Ficou fácil viajar com crianças!

O nosso roteiro em…Santa Catarina com crianças: dicas do Artur (8 anos), Vitor (5 anos) e seus pais.

Convidada Especial | Ana Luisa Juca

“Final de março, fomos conhecer Santa Catarina em família. Vou resumir o que fizemos e vocês podem acrescentar “tudo lindo“, “amamos tudo“, “quero morar aqui” a cada cidade/lugar visitado, de tanto que gostamos! 🙂

Chegamos pelo aeroporto de Floripa com passagens adquiridas com milhas da TAM, pegamos o carro alugado e seguimos direto para o Balneário Camboriú. Foram 12 noites no total: 3 noites em Balneário Camboriú, 3 noites em Penha, 1 noite em Blumenau e 5 noites em Florianópolis.

3 noites em Balneário Camboriú

A nossa programação foi:
– 1 dia para o Parque Unipraias/Barco Pirata/Praia Laranjeiras/Praia Brava,
O Parque Unipraias é fantástico, organizado, bem sinalizado e seguro, e conta com vários quiosques de lanches na parada Mata Atlântica. Não fizemos o Youhooo (trenó de montanha. Crianças devem ter uma altura mínima de 1, 10m) nem o Ziprider (altura mínima 1,35m e 34Kg), mas andamos na trilha, fomos no mirante, tomamos caldo de cana com limão e andamos no bondinho. Dá para comprar os ingressos on line.

vista-panoramica-do-UnipraiasBalneario_parquinho-no-molhe-sulJá, no Barco Pirata, os meus meninos não se encantaram: estava muito cheio, com axé alto e antigo e brincadeiras mais adultas. Mas gostamos muito da Praia de Laranjeiras que é lindíssima.

– 1 dia para Bombinhas/Trilha Morro do Macaco
Bombinhas é linda e adoramos a praia de Canto Grande e a vista do Morro do Macaco (preferimos fazer a trilha curta, pagando o acesso pelo Mirante 360º, que também tem um mini museu com pedras e fósseis de várias espécies animais). Andamos de pedalinho, com direito a ver tartaruga no mar, e passeamos por quase todas as outras praias.

Bombinhas-trilha-do-morro-do-macaco– 1 dia para Morro do Careca/Cristo Luz/Interpraias (parando em todas as praias)
Rodamos a Interpraias já com as malas no carro, rumo a Penha. Paramos em Estaleiro, Estaleirinho, Taquaras e Taquarinhas para os meninos brincarem e tomarem banho, cada uma mais linda e isolada que a outra, mas sempre com alguma família nas areias. A ida ao Morro do Careca também vale a pena, pelo visual lindo lá de cima. Já o Cristo Luz fomos até a entrada, mas estava fechado.

Ficamos no $$$ Hotel Melo que tem quartos familiares para 4 pessoas e recomendo!  E, todas as noites andávamos um pouco na Orla de Balneário, que fica sempre sempre cheia de gente, incluindo crianças de todas as idades, brincando e praticando esportes na calçada e na areia da praia.

3 noites em Penha

Em Penha, fizemos 2 dias de Beto Carrero (um com muito sol e outro com muita chuva) e no último dia demos uma rodada pela cidade e pelas praias até o Morro do Vigia. Ficamos no $$$ Vila Olaria e adoramos. Pousada simples mas completa com super atendimento, piscina, área de recreação ótima, café da manhã gostoso e o melhor: íamos e voltávamos a pé para o Beto Carrero! Chegamos no fim da tarde cansados de tanta praia (Interpraias) e deixamos os meninos curtirem a pousada que tem duas piscinas pequenas, campo de futebol, parque de madeira e sala de jogos.
Dividimos o Beto Carrero em dois dias e foi ótimo, porque meus pequenos não estão acostumados a andar tanto e pudemos fazer tudo com calma. Teleférico, pedalinho, bate bate, fomos em todas as áreas mas só fizemos os brinquedos mais leves/infantis. Os meninos amaram a montanha russa Dum Dum (fomos seis vezes) e todos os shows são muito bem produzidos (na minha opinião, eles são o ponto alto do parque, junto com as montanhas russas radicais, para quem gosta). Repetimos o Sonho de Cowboy, o Dinomagic e o crazy river. Não gostei do Excalibur, mas os pequenos queriam morar lá se eu deixasse. 🙂
Os ingressos podem ser comprados on line.

Penha-beto-carrero

1 noite em Blumenau

De Penha fomos a Pomerode, “a cidade mais alemã do Brasil”, mas acho que a forte chuva não permitiu revelar a beleza que tanto falam da cidade; ainda assim, aproveitamos: almoçamos no restaurante alemão Wunderwald, fomos ao Zoo Pomerode e ao lado, no Vila Encantada, cheio de dinossauros gigantes. Fizemos também a Rota do Enxaimel (de carro mesmo, são 16Km). Veja este post do Blog Matraqueando. Dormimos em Blumenau e no dia seguinte fomos à Vila Germânica, onde estava acontecendo a Osterdorf, evento de Páscoa. Mas dê uma olhada na agenda de eventos, que sempre tem alguma coisa interessante. Ficamos no $$$ Hotel Gloria, que tem um café colonial de-li-ci-o-so (comemos à noite e de manhã) e os quartos são ótimos.

5 noites em Florianópolis

Em Florianópolis, fizemos o roteiro completo do post do Blog Meus Roteiros de Viagem adaptado com as dicas do grupo Viagens em Família: 1 dia no Centro e praias do Norte (Sto Antonio de Lisboa, Sambaqui e Daniela), 1 dia praias do Leste (Mole, Joaquina, Dunas, Rio Vermelho, Costa da Lagoa, Barra da Lagoa, Lagoa Conceição e Centrinho), 1 dia somente praias do norte (Forte São José Ponta Grossa, Praia do Forte – a melhor, na minha opinião, Jurerê, Canasvieiras, Lagoinha, Mirante, Praia Brava e Praia dos Ingleses) e 1 dia praias do Sul (SUP na Lagoa da Conceição, Campeche, Areias, Ribeirão da Ilha). Depois de muito sofrer escolhendo hotel, decidimos alugar um apartamento nos Ingleses, o que foi perfeito. Reservamos cinco dias para Floripa, mas confesso que estava achando um exagero, afinal moramos em Salvador e nem vamos tanto à praia por aqui. Mas foi a conta exata! Fomos em todas as praias e nos banhamos em quase todas. Só não visitamos Santinho e Moçambique.

Em Santo Antônio de Lisboa dá vontade do tempo parar e ficar lá para sempre de tão lindo e gostoso que é. E ainda tem um parquinho na frente da Igreja para as crianças brincarem.

Florianopolis-Santo-Antonio-de-LisboaPraia do Forte é maravilhosa para crianças: vazia, calminha, com bares com cadeiras e sombra quase dentro da água.

Fomos à Daniela bem tarde e pegamos um por do sol incrível.

Florianopolis-por-do-sol-em-DanielaMas o que mais me encantou foi a Costa da Lagoa, a começar pelo trajeto que leva até o Terminal Lacustre do Rio Vermelho, depois o passeio de barquinho super gostoso (R$10, 10mn), a cachoeira, a curta caminhada e o Restaurante Cachoeira em que paramos (na Parada 16) vai ficar para a memória em razão da sequência de camarão deliciosa (R$70) e do atendimento super gentil com as crianças (eles disponibilizaram inúmeros brinquedos de praia e quando os meus meninos terminaram, eles deram uma bacia de camarões e duas varas de pescar para eles! Achei que não íamos conseguir voltar para casa nunca mais)! 🙂

Florianopolis-Costa-da-LagoaFlorian¢polis-Costa-da-LagoaTambém fizemos sandboard na Joaquina, SUP na Lagoa e comemos muitas ostras.

Florianopolis-sandboard-em-JoaquinaFizemos um pouco de tudo: mini trilhas, cachoeiras, mirantes e morros, pesca, SUP, pedalinho, sandboard, teleférico, passeio de barco, vimos tartaruga no mar e comemos as famosas ostras catarinenses e a sequencia de camarão.

Florianópolis-stand-up-na-Lagoa-da-ConceiçãoApenas dois probleminhas: achei caríssimo comer por lá e já não estou achando a minha Bahia o lugar mais-lindo-disparado-no-mundo-todo não!” 😉

 

Obrigada Ana Luisa Juca, por compartilhar as suas férias conosco!

Leia também:
Dicas para se divertir no Beto Carrero

Não esqueça*:
Veja o seu Hotel no Booking e reserve com cancelamento grátis
Para reservar o seu carro, dê uma olhada na Rentalcars
E não esqueça do seguro de viagem para a família com a Mondial. Para um desconto maior, veja o código na lateral direita da nossa home.

*Somos afiliados Booking, Mondial e Rentalcars e recebemos uma comissão pelas reservas feitas através do blog. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a manter as melhores dicas! ?

Também estamos por aqui:
FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

 

9092 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família e com crianças. Jornalista e mãe de duas meninas de 10 e 6 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

12 comentários para este artigo

  1. Diego M. disse:

    O roteiro ficou ótimo, conheceram alguns dos melhores locais de Santa Catarina.
    Fiquei contente em saber que botaram em prática meu roteiro de 5 dias em Floripa, com algumas adaptações.
    Obrigado Ana Luisa e Sut-Mie pela citação! 😉
    Um abraço!

  2. Joselene disse:

    Achou muito fria a água do mar? E o clima como estava na época que foi?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Joselene,
      A água é efetivamente mais fria. Mas criança normalmente nem se incomoda com isso! 🙂
      A família viajou em março e se banhou em todas as praias visitadas.
      Um abraço

    • Ana Luisa Juca disse:

      Muito fria, Joselene.
      Pelo menos para mim, que moro na Bahia. Mas meus filhos nem comentaram sobre a temperatura da água,acredita? Tomaram banho em TODAS!!!! Rs

  3. Aline Fernandes disse:

    Adorei seu roteiro e queria uma opinião sua, vou ter um dia em Florianópolis o q me sugere de passeio? Estarei com meus 2 filhos, um com 8 e outro com 2. O achou imperdível? Obrigada desde já!
    Aline.

  4. Fernanda disse:

    Um passeio e tanto mesmo! Só quero alertar, pois sou manezinha da ilha, que a Praia dos Ingleses fica no Norte da Ilha e não no Sul. Será que não foi a Praia dos Açores?
    Boas viagens e obrigada pelo informátivo! 😉

    • Ana Luisa Juca disse:

      Oi Fernanda,
      Ficamos hospedados na Praia dos Ingleses.
      Terminamos o dia em que fizemos as praias do sul com um por do sol e banho de mar pertinho de ‘casa’ (nos Ingleses)

  5. Andrea Mascarenhas disse:

    Amo seus posts, adorooooo, quanta dica, é dificl entender quem tem filhos e que os passeios são completamente diferentes de quando somos só 2…rsss..
    Obrigada!!!!

  6. Aline disse:

    Bom dia!!

    Parabéns!! Amei as dicas e o Roteiro!
    Eu e meu marido estamos querendo fazer o mesmo!! pq adoramos o roteiro! Apesar de sermos um casal sem criança, gostamos muito deste estilo de viagem… Aliás temos uma criança dentro de nós… kkk
    Uma dúvida no retorno, vcs foram para o mesmo aeroporto? de Floripa?

    Obrigada!

    Abraço!

  7. Ana disse:

    Já fiz um roteiro parecido com esse!
    Claro que a melhor parte foi nossa visita ao Beto Carrero!! Minha filha adorou tudo!!
    Tivemos a sorte de nos hospedar bem pertinho do parque e da praia, na Casa Mirian Santa Catarina. Eles ainda nos buscaram no aeroporto. Tudo com um ótimo preço!
    Recomendo muito para quem vai para Penha

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios