-WeekendPara as crianças, há Kids Races, que acontecem no ESPN Wide World of Sports. As corridas são divididas por categorias e faixas etárias. Meu filho de 2 anos correu os 100 metros, mas também tem a Mickey Mile (1,6 km) para os maiorzinhos até 13 anos e até uma corrida para bebês menores de 12 meses que apenas engatinham! A corrida mais fofa do mundo! 🙂

Kids-Race-Disney-Marathon-WeekendKids-Race-Disney-Marathon-WeekendNa quarta-feira que antecede as provas, acontece a Expo no ESPN Wide World of Sports, para a retirada dos kits, número de peito e camisetas. É também o bom momento para comprar produtos Disney especialmente feitos para as corridas! O stand da New Balance, por exemplo, vende tênis de corrida com estampas dos personagens, lindos! Os artigos esportivos são bem mais em conta lá! Meu marido sempre compra tênis finish line Footlocker e suplementos na GNC. Os restaurantes de lá ficam abertos para poder jantar em família. E tem também palestras com atletas famosos.New-Balance-tênis-Disney-Marathon-Weekendtênis-New-Balance-Disney-Marathon-WeekendO preço geral é salgado na minha opinião. O desafio do Dunga, 4 corridas, foi aproximadamente USD$500 (dólares!) e você já deve deixar tudo pago em abril quando faz a inscrição, por isso, programe-se!

Esse foi o nosso quinto ano no Walt Disney World Marathon Weekend e temos acompanhado o crescimento do evento! Além do aumento do número de corredores (27.000 pessoas este ano!), a prova de 10km e o desafio do Dunga foram incluídos apenas desde o ano passado. Meu marido já fez a maratona de NY, a de Montreal, Washington, mas nenhum desses eventos tem cara de família, que é exatamente o que nós buscamos!

Sempre ficamos hospedados nos resorts da Disney devido à praticidade no transporte para o Marathon Weekend. Quem precisa usar o seu próprio carro deve sair muito cedo do hotel, pois eles fecham muitas ruas nos entornos nos parques por onde a corrida passará. E claro que os ônibus Disney tem acesso exclusivo e vão por onde os carros não passam. As largadas são super cedo, às 5h30 da manhã (para não atrapalhar a abertura dos parques!), eles recomendam que você esteja no ônibus no máximo às 4h da manhã…Agora, imagine quem vai de carro?!

Disney-Marathon-Weekend=> O que eu menos gosto é o horário da largada (cedo demais!) e também o frio nessa época e horário! Este ano, na largada dos 5km tínhamos a sensação térmica de 3C! Depois, durante o percurso, todo mundo começa a “arrancar” as blusas e calças quando a temperatura esquenta e acaba jogando tudo no chão. Minha dica para quem vai é levar algo mais velho que você possa se desfazer sem dó…Vi muita gente vestindo saco de lixo!!! 🙂

Quando eu ainda não tinha o meu filho Lucca, eu ia acompanhar o marido desde a largada! Lá do Epcot, você pode pegar o monorail para acompanhar o seu corredor no Magic Kingdom (os acompanhantes não pagam para entrar no parque só durante a corrida) e depois retornar ao Epcot para vê-lo na linha de chegada. Os ônibus dos resorts também levam ao ESPN Wide World of Sports onde a maratona também passa.
Na Expo, no dia anterior às corridas, você pode cadastrar o seu email com o número do seu corredor e recebe emails com o desempenho dele, assim você sabe à que horas exatamente você deve estar e em que lugar! Depois do Lucca, eu vou apenas pras chegadas!

Claro que em todas as corridas, os personagens ficam espalhados e forma-se aqueeeela fila pra tirar fotos! Na dispersão (final da corrida) também tem personagens. É uma boa desculpa para recuperar o fôlego! Durante a corrida e nas estradas, existem também bandas e cheerleaders das escolas locais.

Disney-Marathon-WeekendEm 2014, meus pais foram conosco para curtir as férias com o netinho. Meu pai ficou tão empolgado com o clima da corrida, que treinou, emagreceu e correu os 5, 10 e 21km este ano!

Corredores fantasiados são a maioria! Chapéus, tiaras, saias, todos entram no clima.

Existem algumas festas especiais durante o evento (pagas à parte). Nós já fomos ao Pasta in the Park – jantar de massas no Epcot. Você tem direito a entrar no Epcot após às 17h, jantar num Pavilhão com os outros corredores e, depois, assistir aos fogos num lugar privilegiado e reservado aos corredores. A comida não é nenhuma maravilha, mas o evento e clima em si é legal. Tem também a Cool Down Party no Downtown Disney no domingo com todos os corredores desfilando suas medalhas. Existem também cafés da manhã, mas nunca fomos.

Existe um pacote especial para a torcida onde, por USD$60, você tem direito a lugar reservado na chegada e no Magic Kingdom, camiseta especial e bebidas.

Há muitos brasileiros e cada vez mais! Inclusive, foram dois brasileiros que ganharam as maratonas deste ano: Fredison Costa, pela 4a vez e segundo ano consecutivo! E nas mulheres, Giovanna Costa Martins atravessou a linha de chegada com a bandeira do Brasil na mão e foi recebida pelos anfitriões Mickey e Minnie Mouse!

Fredison-Costa-ganha-a Disney-Marathon-Weekend-2015Claro que sempre ficamos na semana seguinte para curtir os Parques, somos loucos pela Disney! E é super divertido ver todo mundo nos Parques desfilando suas medalhas, orgulhosamente.
Durante a Maratona, os Parques ficam super cheios, mas, esvaziam em seguida, porque muita gente vai só para os dias das corridas.

Medalhas-Disney-Marathon-Weekend=> O que eu acho mais legal é o clima! Todo mundo está feliz e ninguém fica preocupado em ganhar, mas sim em realizar um sonho ou bater uma meta pessoal…Sempre vejo muita gente com camisetas de instituições de aids, câncer, etc…correndo por uma causa.
Para nós, a Disney Marathon Weekend é importante, pois se tornou uma tradiçao pra nossa familia e sentimos que estamos dando um exemplo saudável ao nosso filho! E, na verdade, essas corridas são uma ótima desculpa pra visitar a Disney, nao é mesmo?! 😉

Para mais informações:
RunDisney: rundisney.com
Há várias maratonas e meia maratonas durante o ano inteiro, temáticas: Princesas, Star Wars, da Sininho e tanto em Orlando quanto na Califórnia! Veja a programação no site.
E, este ano, pela primeira vez, teve corrida em Castaway Cay (5km), a ilha privativa da Disney e parada para quem faz os Cruzeiros Disney Cruise Line!

No Brasil, corridas Disney tem acontecido em São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, como conta a Andreza Dica e Indica Disney.

Você também pode gostar de ler:
Disney Babble: RunDisney, as corridas da Disney
Uma Mãe na Disney: Kids Races, as corridas das crianças na Disney

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

3645 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família, com crianças e bebês. Jornalista e mãe de duas meninas de 5 e 2 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

2 comentários para este artigo

  1. Roberto Santana disse:

    Oi , em 2017 vou correr a Maratona e vou com meu filho de 10 anos., sabe dizer se tem alguém com quem possa deixá-lo enquanto corro ???

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios