Ficou fácil viajar com crianças!

Costa do Sauípe remodela sua estrutura hoteleira e mega área de lazer

Convidada Especial | Claudia Cosentino

O complexo de resorts Costa do Sauípe fica na Linha Verde, a 76 Km de Salvador e 40 mn da Praia do Forte e Projeto Tamar. O complexo, lançado há quinze anos, começou sendo gerenciado por diferentes redes, SuperClubs, Accor, Marriott e a própria Sauípe SA…sempre com uma área de lazer comum, enorme e bem integrada na natureza, dentro de um coqueiral e de frente para a praia. De lá pra cá, muitas coisas mudaram, a Sauípe S.A assumiu todos os hotéis e pousadas, a área Kids ficou cada vez mais elabora e até hoje, a dimensão do complexo acolhe bem famílias, grupos de amigos, congressos e seminários de empresas. À convite dos resorts Costa do Sauipe, Claudia Cosentino, blogueira e amiga, foi checar as novidades deste ano e conta como estão as estruturas renovadas.

HOTÉIS E POUSADAS

Mapa-Sauipe“Uma das características da Costa do Sauipe é que a estrutura é bem grande: são mais de 6 Km de praias selvagens, lagos, coqueiral, Mata Atlântica e diferentes hotéis e pousadas. O complexo vem investindo em reformulações e apresenta a proposta de oferecer diferentes opções de hospedagem, de acordo com os diversos perfis (e bolsos) dos clientes dentro de uma única bandeira de administração. É importante que o futuro hóspede compreenda bem essas diferenças para poder escolher a experiência a que melhor se adeque. Essas opções dividem-se entre:

SAUÍPE PREMIUM – É o hotel top do complexo, tem a proposta de oferecer um serviço mais exclusivo e diferenciado aos seus hóspedes com serviços de room service 24h e concierges que ajudam no que for preciso, como agendar passeios.
Atenção à Suíte Standard que comporta bem uma família de 4 pessoas com sofá cama ou 2 camas de solteiro ou até mesmo a Standard Tripla que acomoda até 5 pessoas com 2 camas de solteiro
São incluídos o café da manhã, almoço e jantar, acompanhados de sucos, água e refrigerantes. A pensão completa exclui bebidas alcoólicas e lanches fora dos horários das refeições. Além disso, há um Lounge da Stella Artois, diferentes restaurantes e os jantares tem temas diferentes a cada noite, elaborados por chefs internacionais.
Como não é all inclusive, a gastronomia e os demais serviços (drinks e lanches) são mais caprichados e adequados aos hóspedes mais exigentes. Na piscina não há música alta e o ambiente é mais intimista e muito adequado para casais e famílias que pretendem relaxar sem muita confusão em volta.

SAUÍPE RESORTS – Os demais hotéis do grupo, antes Sauípe Class, Sauípe Fun, Sauípe Park e Sauípe Club agora são chamados de ALAS (Água, Terra, Mar e Sol). Todos surgem com o mesmo perfil e preço, são all inclusive e prometem muita animação e fartura. São 12 bares, 5 restaurantes, 10 piscinas e equipe de lazer exclusiva! Indicado para famílias que curtem agito, com crianças em idade de muitas atividades. É possível contratar Day Use: R$200/pessoa para o Sauípe Resorts e R$300/pessoa para o Sauípe Premium (metade do valor para crianças de 6-12 anos e gratuito para os menores de 6 anos).

Anualmente, uma das alas é fechada para reforma. Uma boa dica para quem quer escolher um dos resorts é perguntar qual foi reformado por último. Reservando pelo site, não há como escolher a Ala, mas ligando para o Hotel, talvez seja possível ter essa informação e pedir uma Ala específica.
Pessoalmente, gostei muito da Ala Mar. Se tivesse que recomendar um, seria este! Estava tudo muito organizado e bonito. A pizza do lanche era bem gostosa. Além disso, é nesse prédio que fica o berçário, ao lado do Kid’s Club e em frente à praia. Portanto, uma excelente localização para as famílias.

SAUÍPE POUSADAS – Em construções charmosas, coloridas e alegres inspiradas em histórias de Jorge Amado, simulando um vilarejo baiano. Essa opção oferece meia pensão, com café da manhã e jantar incluídos. As pousadas tem piscinas próprias e ficam em torno da Vila Nova da Praia, o ‘centrinho’ do Complexo, onde ocorre a maior parte das atrações noturnas e shows. É uma opção mais em conta e ideal para quem pretende fazer passeios durante o dia, por exemplo.

A diferença entre os vários Resorts e Pousadas é clara, mesmo se os hóspedes tem tendência a falar de tudo da mesma forma, chamando de “Costa do Sauípe”, mas como são diversos hotéis, é preciso ter atenção aos comentários e saber de qual deles ou Pousada estamos falando, porque a experiência é diferente de um para o outro.

PRAIA E COQUEIRAL
O complexo Costa do Sauípe tem a vantagem de ter mantido as características originais e naturais da região, em meio ao coqueiral. Dá para passear à beira mar e fazer trilhas ecológicas (e encontrar muitas iguanas).

Costa-do-SauipeCosta-do-SauipeTrilha-Costa-do-SauipePraia-Costa-do-SauipeA melhor praia se encontra próxima ao Sauípe Kids, onde há a estrutura de cadeiras e barracas. Mas ainda assim, há muitas ondas (tanto que há uma escolinha de surf Billabong -paga à parte-). Com crianças pequenas, é melhor aproveitar a maré baixa e ficar em piscinas naturais que se formam entre as pedras.

praia-Costa-do-Sauipepraia-Costa-do-Sauipe

COMPLEXO DE LAZER
Todas as formas de hospedagem dão direito à utilização de todo o complexo de lazer (SPA, Sauípe Kids, Náutica, Tênis, Quadras, Praia Vila Nova da Praia). Estão em reforma e abrirão em breve o Sauípe Country (estábulo dos cavalos para passeios) e o Sauípe Golf.

SAUÍPE KIDS: um dos pontos mais altos do Sauípe

Recebemos a programação do Sauípe Kids logo no check in e confesso que quando eu soube que a área de recreação infantil ficava fora do hotel, pensei que seria a maior mão de obra! Porque sou daquelas mães que deixam no clubinho, mas gostam de ficar passando por lá para ver se está tudo bem, se a criança quer sair…

Só que logo descobri que o Sauípe Kids ficava a apenas 5 minutos à pé desde a piscina do Premium indo pelo caminho da praia! Portanto, uma distância super normal em resorts! Existe um micro ônibus, que passa a cada 20 mn, mas como ele passa por todo o complexo antes de chegar no Clubinho, é mais fácil ir a pé mesmo e usar o ônibus só para ir até a Náutica que é mais longe.

Esse espaço infantil é o maior da América Latina, tem 4.000m2 e fica numa área que antes era ocupada por uma pousada. Os espaços são bem separadinhos por faixa etária, dos 4 aos 12 anos (inclusive os vestiários) e por atividade (cinema, teatro, artes, jogos. O foco é nas atividades lúdicas, sem videogames ou PCs).

Sauipe-KidsSauipe-KidsSauipe-KidsCrianças menores de 4 anos podem participar das atividades desde que acompanhadas de um adulto. Há uma brinquedoteca na qual os pais podem brincar com as crianças menores de 4 anos e piscinas mais rasinhas para crianças. Um detalhe importante sobre as piscinas: TODAS as vezes que passei por lá, inclusive quando estava chovendo, havia um salva-vidas em cada piscina! Achei isso muito importante, pois sabemos o perigo que pode ser uma piscina sem supervisão para crianças!

Outro diferencial foi o número de recreadores disponível. Cheguei a contar 5 na sala do grupo de crianças de 4 a 6 anos. Sem contar com a recepcionista e a coordenadora, que estava sempre no local. Ou seja, um número muito superior ao que tenho visto em outros resorts. Como estávamos em alta temporada de férias escolares, gostei de ver que estavam preparados para o grande número de crianças que vinham de todo o complexo de hotéis do Sauípe.

As crianças ficam sempre de colete colorido e só os tiram na presença dos pais, então isso facilita a visualização e aumenta a sensação de segurança também. E como o local é amplo, eles ficam lá praticamente o tempo todo, o que facilita na hora de buscar o filho. Normalmente, saem apenas para algumas brincadeiras na praia em frente e para os shows noturnos.

Outra coisa boa é que, na minha opinião, recreação feita por baianos é sempre muito divertida. Acho que foram feitos para isso! Baianos tem sorriso largo, piadas engraçadas e um jeito animado que contagia! Enfim, meu filho adorou e não queria sair de lá antes do término das atividades!
O Sauípe Kids ainda tem 4 mascotes: Uipinho (Sol), Tatá (tartaruga), Guga (Iguana) e Cocão (coqueiro) que sempre aparecem no Clubinho, nos shows ou piscinas do complexo.

mascotes-Costa-do-SauipeA recreação no Sauípe Kids funciona das 8h30 às 17h30, quando dão uma paradinha para descanso e retornam das 19h às 22h. Tem um restaurante próprio onde é servido almoço, lanche e jantar em buffets muito variados e bem servidos (e incluídos na diária). Para crianças com alergias alimentares, a refeição vem pronta e separada da cozinha.

Restaurante-Sauipe-Kids-Costa-do-SauipeÀ noite, frequentemente, há shows para onde as crianças são levadas. Assistimos a um show de mágica no teatro da Vila e um show de circo na área do trapézio. Ambos feitos por profissionais (não eram os animadores do hotel) e excelentes!

Sauipe-CircusAliás, o trapézio é também uma opção de atividade durante o dia, quando há aulas para crianças e adultos. Quem faz as aulas pode até participar do show à noite!

BERÇÁRIO

Próximo ao Kid´s fica o Berçário do complexo. Esse é bem maior e mais completo do que o há no hotel, pois funciona também como brinquedoteca para crianças pequenas (até 3 anos). Seu uso é gratuito quando se contratam as babás do hotel, mas os pais pagam se forem usá-lo com seus filhos (25 reais a hora).

bercario-Costa-do-SauipeMesmo para quem não pretende contratar babás, me pareceu uma opção muito boa para entreter bebês em dias de chuva, por exemplo. Os brinquedos eram novos e limpos.
Além disso, há também uma Baby Copa, com micro ondas, fogão, frutas e leite em pó.

SAUÍPE NÁUTICA

Já para a área da Náutica (lago artificial), é bom pegar o micro ônibus do complexo, pois fica um pouco mais longe do hotel. Há uma tela com uma previsão do tempo para a chegada do ônibus na recepção.

As atividades da Náutica são terceirizadas e, por isso, pagas por fora. Para ir na tirolesa (crianças acima de 6 anos), caiaque, stand up paddle ou até pedalinho, tem que comprar a ficha correspondente antes. Há também uma lojinha de lanches que é também é terceirizada, portanto não dá para incluir nada na conta do hotel, leve dinheiro quando for para lá!

Sauipe-NauticaSauipe-Nautica-Costa-do-SauipeSauipe-Nautica-Costa-do-SauipeUm ponto positivo é a presença de salva vidas e da presteza com que agem quando algum pedalinho se afasta demais ou fica com dificuldades em razão do vento, como pude presenciar. E leve em conta que o lago é enorme!

Sauipe-Nautica-Costa-do-SauipeTambém é possível pegar varas de pesca e pescar no cais do lago. Há também uma pequena “praia” artificial onde se pode relaxar e deixar as crianças brincando. O Náutica é uma boa opção para quem quer mais atividades além da praia e piscinas.

Sauipe-Nautica

SPA

O Spa concentra a academia de musculação, banheiras de hidromassagem, sauna, espaços para massagens e tratamentos estéticos (manicure, cabeleireiro). Não achei o espaço muito charmoso, porém é organizado e funcional. As massagens são fortes e boas, mas pode-se optar por fazê-las nos bangalôs próximos às piscinas e à praia. Nesse caso, ouvir o barulho das ondas incrementa a experiência, no entanto, a privacidade fica um pouco comprometida, pois esses espaços são bastante abertos.

Costa-do-Sauipe

VILA NOVA DA PRAIA

A Vila simula um vilarejo baiano típico e é muito gostosa de explorar, com muitas lojinhas interessantes e charmosas.

Vila-Nova-da-Praia-Costa-do-SauipeVila-Nova-da-Praia-Costa-do-SauipeQuando vem a noite, é na Vila onde ocorre o “agito” de Sauípe! Hóspedes de todos os resorts e pousadas se encontram ali para explorar as lojas e restaurantes, enquanto assistem música ao vivo no Coreto da praça, ou assistem à missa na pequena igrejinha. Para os baladeiros, tem até uma casa noturna!

O teatro também fica na Vila e é bem amplo!

O restaurante italiano pode ser utilizado pelos hóspedes do Sauípe Premium como opção de jantar. Porém, não achei que tenha valido à pena a troca. Não tem menu kids (improvisaram um farfalle a bolonhesa) e os pratos que provamos não estavam tão saborosos.

Também é lá que fica o quiosque onde se pode comprar as fotos que os fotógrafos tiram dos hóspedes durante o dia. E, ao lado da Vila, fica a loja de aluguel de carrinhos (R$15/dia) e bicicletas para rodar pelo complexo. Achei legal ter bicicletas com rodinhas, triciclos para famílias e até carrinhos de empurrar para bebês. É possível alugar veículo motorizado também.

=> Gostamos bastante da nova organização dos hotéis, mais clara, com opções de hospedagem para todos os estilos, porém mantendo as diversas opções de lazer. Não são resorts de luxo, mas oferecem um bom custo/benefício. Aproveite os passeios, a mega estrutura do Sauípe Kids e a dimensão do complexo, que, de tão grande, nos faz esquecer que estamos em um resort e realmente de férias na Bahia! 😉

TRANSFER: Fizemos o transfer com a GROU Turismo. Eles tem um stand dentro do aeroporto, bem em frente à área de desembarque, portanto, não tem perigo de não estarem lá quando a gente chega. O serviço foi bem prestado e a equipe é muito atenciosa. Ida e volta: 160 reais por adulto. Menores de 5 anos não pagam e até 12 anos pagam metade. O trajeto Aeroporto de Salvador-Costa do Sauípe durou pouco mais de uma hora (sem trânsito)”.

* Agradecemos o convite do Complexo Costa do Sauípe para conhecer as novidades.

Para mais informações:
Costa do Sauípe: www.costadosauipe.com.br

Veja se há alguma promoção no Zarpo: Sauípe Premium e Sauípe Resorts

6425 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família, com crianças e bebês. Jornalista e mãe de duas meninas de 5 e 2 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

21 comentários para este artigo

  1. Karina disse:

    Boa tarde.
    Estive na Costa do Sauípe no 1o. verão do complexo e gostei bastante.
    Uma amiga minha visitou há 2 anos atrás, e se queixou do atendimento, da bagunça e da estrutura que estava muito mal cuidada… tenho vontade de retornar, mas temo pelas ultimas queixas que tive do local.
    Você já conhecia ou esteve recentemente pela 1a. vez? Gostaria de ter comparações…
    Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Karina,
      As várias mudanças do complexo fazem com que não houve uma continuidade no serviço, comida…que são as principais queixas.
      A Claudia Cosentino, que escreveu este post, esteve lá recentemente, em julho. O melhor hotel do complexo é o Sauípe Premium, que é meia pensão. As Pousadas também são interessantes, pelo custo-benefício. A estrutura geral é boa, assim como a recreação e kids club que são os pontos fortes.
      Um abraço

  2. Luiz Polak disse:

    Saberia informar se quem fica no Sauipe Premium(pensão completa) pode usar os restaurantes e estrutura(piscinas) dos outros hoteis(all inclusive)?

  3. francielle disse:

    Você se recorda qual dos hotéis passou a ser o alla MAr?

  4. wellington alves disse:

    Gostaria de saber qual a melhor ala para se hospedar, fiquei sabendo que a area mar foi recém reformada.Tem alguma outra ala pois meus filhos tem SINUSITE E RINITE ALÉRGICAS e tem problemas serio com mofos e coisas do tipo…. ESTAREI CHEGANDO NO DIA 04/03/2016 A 11/03/16
    AGUARDO RESPOSTA

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Wellington,
      A melhor localização (perto da praia e Kids Club) é a Ala Mar. Mas vc pode perguntar também se alguma outra Ala foi recentemente reformada?
      Um abraço

    • Victor disse:

      Caro Wellington, eu sei que vc já se hospedou mas serve para quem precisar desta informação pois estou hospedado hoje na Ala Água

      As alas mar e sol estão fechadas para reforma. Então ficamos entre a água e terra, pelos comentários que li a Ala terra era bem superior, porém os quartos tinha muita coisa de madeira, o que fez minha esposa logo sentir e desistir, por isso optamos pela Água, que as áreas do hotel sao bem mais arejadas e abertas, bem como o quarto.

  5. Camila disse:

    Boa tarde, você se recorda de quanto mais ou menos era o preço das atividades da Náutica? Em especial a tirolesa e stand-up. Outra pergunta seria se o serviços de SPA estão inclusos. Obg

  6. alexandre steffen disse:

    olá,
    como funcionam os restaurantes? estão incluídos na diária all-inclusive? quais seriam?
    e qual a diferença daqueles da Vila?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Alexandre,
      Se vc quiser ficar nos hotéis All inclusive (Sauípe Resorts), há 5 restaurantes buffet do complexo que podem ser usados por todos. Na Vila, há restaurantes tradicionais, que vc paga por fora, como se vc fosse passear num centrinho, com lojinhas e restaurantes. É legal se quiser variar (tem um italiano, um tex mex e um japa).
      Um abraço

      • Victor disse:

        Boa tarde colega, estamos hospedados aqui na ala água e um dos funcionários nos disse que a única coisa que não é compartilhada são os restaurantes principais porque tava dando problema

  7. Luciane disse:

    Gostaria de saber se é verdade que as piscinas são muito geladas.

  8. Kelly disse:

    Amei a descrição, super completa.

  9. Liliani disse:

    Olá estou querendo ficar no resort premium mas os valores sao altos e queria saber se vale a pena ou se o sauipe resort é melhor.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Liliani,
      O Sauípe Premium é o melhor e mais reservado. Por isso o próprio nome dele e preços mais altos. O posicionamento dele é premium.
      O Sauípe Resort é mais movimentado. Só é legal se você gosta de animação, pessoas, axé na piscina, all inclusive…
      Mas ambos tem a mesma área (enorme) de lazer, com as piscinas, praia, kids club…

  10. Bruno disse:

    Olá,
    Fizemos reserva no premium, mas estamos em dúvida quanto a pensão completa. Fora dos horários estabelecidos, os consumos para o premium são pagos por fora?

  11. Lucas Roverato disse:

    Estive na costa do sauipe no ultimo feriado de proclamação da republica (15/11/16) e fiquei na ala agua e nao gostei nada pois ja tinha se hospedado la mas no antigo BREZEES de bandeira internacional (SuperClubs) e fiquei decepicionado, hotel deteriorado funcionarios da recepçao mal educados e prestaram varias informaçoes incorretas, a comida tambem era muito melhor, os quartos estavao bem arrumados porem com diversos vazamentos no banheiro o onibus interno nao vai mais a portaria toda hora e cobram 30,00 pelo trajeto de 5 km via taxi, a piscina tambem esta bem judiada faltando alguns pisos um pouco suja mas dentro do normal devido ao movimento do feriado. A boate e academia do hotel foi fechada mantendo so na vila e spa respectivamente. Pois bem no geral o custo beneficio é bom mais piorou bastante em relaçao de quando possuiam outras bandeiras. Lembrando que a ala AGUA fecha em dezembro para reforma segundo receptivo GROU informou

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios