Ficou fácil viajar com crianças!

Voando de South African Airways com crianças: uma companhia aérea kids friendly!

África do Sul! Um super destino com crianças! Fora dos roteiros habituais, mas uma viagem intensa, bonita e com muita diversão para toda a família. Experimentamos o roteiro África do Sul da agência de viagens Viajar com Crianças: fizemos safári no Kruger Park e conhecemos Cape Town. Saindo do Brasil, a melhor maneira de descobrir o país é através da South African Airways, na qual nunca tínhamos voado ainda, mas tivemos a boa surpresa de descobrir que é uma companhia bem kids friendly!

South-African-Airways=> No Brasil, há fila prioritária para famílias com crianças, o que é sempre apreciável. Na África e em voos internos, isso não aconteceu mais, porém, me pareceu que é geral, como nos Estados Unidos ou Europa em que essas filas, geralmente, não existem.

=> Tanto na ida quanto na volta, a equipe entregou um kit infantil: uma bolsinha de lona e de boa qualidade (o que nem sempre é o caso desses kits infantis) com um puzzle, um desenho para pintar e lápis de colorir. A bolsa fez bastante sucesso e as meninas a carregaram a viagem inteira, até nos safaris! 😉

South-African-AirwaysPara os adultos e todos os passageiros, entregaram um kit de amenidades com meias, tapa-olhos e escova com pasta de dentes. Além do travesseiro e cobertor que já estavam em cada poltrona.

South-African-Airways=> A companhia oferece diferentes menus (kasher, veggie), inclusive infantis. O que eu acho mais interessante nessas opções é que, geralmente, a comida para as crianças chega antes da nossa, portanto dá para ajudá-las e, depois, quando chega a sua comida, é possível relaxar enquanto a criança certamente já está terminando ou vendo um filme.
Em termos de comida, são pratos mais fáceis de agradar às crianças, como macarrão à bolonhesa, hambúrguer e batatas sorriso (menu das meninas na ida e na volta). E tudo com biscoitos, chocolate, frutas, suco…

South-African-AirwaysSout-African-AirwaysO pedido deve ser feito até 3 dias antes da viagem através do site no Manage my Booking (página -em português- onde você pode gerenciar toda a sua reserva, fazer check in on line, pedidos especiais, cancelar, modificar, ter mais informações sobre o voo e destino) ou através do seu agente de viagem, se a passagem não foi comprada diretamente pelo site.

=> Nos voos de longa duração, os assentos tem tvs individuais touch screen, com a opção de filmes, desenhos e músicas infantis, inclusive alguns com a opção de língua em português. Cada um tem também os seus fones de ouvido grandes, daqueles que vem por cima da cabeça e caem menos.

South-African-AirwaysSouth-African-Airways=> O carrinho de criança pode ser levado até a porta do avião e, dependendo do aeroporto, é entregue na saída do avião ou na esteira de bagagens ou bagagens com tamanhos especiais.

=> A companhia oferece berço para os bebês com no máximo 6 meses, 10Kg e 75 cm. Mas estes são entregues por ordem de chegada, então chegue cedo para fazer o seu check in e já solicite o berço na sua reserva. Se a criança for maior mas tiver menos de 2 anos, você pode levar a sua cadeirinha, mas deve comprar um assento nesse caso para poder instalá-la. Além disso, os banheiros tem trocadores e a equipe pode esquentar mamadeiras ou papinhas em banho maria.

=> Uma informação importante: a África do Sul exige a CERTIDÃO DE NASCIMENTO de todos os menores de 18 anos que viajam para o país, além do passaporte, mesmo viajando com ambos os pais. Segundo a SAA, pode ser uma cópia autenticada dos documentos.
Essa certidão de nascimento foi verificada várias vezes: já no check in no aeroporto de Guarulhos e na chegada em Johannesburg.
No caso de viagem somente com um dos pais, além da certidão de Nascimento é necessário também uma Autorização de Viagem (especifique “com destino à África do Sul”) com firma reconhecida. A autorização deve ter no máximo 4 meses a contar da data da viagem.

=> Além disso, o brasileiro não precisa de visto mas o país exige de todos a VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA. Note que essa vacina deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem e você deve apresentar o Certificado Internacional que pode ser feito gratuitamente na hora (antes do check in) em Guarulhos, no posto da Anvisa.

************

=> O voo da South African Airways para a África do Sul é direto de São Paulo GRU Terminal 3 (o mais novo e moderno) para Joanesburgo, a principal cidade comercial e industrial do país e tem um horário prático: sai às 18h, faz um voo noturno com direito à jantar e café da manhã e chega no destino às 7h30. São somente 8h30 de voo para um super destino de viagem! E ainda com uma frequência de 10 voos semanais: 1 por dia nesse horário e em 3 dias, um voo extra às 23h30.
Já na volta, é um voo diurno (não é o meu caso, mas há quem prefira): sai de Joanesburgo às 10h30 e chega em São Paulo às 16h30, com direito à um almoço e jantar.

South-African-Airways=> Em termos de aeronaves, tanto nos voos internacionais quanto nacionais, só pegamos aparelhos modernos, mesmo se o voo da volta foi ainda melhor que o da ida, onde as poltronas não reclinavam tanto. O voo da ida e o da volta são feitos em um Airbus A330-200, com Classe Executiva e configuração de assentos 2-4-2 na classe econômica, o que é interessante para uma família de 4 pessoas, à menos que ela prefira ficar na janela e se dividir em 2 pessoas na frente e 2 atrás.

South-African-AirwaysNos voos internos entre Johannesburg e Cape Town (2h10 de voo), são Airbus A320 ou Boeing 737, com a configuração 3-3, como conhecemos nos voos nacionais no Brasil. Destaque para as poltronas de couro que dão um “up” no visual.
South-African-AirwaysE nos voos curtos entre Johannesburg e aeroportos pequenos para a reserva de Kruger Park (nós fomos para o aeroporto de Skukuza a 1h de voo), pegamos um Embraer 145 de uma filial da SAA, a Airlink, direcionada para cidades menores. Os jets são aviões pequenos com 29 assentos e configuração de 1-2.

Airlink-South-African-AirwaysAirlink=> Em todos os voos foi servido alguma coisa gratuitamente: refeições fartas com bebidas (água, suco, refrigerante, vinhos sul africanos, amarula, vodka, uísque) nos voos internacionais, lanches (pacote de batata frita, salgados, muffin) com bebidas nos voos internos.

=> Os voos internacionais tem entretenimento à bordo, com tvs individuais touch screen, carregador USB e fones individuais. Nos voos nacionais, não há tvs, mas a revista Sawubona, de excelente qualidade, e que recebeu em 2015 o Prêmio World Travel Awards de melhor revista de bordo africana e o Prêmio Skytrax.

South-African-AirwaysSouth-African-Airways=> Ainda sobre o Prêmio Skytrax 2015, a companhia foi considerada a Melhor companhia aérea Africana, recebeu também Prêmio pela Melhor equipe de bordo Africana (realmente, eles são bem simpáticos, solícitos e sorridentes) e a Melhor Low cost Africana, Mango, que também pertence ao grupo SAA.

=> Em termos de aeroportos, tanto o de Cape Town (código IATA – CPT) quanto o O. R. Tambo de Joanesburgo (código IATA – JNB) são excelentes! Modernos, com lojas muito boas (Nike, Hugo Boss, Ferrari,…) e preços bem em conta. Para quem tiver o cartão Priority Pass ou Star Alliance, ambos aeroportos tem salas VIP.
A South African Airways tem totens em todos os aeroportos (inclusive em Guarulhos) para fazer check in on line e só despachar as malas em seguida. Super fácil e praticamente não pega fila.

Tambo-Johannesburg=> O aeroporto de Joanesburgo é um hub importante de conexão com a Ásia ou Oceania, o que é interessante para quem vem do Brasil. Dali é possível continuar pela SAA até Abu Dhabi, Hong Kong, Maurícius ou Perth, na Austrália. Ou, para outros destinos através de outras companhias aéreas como Emirates, Etihad, Singapore Airlines, Virgin Australia ou Air New Zealand.

=> E, para finalizar, a South African Airways tem code share com a Tam e faz parte da Star Alliance e assim, você pode pontuar nos cartões de milhagem da Tam Fidelidade, Copa, Tap, Avianca, entre outros ou usar as suas milhas dessas companhias para ir para a África do Sul! Olha que boa ideia! 😉

 

* Agradecemos o convite da Agência de viagens Viajar com Crianças e companhia aérea South African Airways para conhecer a África do Sul.

Veja as fotos desta viagem no instagram @viajandocompimpolhos, hashtag #pimpolhosnaAfricadoSul

Para mais informações:
South African Airways (em português): www.flysaa.com | Facebook
SP-Johannesburg: preços a partir de USD800/adulto/classe econômica
Agência Viajar com Crianças: www.viajarcomcriancas.com.br | Facebook

Leia também:
Vamos conhecer a África do Sul com a Agência de Viagens Viajar com Crianças
Safári com crianças na África do Sul: Sabi Sabi Private Game Reserve
O que levar na mala para um Safari na África do Sul

4007 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família e com crianças. Jornalista e mãe de duas meninas de 10 e 6 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

5 comentários para este artigo

  1. Muito bom, perfeito para mihas crianças.

  2. Gisleine disse:

    Olá!
    Iremos para Africa do Sul em Setembro, com nosso filho de 4 anos.
    Estou com dúvida com relação a certidão de nascimento. Você usou apenas a certidão original em português mesmo ou fez a tradução juramentada?
    Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Gisleine,

      Usamos só a certidão de nascimento original mesmo. Levamos todos os docs: passaporte, RG e certidão de nascimento. Eles olham muito a filiação das crianças, saber se estão viajando com os pais mesmo.
      Um abraço e boa viagem! África do Sul é uma super viagem!

  3. daniela disse:

    a Certidao de Nascimento precisa ser traduzida?

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios