Ficou fácil viajar com crianças!

A abertura do Carnaval de Veneza com crianças

Convidada Especial | Brunela Pitanga Madureira

A Brunela participa do nosso grupo de Viagens em Família, onde compartilhamos dicas de viagens com crianças. Foi lá que ela viu um post nosso que a inspirou a passar o Carnaval em Veneza este ano! Gentilmente, ela topou compartilhar suas dicas, já que recém chegou de lá com a família, passou por Londres e Paris, e ainda assistiu à cerimônia de abertura do Carnaval!

 

 

Olá! A nossa viagem para o Carnaval de Veneza foi maravilhosa!

Chegamos numa sexta-feira (eu, mamãe, minha irmã e minhas duas filhas de 10 e 6 anos) vindas de Paris com 2 malas grandes e 3 mochilas. Deixamos as malas no guarda volumes do Aeroporto Marco Polo e fomos para o hotel apenas com as mochilas, já que é difícil procurar o hotel em Veneza carregando as malas. O valor de cada mala é apenas 5 euros por 24h. Pertíssimo do guarda volumes e ainda dentro do aeroporto, encontra-se o ponto de ônibus para a estação Santa Lucia. Na estação pegamos o vaporetto para o hotel.

Ficamos no Apart Ca Santangelo e gostamos muito. É um apartamento completo, grande (cabem 4/5 pessoas), limpíssimo e muito bem localizado, a 5 mn a pé da Praça de São Marcos!
Carnaval-Veneza-com-criancas

A abertura do Carnaval foi no sábado 11 de Fevereiro 2017. Chegamos na sexta e, inacreditavelmente, a cidade estava VAZIA! Achamos estranhíssimo e adoramos, claro, ter Veneza só para nós! 🙂 No sábado ficou mais cheia, mas ainda assim continuou mais vazia do que na primeira vez que estive lá, na primavera, em 2015.

A abertura do Carnaval acontece no rio di Canareggio, que fica bem longe da Praça San Marco, do Grande Canal e da Ponte Rialto. Andamos mais de 1 hora e as crianças reclamaram muito. Portanto, se forem para a abertura, é melhor tomar um vaporetto (barco), o transporte local, já que as ruas principais de Veneza são rios.

O espetáculo de abertura, um desfile sobre as águas com projeção de luzes, acontece em 2 horários: às 18h e 22h (repete o show). A minha dica é chegar 1h antes da segunda apresentação pois as pessoas que assistiram à primeira sessão vão embora e você consegue um local com boa visibilidade (minha mãe e minha irmã fizeram isso e assistiram de camarote)! 😉

Perrengue da viagem: na longuíssima caminhada para assistir à abertura, minha filha de 6 anos viu um folião com uma máscara ensanguentada com uma faca na cabeça e a abertura do Carnaval acabou ali para ela (e para mim também). Ela queria voltar para o hotel com medo, pois o percurso da caminhada é
pelos labirintos escuros, com pessoas fantasiadas e foi uma luta para tentar reverter a situação. Assisti só um pedaço da abertura e voltei para o hotel com as crianças. Portanto fiquem avisados que algumas fantasias podem assustar mesmo. Ainda mais de noite.
Carnaval-Veneza-com-criancas

Perguntei às minhas filhas do que mais gostaram no Carnaval de Veneza e me responderam que foi brincar de jogar confetes na Praça San Marco e andar de gôndola (a minha filha de 6 anos queria repetir o passeio várias vezes; não fossem os 80 euros/passeio, nós teríamos topado).
Carnaval-Veneza-com-criancasCarnaval-Veneza-com-criancasLi em alguns blogs que andar de vaporetto no Carnaval é inviável devido à superlotação. Não sei se foi atípico, mas como a cidade não estava cheia, os vaporettos estavam vazios (quando fui em maio de 2015 o transporte estava lotadérrimo). No domingo, os guichês de compra de ticket ficam fechados e compramos dentro do próprio vaporetto (eu não sabia disso).

Não encontrei fantasia infantil (vestido medieval) para comprar em Veneza, só máscaras e capas. Uma pena! A minha pequena queria muito, e eu não levei do Brasil, pois achei que seria fácil comprar lá. A opção seria comprar um vestido na loja da Disney de lá, mas convenhamos que não é a mesma coisa. A solução foi comprar uma máscara, uma capa pink e cortá-la, pois era de adulto. As crianças passavam por ela e diziam: “wow piu bela”! E ela ficava toda feliz! A vantagem foi a facilidade de identificá-la com aquela cor escandalosa! 🙂

Carnaval-Veneza-com-criancasAproveitamos e pegamos um vaporetto (20 euros) para visitar as ilhas de Murano, Burano e Torcello em frente à Veneza. Murano é conhecida pelas famosas obras com cristais/vidro. São vasos, candelábrios,… há várias lojas com artistas que mostram como trabalham. Burano é uma graça, cheia de casinhas coloridas, parece décor de cinema! Além disso, é conhecida por seus bordados. E Torcello, uma das primeiras ilhas da Lagoa de Veneza a ser povoada, tem a Catedral de Santa Maria Assunta, muito bonita.

Se eu voltaria? CLARO! Fiquei encantadíssima com tudo. Achei que seria impossível Veneza ficar ainda mais encantadora do que quando a conheci, mas no Carnaval esse feito acontece!

O Carnaval de Veneza este ano vai até 28 de Fevereiro.
Veja toda a programação no site oficial: www.carnevale.venezia.it ou, traduzido, no Blog Itália per Amore: italiaperamore.com/programacao-do-carnaval-de-veneza

Leia também:
Carnaval em Veneza com crianças
O nosso roteiro em… Amsterdam, Paris, Veneza e Roma com crianças
Roma com crianças
Um excelente B&B em Florença

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

1055 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família, com crianças e bebês. Jornalista e mãe de duas meninas de 5 e 2 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios