Ficou fácil viajar com crianças!

Passeios com crianças fora de Paris

Hoje tem exatamente uma semana que Paris sofreu uma noite de atentados. Não vou entrar nesse assunto, amplamente noticiado em todos os jornais do mundo. O meu intuito com este post é oferecer opções para as pessoas que estão apreensivas com os acontecimentos na capital francesa.

=> Você tem passagem marcada e não sabe se deve ou não embarcar para Paris:
Essa decisão é absolutamente pessoal. Saiba, no entanto, que tanto as companhias aéreas Air France quanto a TAM estão aceitando anular as passagens de/para Paris, sem cobrar multas. Também não estão cobrando multa para quem quer antecipar/postegar voos até 30 de novembro.

=> Você decidiu embarcar para Paris por estes dias:
Antes de mais nada, seja indo ou voltando de Paris, pense em chegar com bastante antecedência nos aeroportos. Os controles estão maiores.

Veja como estão funcionando os atrativos turísticos da cidade, compras e eventos.

Há quem seja da opinião que visitar Paris neste momento está mais seguro do que nunca, dada a quantidade de policiais e militares nas ruas. Por outro lado, não é o melhor dos ambientes para turistar, ainda mais com crianças. Está todo mundo tenso e ao menor barulho, começa uma correria e pânico!

Melhor seria visitar parques, ambientes abertos e com menos concentração de pessoas, como Jardin d’Acclimatation, Jardin des Tuileries ou Luxembourg. No entanto, passeios bem menos agradáveis no inverno! 🙁

Seguem então algumas opções, caso você queira passar alguns dias rápidos por Paris e depois sair da capital:

PROGRAMAS PERTO E FORA DE PARIS COM CRIANÇAS:
Castelo de Versailles e Fazendinha da Maria Antonieta,
Castelo de Vaux le Vicomte, que sempre tem uma programação infantil interessante, como visita guiada e fantasiada com roupas de Príncipes, Princesas e Mosqueteiros do século 17.
Disneyland Paris, onde podem almoçar ou jantar com o Mickey.

Disneyland-Paris

DE CARRO,
Se você alugar um carro, pode sair de Paris e ir até a Normandia e Bretanha, que tem lugares lindíssimos: Rouen (onde Joana d’Arc foi queimada), Etretat, Honfleur, Mont Saint Michel, Saint Malo…
Infelizmente, como estamos no inverno, Giverny e os jardins de Monet estão fechados, senão seriam uma excelente opção de passeio!

Você ainda pode continuar o circuito e dar uma volta inteira, passando por Normandia, Bretanha e depois descendo para o Vale do Loire, para ver vários castelos extraordinários: Chenonceau, Cheverny, Chambord, Blois…

Chenonceau-com-crianças

DE TREM,
Você pode sair de trem de Paris e em 2 horas estar em Blois ou Tours e de lá, alugar carro, pegar ônibus ou táxi para visitar os principais castelos do Vale do Loire,

Você pode pegar um trem e ir até Reims visitar caves de champanhe (sim, dá para fazer com crianças, como mostra o Blog Paris de Petits).
Dica: a Cave Mercier tem visitas em português e com trenzinho, mais divertido com crianças.

Você pode também pegar um trem e ir diretamente para o Sul, e de lá alugar um carro e passear pelos vilarejos da Provence. Nesta época natalina, há muitos presépios montados com os Santons de Provence, pequenos personagens de barro que mostram o dia a dia em vilarejos.

No Sul, você também pode passear de carro pela Côte d’Azur, apesar de ser um passeio mais aconselhável fora do inverno.

DE AVIÃO,
Você pode também optar por sair de Paris (cuidado com a quantidade de malas e peso, se for por companhia low cost) e ir para países com menos riscos de algum atentado, como Portugal ou Suíça. Não que os outros estejam inseguros, estou simplesmente dando uma opinião pessoal de lugares muito agradáveis com crianças e pouco visados.

* Observação: como estamos no inverno, cheque os sites dos lugares à visitar, museus, castelos: tanto as datas de abertura quanto horários podem mudar.

3297 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família, com crianças e bebês. Jornalista e mãe de duas meninas de 5 e 2 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

1 comentário para este artigo

  1. Amo Paris e já visitei essa cidade dos sonhos várias vezes. Sempre viajamos com nosso filho, que agora completou seis anos. Achei incrível suas dicas de lugares para levá-lo nos arredores da cidade. Seu blog é maravilhoso! Parabéns pelo lindo trabalho.

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios