Ficou fácil viajar com crianças!

Documentos para viajar com crianças.

Como qualquer outra pessoa, a criança precisa de documentos para viajar:

  • Se for para dentro do país, lembrem-se sempre de levar a Certidão de Nascimento dele ORIGINAL mesmo viajando em companhia dos pais! Muitos hotéis e pousadas pedem…e saibam que as companhias aéreas não aceitam xerox!

Melhor ainda é fazer diretamente sua Carteira de Identidade, assim o papel a levar é menor! E o lado bom, é que ela é gratuita! Leve a Certidão de Nascimento original da criança e uma cópia, junto com a sua identidade e uma cópia para um posto do Detran. Se o bebê for muito pequeno, leve uma foto 3×4 fundo branco, senão, eles tiram a foto lá mesmo. Vão tomar as impressões digitais de todos os dedos da criança, mesmo que ela tenha alguns dias, e a carteira fica pronta em menos de um mês. Essa é uma opção bem prática para quem vai viajar para a América do Sul!

  • Se for para fora do país, o bebê ou criança tem que ter um Passaporte. No Rio de Janeiro, ele pode ser feito no Aeroporto Internacional (3° andar, Terminal I), e certamente mais prático (e muito menos cheio!), no Shopping Leblon, no Shopping Rio Sul ou no Via Parque! O agendamento deve ser feito por Internet, e vocês devem escolher o dia e hora de atendimento (ver a lista de documentos necessários no link abaixo).

A foto pode ser tirada lá na hora mesmo, eu cheguei a fazer uma foto no fotógrafo, porque pensei que a minha filha fosse pequena demais, mas eles acabaram refazendo a foto na hora: levanta-se a criança por baixo dos braços, e tira-se uma foto rápida, pois o pimpolho tem que olhar para a câmera e não chorar!

IMPORTANTE: a criança deve estar presente na hora da solicitação do passaporte (claro, tiram a foto dela!), mas também uma semana depois, na entrega do documento! Além disso, não esqueçam da certidão de nascimento ou RG da criança e o RG da pessoa responsável que vem buscar o passaporte.

O passaporte deve ser refeito a cada número de anos que a criança tem: se ela tem menos de 1 ano, o passaporte será valido por 1 ano, se ela tem 2, será renovado em 2, e etc até os 5 anos; daí para a frente passa a ser renovado de 5 em 5 anos. Dá trabalho, e obviamente, paga-se uma taxa a cada vez, mas eu achei interessante, pois outros países não fazem assim (e falo por experiência própria, pois a nossa filha tem 2 passaportes de nacionalidades diferentes). Eu achei mais seguro: evita que qualquer pessoa possa viajar com uma criança no lugar de outra: imaginem viajar com uma criança de 4 anos, mostrando seu passaporte com a sua foto aos 4 meses! E vocês sabem que elas mudam muito nessa fase bebê!

DICA IMPORTANTE: o novo modelo de passaporte (azul) não tem a filiação, por isso, quando forem viajar, levem a certidão de nascimento ou identidade junto para comprovar a filiação. Levem todos os documentos para evitar dores de cabeça!

Outra segurança na hora de viajar para fora do país é a Autorização de viagem que deve ser preenchida se a criança não viaja com os DOIS pais (e até os seus 18 anos). Ou seja, normalmente, o pai ou a mãe não consegue sair do país com a criança, sem a autorização do outro pai que não viaja. A Autorização deve ser feita em 2 exemplares, ter período de validade, foto, ser assinada e ter reconhecimento de firma. No check in, a Companhia aérea já pede para ver essa autorização; em seguida, ela será deixada na hora do embarque, no controle dos passaportes, passando pela Polícia Federal.

Informações para tirar o Passaporte: www.dpf.gov.br

Documentos para menores de 18 anos: aqui

Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior (fonte: site da Polícia Federal): aqui

ATENÇÃO: Novas regras para fazer viagens internacionais com crianças: aqui

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

354 comentários para este artigo

  1. Veri disse:

    Oi Sut-Mie,

    estou indo viajar sozinha com as minhas filhas e por isto estou verificando a autorização.

    Ela deve ter prazo de validade, foto, e firma reconhecida. Deve ser feita em 2 vias (uma ficará retida no embarque) e deve ser anexada uma cópia do documento (passaporte, no caso).

    Isso você já sabia, mas está escrito sim!

    http://www.cnj.jus.br/images/stories/docs_cnj/resolucao/rescnj_74.pdf

    Um beijo,

    Veri

    • Júnia disse:

      Oi SUT-MIE,moro em portugal há 7 anos e tenho 2 filhas nascidas aqui o pai tbm é brasileiro,pela documentaçao elas tbm são brasileiras…elas moram comigo e sou a responsavel por elas ele nunca cumpriu com toda pensão estipulada pelo tribunal….agora anda dizendo que vai levá-las pro Brasil e nem da minha autorizaçao precisa pois somos imigrantes…sabe me informar algo sobre esse assunto???ele nao tem nenhum documento delas…nem passaporte nem certidão de nascimento….

      • Oi Júnia,
        Não conheço as leis portuguesas para saída de menores, mas se ele não tem nenhum documento das suas filhas (inclusive documentos portugueses e não só os brasileiros), é impossível viajar de avião sem eles! Tanto sair de qualquer país, quanto entrar no Brasil! Ainda assim, é o tipo de ameaça que deve ser levada em conta e que vc deveria reportar para algum advogado ou tribunal…
        Um abraço,

    • Vanessa disse:

      Oi sut -mie , tenho dois filhos brasileiros e meu ex e brasileiro tbm , morramos na Inglaterra , tenho todos os documentos dos meus filhos , guarda, atestado de residencia, e agora estou indo pro Brasíl ferias , mais meu ex se antecipou e foi antes de mim , será q com todos esses documentos que tenho caso ele entre com um processo eu seja impedida de retornar com meus filhos . Bjuus

  2. Priscilla disse:

    Oi Sut-Mie!
    Mais uma informação importante para esse assunto:
    Fui viajar com a minha Stella (5 anos) para os EUA em setembro desse ano e além do passaporte e autorização (2 vias) com foto recente, me pediram no check in a certidão de nascimento dela pois no passaporte novo não consta o nome dos pais.
    Eu não estava com ela porque em nenhum lugar está escrito que você precisa apresentar a certidão. Em seguida fui na Polícia Federal e o agente me disse que na hora do embarque eles tinham como saber a filiação da criança através de um sistema nos computadores.
    Cheguei para embarcar e – surpresa! – o sistema estava fora do ar!
    A agente foi checar com seu superior e minutos depois ela nos liberou explicando que como o nosso sobrenome não era comum, a gente podia seguir :0
    Fiquei aliviada por não ter perdido a viagem mas inconformada com os parâmetros usados pela nossa PF – de nos surpreender com um docto não especificado e também essa coisa do sobrenome.
    Então, da minha experiência, para evitar maiores emoções, leve todos os documentos que comprovem que você não está sequestrando seu filho!

    • Sut-Mie disse:

      Oi Priscilla,
      Obrigada pelo seu depoimento, achei-o super importante e válido para todos nós!
      O problema é que cada lugar age de uma forma! Por exemplo, isso que aconteceu com você, nunca aconteceu comigo (ter que apresentar certidão + passaporte! Até porque para fazer o passaporte novo, você já teve que apresentar a certidão de nascimento à Polícia Federal!). E como você disse, isso não está especificado em lugar nenhum, até porque não é a regra! E as companhias e os funcionários nem sempre estão bem treinados e informados! Mas você tem razão e uma boa solução: para evitar dores de cabeça, melhor mesmo levar todos os documentos! (mesmo se tem o seu lado absurdo! Mas vamos levar isso pelo lado bom, como precauções contra sequestros de crianças, e não despreparos e desorganizações!).
      Bjs e volte sempre trazer suas experiências! :)

  3. itamar rios disse:

    estamos de passagem marcada e comprada para bolívia para o próximo dia 04 de fevereiro, pretendemos levar nossos filhos de 01 ano e de 04 anos. Solicitamos as identidades dos dois, porém não chegaram até o momento. Estamo reciosos de que não cheguem até a data da viagem. A pergunta é! Podemos levar nossos filhos somente com certidões de nascimentos em originais? Quem souber favor responder, muito grato. Itamar

    • Sut-Mie disse:

      Olá Itamar,
      Como se trata de uma viagem internacional, não me parece que vcs possam embarcar somente com a Certidão de Nascimento…ms vcs já tentaram se informar na Polícia Federal? Ligar no Aeroporto? Ou onde estão fazendo a Carteira de Identidade? Ou até mesmo no Consulado da Bolívia? Eu não sei de que cidade vc está falando, ms segue o link dos consulados no Brasil: http://www.cgb.org.br/esc_no_brasil.html#top_escritorios
      Boa sorte e dê notícias qdo voltar! Tanto para nos contar sobre essa questão, se conseguiu ou não, quanto para falar da Bolívia, nosso próximo destino com a pimpolha de 3 anos!

  4. Paulo Teixeira disse:

    Oi Sut-Mie,

    Muito legal seu blog, muitas informações úteis. Minha querida pode me ajudar em uma coisa simples. Eu (pai) pretendo viajar com minha filha de 1 anos e 8 meses para Manaus com passagem de ida e volta marcada. Quatro dias de viagem. A minha esposa não vai, eu preciso de alguma autorização da minha esposa ou até mesmo do Juizado para fazer essa viagem? ou somente a certidão original da minha filha serve?

    Agradeço a ajuda.

    • Sut-Mie disse:

      Oi Paulo,
      Dentro do país, vc ou sua mulher podem viajar sozinhos com a filha de vcs, sem autorização do outro. Essa autorização (em duplo exemplar e com reconhecimento de firma de quem não viaja) só é necessária quando viajam para fora do país. Para pegar o avião, sim leve a certidão original de nascimento dela. Boa viagem!
      Bjs, obrigada pelos elogios ao blog e volte sempre!

  5. karyna disse:

    boa noite!!! estou a viver uma situaçao complicada de minha vida e tenho uma proposta de trabalho para fora…recentemente falei com o pai de minha filha para me dar o papel para ela poder ir comigo mas ele negasse a dar e tambem negasse a cumprir os deveres como pai e ate diz k ela nao é sua filha apesar de ter dado seu sobrenome..mas nunca contrbuiu para seu crescimento..como posso resolver este caso!!! posso recorrer a tribunal para retirar seu nome da certidao???
    atentamente karyna

    • Boa noite Karyna,
      Quando os pais não estão de acordo entre si quanto a autorizar a viagem, deve ser solicitada autorização perante Vara da Família e Sucessões. Trata-se de processo de Alvará Judicial de Suprimento Paterno e/ou Materno para Autorização de Viagem Internacional cumulado ou não com pedido de Expedição de Passaporte (se não for para a América Latina, a sua filha tb precisa de passaporte e novamente, a autorização do pai para fazer o documento). Esse processo deve ser feito por meio de um advogado.
      Neste caso, o Juiz procurará saber a razão de cada um dos pais, dando ou não a permissão para a criança viajar.
      É melhor fazer isso o quanto antes, para evitar contratempos indesejáveis de última hora.
      Bjs

      • Castro disse:

        Muito facil…é o que parece, mas apenas parece….estamos com um pedido de autorização judicial caminhando para o 4º ano…isso mesmo, quatro anos…e o pai da criança nem sequer vizita a criança, mesmo assim ele está conseguindo segurar a criança aqui no Brasil. ainda terá uma entrevista com psicologo,que está marcado para sei la quando…não é como dizem, só pedir pro juiz…tem que passar por audiências e mais audiências…esperar e esperar e esperar…..remarcar e mais audiências….e esperar….espera………esperar………..e mesmo assim nada garante que teremos esta autorização….e o pai da criança? só é visto nas audiências, fora isso é como ele diz,eu to muito bem. e vamos continuar a esperar…quam sabe quando completar 5 anos,sai a autorização, mas ai…ai não precisaremos mais viajar.

  6. laisa disse:

    estou em portugal quero voltar para onde nasci no brasil e tenho que levar comigo as minhas duas filhas uma tem 18anos outra tem 12 anos aqui em portugal nos moramos com o pai e nao somos divorciados nos precimos de uma autorizaçao dele para que elas possam voltar para o brasil comigo ?!

    • Oi Laisa,
      A filha de 18 anos já é maior de idade, não tem problemas. Ela só precisa do passaporte dela.
      Ambas filhas não precisam de autorização para entrar no Brasil, e a nova resolução diz que, no caso específico de crianças ou adolescentes brasileiros que residem no exterior, quando eles viajarem na companhia de um dos pais para o país onde moram (portanto quando estiverem voltando para Portugal), eles não precisam de qualquer autorização escrita. Entretanto, será cobrada a apresentação de Atestado de Residência emitido por repartição consular brasileira há menos de dois anos. Portanto antes de viajar, você tem que passar no consulado brasileiro em Portugal e pedir esse atestado.
      Bjs

      • vitor disse:

        boa noite pois preciso da sua ajuda sou portugues tou no brasil a 8 meses tenho um filho de 5 anos com uma brasileira pois la em portugal sou separado e a guardo do meu filho ta entregue a mim quero pois agora chatiamo nos e tou de volta a portugal quero levar meu filho comigo para passar o natal e devolver a ela em janeiro so que ela nao deixa que devo fazer pois ela escondeu o passaporte dele o registo de nascimento dele tudo qual meus direitos

        • sutmie disse:

          Olá Vitor,
          É um pouco complicado…
          Quando os pais não estão de acordo entre si quanto a autorizar a viagem, deve ser solicitada autorização perante Vara da Família e Sucessões. Trata-se de processo de Alvará Judicial de Suprimento Paterno e/ou Materno para Autorização de Viagem Internacional cumulado ou não com pedido de Expedição de Passaporte. Esse processo deve ser feito por meio de um advogado.
          Neste caso, o Juiz procurará saber a razão de cada um dos pais, dando ou não a permissão para a criança viajar.
          É melhor fazer isso o quanto antes, para evitar contratempos indesejáveis de última hora.
          Bjs

  7. Kleiane disse:

    Vou viajar dentro do país com o meu filho, mas o pai dele não vai. Preciso da autorização do pai?

  8. Lali disse:

    Tem uma informação inverídica. Para viajar p/ o Mercosul tem que ter identidade, com foto o mais atual possível. Não pode ser certidão e nem uma foto muito antiga, de quando a criança era um bebê, por exemplo.

    • Olá Lali,
      Sim, para viajar para o Mercosul, tem que ter IDENTIDADE. Porém desconheço as especificidades sobre a foto: fiz as identidades das minhas filhas e elas são válidas até os 18 anos delas!
      (mas o que vc diz faz sentido, pois se o passaporte deve ser trocado diversas vezes até os 5 anos da criança, por uma questão de foto justamente, porque não a identidade? Mas nunca ouvi falar nada à esse respeito). Se vc tiver algum link que fale disso, por favor deixa-o aqui nos comentários para todas as famílias verem.
      Super obrigada pela interação e informações.
      Um abraço,

  9. Thaise Ferreira disse:

    oi bom dia! me chamo Thaíse e tenho 17 anos, Vou fazer uma viajem com minha filha de 1 ano e 4 meses. Precisamos de algum tipo de altorização?? Viajem Nacional.

  10. Daiane disse:

    OI,sou divorciada e tenho duas filhas,uma de 10 anos e outra de 4 anos,legalmente tenho a guarda das duas.O pai é bem ausente,e eu gostaria de passar minhas ferias com elas em portugal preciso pedir autorização do pai,se por acaso tiver existe outra saida?

    • Olá Daiane,
      Trata-se de um caso bem particular e eu realmente desconheço a regra nessas condições. Me parece que independente de estar divorciada, é necessária a autorização do pai. Tudo fala sobre a autorização dos pais, independente da situação entre eles. Mas peço que confirme com o seu advogado…
      Inclusive, para ir para Portugal, você precisa da autorização dele para fazer o passaporte delas, caso ainda não o tenham.
      Penso que vc tb pode se informar na Polícia Federal, ligando 194, ou no Posto de Juizado no Aeroporto.
      Um grande abraço,

  11. Savit disse:

    Ola, moro em Portugal e tenho um filho menor de idade, o pai é brasleiro e esta no Brasl, pretedndo regressar ao Brasil agora, final do ano. E gostaria de saber se preciso de uma Autorizaçao de viagem do n
    pai? Obrigada

    • Olá Savit,
      Normalemente, pelas novas regras, já que vcs moram fora, é somente necessário um Atestado de Residência emitido por repartição consular brasileira há menos de dois anos, para voltar para Portugal. Esse atestado mostra que o seu filho mora fora, e que portanto, estará voltando para o seu país de residência. Informe-se no consulado brasileiro em Portugal.
      (se for mais fácil falar com o pai dele, ele pode fazer uma autorização para o seu filho sair, aqui no Brasil.)
      Bjs

  12. mariana disse:

    ola me ajude por favor.
    vi passar ferias no brasil com meu filho e o pai dele, mais o pai resolveu retornar a portugal e desapareceu. agora preciso retornar a portugal com meu filho e nao sei o que hei de fazer, ja que e impossivel eu ter uma autorizaçao do pai. lembrando que meu filho e de nacionalidade portuguesa. desde ja agradecida

  13. lais da rocha silva disse:

    vou viajar com meus padrinhos,para a Paraíba,tenho 12anos só preciso levar o meu RG e minha certidão de nascimento?

    • Oi Lais,
      Se vc já tem o seu RG, não precisa levar a certidão de nascimento. Ou um ou o outro, sendo que o RG é menor e mais prático de ser levado.
      A regra muda se vc já completou 12 anos ou não:
      - se vc já tem 12 anos completos, vc pode viajar sozinha em território NACIONAL,
      - vc ainda não completou 12 anos e vai viajar com padrinhos com que tem laços familiares (são seus avós, irmãos, tios ou sobrinhos maiores de 18 anos), vc deve ter um documento com foto que comprove o parentesco.
      - se são somente seus padrinhos sem parentesco (amigos da família, por exemplo), vc deve ter uma autorização assinada pelo seu pai ou sua mãe com firma (assinatura) reconhecida em cartório por semelhança ou autenticidade. Isso é simples e feito bem rapidamente no cartório.
      Bjs

  14. Elisândra disse:

    Olá, tenho 17 anos e estarei viajando para a Inglaterra sozinha no mês que vem, preciso saber se além da autorização é exigido que meus pais estejam presentes na hora do embarque, porque isso não será possível. Acredito não ser necessário, afinal é para isso que a autorização serve, certo?

    • Oi Elisândra,
      Sim, é para isso que a autorização com reconhecimento de firma em cartório serve. E de qualquer forma, vc deve mostrar essa autorização junto com o seu passaporte quando passar pela Polícia Federal, ou seja, depois de já ter entrado sozinha e se despedido de quem veio te acompanhar.
      Bjs e boa viagem!

  15. Jucileia disse:

    Olá pessoal, meu irmão de 14 anos foi para Portugal morar com o pai a um ano a trás, mas o mesmo não se adaptou e estar querendo retornar para o Brasil, então gostaria de saber quais os documentos necessários para que ele possa voltar para o seu pais de origem.

    Grata desde já
    Jucileia

  16. Jucileia disse:

    Ok obrigada pela atenção

  17. Fernanda disse:

    Olá, estou indo para o CHile com meu bebê de 7 meses, ele não tem RG. Com a certidão de nascimento conseguimos entrar naquele país? Obrigada!

    • Oi Fernanda,
      Não, não é possível entrar em outro país com a certidão de nascimento. Para viajar para o exterior, tem que ter passaporte ou RG (para o Mercosul). O RG normalmente fica pronto em 3 semanas, é grátis e é super simples de fazer! Ou, por se tratar de um bebê que tem que estar com a mãe (ou mama, por exemplo), vê se vc consegue um passaporte de emergência para ele: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte-de-emergencia/ Vá com todos os documentos necessários (a criança tb tem que estar presente), GRU paga (passaporte de emergência tem uma taxa mais cara), leve até bilhete de avião ou cópia para comprovar a urgência. E atenção: em São Paulo/SP o Passaporte de Emergência apenas é emitido no posto localizado no prédio da Superintendência Regional, na Lapa, e no Rio de Janeiro/RJ apenas no posto localizado no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
      Um abraço,

  18. Fernanda disse:

    Olá Sut-Mie!

    Muito obrigada pelo seu rápido retorno. Me informei na minha cidade o RG demora 30 dias p/ ficar pronto e precisa do CPF ainda não tirei, o passaporte dele está agendado para o dia 22/12, mas minha viagem é 01/01…então vou ligar na PF e tentar antecipar, pq me entregam em 7 dias.
    Forte abraço! :)

    • Interessante! Precisa do CPF para fazer o RG? Aqui (no Rio de Janeiro) não pedem o CPF, até porque nessa idade, eles não tem mesmo. A certidão de nascimento é suficiente para tirar. Eu vou te dizer, que mesmo demorando 30 dias para ficar pronto, eu faria o RG tb, já que é gratuito e pode ser que fique pronto antes! Não custa nada e assim vc já o terá para as próximas vezes!
      Bjs

  19. Fernanda disse:

    Então acredita que me informaram isso, disseram que devo solitar o CPF no correio! Estou em GO, e o pior …cobram p/ tirar o RG. Mas vou tirar mesmo, melhor ter em mãos p/ qq eventualidade!
    Muito obrigada!
    Bjs

  20. Fernanda disse:

    Realmente a lei devia ser a mesma p/ todo o Brasil, mais infelizmente no nosso país tem dessas coisas! Não é à toa que trabalho com alguns japoneses e eles semprem estão com a seguinte frase na boca: “This is Brasil”…nos envergonha em certos pontos.

  21. maria disse:

    sou de Rondonia e pretendo viajar com meu filho de 3 anos para Amazonas, eu preciso da auoriazão do pai da criança para viajar? pois ele me ameaçou de não autorizar levar meu filho

  22. line eneas disse:

    minha filha só tem 5 meses
    ela precisa de rg ?
    mesmo tendo o passaporte?

    • Olá Aline,
      Se a sua filha já tem passaporte, ela pode viajar para dentro ou fora do país com ele, não necessita de RG. Ms lembra de levar também a Certidão de Nascimento dela quando viajar, pois como o novo modelo de passaporte não mostra a filiação, às vezes a Polícia Federal pede comprovação…
      Bjs

      • Viviane disse:

        Bom Dia!!

        Estou indo para Orlando em Maio/2014 com minha filha de 9 anos, e vi que vamos precisar de uma autorização para deixar o país, vc saberia me orientar? como e onde fazer? é necessário tradução da autorização?

        • Sut-Mie Guibert disse:

          Olá Viviane,
          Se vc está indo sozinha com ela sem o pai, ela vai precisar do passaporte (que só é feito com autorização do pai também), visto e autorização de saída internacional, conforme modelo. Ela deve ser feita em 2 vias, assinadas pelo pai com firma reconhecida em cartório 9pode ser por semelhança, ele não precisa estar presente).
          Um abraço

  23. vera sá disse:

    Por favor, gostaria de saber se na autorização de viagem o reconhecimento da firma do pai pode ser por semelhança ou precisa ser por autenticidade??
    Meu ex marido mora no exterior e estamos indo viajar justamente para encontrá-lo. Ele possui firma aberta aqui no Rio, mas tenho essa dúvida, se ele precisaria estar presente na hora do reconhecimento de firma, já que existe dois tipos, por semelhança e por autenticidade.
    Desde já agradeço,
    Vera

    • vera sá disse:

      Acabei de ter uma resposta do cartório. A lei mudou a pouco tempo, portanto não é necessária a presença do pai na hora de autenticar a autorização, é necessário apenas reconhecer a firma do próprio onde o mesmo teiver uma aberta.
      Bjs

  24. Eric Ricielle disse:

    Olá Amigos,
    Meu caso é o seguinte. Sou casado mais não estou morando mais com minha esposa. Logo entrarei com o processo do divórcio. A avó materna do meu filho que tem apenas 9 meses quer viajar com ele sem meu consentimento e minha esposa está de acordo com minha “ex-sogra”. Gostaria de saber se a minha “ex-sogra” pode viajar com meu filho para outro estado em território nacional sem minha autorização. A viagem está prevista para demorar 8 dias. E então? Minha sogra pode levar meu filho para viajar apenas com a autorização da minha “ex-esposa”? Caso isso seja possível, há algo que eu possa fazer para impedir que minha “ex-sogra” viaje com ele?

    Agradeço desde já a ajuda.

    • Olá Eric,
      Na verdade, a sua sogra não precisa de autorização judicial para viajar dentro do território nacional com o seu filho. Uma criança com menos de 12 anos pode viajar acompanhada da avó, portanto documentação original com foto para comprovação do parentesco, Certidão de Nascimento da criança.
      Me desculpe não poder te ajudar com mais informações, mas sugiro que entre em contato com algum advogado ou Vara da Infância e da Juventude para saber se é possível tomar alguma medida contra isso.
      Boa sorte,
      Um abraço,

  25. andreia pereira disse:

    0la boa tarde eu chamome andreia moro na suica estou a ir de ferias para portugal eu sou portugesa e gostava de saber se para levar o meu filho tenho qe ter uma autorizacao do pai eu nunca fui casada com ele o miudo sempre esteve comigo agradecia uma resposta

  26. nilceia disse:

    estou de viajem marcada com meu filho de 5anos pra frança,mas não tenho autorização do pai pois o mesmo ja esta la .como posso fazer pra que o meu marido consiga autorizar de lá.

  27. Janaina disse:

    Olá! Bom dia! gostaria de saber se preciso de autorização do pai das minhas filhas para viajar de ferias por vinte dias do Rio de Janeiro para a Paraíba, sendo que eu tenho a guarda delas e ele ja sabe da viagem e permitiu a viajem?

  28. FABRIZIA disse:

    OLA BOA NOITE EU GOSTARIA DE SABER SE MEU FILHO DE 8 ANOS PRECISA DE UMA AUTORIZAÇÃO PARA VIAJAR COM MINHA TIA DO RIO PARA CAMPOS DOS GOYTACAZES

    • Olá Fabrizia,
      Se a tia fosse dele, nem precisaria, mas como é SUA tia, ela vai precisar de sua autorização por escrito sim, especificando ida e volta do menor, endereço onde ficará, com sua firma reconhecida em cartório. E claro, vão precisar dos documentos dele tb: certidão de nascimento original ou RG.
      Bjs

  29. celia disse:

    Ola quero viajar pra portugal com meu filho de 11 anos
    nao sei o paradeiro do pai pois nao tenho noticias do mesmo
    e possivel tirar o passaport do meu filhos nessas circunstancias
    aguardadndo a resposta com certa urgencia
    bgd

  30. RICARDO disse:

    Boa Noite.

    Tenho dupla-nacionalidade brasileira e portuguesa, resido no Brasil, e viajarei a Portugal em março deste ano.

    Desejo visitar a Alemanha e a Franca com meu filho, menor e brasileiro sem a companhia da mãe. Devo apresentar algum documento ou autorização para saída de Portugal para a Alemanha e França? Ou a autorizacao brasileira e válida lá também?

    Se sim, aonde posso encontrar um modelo a ser usado na União Europeia?

    • Olá Ricardo,
      Penso que a autorização brasileira não é válida lá, já que é um documento daqui, mas não custa fazer um exemplar a mais…e leve tb, além do passaporte, o RG ou Certidão de Nascimento dele, que comprovam a filiação.
      Procurei e não encontrei nada sobre modelo europeu e como o seu filho é brasileiro e não tem nenhuma dessas nacionalidades, ele vai estar como turista mesmo, com passaporte. Acho que ele tem livre acesso a todos esses países como turista sem necessidade de vistos e autorizações de saída. Mas sugiro que entre em contato com o Consulado de Portugal para fazer a pergunta sobre autorização de saída. Me desculpe não poder ajudar melhor.
      Um abraço,

  31. Leonardo Lucas de Jesus disse:

    oi meu nome é leonardo tenho 16 anos de idade ,sou de Curitiba PR , quero viajar para Teófilo Otoni em MG ; quais são todos os andamentos que precizo desde preço compra de passaporte até a partida??? (porfavor me ajudem estou fazendo esta viagem por AMOR)!!! obrigado a colaboraçao= )

    • Olá Leonardo,
      Para viajar dentro do país, vc não precisa de Passaporte, somente do seu RG ou Certidão de Nascimento. Em contrapartida, como não tem 18 anos, precisa de uma autorização de ambos os pais, com firma reconhecida em cartório.
      Um abraço e vá com calma, o Amor tb sabe esperar! ;)

  32. Alessandra Leal disse:

    Olá,
    Eu tenho 30 anos e vou viajar com a filha da minha amiga para o exterior ( Aruba) e ela tem 11 anos . Ela NAO tem grau de parentesco comigo , e eu gostaria de saber o que preciso levar , quais autorizações, quais documentos, etc …..
    Os pais dela NAO irão .

    Obrigada , Alessandra

  33. Alessandra Leal disse:

    Muito obrigada pela resposta .
    Mesmo ela tendo 11 anos, eu NAO preciso levar uma autorização do juiz, alem da autorização de viagem assinada e reconhecida firma dos pais ?
    Eu preciso levar certidão de nascimento dela, pois li que no passaporte NAO tem filiação e NAO tem como comprovar, etc ?
    Obrigada

  34. Kelen Leal disse:

    Boa tarde. Amei este blog….
    Minha dúvida é a seguinte:.

    Eu sou divorciada e tenho uma declaração de viagem e uma procuração que me dá direito a resolver qualquer assunto referente ao meu filho menor, emitida pelo pai e reconhecida em notário portugues.
    Vou voltar a viver no Brasil no final deste mês e queria saber se posso entrar no Brasil com o passaporte português do meu filho, pois tenho o brasileiro vencido e não consegui vaga para renovar no consulado em Lisboa e para pedir a autorização de viagem ARB – eles pedem uma autorização do pai e este esta no Brasil. Estou com dúvida se eles vão me dar esta autorização para eu retornar com ele e então queria saber se ele pode sair com o passaporte brasileiro e depois lá renovo o brasileiro com ajuda do meu ex marido. Obs: nossas passagens é somente de ida. OBRIGADA

    • Ui que estas perguntas estão cada vez mais difíceis!
      Eu me esforcei bastante, mas não entendi tudo do seu caso…me desculpa. Acho melhor você fazer a pergunta no Consulado do Brasil em Lisboa, mesmo se o passaporte brasileiro está vencido, ou até perguntar nos orgãos portugueses, porque acho que a sua pergunta principal é se vc vai conseguir sair de Portugal com a tal autorização que Portugal exige (mas isso, só os portugueses podem te responder porque é uma regra deles. – a regra de autorização daqui só é válida para menores brasileiros SAINDO do Brasil).
      Sobre ele entrar no país com passaporte português, ele será considerado como turista e tem 90 dias para ficar no país. Não sei como fica o caso quando se tem dupla nacionalidade (a questão da permanência no país, entrando com o outro passaporte que não é o brasileiro), por isso peço que pergunte ao Consulado Brasileiro.
      Sobre a renovação do passaporte brasileiro do seu filho uma vez aqui, não tem problemas. Veja os documentos necessários: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-menores-de-18-anos
      Bjs

  35. vera sá disse:

    Não vejo razão para vc não poder entrar com o passaporte português, afinal se ele só tivesse passaporte poryuguês não poderia viajar pelo mundo? Se vc não terá problemas em deixar Portugal, duvido que tenha para entrar no Brasil.
    QQ dúvida porocure o site da policia federal aqui do Brasil
    Abs

  36. PAULO LIMA disse:

    Boa noite.
    Gostaria de saber se minha neta precisa da autorização de meu filho para ela viajar do RJ para Ceará com a mãe.
    E outra pergunta:
    MInha sobrinha estará viajando comigo e minha esposa para Disney no carnaval. Ela precisa de autorização judicial ( tem 13 anos) ou somente autorização dos pais? E autorização dos pais eles tem de estar presentes nao momento do reconhecimento?

  37. tania disse:

    Oi sou Tania ! Gostaria de saber se posso levar o meu filho para morar no brazil com o passaporte Ingles ?

  38. Vera disse:

    Olá!
    Eu e meu casal de filhos moramos nos EUA e todos temos dupla cidadania. Quero ir ao Brasil, mas preciso saber se é mesmo simples para nós. É verdade que usamos os passaportes brasileiros para entrar no Brasil e os passaportes americanos para voltarmos aos EUA?
    Meu filho mais novo tem 15 anos. Para ele, ao sair do Brasi, é só apresentar o passaporte americano, ou também preciso apresentar autorização do pai? Nunca fui casada com ele e não tenho a mínima idéia de onde o pai está atualmente.
    Desde já, muito obrigada

    • Olá Vera,
      Mesmo tendo dupla cidadania, faz diferença se o seu filho nasceu aqui ou não. Se ele nasceu aqui, mesmo com dupla nacionalidade, ele é considerado brasileiro, portanto entra nas regras do Brasil e nesse caso, pelas novas regras, já que ele retorna com a mãe para o país onde mora, ele não precisa da autorização do pai, mas peça um atestado de residência no exterior ao consulado brasileiro de onde vc mora para apresentar aqui.
      Se ele não nasceu aqui, vocês podem fazer o que você falou, entrar no país com o passaporte brasileiro e sair com o americano. De qualquer forma, só por segurança, não custa pedir esse atestado de residência ao consulado.
      Bjs

  39. Sílvia Mª Kaiber disse:

    Olá, Tânia!
    Meu marido e eu temos uma viagem em ônibus de excursão, dia 26/01/2012 para Paraguai e Argentina e levaremos nossa filhinha de (5) cinco aninhos, essa viagem é possível apenas com sua certidão de nascimento? E meu RG que tem mais de 15 ano? Tenho a CNH, é válida?
    Boa noite e obrigada.

  40. camila disse:

    oi eu tnho11 anos eu queria ir para paris com que eu fasso

  41. wilma silva disse:

    bom dia tenho uma filha q naceu em portugal , sou brasileira , mas o pai dela e portugues xegando aqui no brasil teirei rg dela , porem queremos ir embora para portugal ela e de meno , mas o pai del ata qui comigo e passaporte de portugues venceu , gostaria de saber qual passaporte devo tirar …o portugues ou brasileiro..

  42. Celia disse:

    Me desculpe Sue mas para ingresso e saída na Argentina “em algumas migrações” (Patagônia, Saída Buck Bus para Montevidéo), norte da Argentina divisa com Bolívia .É NECESSÁRIO CI ou passaporte(independente se tem dupla nacionalidade) e certificado de nascimento. A regra abre exceções em algumas fronteiras. Por via das dúvidas é importante levar tudo e certificado de vacina da febre amarela para crianças com mais de 1 e meio para norte Argentino.Espero ter ajudado

  43. claudia disse:

    Olá boa tarde. Sou casada mais não tirei novos documentos com nome de casada. Vamos viajar para Orlando e NY, eu,meu filho e meu marido, meu passaporte e visto estão com nome de solteira.Será que terei algum problema para embarque, pois na certidão de nascimento de meu filho consta meu nome de casada. Será que apresentando minha certidão de casamento,comprovando então ser a mãe da criança consigo viajar sem problemas?Obrigada

  44. edilene domingues disse:

    Ola!! Gostaria de uma ajuda. Estou morando na Franca por dois anos devido ao trabalho do meu marido, gostaria de viajar com meus filhos para o Brasil no periodo de ferias. Como devo proceder? Ja que o meu marido nao ira conosco.
    Desde ja obrigada/

    • Olá Edilene,
      Já que vocês são brasileiros residentes no exterior podem pedir no Consulado um Atestado de Residência emitido por repartição consular brasileira há menos de dois anos.
      Outra solução: o seu marido tem firma aqui em algum cartório? Se for o caso, ele pode fazer a autorização para cada filho (2 exemplares cada) e você reconhece a firma dele aqui, já que agora pode ser por semelhança, a pessoa não precisa mais estar presente.
      Um abraço

  45. mary disse:

    oi eu sou mary e nao sou casada com meu marido no papel e eu vou viajar com meus filhos sera que eu posso viajar mesmo cem ser casada

  46. Denise disse:

    Olá!
    Vamos viajar em outubro para NY. Eu e meu marido já temos o visto.
    Hoje ficou pronto o passaporte do meu bebê de 4 meses. A entrevista para o visto do bebê está agendada para abril.
    Como poderemos viajar, se o passaporte do bebê só é valido por 1 ano e eles pedem um passaporte com validade de mais de 6 meses da data da viagem (de outubro/2012 até janeiro/2013 só tem mais 3 meses)???
    O que faço??? Será que devo pedir pra renovar o passaporte do bebê por volta de agosto???

  47. Lisi disse:

    Olá, gostaria de dicas, pois tenho uma bebe de 1 ano e meio e vamos viajar eu e o meu marido com ela pra Tignes na França em março, acontece que nunca viajei pro exterior e ainda mais com criança. Lá é invernao agora, estou providenciando passaporte, roupas mas se voce tiver algumas dicas pra mim, ficarei muito agradecida. Estou um pouco perdida. Muito obrigado por enquanto.
    Bju

    • Olá Lisi,
      Tignes é uma estação de ski e em março, certamente ainda terão neve. A bebê de vcs ainda é pequena, ela não vai poder participar das atividades e parques destinados para crianças pequenas à partir de 3 anos:http://www.skione-marmottons.com/index.html
      Uma maneira de se divertir com ela é alugar uma “luge” (trenó) e escorregar na neve junto com ela.
      Existem alguns serviços de baby sitting e talvez tenham ou possam indicar parquinhos interessantes onde a pequena possa brincar? http://www.tignesnet.com/childcare/creches-kindergartens.html
      Vocês vão precisar de todo o aparato para neve: luvas impermeáveis, gorro, cachecol, camisetas térmicas, meia-calça de lã, macacão impermeável, botas impermeáveis…o que vc não tiver, pode comprar em algum hypermercado de cidade maior (Lyon, Grenoble, Annecy…) antes de subir para a estação de ski. Lá em cima deve poder alugar tb, ms como ela é pequena, pode ser que não haja para o tamanho dela.
      Sobre alimentação, tem supermercados em Tignes, e na França existe uma variedade grande de potinhos, inclusive orgânicos.
      Um grande abraço,

  48. Marco Antonio Marques disse:

    Olá, vou para Recife no carnaval (TAM) e gostaria de levar meu afilhado de 15 anos, os pais (um é meu primo) já concordaram, quais documentos preciso apresentar na hora do embarque ???? a mãe mora em Portugal e o pai bem proximo a mim aqui no RJ… Obrigado.

  49. Francine disse:

    Amei esse blog, muito explicativo e com informaçoes importantes, ja encontrei a resposta para minhas dúvidas uma pena que as pessoas nao leem antes de perguntar e se torna repetitivo as mesmas perguntas mas a autora responde a todas pacientemente como se fosse a primeira vez! Obrigada pela paciencia e pela consideraçao de nao deixar nenhuma pergunta sem resposta! Beijosss!!!

  50. Andrea Castro disse:

    Oi Sut Mie sei que muitos ja te perguntaram pretendo viajar com o meu filho para Cuiaba ele tem 2 anos você disse que não ha necessidade de autorização do pai dele mas e se eu quiser morar lá como ficaria isso em relação ao pai dele.

  51. Andrea Castro disse:

    Obrigado … irei me informar qualquer coisa eu publico aqui para quem precisar também .

  52. Amanda Plata disse:

    Oi Sut-Mie, sou brasileria e moro nos USA, minha filha mais velha ( 9 anos) tambem e brasileira naturalizada americana. Estou indo ao Brasil de ferias agora em marco. Enviei a documentacao para ter o atestado de residencia ja que ela mora no exterioi , porem o Consulado Brasileiro ainda nao me enviou o documento de volta. Ate agora eles nao me deram nenhuma resposta nem por email ou phone. Gostaria de saber como posso providenciar essa autorizacao pra sair do pais com a minha filha enquanto eu estiver no Brasil? Eu e o pai dela nao temos muito contato, ele mora nos USa tambem, porem e muito dificil conseguir qualquer coisa com ele. Posso pegar essa autorizacao pra ela sair no brasil sem precisar da presenca dele. Ele tem firma reconhecida no Brasil.

    • Olá Amanda,

      Vc pode fazer a autorização (ver modelo aqui, no final do documento), pedir para ele assinar e uma vez no Brasil, reconhecer a firma dele, já que agora é por semelhança; a pessoa não precisa mais estar presente. Ms vc precisa da autorização e assinatura dele…
      Dica: faça vários exemplares, 2 já são obrigatórios (e válidos por 2 anos – coloque a data de validade de 2 anos).
      Senão, o mais fácil realmente é esperar o atestado de residência no exterior. Nesse caso, vc não precisa da autorização dele…
      Bjs

  53. daiane disse:

    Me ajudem por favor,meu filho vai nascer mas o pai e estrageiro,por isso vou registra lo somente no meu nome,sendo assim ele pode viajar para os exterior comigo sem a autorzacao do pai?obrigado

  54. michele disse:

    Oi preciso de uma ajuda, tenho uma viagem comprada com meu afilhado para Belem, e a mae dele perdeu a certidao de nascimento dele, a viagem é daqui a 1 semana, tem jeito de emitir uma certidao de 2 via mais rapido? e o que mais precisa para viajar com ele, ele tem 13 anos.

  55. Cristiane Feres disse:

    Fiz o passaporte da minha filha (que esta com 7 meses agora) para viajar em agosto para a Europa… Mas ele vence em 18 de agosto. Há algum risco de não me deixarem embracar pelo parazo de validade minimo de 6 meses?

    • Olá Cristiane,
      Isso depende de alguns países: Estados Unidos por exemplo pedem passaportes com 6 meses de validade. Na Europa, penso que isso não ocorre e portanto vc poderia viajar sem problemas (se a ida e volta ocorrem antes do passaporte vencer, é claro), mas por favor, prefiro que se informe com a Polícia Federal tel 194 ou até com a Companhia Aérea, pois ela tb é co-responsável se te deixar viajar.
      Um abraço,

  56. Rodrigo Pereira disse:

    Olá, estou com viagem marcada para Foz do Iguacú e pretendo ir para o Paraguai e Argentina, vi que na Argentina preciso de autorização para menor, no meu caso,irei com minha esposa e enteado, o que faço para ter essa essa autorização para o menor de 8 anos, já que o pai dele sumiu e nem paga pensão? É mesmo necessária essa autorização apenas para visitar as Cataratas do lado Argentino? Obs. Minha esposa tem a guarda do filho! Obrigado!

    • Olá Rodrigo,
      Já que o pai da criança sumiu (paradeiro ignorado), vcs devem pedir uma autorização na Vara da Infância e da Juventude mais próxima da residência da família, mesmo para visitar as Cataratas do lado Argentino, pois estarão saindo do país com a criança. Levem xerox das identidades da mãe e da criança.
      Um abraço,

  57. Lucas Tiengo disse:

    Tenho 16 anos e vou no noivado da minha amiga! Não vou com nenhum parente ! Moro em SP e vou pra GO ( Viagem Dentro do País ) Só é necessário levar RG e CPF original ou algo a mais ?

  58. aparecida alves disse:

    olá tenho duvidas estou indo com a minha filha para portugal já tenho passaporte dela e a declaraçao da policia federal e uma declaraçao que tenho que levar que estou indo para morar, mais a minha maior duvida é quando agente chega no aeroporto que aquelas moças impoe que vc faça um seguro de viaje e a moça da agencia falou quer nao precisa pagar está tudo incluido .

    • Olá Aparecida,
      Vc está me fazendo uma pergunta sobre seguro de viagem…: se vc já pegou a passagem com seguro como disse a moça da agência, não ligue para essa outras moças que ficam no aeroporto. E, de qualquer forma, como vc está indo para morar, penso que vai precisar de outros tipos de seguro como seguro saúde, etc…mas aí, eu não sei como é para quem vai morar lá. Penso que no Consulado Brasileiro podem te dar as informações.
      Bjs

  59. Mônica disse:

    Olá Sut-Mie,
    Você saberia me dizer se no momento do retorno ao Brasil (no meu caso, vindo da Alemanha) será solicitada uma nova autorização para viagem com o menor?
    Estarei na Alemanha em Abril e meu marido irá me encontrar lá com nossa filha de 1 ano, eu pretendo retornar com ela mas meu marido naõ virá no mesmo vôo.
    Obrigada!
    Mônica

  60. sarana vieira disse:

    bom dia, eu moro em Recife e vou buscar minha sobrinha em goiania. gostaria de saber onde eu tiro a autorização para viaja com ela?

    • Olá Sarana,
      Se a sua sobrinha tem mais de 12 anos, ela é considerada adolescente e não precisa de autorização. Se tiver menos de 12 anos, como vc é a tia dela, vc pode viajar com ela sem precisar de autorização, somente com um documento de identidade com foto, que comprove o parentesco.
      Se ainda assim, vc não estiver segura, peça a autorização do pai ou da mãe com assinatura reconhecida em cartório (mas saiba que ela não é obrigatória por vc ser tia da criança).
      Bjs

  61. Aline disse:

    Olá Sut-Mie,

    Qual documento é nescessário para tirar visto para U.S.A para menor? No caso, os avós querem viajar com o neto de 10 anos que já possui passaporte, todos ainda não tem visto, Qual autorização que os pais tem que conceder? Os pais não tem visto nem passaporte.
    Obrigada,
    Aline.

  62. angela disse:

    Sou uma modelo brasileira, moro na italia, passando ferias no brasil fiquei com um rapaz, voltando para a italia descobri que estou gravida, comunicando pai da criança, ele disse que paraque ele me ajude com a metade das despesas medicadas, devo tornar ao brasil até a criança nascer, mas o meu receio é de voltar para o brasil e depois na hora de retornar o pai nao assinar a autorizaçao para a criança voltar comigo, se isto acontecer tenho outro meio de conseguir a autorizaçao pra sair do pais com meu filho?

    obrigada

    • Olá Angela,
      Existem duas situações:
      - caso ele não reconheça a criança, esta não terá o nome de pai na Certidão de Nascimento e nesse caso, só vc será responsável pela criança, portanto poderá viajar sozinha com ela.
      - ou então, ele reconhece a criança, vira legamente o pai e caso se recuse a assinar uma autorização de viagem para ela, vc pode recorrer à Vara da Infância e da Juventude, onde um Juiz vai escutar os dois lados e determinar se a criança pode viajar ou não.
      Um abraço,

  63. Carla disse:

    Oi, preciso de sua ajuda. Vamos viajar com nosso filho de 2 anos e 6 meses para Maceió e vou levar a certidão de nascimento original(não fiz ainda a RG). Precisa autenticar?
    Desde já agradeço.
    Carla B.Fogaça

  64. Mary disse:

    Oi Sut…tudo bem?
    Gostaria muito da sua ajuda!
    Tenho um filho com um suico.Meu filho nasceu aqui no brasil e registramos o bebe juntos!
    Agora em junho vou viajar com o bebe…
    Gostaria de saber quais os documentos necessarios pra ele,e sobre essa autorizacao do pai,sera necessario também? e eu que faco ou ele que tem que fazer e me mandar?

    Obrigada!

  65. Kelly Flores disse:

    Oi, preciso da sua ajuda. Eu atualmente moro na Italia , sou divorciada ai no Brasil. Tenho um filho de 11 anos desse casamento que esta comigo aqui na Italia ja fazem 5 anos. Mas ele nao tem nenhum documento. Qual autorizaçao o pai dele ai no Brasil precisa fazer para eu conseguir fazer os documentos do meu filho aki?Pq quando vim fiz a autorizaçao de viagem. Mas esta nao serve para fazer os documentos aki. Aqui eles chamam dichiarazione di assenso….qual documento meu ex marido deve fazer???

  66. Marli disse:

    Preciso de ajuda, vou a uma viagem de trabalho e de ultima hora preciso levar minha filha de um ano e 9 meses, ocorre que a passagem já foi comprada pela universidade que trabalho. O que posso fazer para viajar com minha filha nesse caso? Como devo proceder?
    Aguardo e agradeço a ajuda

    • OLá Marli,
      Se a viagem é nacional, não tem problemas, é só levar a certidão de nascimento original dela.
      Se for para fora do país, vc precisa fazer o passaporte dela (informe-se na Polícia Federal: é possível fazer passaporte de urgência, se for o caso), ou se for para a América do Sul, vcs podem viajar com o RG dela. E também, neste caso, vc precisa da autorização do pai, com firma reconhecida em cartório.
      Bjs

  67. Krisna Veruska Rodrigues Teixeira disse:

    Vou viajar com minha Subrinha Neta, para Minas Gerais, ela já tem 12 anos. Qual docmentação necessária?

  68. Regina Galvão disse:

    Olá,
    Vou viajar em abril com meu marido e filho para Holanda de férias. Depois de uma semana nesse país, iremos para Milão, onde vou trabalhar como jornalista. Eles ficarão três dias comigo e depois voltam para Amsterdam. Nessa viagem interna, será preciso ter autorização para meu marido viajar com nosso filho sem eu estar presente? Voltaremos juntos para o Brasil via Holanda.
    Obrigada,
    Regina

  69. Edimam mendes dos santos disse:

    sou um avô careta,e vou viajar com meu neto de 10 mesês.Preciso saber que tipo de autorização preciso para eu poder viajar com ele

    • Olá Edimam,
      Se for para dentro do país, o seu neto pode viajar com você sem precisar de autorização (as crianças podem viajar com parentes até terceiro grau). Vcs só precisam de documentos de identidade com foto que comprovem o parentesco. Se for para fora do país, a criança vai precisar de um passaporte (ou RG se for para América Latina) e autorização de ambos os pais com firmas reconhecidas (pode ser por semelhança).
      Um abraço

  70. Michelli disse:

    Boa Tarde!
    Sou brasileira residente nos Estados Unidos, irei viajar ao Brasil em junho com meu marido (americano) e filho, nascido aqui nos EUA. E na volta estarei voltando sozinha com meu filho. Sera preciso a autorizacao mesmo eu nao morando no Brasil?

    • Olá,
      Se o seu filho nasceu nos EUA e tem a nacionalidade americana, ele não se enquadra nestas regras brasileiras e portanto vc não precisa da autorização do pai. Mesmo se ele tem a dupla nacionalidade, apresente o passaporte americano. (Se ele tivesse nascido no Brasil, mesmo com a dupla nacionalidade vc ia precisar da autorização, pois a criança é considerada brasileira em solo brasileiro, portanto sujeita às regras brasileiras).
      Bjs.

  71. jaciane disse:

    Boa tarde! Sut-Mie
    Meu companheiro esta no Chile,país de origem dele.
    Sou brasileira e teve uma filha com um chileno, mais nao sou casada com ele, minha identidade é de solteira e agora estou pra ir para o chile onde ele esta, porem a minha filha tem 1 ano e 7 meses e nasceu no Brasil e tem o sobre nome dele, o que devo fazer pra entrar no país dele com ela, tenho que pagar algunha taxa de documentaçao ou ele? e qual sereia essas documentaçoes e qual o valor.
    obrigada pela atençao. Urgente!

    • Olá Jaciane,
      Para entrar no Chile a sua filha precisa de um passaporte (se ela não o tiver, precisa da autorização do pai para fazê-lo) ou carteira de identidade (dependo de onde vc está, é rápido e precisa só da sua identidade).
      Não vejo probemas para entrar no Chile e sim para sair do Brasil sozinha com ela. Vc vai precisar da autorização do pai, com firma reconhecida. Se ele já tiver firma aberta em algum cartório no Brasil, peça para ele te enviar isso por correio e vc reconhece a firma dele aqui (façam pelo menos 2 exemplares).
      Bjs

  72. valdizia disse:

    gostaria de saber sou brasileira estou gravida de um argentino vou ter meu filho na argentina posso vim para o brasil com meu filho sozinha sem o pai ou autorizaçao dele

    • Olá Valdizia,
      Eu não sei como são as regras para sair da Argentina com crianças. No Brasil, as regras sobre autorização dos pais são para SAIR do país. Não há problemas para entrar no Brasil com o seu filho, você não precisa de nenhuma autorização. Já que ele terá dupla nacionalidade, não esqueça de fazer os documentos brasileiros dele no Consulado.
      Um abraço,

      • Ligia disse:

        Tenho uma filha d 3 anos e meio, moro em MG e ela nasceu aki, me separei do pai dla e a guarda eh minha, agora quero ir pra São Paulo pq minha familia e toda d lá mas ele diz q se eu sair da cidade me denuncia por sequestro, posso viajar mesmo assim e sem a autorização dle? Eu vou voltar dpois… A policia pod me prender por eu sair do estado com ela?

  73. elivanya pinheiro de oliveira disse:

    olá, eu sou do Acre e ultimamente tou morando em MG, vim conhecer meu marido, faz apenas 4 meses que estou morando aqui, tenho uma filha de 6 anos, eu quero buscar ela, mas ouvie rumores que o pai não vai deixar e até faz ameaça indiretamente, isso pode atrapalhar meus planos de alguma forma?
    bjsss e agradeço!!

    • Olá Elivanya,
      O seu caso é litigioso, bem parecido com um caso ao qual acabei de responder, por isso coloco aqui o mesmo conselho: infelizmente a sua pergunta ultrapassa a simples informação sobre documentos de viagem necessários para crianças. Como há litígios e separação envolvidos, aconselho que se informe direitinho com um advogado.
      Me desculpe não poder ajudar melhor, espero que entenda.
      Bjs e boa sorte.

  74. Eva disse:

    Olá, boa noite!
    Estou em processo de separação e estou indo embora do brasil, tenho uma filha com meu ex, o mesmo não quer deixar eu levar minha filha, diz que não assina nada, no caso se eu for sem ela posso lutar por ela na justiça e conseguir levá-la para ficar comigo?

    Neste caso ele poderia alegar depois abandono sendo que a menina estará ficando com o pai?

    Obrigada

    • Olá Eva,
      Infelizmente a sua pergunta ultrapassa a simples informação sobre documentos de viagem necessários para crianças. Como há litígios e separação envolvidos, aconselho que se informe direitinho com um advogado e, normalmente, nesses casos é o Juiz que decide se a criança pode ou não sair do país.
      Me desculpe não poder ajudar melhor, espero que entenda.
      Bjs e boa sorte.

  75. Ana disse:

    Ola,
    Sou brasileira e moro em Portugal. tenho visto de estudo valido ate novembro/2012.
    Tenho uma filha de 7 anos que ficou no Brasil com minha mãe, enquanto concluo minha pós-graduação.
    Minha duvida eh: Quero que minha filha venha a Portugal passar 1 semana comigo. A única pessoa que esta disponível para traze-la eh uma amiga minha. O que será necessário para que minha filha possa viajar com essa minha amiga (não temos nenhum grau de parentesco, mas eh de minha extrema confiança). Tenho que assinar algum documento e enviar para la?! O pai dela mora no Brasil ainda, na mesma cidade que ela.
    Obrigada por esclarecer as duvidas.

    • Olá Ana,
      Para sair do Brasil e ir para Portugal, a sua filha vai precisar de um passaporte (e desde essa etapa, ela vai precisar das autorizações de ambos, pai e mãe, para fazer esse documento – veja o detalhe dos documentos no site http://www.dpf.gov.br). Durante a viagem, é bom levar tb a certidão de nascimento ou RG da criança, já que o passaporte não contém mais a filiação.
      Além disso, ela vai precisar de uma autorização de saída do Brasil assinada tb por ambos com firmas reconhecidas em cartório. A autorização do pai pode ser pega com ele, já que ele está no Brasil. A sua, vc vai ter que enviá-la e a sua família aqui ou sua amiga vão no cartório onde vc tem firma aberta para reconhecer a sua firma (que agora pode ser feita por semelhança, a pessoa não precisa mais estar presente). Veja o modelo dessa autorização aqui: autorização para o exterior desacompanhado ou acompanhado de terceiros. Fazer esta autorização em 2 vias.
      Bjs

  76. elizangela disse:

    ola eu quero ir pra alemanha com meu filho de 7 anos mas nao sei como preecher a autorizaçao no final pede pra colocar local e data e eu nao sei que local é esse vcs podem ajudar

  77. Carla disse:

    Oi, estou indo viajar com a minha filha, primeiro para Los Angeles e depois para Orlando, voce sabe me informar se vou precisar apresentar uma nova autorização de Los Angeles para Orlando? Ou somente a de saido do Brasil?
    Parabens pelo blog, aprendimuito com voce hoje, obrigada.
    Carla

    • Olá Carla,
      Essa autorização brasileira quando se viaja só com a criança (sem o outro pai/mãe) é só para sair do Brasil. De qualquer forma, vc tem que fazer essa autorização em 2 vias: uma fica com a Polícia Federal na saída do país e a outra fica com vc ao longo da viagem toda.
      Bjs e obrigada pelos elogios ao blog! ;)

  78. Leandro disse:

    Olá, preciso de uma ajuda. Meu filho nasceu na Dinamarca e a Mae, além de brasileira, também é Dinamarquesa. Meu filho tem passaporte Dinamarques e brasileiro. Me separei de minha esposa e ela pretende ir morar na dinamarca e disse a um amigo em comum de ambos, que assim que chegar na dinamarca, vai abrir mao da cidadania brasileira. Disse a ela que nao iria permitir a saida de meu filho.
    Eles conseguem embarcar com os passaportes dinamarqueses sem minha autorização?

    • Olá Leandro,
      Como o seu filho não nasceu no Brasil, nasceu na Dinamarca e tem passaporte dinamarquês, eles conseguem embarcar sem a sua autorização, como se ele fosse estrangeiro. Por isso aconselho que você veja rapidamente um advogado ou Vara de Infância ou até mesmo Polícia Federal, para saber o que vc pode fazer para impedir isso.
      Um abraço

  79. Orlando Vilas-Bôas Mercês disse:

    Boa noite sou motorista de ônibus e no dia 22-04-12 me deparei com uma situação que a cliente tinha comprado a passagem dela e da filha de 10 anos na hora do embarque eu pedir a mãe o RG dela e a certidão ou o RG da filha e ela me apresentou o RG dela original e a Xerox do RG da filha sem estar autenticada.
    Disse a ela que ela não poderia viajar com a criança com a Xerox do RG sem estar autenticado.
    Qual seria a pena se eu a levasse e o juizado de menor entra-se no ônibus para fazer uma fiscalização e se se depara com essa situação.

    • Olá Orlando,
      Vc fez o procedimento certo.
      Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)- Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990, art. 251. Transportar criança ou adolescente, por qualquer meio, com inobservância do disposto nos arts. 83, 84 e 85 desta Lei, pode acarretar uma pena – multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.
      Um abraço,

  80. Cintia disse:

    Ola, vivo na Irlanda e estou indo passar 2 meses de ferias no Brasil com meus 2 filhos, acontece que a amiga de minha filha quer ir conosco, ela e filipina e tem 14 anos, quais os documentos necessarios para ela entrar no Brasil? Ela vive com a mae na Irlanda e o pai vive nas Filipinas, Obrigada

    • Olá Cintia,
      Ela pode entrar no Brasil como turista e tem direito a ficar até 90 dias no país. Me parece que filipinos não precisam de visto para entrar no Brasil, mas por favor, confirmar com o Consulado ou Embaixada. Quando ela entrar no país, deverá preencher um papel que a Polícia Federal irá carimbar com a sua data de entrada. Ela deverá guardar esse formulário até a sua saída.
      Só para a sua segurança, peça que a mãe dela escreva alguma autorização em inglês, alegando que a autoriza a viajar com vc. É mais para os hotéis e Pousadas que podem pedir…
      Bjs

  81. cpz disse:

    olá, eu e meu filho temos dupla cidadania, brasileira e italiana, gostariamos de ir para os EUA, que documentos preciso de levar para o meu filho alem de fazer os dois passaportes??.
    Meu esposo também vai e ele não tem a cidadania italiana.
    preciso levar a certidão de casamento nossa e de nascimento do meu filho??

  82. Marineida Oliveira de Sousa Walker disse:

    Olá, Sou avó e pretendo viajar com meu neto de 04 anos para os EUA. Tenho a guarda definitiva dele. Já tirei o passaporte. De que vou precisar para tirar o visto?

  83. Cristiane disse:

    Olá, boa noite galerinha, sou Brasileira, hoje moro em paris com meu marido a um ano, tenho uma filhota com 11 anos que deixei no Brasil com minha mãe, em dezembro no seu aniversário pretendo traze-la pra passar férias comigo, mais no documento pessoal ela só tem o nome da (mãe) meu nome, gostaria de saber quais sao os procedimentos pra minha filha vir passar férias comigo.Será complicado??? Obrigadaaa, boa noite a todos

    • Olá Cristiane,
      Se a sua filha só tem o seu nome na Certidão de Nascimento dela (e não do pai), só você é responsável por ela, então ela deveria ter a sua autorização para sair do país. Ela viajaria sozinha? Se vc estiver com ela, não necessita de autorização.
      Não sei se ela já o tem, mas vc precisa fazer um passaporte para ela (informe-se no Consulado do Brasil em Paris: http://www.cgbresil.org/) e veja logo a passagem, essa época de Natal é concorrida!
      Bjs

  84. flávia disse:

    oi … O meu marido tem uma filha q mora em portugal… Agora a ex mulher dele quer voltar ao Brasil com a filha deles criança tem 5 anos e tem dupla nacionalidade… Quais documentos que ela precisa para seu regresso com a filha… o pai (que esta no Brasil) precisa enviar alguma documentação ? Aguado… Obrigada

    • Olá Flávia,
      Eu não conheço as regras em Portugal, para sair do país.
      Mas na chegada ao Brasil, como a criança tem dupla nacionalidade, imagino que ela tenha passaporte brasileiro, então ela deve apresentar o passaporte brasileiro (senão, se entrar com o outro, vai entrar como estrangeira e terá um prazo para ficar no país).
      Se a criança não tiver o passaporte brasileiro, peça a ex-mulher dele que o faça no Consulado Brasileiro.
      Um abraço,

  85. adriana disse:

    ola ,
    boa noite ! estava passando aqui pelo seu blog ,e achei super valido todas essas dicas .
    o pai da minha filha vai viajar no mes de junho com ela para londres ja estou com os formularios e maos , mas tenho duvidas sobre como preenche-lo , e gostaria de saber se terei algum tipo de problema porque o pai dela tem sidadania britanica e ela tambem tem , tem 2 passaportes 2 certidoes . sera que isso implica em alguma coisa ? , ou procedimento e igual pra todos .
    desde ja obrigada.

    • Olá Adriana,
      Se vc tem dúvidas em como preencher a autorização de saída da sua filha, pergunte ao cartório onde vc vai ter que reconhecer a sua firma (assinatura). Eles podem te ajudar, normalmente estão acostumados com esse documento.
      Sobre o fato dela ter dupla cidadania, se ela nasceu no Brasil, ela é considerada brasileira pelas autoridades e obedece às leis brasileiras para saír do país, portanto, mesmo tendo um passaporte de outra nacionalidade, ela vai precisar de uma autorização de saída sua. O passaporte britânico é bom quando ela chega lá (aí ela “vira” inglesa) e sai de lá. Mas voltando para cá, ela volta a ser brasileira e entra novamente no país com o passaporte brasileiro.
      Não sei se respondi à sua pergunta?
      Bjs

  86. patricia disse:

    oi eu moro aqui nos estados unidos a mais de 13 anos e tenho uma filha com um americano ele ama o BRASIL e faz viagens frequentes no mes de julho quer ir novamente e com a minha filha que tem dupla cidadania pq nasceu aqui mais eu fui ao consulado e fiz sua certidado de nascimento brasileira oque eu preciso autorizar para que tudo corra bem em sua primeira viagem porque ele estara com 8 meses eu sei que nao precisa autorizacao para sair somente o passaporte mais para ela retornar com o pai ,terei problemas?

    • Olá Patricia,
      Li várias vezes o seu comentário para ver se o entendi bem.
      Vamos lá: do que eu entendi, o seu marido virá ao Brasil com a sua filha de 8 meses e aparentemente, você não viaja junto. Daí vc quer saber como é a entrada e saída dela do Brasil, é isso?
      Se for isso, e como ela tem dupla cidadania (outra nacionalidade), entrem e saiam com o passaporte americano dela. Será como se ela fosse estrangeira e, assim, ela não precisará de autorização de saída sua. Essa autorização só é pedida para as crianças brasileiras e de dupla nacionalidade nascidas no Brasil -aí, elas são consideradas brasileiras pelas autoridades-. Não é o caso da sua filha. Não há necessidade de mostrar a certidão brasileira (mesmo se sempre vale à pena ter todos os papéis à mão).
      Como não tenho a certeza se era essa a sua pergunta, espero ter respondido. :)
      Um abraço,

  87. joao silva disse:

    Boas vinha por este meio pedir uma juda sou portugues casado com uma brasileira vivemos e trabalhamos na suissa a minha esposa pediu a guarda do neto no brasil no qual lhe foi entreguem pelo tribunal a guarda difinitiva ja que a mae concordou e o pai e falecido , como queremos trazer o menino com 9 anos para a suissa aqui comecam os problemas pois eles aqui sao muito exigentes mesmo trazendo todos os documentos exegidos nao vai ser facil como eu sou portugues havera alguma maneira da minha esposa passar a guarda pra mim? ou a atravez da lei brasileira fazer algo em que eu tenha puderes sobre ele? sendo assim sou portugues e nao teria problemas aqui …….
    desde ja o meu muito obrigado e parabens pelo forum .

    • Olá João,
      Este post (e não forum) tenta somente esclarecer as dúvidas básicas dos pais quanto aos documentos para viajar com crianças, saindo do Brasil. Eu realmente não tenho como te ajudar. Penso que vocês devem se informar no Consulado Brasileiro, onde talvez saibam as respostas ou possam recomendar algum advogado de família brasileiro.
      Me desculpe.
      Um abraço,

  88. patricia disse:

    foi essa pergunta sim ,mais e que eu tive me enformando aqui com o consulado Brasileiro e eles me disseram que ela tem que viajar com os dois passaportes pq ela tem dupla cidadania e que se eu nao autorizar a entrada dela nos estados unidos ela tera problemas para regressar,pelo fato que eu nao vou viajar junto com ele pq na realidade eu nao sou casada por tanto nao tenho greencard e se eu voltar ao Brasil antes dearrumar minha documentacao vou ter que esperar 10 anos mais para entrar aqui pq estou mais de 10 anos por tanto sou ilegal,entende?mais obrigada pela ajuda adorei este site muito eficiente

    • Oi Patricia,
      Sim, de qqer forma, ela tem que viajar com os dois passaportes, sempre. Melhor ter todos os seus documentos (junto com Certidão de Nascimento, inclusive)!
      Sobre a saída e entrada dela nos Estados Unidos, eu não sei te dizer as regras, realmente, só posso te informar sobre a entrada e saída do Brasil. E aí, é melhor ela fazer isso com o passaporte americano, para não precisar da sua autorização, já que vc não estará junto.
      Bjs

  89. Cris disse:

    Bom dia! Estou com uma duvida: viajei de ferias para os EUA com minha filha de seis anos e meu marido, pai dela, ele retornou antes para o Brasil e eu retornarei sozinha com ela. Nesse caso, retornando para nosso país de origem, preciso apresentar nos EUA autorização do pai para viajar? Grata.

    • Olá Cris,
      Eu realmente não sei como são as regras nos Estados Unidos para viagens com crianças e saída do país com elas. Imagino que como foram de férias, turismo, e não moram nos USA, não haverá problemas, já que estão retornando ao país de origem. Mas ainda assim, penso que vale à pena dar uma ligada para o Consulado Brasileiro só para se certificar.
      Um abraço,

  90. xandra.pereira@ig.com.br disse:

    Boa tarde!
    Em Julho irei para a Disney com meus filhos de 15 e de 9 anos, sei que preciso levar a autorização do meu marido, escrito , assinado e autenticada por ele certo? Mas precisa ter foto das crianças em cada autorização, e ao todo são quantas autorizações para levar.
    Obrigada
    Alexandra

    • Olá Alexandra,
      Normalmente, são 2 autorizações por criança com foto: uma cópia fica retida na Polícia Federal, na hora em que vc passa por ela, e outra fica com você durante toda a viagem (e não esqueça de ter tb a Certidão de Nascimento ou identidade das crianças, pois o novo modelo de passaporte não mostra a filiação).
      Bjs e boa viagem!

  91. adriana de lima disse:

    sou separada e quero sair do ceara e ir para o rio grande do sul visitar meu irmão com minha filha de trez anos preciso de autorisação do juiz

  92. Sandra vieira disse:

    Boa tarde… No dia 3 de Janeiro deste mesmo ano, vim com o meu filho de 2 anos e o meu marido para cabo Verde, o meu marido trabalha cá… Temos os três nacionalidade Portuguesa. No dia 3 de Julho vou passar férias a Portugal com o meu filho mas o meu marido só vai 2 semanas mais tarde. Será que preciso de autorização do meu marido para viajar com o meu filho para o nosso País. Obrigada

  93. silvana heaht disse:

    Ola, eu sou casada com um canadense e nosso filho de um ano tem so o passaporte temporario canadense. na saida p o canada eles questionaram um documento brasileiro, mas mesmo assim conseguimos embarcar, so que falaram que teriamo problemas p voltar. Irei voltar ao brasil dia 07 com meu filho, meu marido so voltara dia 14. O que preciso fazer, se nao tenho nenhum documento brasileiro do meu filho? Sera que irao me deixar embarcar com ele?

    • Olá Silvana,
      Não ficou claro se o seu filho nasceu no Brasil e se foi o caso, sim, ele é considerado brasileiro pelas autoridades no território brasileiro e deveria ter documentos brasileiros para viajar.
      Sobre o embarque de volta para o Brasil, acho que não haverá problemas porque ele tem um documento para sair do Canadá que é o passaporte canadense.
      Para entrar no Brasil, acho que vc não tem opção, entra com esse passaporte canadense, mas imagino que vai parecer que ele é turista… Independente disso, penso que assim que voltar, vc deveria providenciar documentos brasileiros para ele, para isso não acontecer mais. Ele tem a Certidão de Nascimento brasileira? Faz logo o RG dele tb, dependendo do estado, é gratuito!
      Bjs

  94. Edilaiine Minato disse:

    Olá,. preciso da sua ajuda para me esclarecer uma dúvida.
    Eu e meu companheiro, vivemos juntos (união de fato), já moramos aqui em Portugal a mais de 10 anos e agora já nos foi concedida a nacionalidade e já temos o cartão de cidadão português, (equivalente ao RG do Brasil)
    temos uma filha agora com 10 meses, que também já tem o cartão de cidadão português,.
    Eu e meu companheiro temos passaporte brasileiro e pretendemos ir ao Brasil de ferias para levar nossa filha,. e agora temos que fazer um passaporte para nossa filha.
    E a nossa duvida é: podemos fazer um passaporte português para ela ou tem que ser um passaporte brasileiro? lembrando que eu e meu marido vamos viajar com o passaporte brasileiro.

    Muito obrigada desde já.

    • Olá Edilaine,
      Como vcs vem só de férias, o passaporte português dela pode ser suficiente, ainda mais se ela nasceu fora do Brasil e se vcs provam que residem fora do Brasil (fácil de provar com esse cartão de cidadão português). Quando a criança tem dupla nacionalidade, mas nasceu no Brasil, ela é considerada brasileira pelas autoridades no terrítório nacional. Não é o caso da sua filha. Portanto pode ser melhor fazer o passaporte português, europeu (por ex. ela não precisa de visto para ir para os USA, só visto eletrônico, mais rápido) e que tem uma durabilidade maior, imagino. O passaporte brasileiro deve ser mudado segundo o número de anos da criança, até ela completar 5 anos, quando ela tem que refazer o passaporte a cada 5 anos. Por ex. criança com 1 ano tem passaporte com durabilidade de 1 ano, e por aí vai… O passaporte estrangeiro normalmente já vem com durabilidade de 5 anos direto (pelo menos o francês é assim; imagino que o português, europeu, siga a mesma regra).
      Porém, vcs podem até não fazer o passaporte brasileiro dela agora (até porque essas coisas sempre tem um custo), mas sempre acho interessante ter todos os papéis e nacionalidades. Já que ela tem esse privilégio, porque privá-la disso? ;)
      Bjs

  95. Tamiris disse:

    Oi tenho uma filha de 6 anos,estou com uma proposta de emprego no Rio de Janeiro quero ir morar lá mais to confusa com que posso fazer,se é preciso altorização do pai pra eu poder leva lá comigo como devo agir com isso?

  96. Jaciane disse:

    olá, boa terde, meu nome e Jaciane e preciso viajar para fora do pais, estou separada do pai de minha filha que es Chileno, porem ela é nascida no Brasil e preciso viajar para o Chile visitar parentes meus, como eu faco para entrar no Chile sem a autorzacao do pai dela, ja que estamos separados y no temos muito contatos.
    Obrigada desde ja e aguardo respostas.

    • OLá Jaciane,
      Se vc não tem contato com o pai da criança, a autorização deve ser solicitada na Vara da Família e Sucessões. Trata-se de processo de Alvará Judicial de Suprimento Paterno e/ou Materno para Autorização de Viagem Internacional cumulado ou não com pedido de Expedição de Passaporte (no seu caso, não precisa de passaporte, já que ela vai para o Chile e pode viajar com a carteira de identidade). Esse processo deve ser feito por meio de um advogado.
      É melhor fazer isso o quanto antes, para evitar contratempos indesejáveis de última hora.
      Bjs

  97. ana paula duarte disse:

    ola. me chamo ana paula sou casada com um portugues temos um bebe, ele é portugues tambem e agora vamos ao brasil, posso viajar com ele so com a passagem de ida, ja tenho a autorizaçao do meu marido.

  98. warley disse:

    BOA NOITE O MEU CASO E O SEGUINTE VOU VIAJAR PARA OS EUA COM A MINHA TIA E MINHA PRIMA DE 5 ANOS SO QUE PERANTE A LEI ELA NAO E DO NOSSO NUCLIEO FAMILIAR POIS O MEU AVO NAO REGISTROU A MAE DELA COMO FILHA NO CASO IREMOS OBEDECER A LEI E DIZER A VERDADE QUE SOMOS PADRINHOS E ESTAMS LEVANDO A DISNEY COMO PRESENTE DE FERIAS GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE DOCUMENTACAO EU NECESSITO PARA QUE POSSA VIAJR COM ELA PARA OS EUA SENDO QUE OS PAIS DELA JA CONCORDARAM COM TODO O TRANBIT .

    • Olá Warley.
      Independente de serem padrinhos, é como se ela viajasse com estranhos, portanto necessitam do passaporte dela, visto para os Estados Unidos e autorização de viagem assinada por ambos os pais, com firma reconhecida em cartório. Autorização em duas vias: uma fica retida na PF e a outra fica com vcs durante a viagem.
      Um abraço,

  99. simone soares de sousa disse:

    Oi me chamo Simone e tenho uma filha de 11 anos,vivo na España,gostaria de saber se necesito alguma autorizaçao para a minha filha voltar ao Brasil com minha mae,obrigada.

    • Olá Simone,
      Eu não sei como são as regras para sair da Espanha com crianças. Para entrar no Brasil, ela não precisa de nenhuma autorização. Ela deve entrar com o passaporte brasileiro, mesmo que tenha outra nacionalidade, senão será considerada turista.
      Já para sair de novo do Brasil, ela vai precisar da autorização de ambos, pai e mãe, com firma reconhecida. Você pode fazer isso no Consulado.
      Bjs

      • Ola, parabéns pelo blog
        estou com uma dúvida, irei para Santiago no mes de outubro com minha esposa e dois filhos crianças, acontece que ela ficará mais tempo e eu retornarei sózinho com as crianças, nesse caso preciso de alguma autorização para retornar ao Brasil com as criañças ?

  100. vasco guimaraes disse:

    Vou viajar com meu enteado, que me chama de pai e tudo, o que tenho que levar , ele tem 10 anos e vamos para Sao Paulo, moramos em Brasília. Vai eu e ele somente.

  101. Carlas Porto disse:

    Oi Bom dia!! Vou fazer uma viagem do Rio para Goiania com minha filha, sou divorciada e minha identidade atual está com o mome de solteio, mas na certdão dela e na identidade dela eu inda tinha o nome de casada. O que devo fazer? Desde já parabenizo pelo Blog.

  102. Olá, você poderia me tirar umas dúvidas? No final do ano estou de mudança de Campos-RJ para Salvador BA, meu companheiro já está morando lá e foi desde setembro pra ajeitar as coisas pra nossa ida em dezembro. Nós vivemos em união estável com documento registrado em cartório, vou levar minha filha de 12 anos, minha enteada de 15 e nosso filho de 1 ano e 6 meses. Minhas dúvidas são as seguintes: Preciso de alguma autorização para minha enteada viajar comigo, ou apresentando o documento de união estável mais nossos documentos é o suficiente? E minha filha de 12 anos sei que não preciso de autorização do pai pois é dentro do território nacional e ele será avisado e terá endereço e formas de contato, mais tem algum jeito dele impedir minha mudança? Obrigada.

    • Olá Priscila,
      Sobre a sua enteada, item 3 da orientação do TJ-SP: NÃO é necessária a Autorização Judicial para adolescentes viajarem a qualquer parte do território nacional (artigo 83, “caput” da Lei nº 8.069/90).
      Mesma coisa para a sua filha se ela já completou 12 anos, pois já é considerada adolescente.
      No entanto, essas regras se referem a VIAGEM e não mudança. Portanto, sugiro entrar em contato com um advogado para não ter problemas.
      Um abraço,

  103. asmin disse:

    Consegui uma autorizacao judicial para viajar, mas conta apenad 15 dias de estadia, minha passagem a data de volta e maior que os 15 diad vou ter problemas na hora do embarque?

  104. Vanessa disse:

    Oi sut-mie , espero que você possa me ajudar , vivo na Inglaterra com meus filhos de 14 e 9 anos há 5 anos , vim pra cá com eles e meu marido , mas há 2 anos nos separamos , hoje sou divorciada , aqui na Inglaterra , tenho a residence order (guarda )dos meus filhos , entrei na justiça para conseguir uma autorização para ir de ferias com As criancas q são brasileiras , para o Brasil , consegui a autorização depois de muito tempo lutando pois o pai se recusava a dar , consegui uma autorização q diz que as criancas podem ir mais tem q retornar para Inglaterra em 28 dias pois são residentes aqui , com a mãe , depois ele se recusou a fazer a autorização pra viajar , entao fiz o atestado de residencia das criancas , agora quase que as vésperas da nossa viagem ele posta em uma rede social que esta indo pro Brasil , lutar pelos seus direitos , e que fará de tudo pra repatriar as criancas … Minha duvida e : se eu for para o Brasil com as criancas , e ele der entrada em qualquer tipo de ação , eu posso ser impedida de voltar pra Inglaterra com meus filhos ? Pois td q tenho nada foi homologado no Brasil , e mesmo que eu adie mais uma vez nossas ferias eu corro o risco de ter meus filhos repatriados ? Nao sei como proceder , e por coincidência , esse post nessa rede social aconteceu onte e hj e feriado no Brasil , entao so na segunda vou consegui falar com alguém q possa me tirar essa angustia .
    Espero ansiosa sua resposta .
    Obrigada .

    • Oi Vanessa,
      Me desculpe, eu sinto muito por toda a situação, mas eu não consigo te ajudar. Estamos falando de direito de família e eu não tenho esse conhecimento para poder te ajudar. O Consulado brasileiro deve poder te dar mais informações!

      Mas se você estiver muito em dúvida, eu não arriscaria (opinião totalmente pessoal). Só fique atenta aos limites das anulações que vc talvez tenha que fazer, para não perder dinheiro.
      Porque não os leva para as montanhas russas do Busch Gardens, em Orlando, por exemplo? Se precisar de ideias de onde ir com eles, posso ajudar melhor.
      Um grande abraço e força!

  105. karla disse:

    vou viajar com minha filha mas sou separada e moro com outra pessoa tem algum problema

  106. Thaisa disse:

    Ola! tenho um bebe de 1 ano,morava na China e estou ha 6 meses no Brasil de ferias,porem meu marido continua na China.Agora vou voltar pra la e precisa da autorizacao dele.Se ele fizer essa autorizacao no Consulado Brasileiro de la e reconhecer firma la tbm,e me mandar por correio,esse documento sera valido aqui no Brasil,ou tem que reconhecer firma aqui? Preciso da autorizacao de viagem de menor e para renovar o passaporte do meu bebe.Obrigada

    • Olá Thaisa,
      Não sei bem como se resolve essa situação…penso que a melhor coisa é ele perguntar no Consulado como fazer?

      Se fosse só a autorização de viagem, até existe uma regra nova que diz que crianças que moram fora podem apresentar um comprovante de residência (feito no Consulado – seu marido faria e mandaria para vc). Ou a própria autorização de viagem, se vc optasse por ela, não seria difícil, porque agora é possível reconhecer a firma no cartório por semelhança (a pessoa não precisa estar presente. Se ele tiver firma aberta em algum cartório, ele poderia te enviar a autorização assinada).

      Mas tem também a questão da renovação do passaporte (vê se ele consegue fazer essa autorização no Consulado e mandar para vc – não tenho a certeza). Me desculpe não poder ajudar melhor.
      Um abraço,

  107. Marcos disse:

    Minha filha tem 4 anos e precisa viajar de avião com minha irmã, precisa de uma autorização minha? ou basta comprovar o grau de parentesco?

  108. edna disse:

    oi tenho uma neta de 1 aninho e pretendo viajar com ela pelo Brasil,preciso de autorização dos pais ou so a certidão serve?

    • Olá Edna,
      Segundo o Tribunal de SP: “Também não precisam de autorização judicial para viajar dentro do território nacional as crianças (menores de 12 anos), desde que acompanhadas de guardião, tutor ou parentes, como pai ou mãe, avós, bisavós, irmãos, tios ou sobrinhos maiores de 18 anos, portando documentação original com foto para comprovação do parentesco.
      Se não houver parentesco entre a criança e o acompanhante, este deverá apresentar uma autorização escrita, assinada pelo pai ou pela mãe, pelo guardião ou tutor, com firma reconhecida por autenticidade ou semelhança.”
      Portanto, leve a Certidão original da sua neta ou façam a RG dela (mais prático e é um documento com foto), além de seus documentos que comprovem o parentesco.
      Um abraço,

  109. Thaisa disse:

    Ola td bem?

    Tenho 2 duvidas
    Estou indo para a China sozinha com meu bebe,meu marido esta la,foi no consulado,fez a autorizacao de viagem e me mandou.
    Alem da autorizacao dele,nao precisa da minha tbm ne? Sendo que eu estou acompanhando meu bebe,no caso somente a do pai ausente certo?
    Eu tive que renovar o passaporte do meu bebe,e o numero do passaporte novo eh diferente do primeiro passaporte,porem a autorizacao meu marido fez e me mandou antes do passaporte novo ficar pronto,com isso a autorizacao esta com o numero do passaporte antigo,sera que tera algum problema? Mesmo assim levarei o passaporte antigo comigo pra comprovar que eh do meu bebe

    Obrigada pela atencao,bjus

    • Olá Thaisa,
      Sobre a primeira pergunta: efetivamente, você só precisa da autorização do pai/mãe que está ausente. Se vc está viajando junto, não precisa da SUA autorização.
      Sobre a segunda pergunta: é importante que você se informe oficialmente. Seria melhor se você perguntasse para a Polícia Federal, eu realmente não sei… Como vc, entendo pela lógica que daria para fazer o que vc pensou, mas nunca se sabe…(na dúvida, eu já correria para fazer uma nova autorização com o novo número de passaporte)!
      Se você tem a intenção de viajar muito para a China com o seu bebê, saiba que vale a pena refazer o passaporte dele no Consulado na China, assim a autorização de viagem pode ficar escrita diretemanete no passaporte, sem precisar refaze-la a cada viagem (vale para quem mora fora).
      Bjs

  110. Thainá disse:

    Oi, td bem? Eu tenho a seguinte dúvida:
    Desejo presentear minha mãe com uma viagem a SP, moramos no RJ, o problema é que ela tem que levar o neto (2 anos). Ele necessita de algum documento especial? Quais?

  111. Tânia Gonçalves disse:

    ola queria saber se posso viajar com meu filho de 5 meses de Minas para Paraiba, so que o pai nao vai, eu so tenho a certidao de nascimento emitida pelo consulado de lisboa, eu preciso de autorizacao…..

  112. Tânia Silva disse:

    oi meu filho nasceu em portugal, mas viemos para o brasil e agora eu quero voltar pra europa mas meu marido nao quer, eu tenho que pedir autorizacao pra sair com meu filho sendo que eu tenho residencia no pais e ate uma casa la o que eu faco. obrigada

    • Olá Tânia,
      Vc teria que fazer um certificado de residência fora (mas isso tinha que ter sido feito no Consulado Brasileiro em Portugal), aí você não precisaria da Autorização de saída do menor, porque provaria que ele mora fora. Faz parte das novas regras: http://viajandocompimpolhos.wordpress.com/2012/07/05/relembrando-as-regras-para-fazer-viagens-internacionais-com-criancas/
      Em último caso, quando os pais não estão de acordo entre si quanto a autorizar a viagem, deve ser solicitada autorização perante Vara da Família e Sucessões. Trata-se de processo de Alvará Judicial de Suprimento Paterno e/ou Materno para Autorização de Viagem Internacional cumulado ou não com pedido de Expedição de Passaporte (p menor tb precisa de passaporte e novamente, a autorização do pai para fazer este documento). Esse processo deve ser feito por meio de um advogado.
      Neste caso, o Juiz procurará saber a razão de cada um dos pais, dando ou não a permissão para a criança viajar.
      Um abraço

  113. Juliana disse:

    olá…
    estou planejando viajar com as minhas 2 filhas para os estados unidos, porém
    meu marido não pode ir, eu consigo visto para as crianças mesmo ele não indo para a viagem?
    Grata.

  114. Leslie disse:

    Olá, bom dia!
    Gostaria de saber se meu filho precisa de passaporte para viajar para Argentina e Uruguai, ou se posso levar apenas o RG e Certidão de nascimento!
    Muito obrigada pela ajuda!

    • sutmie disse:

      Olá Leslie,
      Para a Argentina e Uruguai, ele pode usar o RG e Autorização de saída internacional se for viajar sem o pai (com firma reconhecida em cartório)! ;-) (se precisar dela, pode imprimi-la aqui)
      Um abraço

  115. Rodrigo disse:

    Eu e minha esposa estamos viajando para são Paulo , mais estamos indo em voos diferentes e estamos em duvida se precisa de uma autorização para a criança que ira viajar com ela ?

    • sutmie disse:

      Olá Rodrigo,
      Não, dentro do país não há problemas, a criança pode viajar com o pai ou a mãe, sem precisar da autorização do outro. Ela só precisa de documento de identidade: certidão de nascimento ORIGINAL e/ou RG.
      Um abraço

  116. Aline Medeiros disse:

    Olá!
    Não sei se você pode me ajudar.. Vou viajar com meu filho de 1 ano e 4 meses. Ele tem passaporte válido até novembro deste ano. Para ir para Buenos Aires tem aquela regra do passaporte ter que ser renovado com 6 meses antes do vencimento? Ele não RG ainda. Você acharia melhor eu fazer o RG dele pra não ter problemas?
    Obrigada!

    • sutmie disse:

      Olá Aline,
      Se o passaporte ainda está válido até a viagem, vc não precisa renová-lo. Mas você pode mesmo assim fazer o RG dele: é gratuito e rápido e assim você fica tranquila!
      De qualquer forma, viajando com o passaporte dele, vc precisa levar também a Certidão de Nascimento ou RG porque os novos passaportes não mostram a filiação!
      Por isso, seria prático de qualquer forma fazer o RG! (mas não obrigatório).
      Bjs

  117. Jamile Correia disse:

    Boa noite,
    Bem, moro na suica e sou casada com português, gostaria de adotar minha sobrinha que mora no Brasil para vim morar comigo. Quais os primeiros procedimentos nesse caso? Obrigada !

    • sutmie disse:

      Olá Jamile,
      Adoção é bem diferente de viajar (este post fala sobre documentos para viajar)! Eu não conheço os procedimentos em casos de adoção. Sugiro que vc se informe com um advogado ou mesmo Consulado Brasileiro já que sua sobrinha está no Brasil e aparentemente é brasileira.
      Um abraço,

  118. Flavia disse:

    Boa noite,
    Minha situação é a seguinte: eu, meu marido e meu filho somos brasileiros, mas residentes permanentes no Canadá. Meu filho veio para o Brasil com a minha mãe em janeiro de 2013 e por uma série de razões acabou ficando aqui com ela até agora, enquanto eu e o pai estávamos no Canadá. Eu vim agora em setembro para o Brasil buscar meu filho para levá-lo de volta ao Canadá (o pai ficou lá). Eu não trouxe a Autorização de Viagem assinada pelo pai para meu filho poder voltar pra lá comigo e não tenho o Atestado de Residência. Meu marido resolveu agora que quer se separar e está dificultando para me mandar a Autorizacao. Eu só quero poder voltar com meu filho para o país onde eu moro e onde mora o pai dele. O que acontece se eu pedir uma Autorização Judicial? Existe outra forma de conseguir voltar para o Canadá sem que o pai precise me dar a Autorização? Se eu tiver que pedir uma Autorização Judicial, quanto tempo demora (lembrando que o pai do meu filho está no Canadá e não poderá comparecer às audiências)?

  119. Flavia disse:

    Agradeço pela atenção! ;)

  120. Inês disse:

    Olá, gostaria de viajar com minha neta , do Rio de janeiro para a Paraíba, gostaria de saber se precisa da autorização do pai dela, que é meu filho. Ela mora comigo. Obrigada

    • sutmie disse:

      Olá Inês,
      Uma criança pode viajar sozinha com avós dentro do Brasil, sem precisar de autorização, provando laços familiares até 3º grau. Ela precisa de documentos ORIGINAIS (Certidão de Nascimento ou RG) e os seus documentos que provem que vcs tem esses laços familiares até 3º grau (mesmo nome de família). Para facilitar, vc pode até levar uma xerox da identidade do pai dela (onde estará a filiação dele, que é seu filho).
      Um abraço

  121. Clara Helena disse:

    Olá .
    Parabéns pelo blog/site.
    Depois que o descobri , não deixo mais de ler.
    Por favor, viajaremos para Bs.AS eu, marido e minha filha , porém meu marido talvez terá de vir antes para o Brasil . Se eu quiser continuar mais uns dias em Bs.As. com minha filha eu posso? E ao retornar ao Brasil , não terei problemas em embarcar sozinha com ela? Ou tenho de ter autorização do meu marido para poder voltar ao Brasil sozinha com ela? Lembrando que ela tem 10 anos e viajará com identidade.
    Beijo e obrigada.

    • sutmie disse:

      Olá Clara,
      Obrigada pelo elogio ao blog! :-)
      Não tem problema, você pode voltar sozinha com a sua filha. Estas regras são para sair do país e não para voltar para ele!
      Na identidade dela, tem a filiação e prova de que ela é sua filha.
      Um abraço e boa viagem!

  122. Ana Carolina disse:

    Olá,o pai da minha filha só registrou ela,e sumiu.Queria saber se posso ir com ela para o EUA ficar 15 dias, sem a autorizacão dele!!obrigada desde já

    • sutmie disse:

      Olá Ana Carolina,
      Vai ser difícil, até porque vc precisa da autorização dele tb para fazer o passaporte e o visto! Depois, precisa novamente da autorização para sair do país.
      Neste caso vai ter que solicitar a autorização perante a Vara da Família e Sucessões. Trata-se de processo de Alvará Judicial de Suprimento Paterno e/ou Materno para Autorização de Viagem Internacional cumulado com pedido de Expedição de Passaporte. Esse processo deve ser feito por meio de um advogado.
      É melhor fazer isso o quanto antes, para evitar contratempos indesejáveis de última hora.
      Bjs

  123. Ana disse:

    Boa tarde, ótimo seu site!!

    A minha situação e a seguinte

    Minha filha tem RG recente com meu nome de solteira e de meu marido, porém eu me casei a 1 mês e coloquei o sobrenome do meu marido, meu RG está já com nome de casada, e o da minha filha de solteira, e preciso ir para buenos Aires urgente, terá algum problema o RG dela estar com meu nome de solteira? Posso levar a certidão de casada

    Obrigado desde já

    Ana

    • sutmie disse:

      Olá Ana,
      Sim, leve a sua certidão de casamento e até mesmo o seu RG antigo (ficou com ele?)
      E não esqueça da autorização de saída internacional dela, que deve ser assinada pelo pai, com firma reconhecida em cartório!
      Um abraço

  124. marta disse:

    Olá, muito bom esses esclarecimentos. Fiquei com uma dúvida, é necessário ter foto na autorização para viajar com bebê desacompanhado de um dos pais?? Qual tamanho da foto? Obrigado!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Marta,
      Não é mais necessário! (Antes, era sim).
      Hoje a autorização para viagem INTERNACIONAL (para viagem nacional, não precisa) deve ter firma reconhecida em cartório do pai/mãe que não viaja junto, só. E pode ser por semelhança, a pessoa não precisa estar presente no cartório. É só vc levar as autorizações assinadas onde a pessoa abriu firma. Vc pode imprimir o modelo aqui: clique no link no final do post
      Não esquecer de levar junto o RG ou certidão de nascimento original da criança, porque o novo passaporte não mostra a filiação. Inclusive, se houver mudança de nome, levar tb certidão de casamento/divórcio…
      Um abraço,

      • marta disse:

        Entendi! Mais uma coisa, rs, só pode ser no cartório onde o responsável ausente abriu firma? Essa autorização ainda é válida por 02 anos, certo? Pretendo viajar agora em Dezembro para EUA com meus 02 bebês mas o pai deles também está me enrolando para fazer esse procedimento…pela sua experiência você acha que se eu entrar com um advogado é mais rápido?? Muito obrigado…uma boa semana!

        • Sut-Mie Guibert disse:

          Oi Marta,
          Sim a autorização é válida por 2 anos, mas ela não é uma autorização para se instalar fora do país, é uma autorização DE VIAGEM mesmo!
          Quando os pais não estão de acordo entre si quanto a autorizar a viagem, deve ser solicitada autorização perante Vara da Família e Sucessões. Trata-se de processo de Alvará Judicial de Suprimento Paterno e/ou Materno para Autorização de Viagem Internacional cumulado ou não com pedido de Expedição de Passaporte (suas crianças precisam de um passaporte para viajar e aí tb precisa da autorização do pai). Esse processo deve ser feito por meio de um advogado.
          Neste caso, o Juiz procurará saber a razão de cada um dos pais, dando ou não a permissão para a criança viajar.
          É melhor fazer isso o quanto antes, para evitar contratempos indesejáveis de última hora.
          Bjs e boa semana para vc tb! ;-)

  125. Beatriz disse:

    Olá, tudo bem?
    Tenho 17 anos e vou para a Argentina com meu namorado em dezembro (ele é maior de 21), meus pais já assinaram e reconheceram a autorização para a viagem, meu RG tirei há pouco mais de um ano, ou seja, está válido. Gostaria de saber se preciso de mais algum documento fora isso? Alguma liberação do juizado de menores, etc.

    Adorei o blog.
    Att,
    Beatriz.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Beatriz,
      Me parece que está tudo ok:
      - seu RG
      - autorização de saída internacional (em 2 vias), assinadas por ambos pais, com firma reconhecida em cartório. (vc fez este modelo?)
      Não é necessária nenhuma liberação do juizado de menores…
      (não esqueça de verificar o seu seguro, é sempre bom estar prevenida).

      Um abraço, boa viagem!

  126. Beatriz Lima disse:

    Olá!
    Exatamente este modelo. Uma outra dúvida me surgiu ontem, reconheci firma por semelhança e não aquela presencial (ou por autenticidade), tem algum problema?

    Nossa que alívio, eu agradeço muitíssimo a ajuda, viu? Parabéns pelo site, é fantástico.

    Abraços.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Beatriz,
      Não tem problema: hj em dia pode ser por semelhança mesmo. Só precisa ter a firma reconhecida dos dois pais! (e no final da Autorização os dados do seu namorado tb, já que vc vai com ele, conforme o modelo.)
      Um abraço

  127. elidaaa disse:

    eu sou de menor tenho 16 ano quero volta pra casa da minha mae em maceio estou em sao paulo.
    tenho uma filha de 9 meses com eu fasso pra volta o pai dela vai ter que assina no catorio. mais ele tambem e de menor tenhe 17 ano.
    me ajude quero muito volta por favor

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá,
      Normalmente, para viajar dentro do país vc não precisa de autorização. Mas no seu caso, você dá a entender que não é somente uma viagem, mas uma mudança de endereço. Nesse caso, seria bom estar de acordo com o pai, para não ter problemas depois.
      Um abraço

  128. Amanda disse:

    Estou tentando tirar o passaporte da minha filha que tem 8 anos. Porém fiquei sabendo q preciso da autorização do pai. Nao nos vem os ha 7 anos e desde então nao tivemos mais contato. Ele nunca pagou pensão. Eu tentei procura lo pela internet e fiquei sabendo q Ele esteve preso por alguns anos por tráfico de drogas e agora pelo q sei esta solto. gostaria de saber se há alguma solução para este caso. E quais as providências necessárias que devo tomar? Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Amanda,
      A Autorização do pai é necessária em 2 momentos: para fazer o passaporte da sua filha e para sair do país (Autorização Internacional de Saída de Menores). Penso que no seu caso, vc deve consultar um advogado e pedir uma autorização perante Vara da Família e Sucessões. Trata-se do processo de Alvará Judicial de Suprimento Paterno para Autorização de Viagem Internacional cumulado com pedido de Expedição de Passaporte. Esse processo deve ser feito por meio de um advogado.
      Neste caso, o Juiz procurará saber a razão, dando ou não a permissão para a criança viajar.
      Espero que dê tudo certo,
      Um abraço

  129. Rafaela disse:

    Olá Suit-Mie,
    Tenho 20 anos e estou planejando uma viagem para a Inglaterra em fevereiro do próximo ano. Minha irma de 15 e meu primo também de 15 anos vão comigo.Estou um pouco perdida em relação à documentação necessária no momento da chegada no aeroporto em Londres.Pode me ajudar? Ah,eles não falam muito inglês e eu não sei se isso será um problema na chegada na imigração ,será?Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Rafaela,
      Vocês vão precisar da autorização de saída internacional para ambos menores de 15 anos, assinados pelos pais, com firmas reconhecidas. 2 exemplares para cada um! Modelo aqui.
      Sobre a chegada lá, penso que precisam das informações de onde vão ficar, quanto dinheiro estão levando, passagem de volta… mas nada muito diferente do normal, que eu saiba.
      Um abraço,

  130. Amanda disse:

    Obrigada pela ajuda.. Vou procurar um advogado para fazer isso..

  131. Natália disse:

    Olá Sut-Mie.
    Me tira uma duvida. Eu sou brasileira e meu esposo também e tivemos um bebê nos EUA.
    Como funciona essa questão? Até a criança fazer 18 anos eu e meu marido temos autorizaçao para entrar e sair do país com ele quando quizermos?
    Obrigada!!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Natália,
      Você não especifica se continuam morando nos Estados Unidos. Se for o caso, vocês podem entrar e sair do Brasil com o passaporte americano do seu filho e fazer uma declaração no Consulado brasileiro de que moram fora.
      Outra coisa que podem fazer se morarem fora: o passaporte brasileiro do seu filho no Consulado e inserir automaticamente a autorização internacional de saída da criança, assim toda vez que ela for ao Brasil sem um dos pais, dá menos trabalho, pois a autorização já estará no passaporte.
      Um abraço

  132. Beatriz disse:

    Oi!
    Vou viajar dia 25 para fora do Brasil, sou menor de idade, mas meus pais já assinaram e reconheceram a autorização por semelhança. Gostaria de saber se é necessário minha mãe ir comigo até o aeroporto, ou não?

    Obrigadão! Adoro o site!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Beatriz,
      Se vc tem a autorização assinada por ambos pais com firma reconhecida em cartório, à priori vc não precisa dela, até porque vc mostra essa autorização na Polícia Federal e ela não está mais com você… ela pode à rigor, te esperar do lado de fora e uma vez que vc passou pela PF, vc pode ligar para ela para contar que está tudo ok!
      Vc precisa da autorização + passaporte + um documento que mostre a sua filiação (RG ou Certidão de nascimento original) + visto se for necessário para onde vai.
      Um abraço

  133. Beatriz disse:

    No caso, estou indo para Argentina, necessito de passaporte?
    Muito obrigada Sut!!

  134. TANIA disse:

    tenho minha filha menor de estudando em portugal há dois anos.ela foi com passaporte.só que ela foi com terceiro avó do coração.QUERO SABER O QUE FAZER A QUE REPARTIÇÃO DEVO PROCURAR E QUE DOCUMENTO É PRECISO QUE ELA CONTINUE MORANDO E ESTUDANDO EM PORTUGAL.A SABER,PRETENDEMOS IR UM DIA AINDA NÃO TEMOS DATA MARCADA.OBRIGADA!

  135. junio cesar gontijo disse:

    estou em viagem para goias e quero retornar para minha casa em salvador e perdi a Certidão de Nascimento de minha filha menor de 1 ano. posso voltar sem documento?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Junior,
      Normalmente, não dá para continuar a viajar sem os documentos da criança! Não sei se vc está viajando de avião ou ônibus, mas independente, sempre vão pedir os documentos da criança! Vc deve pedir uma segunda via no cartório onde ela foi registrada!

  136. ola estou pretendendo fazer uma viagem a EUA com minha filha de 12 anos a passeio , e o sou separada do pai dela , eu tenho minha familia e ele a dele , o que deve fazer em relaçoes a documentaçao necessarias para começar o processo passaport , visto , e documentaçoes fora do pais se necessario , porque vou viajar somente nos duas , e que devo reconhecer firma e tal.Obrigada

  137. Virna Pontes disse:

    Tudo bom? Boa tarde! minha mãe vai viajar com minha sobrinha de 11 anos. Quais documentos ele deve ter em mãos na hora do embarque? Desde já agradeço a atenção a esta humilde pessoa que vos fala!!! Até mais,aguardando resposta!!!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Virna,
      Se for viagem NACIONAL, sua filha precisa levar a Certidão de Nascimento original, que mostra a filiação até 3o grau e assim mostra o laço familiar com a sua mãe.
      Se for viagem INTERNACIONAL, além do passaporte, a sua filha precisa da Autorização de Saída Internacional, em 2 vias, assinada por ambos pais, com firmas reconhecidas em cartório. (levar tb o RG ou Certidão de nascimento original, já que o novo modelo de passaporte não mostra a filiação). Veja o modelo aqui.

  138. Paola disse:

    Olá, sou Chilena com filho Chileno, mas o pai é Brasileiro, ainda ele nao tem dupla nacionalidade, quero saber documento necessários para sair do Brasil com meu filho, quantas vias originais e quantas copias. obrigada

    • Paola disse:

      ahhh moramos no Chile

      • Sut-Mie Guibert disse:

        Olá Paola,
        Se o seu filho nasceu no Chile e só tem o passaporte chileno, ele é considerado estrangeiro no Brasil e não entra nestas regras de saídas internacionais das crianças brasileiras! Ele sai do Brasil normalmente, com o mesmo passaporte (chileno) que entrou. Mas tenha com vc todos os documentos dele: passaporte, certidão de nascimento… tudo que mostre a filiação dele (nome do pai e da mãe).

        Se ele nasceu no Brasil, faça o passaporte dele no Consulado Brasileiro e peça para inserir a autorização de saída internacional nele! (só quem mora fora consegue fazer isso).
        Um abraço

  139. Paola disse:

    ok obrigada pela resposta.
    entao eu entro e saio com meu filho como estrangeira, eu tenho RNE Brasilerio, entraria com meu RNE e meu filho com seu RG chileno, e sairiamos da mesma forma. A autorização dada pelo Ministerio de relações exteriores do Chile serve para sair do Brasil?

    abraços

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Oi Paola,
      Mesmo que vc tenha o RNE brasileiro, se eu fosse vc, eu entraria com o documento chileno, para ficar como o seu filho: ambos turistas chilenos. Como ele é turista e não brasileiro, ele não entra na obrigação de ter esse formulário de saída assinado pelo pai.
      (repito que se ele nasceu no Brasil, ele precisa ter um documento brasileiro e nesse caso precisa da Autorização assinada pelo pai).

      Não conheço essa autorização dada pelo Ministério de relações exteriores do Chile, mas penso que não serve no Brasil! Aqui, somente a Autorização Internacional de saída para crianças brasileiras.

  140. Eliz disse:

    Olá irei viajar em Outubro para Portugal com minha filha de 15 anos, e mais duas amigas dela, uma de 14 e outra também de 15 anos, vc acha que posso ter algum problema para embarcar por viajar com 2 adolescentes que não tenham nenhum vinculo familiar comigo? Mesmo com as autorizações e documentos tudo certinho?

  141. caroline disse:

    ola.. sou brasileira mora na grecia tenho dois filhos que nasceram aqui estamos com passagem marcada para o Brasil iremos passar ferias mas por causa de borocracias eu so tirei o passaporte brasileiro e obrigatorio os dois passaportes para crianca sair do pais ou um certidao de nascimento em grego ja seria o suficente?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Caroline,
      Vc tem o passaporte grego deles? Se não tiver faça, já que eles nasceram na Grécia.
      Assim quando vc for ao Brasil, você nem apresenta o brasileiro: eles entram e saem com o passaporte grego, como turistas. (sem precisar de autorização internacional de saída, que só vale para as crianças brasileiras. Mesmo que eles sejam brasileiros por parte de mãe, eles nasceram na Grécia e entram com o passaporte estrangeiro).

      Se vc não o tem, vc pode entrar e sair com o passaporte brasileiro, mas nesse caso, tem que ir no Consulado brasileiro na Grécia e pedir um certificado de residente, que prova que vcs moram fora e, assim, não vão precisar de Autorização Internacional de saída (se as crianças viajarem sem um dos pais).

      Mas essa certidão de nascimento sozinha não serve. Porém, traga, ande com todos os documentos: é sempre bom ter mais do que menos. A Polícia Federal pode pedir para comprovar a filiação das crianças.

      Um abraço

  142. Suellen disse:

    Oi sut-mie
    Tudo bem com vc?
    Estou com um problema:( que já está me estressando
    Moro na Suíça e sou casada há 5anos por informações incorretas que obtive do
    Consulado daqui da Suíça não registrei o meu casamento.
    Na verdade estou com passagem comprada para o Brasil dia 23 de março com o meu filho de 1 ano e 7 meses
    o pai do meu filho não vai poder ir com nós e eu não consegui fazer o registro e o passaporte brasileiro do meu filho ainda(infelizmente só tem vaga para o dia 20 de março para fazer o registro e para dar entrada no passaporte dia 26 de março)sendo que viajo dia 23de março.
    O meu passaporte tem nome de solteira(ainda por causa da palhaçada desse consulado aqui) e o meu filho tem passaporte turco(devido ao pai),gostaria de saber quais documentos certos que preciso para entrar e sair do Brasil com o meu filho sem problemas(nisso meu filho entraria como turista)?Eu ouvi falar sobre Autorização e atestado de residência …
    Já ouvi até falar que a polícia federal poderia me barrar na saída com o meu filho do Brasil

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Suellen,

      Como o seu filho nasceu fora do Brasil e tem passaporte turco, ele vai entrar e sair como turista (e vc pode ficar com ele no Brasil somente 90 dias). Traga todos os documentos que provam que ele é seu filho: certidão de nascimento original. Se tem troca de nomes (seu passaporte), traga certidão de casamento. Tudo original e até tire xerox de cada doc (vai que eles queiram ficar com alguma xerox)!
      Como vc mora na Suíça, seria bom tb ir no Consulado e fazer um certificado de que mora fora.
      Com essas 2 coisas: seu filho entrando como turista e certificado que mora fora, vc não deveria ter problemas.

      Um abraço

  143. caroline disse:

    obrigado pela informacao!!!!!
    abracos

  144. jessica disse:

    Ola,eu quero viaja com minha filha de 8 anos ,pra cabo frio so que eu e o pai dela estamos separados ,eu preciso da autorizaçao dele pra ela viajar comigo ?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Jessica,
      Para viagens NACIONAIS, você não precisa de autorização do pai. Só dos documentos dela mesmo: RG, passaporte ou certidão de nascimento original (ou cópia autenticada)
      Um abraço

  145. taisa disse:

    Boa noite!!! Tenho 1filha de 14 anos e ano q vem ela quer ir a Disney com a madrinha, mas o pai dela sumiu do mapa e nao tenho como pegar a assinatura dele para a autorizaçao. Como devo proceder???

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Taisa,
      Vc precisa de uma autorização perante uma Vara da Família e Sucessões. Trata-se de processo de Alvará Judicial de Suprimento Paterno para Autorização de Viagem Internacional cumulado com pedido de Expedição de Passaporte (a sua filha tb precisa de passaporte e novamente, a autorização do pai para fazer esse documento).
      Eu não sei onde vc mora, mas se colocar “endereços de varas de família e sucessão em xx (sua cidade)” no Google, vai encontrar.

      Uma vez com o passaporte dela, vai precisar do visto. Depois pode viajar com o passaporte/visto + autorização + RG (ou certidão de nascimento original) porque o passaporte atual não mostra a filiação.
      Um abraço

  146. syoney disse:

    Ola,tenho 2 filhos um de 10 e outro de 14 e o pai das criancas ja desaparecido a 5 anos.Fiz recentimente quexa de desaparecimento .Como faço para conseguir tirar o passaporte dos meninos e quais outros documentos seriam necessarios para poder viajar? por que minha irma casara no ecuador .e como faco para conseguir tirar essa documentacao para viajar com eles?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Syoney,
      Quando o pai está desaparecido, vc precisa pedir a autorização numa Vara da Família e Sucessões: trata-se de processo de Alvará Judicial de Suprimento Paterno para Autorização de Viagem Internacional.
      Eu não sei onde vc mora, mas se colocar “endereços de varas de família e sucessão em xx (sua cidade)” no Google, vai encontrar.
      Este é de Campo Grande, mas já te dá uma ideia dos documentos que deve precisar e aparentemente, no seu caso, necessita tb de 2 testemunhas: http://www.tjms.jus.br/corregedoria/vara_infancia/pdf/cartilha.pdf

      Para viajar para o Equador, vc só precisa do RG das crianças, não necessita de passaporte.

      Um abraço

  147. Késia disse:

    Tenho 17anos i minha filha tem 9meses io pai dla ta em santa catarina estmos na Bahia quero saber se podemos viajar sem autizacaopara ond o pai dla esta

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Késia,
      Para viajar dentro do Brasil, você não precisa de autorização. Leve a Certidão de Nascimento original dela.
      Um abraço

  148. Viridiana disse:

    Olá Sut Mie tenho autorização para viajar com meus filhos sem o pai para os EUA mas depois vamos dos Eua para a Europa, como será na hora de sair dos EUA???

    Pois a autorização que ele faz no Brasil é somente para efeito na Policia Federal para sair do Brasil.

    Depois tenho livre circulação???

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Viridiana,
      A Autorização de Saída é válida só mesmo para o Brasil! Não tem problema quando sair dos EUA porque eles verão que vc entrou há pouco tempo como turista, sozinha com a criança. Idem na Europa. Esses países não pedem autorizações de saída para estrangeiros (me parece que Portugal pede para portugueses). De qualquer forma, vc terá um exemplar da autorização de saída brasileira sempre com vc (um exemplar fica com a Polícia Federal e a outra com vc).
      Leve todos os documentos da criança: passaporte, RG ou certidão de nascimento original. O novo passaporte não mostra a filiação. Se vc tiver troca de nome leve a sua certidão de casamento/divórcio.
      Um abraço

  149. Viridiana disse:

    Olá Muito Obrigada!!! Seu blog é o máximo!!!!

  150. Pâmela disse:

    Oooi, meu namorado tem 18 anos e eu 15, vamos viajar para o paraguay com meus pais, somos do RS, ele precisa de autorização para ir?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Pâmela,
      Se ele já tem 18 anos então já é maior de idade e não precisa mais de autorização dos pais para sair do país. Mas claro, ele tem que viajar com o passaporte ou RG original.
      Um abraço

  151. Nataniel disse:

    ola,sou de cabo verde e tem 16 anos quero saber qual e o documentos que precisa de frança para cabo verde para viajar e todas minhas familia esta em frança e so os meus pais que esta em cabo verde,quero saber qual e o documentos que precisa para viajar para frança.e todos e irmaos da minha esta em frança?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Nataniel,
      Eu não sei que documentos específicos vc precisa por ser menor de idade (não sei se existe alguma autorização de saída de menores que teus pais devem assinar?).
      Este post só trata de crianças BRASILEIRAS saindo do BRASIL.
      Mas certamente, você vai precisar, no mínimo, de um passaporte.
      É melhor vc se informar no Consulado do Cabo Verde na França: http://www.ambassadecapvert.fr
      Um abraço

  152. claudinei disse:

    ola eu gostaria de saber se posso viajar sozinho fíz ja 18 anos

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Claudinei,
      Se vc já fez 18 anos é maior de idade e, sim, pode viajar sozinho com os documentos apropriados: identidade ou passaporte para viagens internacionais (na América do Sul, o RG tb vale).
      Um abraço

  153. Sandra disse:

    Olá amiga! Estou procurando uma informação por todos lados e não encontrei, achei seu blog, e talvez, você já tenha tido alguma experiência parecida. Vou viajar pra Alemanha mes que vem com meu filho, já tenho a autorização de viagem internacional que o pai dele me mandou, tudo certinho. A questão é que, chegando na Alemanha, a esposa do pai do meu filho é quem irá buscá-lo na Alemanha e teria que viajar de avião para Itália, e não sei se pedem algum tipo de autorização para isso. Se puder me ajudar agradeço muito. Ah a esposa do meu marido é italiana e eles não são oficialmente casados.
    Grata!
    Sandra

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Sandra,
      Normalmente uma criança pode viajar com terceiros da Alemanha para a Itália, sem necessidade de autorização. Você pode se informar com a própria companhia aérea que vai levá-lo da Alemanha para a Itália. E se precisar de alguma autorização sua, de qualquer forma, vc estará com ele na Alemanha e poderá fazer isso (se precisar, deve ser algo bem rápido, feito na hora)! Deve ser uma autorização sua que o permita viajar com ela especificamente (com uma terceira pessoa, independente do pai).
      Mas acho que nem será necessário.
      (se você puder voltar e nos dar um retorno sobre isso, eu até te agradeço para outros leitores)! ;-)

      Um abraço, boa viagem!

  154. Sandra disse:

    Olá amiga, grata pela informação! Aviso sim! Abraços!

  155. Thais disse:

    Moro nos EUA com meu filho de 12 anos de idade há pouco menos de um ano. Esse mês o passaporte dele venceu, então entrei em contato com o pai dele (q mora no Brasil)pedindo para que faça uma nova Autorização para Emissão de Passaporte, para que eu possa tirar o novo passaporte dele (que aqui é o único documento que tem validade como identificação), porém o pai dele se recusa a fazer uma nova autorização, reconhecer firma e me enviar. Como faço para dar entrada com uma solicitação através de um juiz? Minha irmã, que é advogada e tem a minha procuração aí no Brasil, pode dar entrada para mim? Qual o nome desse documento? Desde já agradeço e aguardo seu retorno o mais breve possível.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Thais,
      Como vcs estão em países diferentes, eu não sei como podem resolver isso. Mas, efetivamente, já que a sua prima é advogada e tem a sua procuração, vejam se ela pode pedir à um Juiz um Alvará Judicial de Suprimento Paterno para pedido de Expedição de Passaporte. Enquanto isso, vá perguntando no Consulado Brasileiro nos EUA, o que vc pode fazer? Quais as opções?
      Em todo caso, vc também precisa fazer no consulado um certificado de que o seu filho mora fora (com você), porque quando sair do Brasil, voltando para os EUA, você vai precisar da autorização do pai ou esse certificado provando que a criança mora fora.
      Um abraço

  156. shirlene disse:

    oi, minha irma foi transferida do hospital da cidade onde morava pra ganhar neném em Salvador BA. agora ela quer voltar de avião para Porto Seguro no mesmo estado. mas o pai ainda não registrou o bebe porque ele permaneceu em Porto Seguro. como ela pode viajar de avião com o bebe sem registro de nascimento. e pode viajar de avião com bebe de 7 dias?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Shirlene,
      O bebê até pode pegar o avião com 7 dias (tem que tomar bastante cuidado com os ouvidos dele na decolagem e aterrissagem. Tem que fazê-lo mamar nessas horas). Mas sem documentos (Certidão de Nascimento) ele não embarca! Ela terá que voltar de carro ou o pai da criança tem que ir para Salvador registrá-lo…
      Um abraço

  157. Eloiza disse:

    Oi
    tenho 13 anos e quero viajar para o RJ . não tenho certidão de nascimento altorisação do juiz nem nada . vou com meu namorado de 16 anos e talvez sua irmã de 22 .
    acha ki consigo viajar para o RJ sem nenhum documento ? com apenas o documento deles ?

  158. kevin disse:

    pode uma mulher de 15 ano que vai fazer 16 viajar de avião com seu filho de 4 meses?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Kevin,
      A mulher (considerada adolescente de 12 a 18 anos) de 15 anos pode viajar de avião com o filho dela:
      - ela precisa dos documentos de ambos- RG ou Certidão de Nascimento original.
      Mas atenção, para ficar em qualquer hotel ela precisa da autorização dos pais dela!

  159. kandyda disse:

    ola, bom dia, gostaria da sua ajuda, devo viajar com meu esposo esse mes para foz, de carro, pretendemos ir a cidade del este no paraguai e a noite ir na cidade que pertence a Argentina, como os pais da minha sobrinha nao vao, o que devo levar para nao ter problema com a entrada dela? ela tem 12 anos e é filha da minah irmã, aguardo contato

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá,
      Vc tem que levar uma Autorização Internacional de Saída para ela (ver e imprimir modelo), em 2 vias, assinadas pelos pais e com firmas reconhecidas em cartório. Além disso, leve o passaporte ou RG dela, junto com certidão de nascimento original (se for o passaporte, porque o novo modelo não mostra a filiação). É sempre bom levar todos os documentos! ;-)
      Um abraço

  160. RUBETÂNIA disse:

    BOA TARDE, QUERO VIAJAR COM EMU FILHO MAS AINDA NÃO PUDE REGISTRA MEU MARIDO ESTAR VIAJANDO, MEU BEBE TEM 5 MESES E QUERO SABER COMO POSSO VIAJAR E QUAL DOCUMENTO PODERIA SERVIR ENQUANTO NÃO REGISTRO ELE, VOU VIAJAR DE AVIÃO MAS MEU VOO É NACIONAL.

  161. Rafaela disse:

    Olà ,gostaria de saber o que preciso pra viajar com minha filha,ela tem 3anos e é registrada só no meu nome,moro em fortaleza e quero viajar pra manaus.
    Se vc poder me responder ficarei grata obg !

  162. Celene Lima disse:

    Olá boa noite! gostaria de saber, eu tenho uma filha de 2 anos e 7meses eu sou brasileira e o pai dela e chileno so que estamos separados ele mora no chile e eu no brasil e tenho a guarda da minha filha estou com planos de viagem para a suiça e goastaria de saber se precisa da autorização do pai dela mesmo ele no chile pra eu viajar com ela? e onde tenho que pegar esse documento Um abraço

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Celene,
      Se ela nasceu no Brasil, para sair do país com ela vc precisa da Autorização do pai, tanto para fazer o passaporte quanto para sair do país, independente se estão separados e se vc tem a guarda dela.
      Se eles tiver firma aberta em algum cartório no Brasil, seria ideal que ele te enviasse 2 exemplares desta autorização assinada e que vc possa reconhecer a firma dele no cartório (agora pode ser feito por semelhança, sem que a pessoa precise estar presente). Independente disso, ele precisa tb te mandar a autorização para fazer o passaporte dela (tb com firma reconhecida em cartório). Ver modelo aqui: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-menores-de-18-anos

      Se ela nasceu no Chile, mesmo tendo também a nacionalidade brasileira, você pode sair com ela com o passaporte chileno.

      Senão, vc tem que que procurar uma Vara da Infância e da Juventude para ter um Alvará Judicial de Suprimento Paterno para Autorização de Viagem Internacional cumulado com pedido de Expedição de Passaporte. Coloque “Vara de Infância” no Google com o nome da sua cidade para saber onde tem. E faça isso o mais rápido possível, porque me parece que demora um pouco… :(
      Se vc estiver em Brasília, parece que tem uma Vara no próprio aeroporto e deve ficar mais fácil…

      Um abraço

  163. Luana disse:

    Olá. preciso de uma ajuda, tenho 16 anos e queria viajar para outra cidade com minha irmãzinha de 5 anos, queria saber se eu posso, e o que tenho que fazer? bjos!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Luana,
      Você precisa dos documentos originais dela, RG ou Certidão de Nascimento original e os seus também. Esses documentos devem provar que vocês são irmãs (mesmo pai, mesma mãe). Ela pode viajar no território nacional com vc, a irmã, mas esse vínculo familiar tem que ser provado.
      E para onde vocês vão? Porque para se hospedar em qualquer hotel, tanto você quanto ela, precisarão de uma autorização dos pais, com firma (assinatura) reconhecida em cartório.

  164. Carol disse:

    Olá, estou querendo ir para o Paraguai com meu bebe de 3 meses e meio, será que preciso de identidade ou só com a certidão de nascimento? Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Carol,
      Para sair do país, vc precisa do passaporte da criança ou, já que é para o Paraguai, identidade (rápida de ser feita e gratuita).
      E se for sozinha, precisa também da autorização de saída do pai. Modelo aqui.
      Um abraço

  165. Fabiola disse:

    Boa noite, viajo com minha filha para a Disney em menos de 1 mês. Ela tem 6 anos e tem dupla nacionalidade EUA/Brasil. Nasceu lá, mas mora no Brasil. O pai não vai, mas já fez a autorização de viagem aqui no Brasil. Ela tem os 2 passaportes. Só eu tenho o visto. Pensei em sair normalmente com o passaporte brasileiro dela e a autorização e entrar lá com o americano dela. O problema é a volta…eles vão permitir a saída dela sem uma autorização internacional do pai, já q estará só comigo? Ela deve sair de lá com qual passaporte?Preocupada agora, pois já está bem perto da viagem.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Fabiola,
      Não tem problema! Essa autorização é somente para SAIR do Brasil! Para voltar, não é necessário ter autorizações!
      Penso que você pode fazer a mesma coisa na volta: ela pode sair com o americano e ao chegar ao Brasil apresentar o passaporte brasileiro dela.

      Ao sair do Brasil, leve os passaportes, as autorizações (a PF pede 2 vias) e até o RG dela (ou Certidão de Nascimento original), porque o novo modelo de passaporte não mostra a filiação.

      Um abraço

  166. Lia Maria disse:

    Ola ,Preciso de sua ajuda, minha filha é casada com um alemão e tem um bebe de 1ano e 4 meses, ano passado eles vieram para o Brasil para o bebe nascer aqui, foi registrada aqui e feito passaporte,voltarao para ALemanha e fizeram passaporte alemão para a bebe,ocorre que minha filha vem em novembro para passar 20 dias aqui no Brasil e o passaporte brasileiro da pequena esta vencido, ela pode viajar e entrar no Brasil com o passaporte alemão? vai precisar de autorizaçao do pai quando voltar para ALemanha, uma vez que a bebe nasceu no Brasil e tem dupla nacionalidade? te agradeço .abs

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Lia,
      Ela pode entrar no Brasil com o passaporte alemão da filha e peça para ela fazer um Certificado de Residência fora, no Consulado Brasileiro, assim, quando ela sair do Brasil com a criança, ela não precisará de autorização do pai, porque ela vai mostrar que mora fora com a família!

      Depois, vale à pena ela fazer o passaporte brasileiro da filha, já pedindo para inserir essa autorização diretamente no passaporte! (quem mora fora consegue colocar a autorização no passaporte, assim não precisa fazer a autorização a cada vez).

      E, independente disso tudo, é melhor ela andar com os outros documentos da filha que ela tiver (RG, Certidão de Nascimento brasileiro) algum documento que mostre a filiação da criança.

      Um abraço

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios