Ficou fácil viajar com crianças!

Vindima na Quinta do Olivardo, São Roque, SP

Quer fazer um programa diferente com as crianças? Leve-as para participar da Festa da Pisa da Uva da Quinta do Olivardo, localizada em São Roque, à 60 km de São Paulo. Nos próximos dois fins de semana (21 e 28/01), os turistas e famílias podem visitar a casa e fazer uma viagem no tempo e vivenciar a experiência única de fazer uma vindima.

Logo na entrada, os visitantes recebem um chapéu de palha, uma cesta de vime e uma tesoura e, assim como os antigos colonos, são convidados a percorrer os caminhos entre as videiras para colher e, é claro, provar os frutos.

 

vindima-Quinta-do-Olivardovindima-Quinta-do-OlivardoAo final da colheita, os turistas partem para o lagar (uma construção feita em pedras, com formato retangular), para a atividade mais esperada do dia: a pisa. Os cestos recheados de frutos são despejados no lagar e o público, em fila, é convidado para iniciar a pisa.

vindima-Quinta-do-OlivardoVindima-Quinta-do-OlivardoPara deixar a experiência ainda mais envolvente, um grupo folclórico português anima a manhã, relembrando os principais clássicos que agitavam a pisa no século passado. Uma experiência única, que mistura aromas, sabores e sensações.

Grupo folclórico português animou a festaTradicionalmente, janeiro é o mês que as uvas terminam seu processo de amadurecimento e estão prontas para serem colhidas. As principais variedades cultivadas nas terras são roquenses são: Lorena e Niágara branca, rosada e violeta.

 

Almoço especial

Após a pisa, o público é convidado para degustar um almoço especial. Para a entrada, serão servidos Bolo do Caco – um tipo de pão preparado à base de batata doce-, bolinho de bacalhau e salada verde.

Para o prato principal, a casa vai servir um dos seus destaques: a Espetada Madeirense. A iguaria, preparada à base de pedaços fartos de contrafilé, temperados com alho, sal e especiarias, que são levados para assar em brasa. O segredo da carne está no espeto, formado por um cabo de louro, que confere aroma e sabor a carne.

A Espetada Madeirense da Quinta do Olivardo também foi premiada no Festival Gastronômico Sabor de São Paulo e está entre os 30 melhores pratos característicos da culinária regional paulista. O festival é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, Revista Prazeres da Mesa e Senac.

Durante o almoço, o público poderá, ainda, degustar suco de uva e vinho produzidos pela casa.

 

O segredo está nos calcanhares humanos

O processo tradicional de pisar as uvas com os pés, diferentemente dos processos mecanizados atuais, separa a polpa da fruta, preservando as sementes intactas, não interferindo no sabor do suco, que pode amargar com a presença do óleo das sementes.

Durante o processo de separação do suco, quanto mais tempo o líquido ficar em contato com as cascas, mais sabor e aroma da bebida serão extraídos. Como diria Olivardo Saqui, proprietário da casa: “O segredo são os calcanhares humanos que trazem mais corpo, sabor e longevidade a bebida”.

A Quinta do Olivardo cultiva hoje mais de oito mil pés de uvas que ladeiam o restaurante. A produção anual da casa é de, aproximadamente, 20 mil litros por ano.

 

Como chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). As reservas de mesas têm validade até às 13h e podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

 

Serviço: Pisa da Uva na Quinta do Olivardo
Dias:  21 e 28 de janeiro
Horário: a partir das 10h30
Endereço: km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)
Valor: R$ 198,00, incluindo o almoço
Crianças até 8 anos não pagam. Até 12 anos, pagam meia.

*Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa

Onde ficar?*
Hotel Villa Rossa com pensão completa e crianças cortesia até 12 anos.
Outras opções no Booking, algumas com cancelamento grátis
*Recebemos uma comissão pelas reservas feitas através do Blog. Você não paga nada mais por isso, e nos ajuda a manter as melhores dicas!

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios