Ficou fácil viajar com crianças!

Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional para menores – RES.131/2011-CNJ

autorizacao-de-viagem-internacional-para-menores

Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional para menores: para imprimir diretamente o Formulário, clique aqui!

(a autorização pode ter um prazo de validade máximo de 2 anos).

Resolução 131/2011 -CNJ: aqui

Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior (fonte: site da Polícia Federal): aqui

Veja também:

Documentos para viajar com crianças

Novas regras para viagens internacionais com crianças

208 comentários para este artigo

  1. Bruna disse:

    Como vou viajar somente com meu pai, só minha mãe precisa preencher e assinar certo?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Bruna,
      Sim, sua mãe precisa assinar a autorização de viagem (se for internacional) e reconhecer a firma (assinatura) em cartório. Isso, em 2 vias.
      Um abraço

      • Bruna disse:

        Muito obrigada pela informação, e só mais uma coisa, vou viajar de avião dentro do país, pra esse caso preciso de alguma autorização?

        • Bruna disse:

          O país no caso é EUA.

          • Sut-Mie Guibert disse:

            Olá Bruna,
            Para viajar dentro dos USA com o seu pai não é necessário nenhuma autorização específica. De qualquer forma, a autorização internacional de saída do Brasil assinada pela sua mãe foi feita em 2 vias: uma fica retida na PF quando vc mostrar o seu passaporte na saída e a outra fica com você durante a viagem toda, caso vc precise mostrar essa autorização para alguém.
            Lembre-se, quando sair do Brasil de levar além do seu passaporte com visto, a autorização de saída e seu RG ou certidão de Nascimento original, porque o novo modelo de passaporte não mostra a filiação!
            Um abraço

    • Deborah Roca disse:

      Olá, tenho uma dúvida, minha filha vai viajar com meus pais,para o exterior. neste caso o formulário pelo que vi, apresenta apenas 1 campo para preenchimento de quem irá viajar com ela. Neste caso tem algum problema eu colocar apenas os dados de um deles? Ou seja, apenas da avó ou do avó, mesmo que ela vá viajar com ambos?

      • Sut-Mie Guibert disse:

        Olá Deborah,
        É isso mesmo: pode colocar o nome e dados de um deles só. Um deles fica responsável pela sua filha durante a viagem.
        Fazer em 2 vias, com firmas do pai e da mãe reconhecidas em cartório (pode ser por semelhança, a pessoa não precisa estar presente, é só ir no cartório onde tem firma aberta) + passaporte da criança (com visto, se necessário) + RG ou Certidão original de nascimento, porque o novo modelo de passaporte não mostra a filiação. Se houver alguma mudança do seu nome por casamento/divórcio, é bom levar cópia autenticada também da certidão de casamento/divórcio. Tudo que prove que você realmente é a mãe da criança. :-)
        Um abraço

  2. Sandra disse:

    Olá, bom dia! Gostaria de saber se este formulário é o que este em vigor, este dispensa a autorização judicial?

    Atenciosamente

    Sandra Freitas

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Sandra,
      Esta autorização é a que está atualmente no “Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior” no site da Polícia Federal, quando um dos pais (ou ambos) não viaja com a criança (viagem internacional). Nos cartórios às vezes há outros modelos, parecidos, mas com o essencial das informações!

      A autorização judicial deve ser feita no Juizado da Infância e Juventude de sua Comarca quando os pais não se entendem sobre a saída da criança ou quando um dos pais está desaparecido…o Juiz determina se a criança pode viajar ou não.
      São casos diferentes.

  3. Sandra disse:

    Muito obrigada pelas informações! Vou viajar com minha sobrinha, com a autorização dos pais é claro, fico com receio de chegar no dia dia e ter outro tipo de autorização, é melhor checar tudo antes….Mais uma vez obrigada.

    Atenciosamente

    Sandra Freitas

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Oi Sandra,
      Então, no caso de vcs aparentemente é a Autorização de saída internacional mesmo, feita em 2 vias, com o reconhecimento das firmas de ambos pais no cartório (pode ser por semelhança, eles não precisam estar presentes. Vcs podem ir no cartório onde eles tem firma aberta e fazer isso por eles).
      No momento da viagem, leve o passaporte da sua sobrinha, autorização de saída e RG ou certidão de nascimento original dela, porque o novo modelo de passaporte não mostra a filiação.
      De resto, lembrem-se de um bom seguro de viagem para ela (tomara que ela não precise, mas nunca se sabe)!
      Boa viagem!

  4. Aline disse:

    Bom dia! Meu filho vai viajar com minha irmã e minha dúvida é: Eu e o pai, que somos separados, preenchemos o mesmo formulário ou pode ser um formulário para cada? Pq fiquei confusa como entram os dados dos dois se for só um formulário. Grata

  5. Boa Noite!

    Sou portuguesa, residente permanente no Brasil.
    Vou viajar com minhas filhas para USA, e estou com dúvidas em como preencher a autorização de viagem. Minha identidade não tem data de expedição, e sim a data da minha entrada no Brasil. Devo colocar a data de entrada no Brasil?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Ana,
      Vc pode preencher com o número do seu passaporte e data de expedição. Na Polícia Federal certamente pedirão o passaporte + o seu RNE que mostra que vc é residente no Brasil.
      Mas se você vai viajar com as suas filhas, vc não precisa preencher esse formulário! Quem tem que preenchê-lo em 2 vias/criança é o pai! Com firma (assinatura) reconhecida em cartório.
      Um abraço

  6. Luiz disse:

    Bom dia,
    Vou viajar para europa com a a minha enteada.
    Dúvidas:
    1. Se eu tiver essa autorização devidamente preenchida, assinda e reconhecida firma do pai e a mãe dela é suficiente ou necessita algum documento à mais ?
    2. Essa autorização é apenas para autiridades brasileiras ? Ou seja, na imigração na europa, necessito mais algum documento(claro além dos docs básicos – passaporte, rg, certidão, etc) ?
    Grato

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Luiz,
      1. Essa Autorização tem que ser em 2 vias, assinadas e com firmas reconhecidas do pai e da mãe. Depois disso, na Polícia Federal no aeroporto é só apresentar o passaporte dela, a autorização e já mostre o RG ou Certidão de Nascimento original, porque o novo modelo de passaporte não mostra a filiação.
      2. Essa autorização só é válida no Brasil mesmo. Na Europa, vc não necessita de nada. Mas, de qualquer forma, vc estará viajando com 1 via dessa autorização (a outra ficou na PF quando vc saiu do país).

      (é bom verificar o seguro dela e vacinas igualmente).

      Um abraço e boa viagem

  7. Técia disse:

    Boa tarde…posso preencher o formulário manuscrito, letra de forma ou cursiva, ou sou obrigada a preencher mecanicamente.
    Obrigada! Técia.

  8. Leila disse:

    Bom dia Sut-Mie, tudo bem? Ve se pode me ajudar?
    Meus filhos de 13 e 16 anos vão para Eua com os tios, precisa de alguma autorização em ingles para ida e volta? Só reconhece firma em cartório? Não preciso ir na Policia Federal? To perdida… Se puder me ajudar. Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Leila,
      Sim, eles precisam dessa autorização para sair do país (e vc não precisa ir na PF. É só preencher a autorização e reconhecer firma).
      Para CADA UM DELES:
      – passaporte válido com visto,
      – RG ou Certidão de nascimento original (pois passaporte não mostra a filiação)
      – Autorização em 2 vias assinadas pelo pai e mãe e com firmas reconhecidas em cartório
      – É bom checar seguro de saúde/de viagem
      Um abraço

  9. Higor Amaral disse:

    Vou viajar para o Chile , consecutivamente preciso dessa autorização , pois nem meu pai e nem minha mãe vai , apenas minha tia e minha prima , preciso dessa autorização assinada pelo meu pai e minha mãe assinado e reconhecido em cartório em 2 vias ? Uma pra IDA e uma pra VOLTA ? Pois mesmo q seja dentro do MERCOSUL precisa dessa autorização tenho essa dúvida ??

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Higor,
      Sim, vc precisa da Autorização de saída, em 2 vias, assinadas pelo pai e pela mãe e com firmas reconhecidas em cartório. Uma via vai ficar com a PF quando vc sair do país e passar por ela. A outra via vai ficar com vc durante a duração da sua viagem.
      Como se trata do Mercosul, vc pode levar seu RG em vez de passaporte, mas a autorização de saída é sempre necessária se viajar sem um dos (ou ambos) pais.
      Boa viagem!

  10. Maria Albani de Mesquita Paiva disse:

    Boa noite,
    Farei uma viagem para Orlando com minha filha menor e meu voo tem conexão em Charlotte ( USA ) será que preciso de mais uma via da autorização nessa conexão ou somente aqui no Brasil será pedida?
    obrigada pela atenção
    este site realmente muito me ajudou.
    obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Maria,
      Essa autorização é brasileira e só serve mesmo para a saída internacional de crianças brasileiras. Ela só é pedida no Brasil.
      Um abraço

  11. Ricardo disse:

    estou preenchendo a autorização para minha filha viajar com a mãe. tem um campo que diz: na qualidade de pai, mãe, tutor, guardião e….Depois de guardião e? o que? o que deve preencher neste campo?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Ricardo,
      Vc coloca o seu nome, na qualidade de pai e envolve a palavra pai e risca as outras opções (Mãe, tutor, guardião..). O que vem a seguir da palavra guardião é se a mãe tb preenchesse o formulário (para uma criança que viaja sozinha, sem nenhum dos pais). No seu caso, vc deixa essa parte em branco e volta a preencher em AUTORIZO(AMOS) que o menor……. (e preenche com os dados da menor).
      E assina em 1)
      Isto, em 2 vias, assinadas e com firmas reconhecidas em cartório.
      Um abraço

  12. THAIS disse:

    Boa noite, tenho uma dúvida… na autorização pede o número do passaporte e logo ao lado tem o campo expedido pela.. o que devo colocar??? No aguardo, Thais.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Thais,
      Olha o passaporte: na página da foto, tem “passaporte n” em cima à direita, abaixo tem “identidade” e ainda abaixo “autoridade” que mostra qual foi a autoridade que fez o passaporte. É isso que vc escreve nesse campo “expedido por….”

  13. Sergio Ribeiro disse:

    Olá Boa Tarde, a dúvida é se agora não é mais necessário colocar a foto do menor nas duas vias.
    grato,

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Sérgio,
      Nao eh mais obrigatório. Mas se estiverem inseguros, levem a Xerox de uma foto da criança. (Mesmo se nao será pedida).
      Um abraço

  14. Rosangela Dominguez disse:

    Boa tarde Sut-Mie

    Meus filhos estão com l9 e 17 anos e viajarão para Portugal e Londres agora em abril (sozinhos). Estou providenciando a autorização de viagem para o menor viajar com a irmã que é maior de idade. Fui informada que devo enviar essas autorizações aos respectivos consulados para validação, isto procede? Meu filho terá problemas com a imigração dos dois país se for apenas com esta autorização expedida no Brasil? ou seria necessário fazer a autorização no idioma de cada país visitado e enviar aos respectivos consulados para validação?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Rosangela,
      Nunca ouvi falar disso.
      Sobre a Autorização, é uma autorização de SAÍDA de menor do Brasil! Então nem tem nada à ver com entrada na Europa.
      Para ele poder viajar, precisa do passaporte, da Autorização em 2 vias, assinadas pelo pai e mãe, com firmas reconhecidas e RG ou certidão de nascimento porque o novo modelo de passaporte não mostra a filiação.

      Te aconselho ligar para os Consulados, para saber se precisam de algo, mas nunca ouvi falar de nada. Eles terão passagens de ida e volta, autorização de viagem (já que ela é feita em 2 vias- uma fica com a PF e a outra com eles), terão cartão de crédito ou algo que prove que eles levam dinheiro suficiente…

      Um abraço

  15. Paloma disse:

    Bom dia. Vou viajar com minha mãe para os EUA, como já foi respondido em perguntas anteriores, só o meu pai terá que assinar a autorização.. O que devo fazer com o espaço que é reservado para a minha mãe, posso anula-lo no word, ou terei que deixá-lo em branco?
    Minha segunda dúvida, posso preencher os dados diretamente pelo word, só deixando a escrita para as assinaturas?
    Obrigada

  16. NAYARA disse:

    OLÁ, COMO FAÇO SE MINHA FILHA VAI PARA DISNEY COM INTERCAMBIO JUNCO COM O COLEGIO, SÓ QUE O PAI BIOLOGICO SUMIU DESDE QUANDO ELA TINHA 1 ANINHO,NÃO TEMOS CONTATO, ELE PRECISA ASSINAR A AUTORIZAÇÃO O QUE DEVO FAZER ? CASO TENHA QUE IR NA VARA DA INFANCIA E JUVENTUDE ISSO DEMORA ? OBRIGADA =)

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Nayara,
      Vc deve ir na Vara de Infância sim, o mais rápido possível, porque vc precisa de uma autorização não só para a saída dela do país, mas também para o passaporte dela! Tem que fazer o passaporte, tirar o visto e ter a autorização de saída! Isso tudo demora um pouco.
      Coloque no Google: “Vara de Infância em x – sua cidade”, para ver onde estão localizadas.
      Um abraço,

  17. Tatiana disse:

    Vou viajar com minha filha para EUA. Só o meu marido precisa preencher a autorização? Eu também assino? No espaço que seria da mãe (no caso, eu), deixo em branco ou posso deletar no word, já que estou digitando o formulário? Me ajudaria muito caso pudesse responder estas perguntas. Abraços.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Tatiana,
      Pode deixar a suas informações de mãe em branco e só ele preenche e assina a parte dele.
      Em 2 vias, com firma reconhecida em cartório.
      Leve tb o RG da sua filha ou certidão de nascimento, pois o novo modelo de passaporte não mostra a filiação
      Um abraço

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Mas porque vc está digitando o formulário? Pode imprimi-lo! No final do post tem, “clique aqui”.
      Ou no próprio cartório muitas vezes tem um modelo pronto tb.

      • Tatiana disse:

        Não, eu não estou digitando. Eu peguei um formulário pronto e estou digitando apenas os dados. Só o meu marido que assina o formulário não é? E a certidão de nascimento pode ser cópia autenticada ou preciso levar a original?

        • Sut-Mie Guibert disse:

          Ele preenche e assina a parte dele. Em 2 vias, com firma reconhecida em cartório.
          A certidão de nascimento pode ser autenticada, mas pessoalmente, sempre prefiro andar com os documentos originais! Fora do Brasil, os países não conhecem esse sistema de “cópia autenticada”
          Um abraço

  18. Mara disse:

    Bom dia

    Estarei indo daqui 4 dias para Paris com minha filha, o pai já preencheu esta autorização e reconheceu no cartorio, minha duvida é: este documento e válido para entrada no país de destino também? Posso usar esta autorização para viagem de trem na europa?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Mara,
      Esse documento é só válido para sair do Brasil. É uma autorização de saída. Um dos originais vai ficar com a Polícia Federal e o outro com você. Na chegada em Paris, você nem precisa mostrá-la, ela não tem valor na Europa. Ela também não é necessária para viajar de trem. Você pode viajar sozinha de trem com a sua filha e também poderá sair da Europa sozinha com ela.
      Leve a autorização de saída, o passaporte dela e RG ou certidão de nascimento original, pois o novo modelos de passaporte não mostra a filiação.
      Um abraço

  19. Flávia disse:

    Olá,gostaria que me tirasse uma dúvida.

    Vivo com minha filha em Portugal e vou de férias para o brasil,apesar de ter a guarda dela sei que preciso de autorização do pai dela e ele fez a autorização mas só fez uma via e agora não pode fazer mas nenhuma pois trabalha embarcado,havera algum problema de eu ter só uma via?

    Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Flávia,
      Como na verdade vcs moram em Portugal, você pode pedir ao Consulado Brasileiro uma certidão de residência, provando que vcs moram fora. Com isso, normalmente não é necessária a autorização de saída, já que ela é feita para quem mora no Brasil e não para as crianças que vem passar férias!
      Além disso, traga, obviamente essa autorização que vc tem do pai dela (e faça um cópia que vc guarda com você!). Pode ser que a Polícia Federal fique com a certidão original, além da certidão de residência.
      Um abraço

  20. não sei autopreencher esse formulário meu filho vai viajar com mãe no caso tenho que colocar so meu nome eu assinar ou mae tbm vai te que preeencher? me ajude

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá,
      Se a criança vai viajar com a mãe, só você, o pai, precisa preencher em 2 vias, assinar e reconhecer a firma. Aconselhe-os a viajar com as autorizações, passaporte da criança e RG ou certidão de nascimento (original ou cópia certificada), pois o nosso passaporte não mostra a filiação. se por acaso, houver divórcio e troca de nome da mãe, é bom levar a certidão de casamento/divórcio averbado também.
      Um abraço

  21. Por favor, tenho uma dúvida, pois pretendo viajar para o Chile com meus dois filhos menores. Ocorre que meu atual companheiro é pai de apenas um de meus filhos e do outro, que vive conosco, terei que pedir a autorização do pai biológico dele Aquele que consta na Certidão de nascimento dele)? Há outra forma? Pois não quero ter contato com o pai daquele filho! Terei que solicitar a um juiz esta autorização? Desde já, agradeço as informações.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Isabel,
      Sim, vc precisa da autorização do pais do seu outro filho! A única forma, que eu saiba (por experiência e não por conhecimento das leis, não sou advogada) é com a autorização do pai ou de um juiz. Vc pode tentar a autorização de um juiz, através de um advogado. Procure uma Vara de Infância!
      Como é para o Chile, vcs podem viajar com essa autorização e com o RG, não precisam do passaporte (para fazer o passaporte também precisa da autorização do pai).
      Boa sorte!

  22. patricia disse:

    Ola,meu filho ira viajar para EUA com a minha mãe.
    A mesma autorização de viagem do Brasil para EUA,sera usada do EUA para o Brasil?Nao sera necessário autorização especifica dos EUA?
    Desde já agradeço a informação.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Patricia,

      Essa autorização de saída só é válida no Brasil! E não precisa de nenhum documento no sentido contrário, de lá para cá! Eles verão, na hora da saída dos EUA, que a sua mãe entrou sozinha com ele há pouco tempo. Eles estarão como turistas.
      Levem o passaporte dele, as autorizações de saída (2 exemplares assinados por ambos os pais, com firmas reconhecidas em cartório) e RG ou certidão de nascimento original dele porque o novo passaporte não mostra a filiação.
      Certifique-se também do seguro de saúde internacional dele! Importante quando vai para os EUA (tudo é muito caro lá se acontecer alguma coisa).
      Um abraço

  23. Fabiane disse:

    Oi Patrícia,

    Td bem?

    Vou viajar com minha sobrinha para os EUA. Sobre a autorização de viagem dos pais dela,obrigatoriamente, preciso preencher a validade. Como se preenche aquela data, lá em cima, no formulário? É a data até a qual a menor vai ficar nos EUA? Não comprei a passagem ainda. Posso levar ao cartório sem essa data?

    Obrigada.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Fabiane,
      Pode colocar a data que os pais assinarem ou forem reconhecer firma. De qualquer forma a autorização é válida por 2 anos se não estiver especificado, portanto, pode colocar a data atual, que a autorização será válida.
      Um abraço

  24. Fabiane disse:

    Então Patrícia,

    Acabou que coloquei uma data estimada para nossa volta dos EUA. Coloquei 30 de Junho. Realmente achei confuso, qual data colocar. Os pais dela reconheceram firma hoje.

    Mas de qualquer forma, de acordo com sua resposta, estará válida, certo?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Se vc colocou data posterior à viagem, não tem problemas. Se não tivesse colocado data nenhuma, seria válida no máximo por 2 anos.
      Um abraço

  25. Fabiane disse:

    Sim, coloquei data posterior à que retornaremos.

    • bel arruda disse:

      Oi td bem?? minha filha vai fazer um passeio cultural para o japão ,tenho uma dúvida esta autorização será apresentada no embarque, e será apresentada ao sair do Brasil e a outra via??? será apresentada no Japão

      obrigada

      • Sut-Mie Guibert disse:

        Olá,
        A Polícia Federal pede que a autorização seja feita em 2 exemplares:
        – um fica na PF quando a criança estiver saindo do país e
        – a outra fica com a criança durante toda a viagem, caso precise provar que tem autorização. (Mas na verdade, isso não acontece, porque nos outros países essa autorização não existe então ninguém pede por ela. Mas é bom tê-la e às vezes a PF pede para ver os 2 exemplares na saída). Portanto, normalmente no Japão ela não vai apresentar a autorização! Só o passaporte mesmo.
        Um abraço

  26. Olá, gostaria de tirar uma duvida…
    Tenho 17 anos e estou com as autorizações preenchidas e reconhecidas em cartório em mais de uma via.
    É necessário levar algum outro documento meu ou dos meus pais junto comigo?
    Se sim, quais e se tem de ser original e/ou cópia (autenticada ou simples).

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Lucas,

      Se vc tem 2 vias da Autorização de Saída Internacional, assinadas por ambos pais e com firmas reconhecidas em cartório, está ok.

      Além disso, precisa do seu passaporte, RG ou certidão de nascimento original (estes mostram a sua filiação). Se houver mudança de nome (em geral da sua mãe) por causa de casamento ou divórcio, é bom vc ter uma cópia autenticada da certidão de casamento/divórcio.

      Um abraço

  27. angela disse:

    minha filha vai viajar para o paraguaí e para a argentina com a tia dela gostaria de saber o pai dela não sei a onde vive pois ele sumiu como e que eu faço na autorização assino só eu e a parte do pai dela deixo em branco ?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Angela,

      Normalmente vc precisa da autorização de um Juiz da Vara de Infância e Juventude da sua Comarca (já que não tem a autorização paterna). O Juiz determina se a criança pode viajar ou não. Tente fazer isso o mais rápido possível.
      Eu não sei onde vc mora, mas tecle “varas de infância e juventude em xxx -sua cidade-” no Google para ter os endereços.

      Uma abraço

  28. Beatriz disse:

    Ola, pretendo fazer uma viagem a Londres em junho desacompanhada e como sou menor de idade preciso desse formulário… gostaria de saber nesse espaço “na companhia de..” o que meus pais devem preencher? ja que vou desacompanhada? desde ja agradeço

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Beatriz,
      “Na companhia de…”deve ser preenchido só se o menor viaja na companhia de alguém, o que não é o seu caso. Portanto seus pais devem preencher só os espaços acima, reservados para “pai”e “mãe”.
      Fazer a autorização em 2 vias com firmas autenticadas. Leve o seu passaporte e RG (ou certidão original de nascimento) que mostra a sua filiação.
      Um abraço

  29. Cintia disse:

    Olá

    Minha filha vai para Disney com uma empresa de viagens. Eu e meu marido temos que tirar a autorização de viagem.
    No RG de minha filha tem o meu nome de solteira, e gostaria de saber para a autorização de viagem devo colocar meu nome de solteira ou de casada?

    Grata pela atenção

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Cintia,
      Na autorização, eu colocaria o mesmo nome que está no RG da sua filha! Além disso, ela pode até levar (no caso de precisar) uma cópia autenticada da sua certidão de casamento!
      Um abraço

  30. Veronica disse:

    Olá!
    Estou com uma dúvida… Vamos para a França, com conexão em NY.
    Vou apresentar uma via dessa autorização aqui no Brasil. E depois, qdo for embarcar de NY pra Paris preciso entregar outra via lá?
    Nesse caso de conexão em outro país é melhor eu levar umas 4 vias da autorização?

    Muito obrigada!!!! :)

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Veronica,
      A Polícia Federal do Brasil pede que a autorização seja feita em 2 vias: uma fica com eles na saída do Brasil e a outra fica com você durante toda a viagem.

      Quando embarcar de NY para Paris não precisa mostrá-la, ela não tem validade para os outros países. Vc só vai precisar do passaporte mesmo.

      Portanto para viajar só precisa dos 2 exemplares exigidos. ;-) Não esqueça (além do passaporte) de levar a identidade ou certidão de nascimento original, documentos que mostram a filiação.

      Um abraço e boa viagem

  31. Marcia Stel disse:

    Olá Veronica, boa tarde.

    Gostaria de saber se há necessidade de levar a autorização na hora de fazer o visto pra EUA ?

    Obrigada.

    Marcia

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Marcia,
      Não precisa levar a autorização de saída, ela não tem nada à ver com o visto. A Autorização de Saída vale somente no Brasil e para sair do país.
      Um abraço

  32. MARIA disse:

    bom dia!poderia me informar quando a mae viaja com os filhos para o exterior..e para o pai dar autorizacao para viajar estando em outro País ele pode enviar o documento para mae reconhecer no Brasil a assinatura em algum cartorio que o pai tenha firma reconhecida ?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Maria,
      Sim, o reconhecimento de firma pode ser por “semelhança”, o pai não precisa estar presente, pode ir num cartório onde ele tem firma aberta e reconhecida.
      Peça para ele mandar a autorização em vários exemplares (vc só precisa de 2 para cada criança, mas é melhor tem mais alguma – vai que rasga, cai água em cima… essas coisas). E não coloque data, elas serão válidas por 2 anos.
      No momento da viagem, apresente o passaporte da criança, as 2 autorizações e o RG ou certidão de nascimento, porque o novo passaporte não mostra a filiação.

      Um abraço

  33. Thais disse:

    Ola, eu vou fazer uma viajem ao exterior, e vou com uma pessoa responsável por min, não sera minha mae nem meu pai.. meus pais são separados e a guarda esta com minha mae, no caso só minha mae ira asinal o formulário?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Thais,
      Se vc vai viajar com uma terceira pessoa, tanto a sua mãe quanto o seu pai tem que assinar a autorização e reconhecerem as firmas no cartório! (nessa autorização tem a parte, lá no final, para colocar os dados da terceira pessoa). Isso tem que ser feito em 2 vias. E na hora de viajar, leve o seu passaporte + RG ou Certidão de nascimento original, porque o novo modelos de passaporte não mostra a filiação. Se por acaso seus pais forem divorciados e a sua mãe mudou de nome, é bom levar tb uma cópia autenticada da certidão de casamento/divórcio deles…
      Um abraço

  34. Caroline disse:

    Boa noite.
    Eu estou indo tirar ferias na casa do meu pai que vive na España, ele ja mando a autorização feita no consulado Brasileiro de la.
    Gostaria de saber se eu posso imprimir o formulário que tem no inicio desta página pra minha mãe preencher e depois so levar no cartório pra autenticar, se tiver mais alguma coisa pra fazer ou se tiver algo errado tem como mi falar.
    Obrigada.

  35. Herman Wendich disse:

    Boa noite !
    Meus filhos vão viajar sozinhos para Bolívia ,meu filho com 19 Anos e minha filha com 14 Anos.
    Preciso providenciar a autorização de viagem apenas para ela (?) , sendo seu irmão o responsável por ela na saída .Ele deve ficar lá 20 dias e minha filha retorna antes / fica apenas 01 Semana lá e retorna ao Brasil.
    Pode por favor orientar como fazer ?
    Grato ,
    Herman

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Herman,
      Sim, a autorização de saída é só para ela que é menor de idade. Você pode colocar na autorização os dados do pai, da mãe e os dados do irmão que está autorizado à viajar com ela (no final, tem a terceira pessoa).
      As autorizações em 2 vias, com firmas reconhecidas em cartório.
      Na hora de viajar, eles vão mostrar essas autorizações e a PF vai ficar com 1 exemplar. Levar passaporte (ou RG, já que é para a Bolívia) + RG ou certidão de nascimento original porque o novo passaporte não mostra a filiação. Por isso, seria mais prático viajar somente com o RG!
      A Bolívia exige uma autorização de saída de menores também (papéis oficiais do país, diferentes da autorização brasileira). Seria melhor vcs se informarem no Consulado Boliviano sobre isso: eu não sei se, como turista brasileira, ela tb está submetida às regras de saída de menor da Bolívia. Ou se, talvez, no consulado eles tenham essa autorização que vcs possam fazer (para a volta dela sozinha).
      Um abraço

  36. yuri disse:

    ola tudo bem vou para os estados unidos passar um ano la com os amigos da minha mae que ja estao la, eu tenho 17 anos e vou embarcar sozinho e no formulario esta pedindo autorização para eu viajar com ”fulano”
    oque faço no caso que vou sozinho sem ninguwem me acompanhando?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Yuri,

      Se não tem ninguém te acompanhando, você tem que ter esse formulário preenchido pelo seu pai e pela sua mãe (não precisa preencher a parte da terceira pessoa que eventualmente, te acompanharia). Autorização em 2 vias, com firmas de ambos reconhecidas em cartório.
      Lembrando que essa autorização é para VIAJAR e não para estabelecer domicílio lá fora.
      Na hora da viagem, leve as autorizações, passaporte com visto e RG ou certidão original de nascimento, porque o novo passaporte não mostra a filiação.
      Um abraço

  37. AIDIL AMARAL disse:

    BOA TARDE, VOU VIAJAR COM MINHA FILHA PARA O PERU E NA AUTORIZAÇÃO QUE O PAI DEIXOU TEM O CAMPO PARA TELEFONE,ESSE CAMPO FOI PREENCHIDO COM O NÚMERO DAQUI DO BRASIL, NO MOMENTO ELE ESTÁ NO EXTERIOR. ESSE NÚMERO É PARA A PF LIGAR PARA QUEM ESTÁ AUTORIZANDO? ELES LIGAM OU É SÓ PRA CONSTAR?
    OBRIGADA.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Aidil,
      Esse campo é para ser preenchido com um número de contato no Brasil, mas penso que é só para constar e caso eles precisem! Nunca ouvi falar de caso onde eles tenham ligado!
      Um abraço

  38. Lia disse:

    Ola
    Gostaria de saber se a autorizacao de viagem pode ser cancelada pelo pai antes do embarque .
    Tenho previsao de retornar ao brasil por pouco tempo e voltar ao pais que atualmente resido com minha filha.Ele assinou o formulario da policia federal e reconheceu firma ,mas tenho receio de que ele possa cancelar a autorizacao e proibir a viagem de volta dela .
    Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Lia,
      Eu até imagino que já deve ter acontecido mas nunca ouvi falar diretamente disso e nem sei qual seria o procedimento para anular!
      Mas se vc mora fora com a sua filha, vc deveria (em prevenção de algum problema) ir no consulado brasileiro e fazer um certificado de residência no exterior. As crianças que moram fora não precisam mais dessa autorização de viagem!
      Um abraço

  39. Michelle disse:

    Ola,
    Gostaria de saber o seguinte , minha filha vai para EUA acompanhada da avó, juntamente com o pai dela já preenchemos o formulário e reconhecemos firma mas a minha duvida é .. na volta dessa viagem minha filha não retornara com a avó minha filha volta só eu preciso junto com o pai dela preencher um outro formulário por causa desse retorno que ela vai fazer sozinha?
    Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Michelle,
      Para voltar para o Brasil ela não precisa de nenhuma autorização, só para sair do país mesmo.
      Um abraço

  40. Valentina disse:

    Boa Tarde,

    Meu filho vai viajar sozinho. Dúvidas? O pai vai autorizar, o formulário pode ser separado? Eu como mãe preencho e reconheço firma e ele faz o mesmo procedimento ou tem que ser o obrigatoriamente o um único formulário? Já que ele mora em outra cidade e vai enviar pelo correios.
    Um abraço

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Valentina,
      Pode ser em formulários separados. Só peça para ele imprimir esse termo e fazer a autorização em 2 vias com reconhecimento de firma. E vc, do seu lado, vai fazer a mesma coisa.
      Seu filho deve viajar com todas essas autorizações, passaporte e RG ou certidão de nascimento original porque o novo passaporte não mostra a filiação. Se vc tiver mudança no seu nome por casamento/divórcio, diferente do que está no RG dele, ele deve levar tb uma cópia autenticada da sua certidão de casamento/divórcio.
      Um abraço

  41. Thereza disse:

    Boa noite, gostaria de tirar uma duvida: vou viajar com minha filha para os EUA e lá vou pegar um cruzeiro pro Caribe . Terei q levar outra autorizacao para pegar esse navio em Porto carnaveral /Orlando ou bastam as autorizações de saída do Brasil, modelo 131/2011??

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Thereza,
      Você só precisa dessa Autorização de saída para sair do Brasil, onde ela é válida!
      Nos Estados Unidos não precisa de autorização nenhuma. Nem para entrar no cruzeiro.
      Na hora de sair do Brasil, leve as autorizações, o passaporte dela com visto, RG ou certidão de nascimento original dela (porque o novo passaporte não mostra a filiação) e se você tiver alguma mudança de nome, leve a sua certidão de casamento/divórcio.
      Um abraço

  42. diva disse:

    olá,preciso de ajudaaaa..estou indo pra Republica dominicana com meu filho e vou encontrar com meu marido lá..acontece que ele só deixou uma copia assinada..posso so autenticar outra no cartorio onde ele tem firma reconhecida? desde ja obrigada!!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Diva,
      Vc tem que reconhecer a firma dessa via original que ele te deixou! E normalmente, vc deveria ter outra. Mas já que não tem, faz uma xerox autenticada e guarda essa via com vc.
      Normalmente, eles pedem 2 vias originais autenticadas, sendo que no fundo, a PF só fica com uma (essa original que o teu marido deixou). A 2a via fica com vc durante a viagem, então à priori, vc não deve precisar da 2a via.
      Um abraço

  43. diva disse:

    oii..obrigada por me responder..na verdade a que ele deixou ja está toda certinha,reconhecida e tudo..meu medo era só chegar e ser obrigatório as duas vias originais..abraço!!

  44. Helo disse:

    Oi
    viajarei para o Chile com a minha tia , na hora de preencher a autorização devo colocar o nome da minha tia como responsavel? Precisa de estar traduzida em castelhano a autorização para voltar pro Brasil?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Helo,
      Sim, se vc viaja com ela deve colocar os dados dela na autorização (lá no final, como “pessoa responsável”). Seu pai e mãe devem assinar as autorizações (em 2 vias) e terem as firmas reconhecidas em cartório.
      No aeroporto, na Polícia Federal vocês devem mostrar o passaporte (ou RG já que é para o Chile), as autorizações de viagem e o RG ou Certidão de Nascimento original caso esteja com o passaporte porque este não mostra mais a filiação (ele tem um chip com as informações, mas nem sempre a máquina leitora funciona).
      Não precisa estar traduzido em castelhano. Essa autorização não tem validade lá fora: é só um doc brasileiro mesmo e vc não precisa dele para voltar para o Brasil.
      Um abraço

      • Neylton disse:

        Ola,

        Somos brasileiros. Trabalho e vivo com minha familia nos Emirados Arabes com visto de residencia para toda a familia nos Emirados Arabes. Eu tenho a Autorizacao de Viajem Internacional para menores registrada em cartorio autorizando minha esposa a viajar sem min, documento feitoquando saimos do Brasil,porem o mesma venceu em 05.06.2014. Estamos todos no Emirados Arabes agora. Em poucos dias vijarei para um pais da Europa e de depois para o Brasil. 2 dias depois minha esposa vai viajar com meus filhos dos Emirados arabes para o Brasil sem mim.

        Eu sei que este documento de Autorizacao de Viagems internacionais para menores eh valido somente no Brasil para saida do Brasil (eh um documento de saida somente) e nao tem validade no exterior. Entao so temos que fazer um novo documento (porque o que tenho expirou) quanto estivermos no Brasil para sairmos do Brasil de novo (senao a Policia Federal vai impedir a viagem de volta para o Emirados).

        Porem a pergunta -> Existe chance de autoridades nos Emirados impedirem minha mulher de viajar sozinha com as criancas?

        • Sut-Mie Guibert disse:

          Olá Neylton,

          Vamos por etapas, porque a sua pergunta é grande e tem vários pontos: ;-)
          – Se vcs vivem fora, uma alternativa à Autorização de Viagem é ir ao Consulado Brasileiro daí e pedir um Atestado de Residência (peça 2 exemplares). As crianças que provam que moram fora e que estão voltando ao país onde moram podem viajar com esse atestado + 1 dos pais em vez da autorização de saída.
          – (isso não é para agora, mas a próxima vez que fizerem os passaportes das crianças e já que moram fora, peçam ao Consulado para incluir a autorização de saída do Brasil no próprio passaporte). As crianças que moram fora podem ter a autorização no passaporte!
          – Outra alternativa é imprimir e preencher a autorização de saída (em 2 exemplares) como no modelo deste post. Vc assina, e no Brasil, a sua esposa vai reconhecer a sua firma (assinatura) em algum cartório onde vc tenha firma aberta. Não é mais necessário que a pessoa esteja presente: ela pode fazer isso por vc. Se chama reconhecimento “por semelhança”. (Mesmo com esta opção, eu faria um Certificado de Residência fora no Consulado. Vai que no cartório no Brasil não acham mais o seu cadastro…etc. Melhor estar precavido com todas as opções)!
          E fale para a sua esposa ter todos os documentos com ela na hora de viajar: passaportes, autorizações (ou certificado de residência), RG ou Certidão de Nascimento original das crianças porque o novo modelo de passaporte não mostra a filiação! Se ela tiver alguma mudança no nome dela, certidão de casamento/divórcio tb! (tudo para provar que ela é ela e é a mãe das crianças)! ;-)

          –> Sobre a sua última pergunta, eu não sei. São regras estrangeiras. Não sei se tem regras específicas, se ela necessita de alguma autorização de saída dos Emirados? Depende de país para país. Cada um tem a sua regra. Vários países tem uma autorização de saída para menores. É melhor vocês se informarem sobre isso aí no Consulado ou na Polícia Federal daí.

          Um abraço

  45. josé carlos disse:

    olá.vou para o chile com minha filha menor de idade como sou divorciado tenho a autorização da mãe para viajar com firma reconhecida por semelhança e NÃO POR AUTENTICIDADE este reconhecimento de assinatura é aceito.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá José Carlos,
      Não tem problema! Hoje em dia, a regra diz que esse reconhecimento de firma pode ser feito por autenticidade OU semelhança! Leve o passaporte da sua filha ou RG (já que é para o Chile) + as autorizações (a PF pede 2 vias, mesmo se só usam 1!). Se for o passaporte, leve tb o RG dela ou certidão original de nascimento porque o novo modelo de passaporte não mostra a filiação.
      Um abraço

  46. Aparecida pereira disse:

    Vamos viajar com o nosso filho de 16 anos para os Estados Unidos.So que eu e meu marido vamos ficar 3 meses la, e ele precisa voltar antes para nao perder aula. Ele pode viajar sosinho? E tambem precisa de autorizaçao para voltar pro seu pais?

  47. Andreza Prado disse:

    Olá, tenho uma dúvida, meu marido foi para os EUA estudar inglês e agora vou com meu 2 filhos menores. Ele me deixou as autorizações assinadas antes de ir mas o modelo é um pouco diferente dessa mostrada no site, será que tem problema? Também se chama AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM INTERNACIONAL PARA MENOR.

    Obrigada
    Andreza

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Andreza,
      Se tb é uma autorização de viagem internacional para menor, não tem problema, contanto que tenha as informações principais (dados dos pais, da criança, etc). Alguns cartórios tem modelos um pouco diferentes mesmo.
      O ideal são 2 autorizações por criança, com firma (assinatura do seu marido) reconhecida em cartório. Ele não precisa estar presente; esse reconhecimento de firma em cartório agora pode ser feito por semelhança.
      Na hora de embarcar, leve as autorizações, os passaportes das crianças e RG ou Certidão de Nascimento original porque o novo modelo de passaporte não mostra a filiação. E se tiver alguma mudança no seu nome, diferente do que está na certidão das crianças (casamento/divórcio), leve tb a sua certidão que mostra a mudança de nome.
      Um abraço

  48. Andreza disse:

    Muito obrigada! Me ajudou muito!
    Um abraço

  49. Andreza disse:

    Essa autorização que eu tenho só não tem o lugar do endereço, será que tem problema?
    Obrigada
    Andreza

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Penso que não!
      Onde vc conseguiu esse modelo do qual fala?
      O importante é identificar o pai/mãe com nome, número de identidade/passaporte,…
      E se o seu marido já reconheceu firma, normalmente está tudo bem, senão até o cartório (se o modelo não vem deles) já teria falado alguma coisa.

      • Andreza disse:

        Ele pegou na internet e o cartório já reconheceu firma.

        É assim: AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM INTERNACIONAL PARA MENOR

        () IDA ()VOLTA)
        eu assinalei ida porque meu marido vai voltar junto

        Eu, (nome e RG de quem autoriza),
        autorizo meu filho ————————, nascido em ——-, passaporte n. —————-, viajar com destino a ————-, na companhia de —————— RG ——– , e CPF ———.

        Esta autorização é válida até ————–

        cidade, dia, mês, ano

        assinatura do pai

        assinatura da mae

        liguei na policia federal do aeroporto e me disseram que esse ´´e o formulário antigo e que não tem problema

        • Sut-Mie Guibert disse:

          Que bom! Tudo certo então! Agora o principal é mesmo levar todos os documentos, como falei antes, porque o novo passaporte não mostra a filiação! ;-)
          Boa viagem!
          Um abraço

  50. Eliane Silva disse:

    Olá boa tarde!

    A minha dúvida é, a minha mãe irá viajar com os meus filhos, irão ficar 1 semana fora, a autorização de saída do País está ok, e na volta, eles irão precisar de autorização novamente?

    Obrigada!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Eliane,
      Eles não precisam de autorização para voltar para o Brasil, somente para sair.
      Documentos para sair: 2 vias da autorização (isso é o que a Polícia Federal pede) para cada criança, passaporte das crianças (ou RG se for para a América Latina) e é bom ter a Certidão de Nascimento Original das crianças porque o novo modelo de passaporte não mostra a filiação! Se houver casamento ou divórcio com mudança de nomes em relação à Certidão das crianças, levar xerox autenticada da Certidão de casamento/divórcio.
      Um abraço

  51. carla azevedo disse:

    Boa noite,
    Gostaria de saber se esse formulário é necessário para minha filha que ira viajar para a argentina comigo e com o pai(qual seja estará com ambos os pais), e quais seriam os documentos que devo levar ?? Outra duvida, caso possa me ajudar, sabe me informar se o peso da bagagem de uma criança de 3 anos é o msmo do que o de adulto, ou seja, 23kg?? desde já, agradeço.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Carla,
      Esse formulário é necessário só se a criança viajar para fora do país só com um dos pais! No seu caso, não precisa já que estarão todos juntos!
      Documentos dela: passaporte ou RG (já que é para a Argentina). O RG é gratuito e pode fazer em alguns postos do Detran ou Poupatempo. Para o passaporte, tem que pagar uma taxa e ele será válido 3 anos (a idade da sua filha). Se estiver com o passaporte, leve também a Certidão de Nascimento original dela, porque o novo modelo de passaporte não mostra a filiação.
      Sobre a bagagem: sim, é o mesmo peso. Ela também tem direito à levar o carrinho gratuitamente. E pode levar até a porta do avião, se quiser.
      Um abraço

  52. Andreza disse:

    Oi querida sou eu de novo, é a última vez rssss

    O modelo que tenho NÃO tem a parte que diz “salvo se expressamente consignado, essa autorização não se constitui em autorização para residência no exterior”.
    O que vc acha?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Andreza,
      Penso que não tem problema! O teu modelo tem as informações principais para sair do país! Essa frase nem é para a Polícia Federal, é um aviso para quem está usando a Autorização mesmo: se o pai ou mãe autorizou a criança a sair do país (viagem) não significa que ele(a) a autoriza a morar fora! ;-)
      Um abraço

  53. Marina Negri disse:

    Olá, no momento estou nos EUA, e meu pai é ausente, eu tive que pegar uma autorização jurídica para sair do Brasil, e agora eu estou voltando, eu vou atras da autorização para voltar sozinha para o Brasil, pois a minha mar vai ficar, na autprizaçao de VOLTA pode ser apenas da minha mãe?

  54. Marina Negri disse:

    Eu preciso saber o quanto antes, na autorização de VOLTA pode ser necessário
    só da minha mãe?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Marina,
      Para voltar para o Brasil, você não precisa de autorização. Ela só vale para SAIR do país!

      Mas se informe sobre as condições depois para sair novamente do Brasil (próximas férias ou viagem) porque já que você não terá o seu pai ou sua mãe com vc, aí sim vai ser complicado sair do Brasil sem autorização deles! Seria bom ir no Consulado do Brasil e ver como vc poderá fazer no futuro? (com um atestado de residência, por ex, talvez?).
      E leve todos os seus documentos com vc, sempre: passaporte, Certidão de Nascimento original ou RG…

  55. Marina Negri disse:

    Eu nao tenho perigo de ser barrada quando for entrar no aviao? Eu posso ir sem a autorizacao de volta?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Oi Marina,
      Se você está falando da VOLTA PARA O BRASIL, não tem problema, você não precisa de autorização para voltar para o seu país!
      E daqui a 3 meses, quando vc terá 18 anos, aí não tem mais problema nenhum para sair do país: poderá viajar sem autorização! (eu imagino que o seu visto americano está ok).

  56. jussara disse:

    Oi. Ao preencher as autorizações me enganei e coloquei as datas diferentes. Será que há problema na hora do embarque?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Jussara,
      Na ida, a data da viagem tem que estar dentro do prazo que vc colocou (tem que acontecer depois da data da autorização). Sobre a volta, não tem problema de datas…vc pode voltar antes ou depois do que colocou, porque a Autorização só é pedida para a saída do país. Se a autorização não tem nenhuma data, ela é válida por 2 anos a partir da data da autorização.
      Um abraço

  57. Boa tarde!
    Preciso de uma ajuda. Irei com meu marido e minha filha para Portugal de férias, porêm meu marido irá retornar ao Brasil antes de nós duas. Minha dúvida é: preciso da autorização dele para a viagem de volta que farei sozinha com ela, saindo de Portugal e retornando ao Brasil?
    Tentei contato com o consulado Portugues e com a TAP e nenhum deles soube me informar.
    Obrigada!
    Gabby

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Gabriela,
      Para viajar de volta para o Brasil, você não precisa de autorização. É só para SAIR do Brasil mesmo.
      Um abraço

  58. eliane disse:

    mais o formulario tem quer ser preenchido com que tipo de letra????

  59. rafael luz araujo disse:

    E’ necessario anexar copia autenticada do rg junto com a autorizacao de viagem para menor?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Rafael,
      Não precisa anexar nenhum documento. É só recomendável levar o RG ou certidão de nascimento, caso a Polícia Federal peça alguma documento complementar, porque o novo passaporte não mostra a filiação! Quer dizer, o passaporte até tem um chip com essas informações, mas nem sempre a máquina leitora funciona…
      Então não precisa de xerox, mas é só levar o RG. E se tiver mudanças de nomes por casamento/divórcio em relação ao que está nos documentos da criança, tem que levar também Certidão de casamento/divórcio ou cópia autenticada.
      Um abraço

  60. Letícia disse:

    Eu vou viajar com minha filha para o México, já tenho uma autorização assinada e firmada no cartório, eu preciso de mais de uma dessa para sair do Brasil, porque creio que uma ficará retida com a policia federal, não sei como funciona, nunca sai do pais, e não quero que nada de errado… obg pela atenção

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Letícia,
      Sim, a PF pede que a autorização seja feita em 2 vias com firma reconhecida em cartório. Um exemplar fica com eles e o outro com vc durante a viagem. A priori, vc nem vai precisar dela, porque ninguém mais vai verificar depois da PF, mas a regra é essa: 2 vias.
      Para sair do país, leve as autorizações, passaporte da criança, RG ou Certidão de Nascimento original (porque o novo passaporte não mostra a filiação) e até certidão de casamento/divórcio se vc tiver alguma mudança de nome em relação ao que está nos documentos da criança! Leve todos os documentos! ;-)
      Um abraço

  61. Fabiana disse:

    Olá!
    Vou viajar sozinha com minha filha para os Estados Unidos e tenho uma autorização de viagem dentro do prazo de validade. Contudo, renovei o passaporte dela e o numero que está na autorização é o do passaporte que foi cancelado, porém o do que está com o visto, ou seja, vou viajar com os dois. Preciso emitir uma nova autorização com o número do passaporte atual?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Fabiana,
      Se vc tem a possibilidade facilmente, acho melhor fazer uma nova autorização com o passaporte novo. Infelizmente, essas coisas dependem um pouco da boa vontade dos atendentes… então, para não ficar à mercê, eu faria uma nova autorização: é rápido – pode reconhecer firma por semelhança, a pessoa nem precisa estar presente.
      2 autorizações /criança (a regra é essa, mesmo se só usam 1 das autorizações!), + passaportes + RG ou Certidão de Nascimento original das crianças porque os novos passaportes não mostram a filiação. E certidão de casamento/divórcio se houver mudança de nome da mãe.
      Um abraço

  62. MICHELLE disse:

    Olá, gostaria de saber se em vôos com escala no Brasil ainda, tenho que apresentar a autorização novamente, pois vou para Orlando e tenho escala em Salvador. Obrigada.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Michelle,
      Vc só terá que apresentar a Autorização na saída do Brasil. Na escala dentro do Brasil não tem problema. Pode ser que antes do embarque total, a companhia verifique se vc tem as autorizações, mas só.
      Para a saída do Brasil, vc precisa de 2 autorizações/criança + passaporte (c/ visto) e RG ou Certidão de Nascimento original, pois o novo passaporte não mostra a filiação. Se houver alguma mudança do nome da mãe (por casamento ou divórcio), tem que levar tb certidão de casamento/divórcio que mostra que a pessoa é mãe da criança.
      Um abraço

  63. Liza disse:

    Olá,
    Estou indo viajar com meu filho para a Itália, o pai dele deu a autorização para viajar, a minha dúvida é, estou indo para morar, é necessário alguma autorização especial para residência, ou posso incluir na autorização que também está autorizada a residência do menor fora do pais com a mãe? Ou só a autorização de saída do Brasil é necessária e suficiente?
    Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Liza,
      A Autorização fala claramente no final: “Observação: Salvo se expressamente consignado, este documento NÃO CONSTITUI AUTORIZAÇÃO para fixação de residência permanente no exterior”
      Uma coisa é sair do país para uma viagem, outra coisa é morar fora. O pai pode autorizar uma coisa mas não a outra!

      Para isso, tem que ter outra autorização específica. Veja se o Consulado Brasileiro na Itália tem algum modelo pronto (uma autorização de fixar residência no exterior) e pergunte quais os passos que devem ser feitos para que essa criança tenha depois uma Certidão de Residencia no Exterior.

      Um abraço

  64. carlos alberto disse:

    Olá amiga, vi todos os seus ótimo comentários, porém minha dúvida é, vou para Foz do Iguaçu com minha afilhada, e pretendo fazer alguns passeio para argentina e Paraguai, tenho que levar pelo menos 3 autorizações, 1 para deixar na argentina, outro para o Paraguai e outra comigo.
    grato

    carlos

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Carlos,
      É isso mesmo, tem que levar autorização para cada saída do país e guardar uma com vc! (assinadas e com firmas reconhecidas por ambos os pais, já que vc estará só com a criança).
      Leve o passaporte dela ou, melhor ainda, o RG já que é América Latina e o RG ainda tem a filiação (o passaporte, não).
      Um abraço

  65. Marieta Accioly disse:

    Boa noite, vou viajar com meu filho de 13 anos. Para Orlando, nos USA, na sexta-feira dia 15/08/2014 . O pai não vai e já fez a autorização só que na assinatura onde tem 1) ele assinou e reconheceu e onde tem 2) ele assinou e reconheceu firma também em duas vias, será que vai ter problema? Preciso que ajude- me estou embarcando nesta sexta. Obrigada!
    Marieta Accioly 13/08/2014

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Marieta,

      Penso que não terá problemas, porque o principal ele fez: autorizou e reconheceu firma! Aparentemente, o que aconteceu é que ele reconheceu à mais (2 ou 4 vezes)! Melhor de mais do que de menos! :) Ele assinou e reconheceu nos 2 espaços para o Pai e para a Mãe, caso a criança viaje sozinha ou com terceiros!
      Leve as autorizações, o passaporte com visto, RG ou certidão de nascimento da criança, porque o novo passaporte não mostra a filiação e sua certidão de casamento/divórcio se tiver alguma troca no seu nome em relação aos documentos da criança. Tudo para provar que ele é seu filho mesmo! ;-) É um pouco chato, mas temos que ver do lado positivo: todas as seguranças em favor da criança!
      Um abraço e boa viagem!

  66. Rebeca S disse:

    Boa Noite!
    Minha filha irá viajar para Miami/Orlando em outubro, e estou elaborando a autorização, pois a mesma irá viajar com sua madrinha e padrinho, estou redigindo no Word a autorização e nos campos do pai estou deletando ( pai falecido), minhas duvidas são:

    Posso deletar estes campos do pai e deixar somente meus dados ou deixo em branco esses campos?
    Posso colocar os dados do padrinho e da madrinha ( dos dois), ou somente de um?
    Posso deixar em branco a validade ou devo colocar uma data?
    Devo colocar o destino da viagem na autorização?
    Quanto a certidão de óbito do pai somente anexo na autorização?
    Desde já obrigada pela ajuda

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Rebeca,
      – Você nem precisa redigir no word, pode imprimir esse modelo aí mesmo, ou no próprio cartório, às vezes, tem modelos. Não precisa deletar o campo do pai, pode deixá-lo em branco.
      – Coloque uma pessoa terceira só responsável. É uma só pessoa que estará responsável por ela (mesmo se, moralmente, sabemos que será o casal de padrinhos). Tem que reconhecer a firma desse terceiro e a sua, em cartório.
      – Pode colocar uma data depois da data de volta… mas pode deixar em branco também e aí a autorização tem automaticamente uma validade de 2 anos depois do reconhecimento de firma.
      – Não precisa colocar o destino… a questão não é para onde vai, mas a saída da criança do Brasil.
      – Sim, leve o original da certidão de óbito ou cópia autenticada.
      – Ela tb deve levar passaporte c/ visto, autorizações, RG (porque o novo passaporte não mostra a filiação) ou certidão de nascimento.
      Um abraço

      • Rebeca S disse:

        Olá você citou que devo reconhecer a firma deste terceiro, mas ele tem que assinar em algum lugar na autorização? Desde já obrigada

        • Sut-Mie Guibert disse:

          Ai, desculpa! Falei besteira (me distrai)!
          Não, a terceira pessoa não precisa assinar nem reconhecer firma! Vc só precisa reconhecer a sua firma, que autoriza a sua filha a viajar com terceiros!
          Um abraço

  67. Rodrigo disse:

    Olá! O formulário assinado pelos 2 autoriza um deles a viajar com o filho. Dessa forma terão problemas?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Rodrigo,

      Os 2 podem até ter assinado, mas tem que indicar com qual dos dois a criança vai viajar! “Eu..fulano…autorizo a criança x a viajar com fulano…”: a Autorização (modelo neste post) está feita dessa forma.
      É isso? (ou não entendi a sua pergunta, desculpa) :)

  68. Mirella disse:

    Olá,

    Adorei o blog. Muito útil e funcional.

    Gostaria de tirar duas dúvidas:

    1) Para viajar com menores, além da documentação (passaporte, visto, autorização, certidão de nascimento/RG), precisa de outros procedimentos?

    2) Estou tirando o visto americano e sexta feira tenho a entrevista no consulado. Essa autorização não influencia na aprovação do visto, correto?

    Muito obrigada.

    • Mirella disse:

      Ah, esqueci de colocar o contexto.

      Sou divorciada, tenho a guarda do meu filho (15 anos), e iremos viajar para os EUA durante 11 dias.

      PS: O pai já está de acordo e irá enviar a autorização.

      • Sut-Mie Guibert disse:

        Olá Mirella,
        1) Me parece que vc citou todos os docs e passos necessários. Se o pai está ok e já vai enviar as autorizações (a PF pede duas, mesmo se só usa uma) com firmas reconhecidas em cartório, tudo ok.
        2) Não, a autorização não influencia em nada para qualquer visto. É só uma autorização de saída do país, algo para proteger a criança.
        Um abraço

  69. Daniel disse:

    Olá!

    Vou viajar com minha sobrinha, tenho Alvará Judicial, a mãe é separada do pai, e este tem paradeiro desconhecido. Pergunto, com o Alvará e a autorização assinada apenas pela mãe basta?

    grato.

  70. laura disse:

    Ola, estou nos EUA com meu pai com o visto de acompanhante de estudante, se eu quiser voltar para o Brasil sem ele eu preciso de uma autorização dele? Eu vim para cá com apenas a autorização da minha maãe, ja que meu pai estava presente.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Laura,
      Normalmente, para voltar para o Brasil você não precisa de autorização. Ela é necessária para SAIR do Brasil.
      Um abraço

  71. Paula disse:

    Ola.Gostaria de saber se necessito dessa autorização para entrar no Brasil.Morro em Londres com meus filhos menores de idade?pretendo ir ao Brasil em breve.Necessito da autorização também para entrar no Brasil?Muito obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Paula,
      Para entrar no Brasil, não precisa de autorização! Mas vai precisar na hora de SAIR de novo do Brasil!
      Se vc mora em Londres te aconselho a pedir no Consulado um Certificado de Residência no Exterior: quem tem isso e prova que mora fora é dispensado de autorização na hora de sair do Brasil. Veja art 2: http://www.cnj.jus.br/images/resolucoes/resolucao_gp_131_2011.pdf
      Ou se as crianças tem passaporte estrangeiro, é melhor sair com ele. E já que vcs moram fora, vocês conseguem colocar a autorização diretamente no passaporte!
      Um abraço

  72. Eduardo disse:

    duvida

    vou para Peru e Colombia, ou seja, SP para Peru, Peru para Colombia

    no caso somente 1 autorizacao basta?

    digo para sair de Sao Paulo e ir para o Peru, e ai depois do Peru para Colombia?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Eduardo,
      Normalmente, 1 só autorização é necessária, porque ela é válida para sair do Brasil e vc só vai sair 1 vez. Ainda assim, como a Polícia Federal pede que a autorização seja feita em 2 vias: você entrega 1 via para Polícia e viaja com a outra via. Portanto, vc sempre terá um exemplar com vc caso precise!
      Viajar com: 2 vias da autorização com firmas autenticadas em cartório + passaporte da criança + RG ou certidão de nascimento porque o novo passaporte não mostra a filiação.
      Um abraço

  73. Natalia disse:

    Olá, estou preenchendo esse formulário mais fiquei com algumas duvidas. No campo n de passadorte eu coloquei, depois vem expedida pela.. O que preencho? e na data de expedição coloco a data de vencimento do meu passaporte? No caso dos meus pais que não tem eu coloquei o RG. nesses campos coloco o que ? expedida pelo orgao ssp? me ajuda!!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Natalia,
      Passaporte número xxx, expedido pela (aí vc escreve o que está escrito em “Autoridade” abaixo do número do passaporte).
      Data de expedição é a data na qual ele foi feito: está escrito “Data de expedição”- é a primeira data. Não é a data de vencimento.
      No caso dos seus pais, vc colocou o RG expedido pelo (coloca o orgão de expedição) e data na qual a RG foi feita.

      Eu estou entendendo que vc vai viajar sozinha e tem a autorização dos 2, pais e mãe, é isso?
      Vc precisa da autorização em 2 vias, com as assinaturas deles reconhecidas em cartório. Na hora de viajar, levar o seu passaporte (ou RG se for América Latina) + RG ou Certidão original de nascimento porque o novo passaporte não mostra a filiação.

      Um abraço

  74. Gina disse:

    Fiquei com uma dúvida, não há necessidade mencionar o país de destino e a data da viagem no formulário?

  75. Valentina disse:

    Boa tarde,

    O meu filho tem 12 anos e vai viajar sozinho para encontrar com a minha irmã que mora em Portugal. Dúvida: Qual tipo de autorização que deve ter para viajar sozinho? No caso sou separada do pai dele, pode ser feita separadamente já que moramos em estados diferentes?
    Obrigada,

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Valentina,
      Vocês podem preencher cada um este formulário (em 2 exemplares cada um), assinar e reconhecer firma no cartório. Na hora de viajar, ele vai precisar do passaporte, RG ou Certidão de nascimento original porque o novo passaporte não mostra a filiação. Se houver alguma mudança no seu nome por divórcio ou casamento, é bom levar uma cópia autenticada da sua certidão de casamento/divórcio. Ele precisa de todos os docs que provem que vc realmente é a mãe dele e o autoriza a sair do país!
      Um abraço

  76. ola estou com duvida pra preencher o formulário padrão de autorização de viagem internacional, vou viajar sozinha com minha filha de 10 anos para os EUA, na próxima semana, existe uma campo quando colocanos o numero do passaporte e a data de expedição, depois pede expedido pela (……………..), coloco o que? Policia Federal? estou com medo de errarm poderiam me auxiliar?
    preciso de 2 vias ou 1 ja basta?
    e acima tbm preenchendo os dados do meu marido coloquei data de expedição do Rg e pede tbm expedida pela? (………….)
    obg bjos

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Taiza,
      – Passaporte expedido pela……(olha “Autoridade” abaixo do número do passaporte).
      – Fazer em 2 vias: uma vai ficar com você e a outra com a Polícia Federal na Saída,
      – RG expedido pela (“coloca o orgão de expedição”)
      – Na hora de viajar, vc precisa do passaporte+visto da sua filha + RG ou Certidão de Nascimento Original dela (o novo modelo de passaporte não mostra a filiação). Se tiver alguma mudança no seu nome, é bom levar também a sua certidão de casamento/divórcio
      Um abraço

  77. Vanessa Gimenez disse:

    Meu filho vai viajar com os avós, mas eu e o pai somos separados e inclusive moramos em cidades diferentes. Pode ser preenchido dois formulários? Por causa do cartório, não sei se conseguimos autenticar o documentos em cartórios diferentes.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Vanessa,
      Eles vão fazer uma viagem INTERNACIONAL? Se for nacional, não precisa de autorização é só ter documentos que mostram que eles são avós do seu filho (identidade com mesmo nome, certidões de nascimento)
      Se for internacional, sim você e o pai podem fazer 2 autorizações cada um e reconhecer as firmas em cartórios diferentes (no final da autorização colocar os dados da terceira pessoa que vcs estão autorizando a viajar com o seu filho: dados do avô ou da avó, tanto faz).
      Os avós vão viajar com essas autorizações, passaporte da criança (+ visto, se necesssário) + RG ou Certidão original de nascimento porque o novo passaporte não mostra a filiação.
      Um abraço

  78. Nina Duarte disse:

    Hola, moro na espanha e quero trazer meu filho para passar ferias comigo, ele esta no brasil e o pai vai fazer a autorizacao.A crianca vai fazer a viajem acompanhada com uma aeromoca…O que eu tenho que fazer?Tenho que fazer algum documento.?
    Um abraco e desde ja obrigada.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Nina,
      Normalmente, você também deveria preencher essa Autorização de Saída do país. Você tem firma aberta em algum cartório no Brasil? Porque se for o caso, você pode imprimir o modelo deste post em 2 exemplares, preencher, assinar, mandar para o seu marido por correio e ele vai reconhecer a sua firma (isso se chama “reconhecer firma por semelhança”, você não precisa estar presente).
      Ou então, se você não tiver firma aberta, aí penso que ele vai ter que ir numa Vara de Infância e fazer um Alvará Judicial de Suprimento Materno para Autorização de Viagem Internacional cumulado com o pedido de Expedição de Passaporte (se a criança ainda não tiver passaporte).
      Dependendo da cidade onde ele mora, tem Juizado de Menores no Aeroporto (em Brasília, por ex) ou olha aqui onde tem Vara da Infância na cidade: http://www.observatoriodainfancia.com.br/article.php3?id_article=226
      Em São Paulo, tem o Ofício da Infância e Juventude em Guarulhos, perto do Aeroporto, mas tem que chegar cedo: http://www.guarulhosaqui.com.br/1/752/cartorios/oficio-da-infancia-e-juventude.html
      É bom não deixar nada disso para a última hora!

      Um abraço

  79. Ana Maria disse:

    Boa tarde,
    Parabens pelo blog é grande utilidade e pela disposição em ajudar :)
    Tenho uma dúvida,vou viajar com minha filha para o Canadá na semana que vem,o pai já assinou a autorização e já reconheci firma,a questão é que preenchi a parte da mãe(no caso eu) e repeti minhas informações onde deve constar os dados da pessoa autorizada a viajar com ela,ou seja deveria ter deixado em branco a parte da feliação materna,já que vou viajar com ela,será que vou ter problemas?Acha que deveria fazer outra?É que o pai dela é tão complicado..rss Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Ana Maria,
      Eu confesso que eu não sei e nunca ouvi falar desse caso…mas não vejo isso como um grande problema, já que vc estará com ela. O pai que não está presente autorizou e está com firma reconhecida em cartório! Penso que é o que interessa!
      Leve também o passaporte dela, as autorizações (eles pedem 2 vias e ficam com 1- a outra fica com você a viagem toda), o RG ou Certidão de Nascimento original (o novo passaporte não mostra a filiação), a sua Certidão de casamento/divórcio se tiver alguma troca no seu nome.
      Um abraço

  80. Maria Aparecida Cespedes Andriotti disse:

    Olá,
    Meus netos de 14 anos, irão viajar para E.U.A.
    Como deve ser a autorização, pois o pai é falecido e irão viajar acompanhado com a tia do pai (irmã do avô paterno, a qual tem o mesmo sobrenome)?
    É necessário comprovar o parentesco?
    Quais documentos eles devem levar? E a autorização é feita com firma reconhecida por autenticidade ou semelhança?Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Maria Aparecida,
      Eles precisam da autorização da mãe. Imprimir este formulário em 2 exemplares para cada criança, a mãe vai assinar e reconhecer firma. Nesse formulário ela vai colocar que os autoriza a viajar com a tia (e vai por os dados da tia). Eles tem que levar tb a certidão de óbito do pai (melhor levar a original).
      Essas autorizações podem ser reconhecidas por semelhança. A mãe não precisa estar presente: é só ir num cartório onde ela tem firma aberta.
      Além disso, eles precisam viajar com o passaporte/visto + RG ou certidão de nascimento original, já que o novo passaporte não mostra a filiação.
      Um abraço

  81. Gleice P. disse:

    Ola, tenho uma enorme duvida!
    Eu moro em Orlando, FL e irei viajar ao Brasil com a minha filha de 4 anos. Ate agora eu pensava que necessitava de uma autorizacao de viagem do meu marido pra poder viajar com ela, mas com as novas regras eu vejo que somente com o atestado de residencia eu posso voar. Eu somente gostaria de ter certeza, pois em Orlando nos nao temos consulado brasileiro, e eu precisaria ir a Miami pra tirar esses documentos. Me ajuda por favor!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Gleice,
      Sim, quem mora fora tem 2 opções:
      – pode pedir no Consulado um Atestado de Residência fora (que tem a validade de 2 anos).
      – da próxima vez que fizer o passaporte brasileiro da sua filha, inserir diretamente a autorização no passaporte.

      Caso o seu marido tenha firma aberta em algum cartório, você também pode fazer 2 autorizações, ele assina e quando vc estiver no Brasil, vc reconhece a firma dele (ele não precisa mais estar presente. Esse reconhecimento pode ser por semelhança). Já que vc só precisa dessa autorização quando sair. (isso, caso não queria ir até Miami e se tem a certeza de que a firma do seu marido continua aberta no cartório no Brasil! Senão é mais confiável ir até Miami mesmo)!
      Veja “Das Autorizações de Viagem Internacional para Crianças ou Adolescentes Brasileiros Residentes no Exterior”: http://www.cnj.jus.br/images/resolucoes/resolucao_gp_131_2011.pdf

      Um abraço

  82. Fernanda disse:

    Ola Sut-Mie, boa tarde!
    Vou viajar para California com meu filho dia 05/10, e meu marido esta preenchendo o formulario de autorizacao; temos algumas duvidas:

    1- No lugar pra colocar a data de validade (VALIDA ATE…); Ele deixa espaco em branco e a policia federal preenche, ou ele coloca uma data daqui ha 2 anos, ja que a validade deste formulario sao dois anos, exemplo: 30/10/16?
    2- No lugar pra colocar Passaporte/Identidade n … Qual sera melhor opcao pra ele colocar, sendo que ele tem ambos documentos?
    3- No lugar de expedida(o) pela … devera ser preenchido o que esta em “Autoridade” no passaporte?
    4- “na qualidade de PAI MAE TUTOR GUARDIAO…” ; Ele devera riscar, sublinhar ou circular a opcao PAI ?
    5- Eu devo preencher, que tambem estou autorizando, e no espaco (quem acompanhara a crianca) tambem preencher? Na verdade minha duvida eh se na policia federal eles nao vao aceitar o formulario por este espaco estar em branco!?
    6- “local/Data:” Devera colocar a data de hoje ou data da viagem?
    7- assinaturas: Apenas ele assina no (1) e leva pra reconhecer firma, ou eu tambem deverei assinar (2) e reconhecer firma?
    8- Depois que o formulario estiver preenchido, e reconhecido firma, com duas vias em maos, apenas no dia da viagem, irei no guiche do aeroporto na policia federal, e assim entregarei uma via do formulario, e o que la eles irao fazer, pra eu assim poder viajar?
    9- Documentos para levar: certidao de nascimento do meu filho original e copia, meu passaporte e copia do passaporte do meu marido?

    Muito obrigada!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Fernanda,
      Vamos lá, por partes:
      1. Pode colocar qualquer data depois da volta de vcs. Nem precisa ser de 2 anos. Como vc vai usá-la agora, ela vai perder a validade depois da sua volta. (mas, efetivamente, quando não tem data nenhuma, a PF considera validade de 2 anos…vc teria 2 anos para poder usá-la. Mas repetindo, vc vai usá-la já).
      2. Tanto faz.
      3. Isso mesmo, o que está abaixo de “autoridade”
      4. Tanto faz, pode circular “pai” e riscar as outras opções.
      5. Você não precisa preencher nada, já que vai viajar junto. Ele é que está autorizando a saída de vcs.
      6. Data e local de hoje.
      7. Somente ele assina e reconhece firma, já que vc viaja junto. Quem está autorizando é ele.
      8. No dia da viagem, vc vai apresentar para a Polícia Federal 1 via da autorização (a outra fica com vc) + documentos. Eles vão checar isso tudo, verificar se os dados batem e vão deixar vc passar. Geralmente, demora um pouquinho, eles verificam mesmo (é chato, mas pensa que é bom para a segurança da criança). Não precisa ficar nervosa. :-) Se você tem tudo certinho, não deveria ter problemas!
      9. 2 vias da autorização com firmas do seu marido reconhecidas em cartório + passaporte/visto do seu filho e seu (verificar a validade dos passaportes). Certidão de nascimento original do seu filho ou RG (porque o novo passaporte não mostra a filiação). Nesse documento, já mostra que o seu marido é pai da criança. Não precisa de cópia do passaporte do seu marido.
      Boa viagem!

      Um abraço

  83. Jaqueline Ferraz disse:

    Bom dia, meu filho menor viajará para alguns países da Europa com a irmã. Minha dúvida é se ele precisará para cada entrada nesses países uma autorização de viagem internacional para menor nas línguas correspondentes ou bastará a autorização que ele sairá aqui do Brasil? Obrigada.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Jaqueline,
      Esta Autorização específica (do modelo do post) é para SAIR do Brasil. Normalmente na Europa, não há problemas para circular entre os países, mas ainda assim, é bom se informar nos consulados dos países para onde ele vai.
      Sobre esta autorização: fazer em 2 vias (portanto, a sua irmã sempre terá 1 exemplar com ela – a outra fica retida na PF na saída), com firmas de ambos pais reconhecidas em cartório.
      Um abraço

  84. Gleice disse:

    Obrigada por sua ajuda. Como meu marido veio morar nos EUA qdo ainda era pequeno ele nao tem assinatura registrada em nenhum cartorio no Brasil. Aqui nos EUA. nos usamos o servico de um notario publico que le o documento e carimba atestando que e verdade e que a assinatura e da pessoa que esta ali presente. Minha pergunta e a seguinte: eu poderia preencher a autorizacao de viagem e ir ate um notario publico com o meu esposo pra assinar e notarizar 2 vias pra mim?
    Vou tentar pedir o Atestado de residencia pelo correio para o Consulado em Miami,assim me alivia viajar 4hrs por esses documentos.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Gleice,

      Nesse caso, acho melhor fazer mesmo o Atestado de residência no Consulado para não correr nenhum risco.
      Penso que a autorização sem firma reconhecida em cartório NO BRASIL (ou consulado) não será válida.
      Tomara que vc consiga isso por correio! (são necessárias 2 vias).
      Um abraço

  85. Jaqueline Ferraz disse:

    Olá, obrigada pela resposta anterior! Outra dúvida:meu filho menor viajará com a irmã maior de idade para Europa. Eles chegarão pelo aeroporto em Paris. Essa autorização deve ser feita bilíngue?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Jaqueline,
      Essa autorização só vale no Brasil e na saída do país. Não precisa traduzi-la ou que ela seja bilíngue.
      Coloque bem na Autorização os dados da irmã com quem ele vai (no final da autorização)
      Um abraço

  86. Katia Peres disse:

    Ola, fiz esse modelo de autorização e no no campo “Passaporte/Identidade n°(do menor)” eu preenchi com o numero de identidade e não com o número do passaporte, gostaria de saber se com a numeração da identidade do menor há validade na autorização ou somente com o número do passaporte?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Katia,
      Penso que não há problema, porque é principalmente para identificar o menor. Leve junto com o passaporte da criança, o RG. De qualquer forma, essa é uma recomendação recorrente, porque o novo passaporte não mostra a filiação, então é bom ter o RG ou Certidão Original de nascimento junto.
      E se a viagem for para Am. Latina, nem precisa de passaporte, podem viajar com o RG mesmo.
      Um abraço

  87. Diane disse:

    Olá! Eu e meu filho vamos mudar para Itália e me disseram que o pai dele precisa fazer uma autorização de residência permanente no exterior. Procurei na internet e não encontrei nenhum modelo. Pode me ajudar? Sei que preciso reconhecer firma e traduzir com tradutor juramentado italiano.

  88. Jessica de Jesus disse:

    SOU DE SAO PAULO CAPITAL,QUERO VIAJAR PARA O LITORAL DE ONIBUS,E VOU LEVAR A MINHA AFILHADA QUE E TAMBEM MINHA PRIMA DE 2 GRAU E PRECISOU DE AUTORIZAÇAO DO PAI E DA MAE OU SO DA MAE DA CRIANÇA PRECISO DE QUAL AUTORIZAÇAO E AONDE POSSO PEGAR? DESDE JA MUITO OBRIGADA ..

  89. Ivany lima disse:

    Eu eo meu esposo estamos nos Estados unidos,e os meu filhos estão no Brasil eles conseguirão o visto e um e menor eu mandei a autorização de viagem feita no consulado onde nos moramos ,minha e dúvida e será que a policia federal pode impedir eles de embarcar porque eu eo meu esposo estamos aqui .eles estão indo para Disney e depois pra onde eu moro.
    Obrigado

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Ivany,
      Eu não entendi bem: vc fez a autorização para o menor viajar com o irmão maior, é isso? Normalmente se vc fez a autorização de viagem no consulado não deveria haver problemas. No Consulado, eles te orientaram que isso era suficiente?
      Fala para eles levarem passaporte/visto, autorizações e RG porque o novo passaporte não mostra a filiação.
      Um abraço

  90. Patricia disse:

    Olá ,irei viajar com meu marido e filhos para Orlando agora em outubro. O pai biológico de uma das minhas filhas já fez a autorização internacional e já está comigo. Agora ele está me ameaçando de cancelar a autorização . Tem como ele cancelar ? Como eu vou saber se ele cancelou ou não ? Ou é melhor eu ir na vara da infância e fazer outra autorização ? Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Patricia,
      Eu nunca ouvi falar disso, de anular autorização feita…não vejo como ele pode fazer isso. Você pode até perguntar no cartório onde ele tem firma reconhecida se isso é possível?
      E se vc tiver tempo hábil, você pode eventualmente ir sim, na Vara de Infância e fazer uma nova autorização, assim você fica tranquila! A sua filha já tem o passaporte? (porque também é necessária a autorização do pai para fazer esse documento). Se não tiver, você também pode pedir isso na Vara de Infância.
      Um abraço

  91. Bruno disse:

    Olá! Vou viajar com meus filhos para o exterior sem a mãe deles. Sei que são muitas perguntas, mas gostaria de saber se é necessária também cópia autenticada do RG da mãe? Ou basta só a autorização (2 vias) e passaportes e RG das crianças. Quanto ao documento de autorização, tem que ser necessariamente o modelo padrão do CNJ ou pode ser um modelo qualquer que informe todos os dados necessários? Agradeço desde já. Bruno.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Bruno,
      Não precisa da cópia do RG da mãe. No RG das crianças tem a filiação que vai corresponder ao nome da mãe que estará na autorização.
      Se forem divorciados e tiver alguma mudança de nome por divórcio, nesse caso, sim, é bom levar cópia autenticada da certidão de casamento/divórcio.
      Precisam da autorização em 2 vias para cada crianças, com firma reconhecida em cartório, passaporte e RG deles. Pode ser qualquer modelos, geralmente alguns cartórios tem modelos próprios, que contem essas mesmas informações.
      Um abraço

  92. CARLOS HENRIQUE disse:

    Minha filha vai viajar sozinha para os EUA. Ela tem 14 anos. Vou preencher a autorização e, junto com a minha esposa, assinar e reconhecer firma. Ocorre que eu adiquiri junto à TAM aquela modalidade de “Acompanhante de Menor”!, A comissária viajará/ficará com a minha filha desde o check in, passando pela PF até o desembarque, imigração americana, entregando-a para a pessoa responsável lá nos EUA.

    Minha dúvida: No formulário de autorização, eu coloco à caneta NO AEROPORTO, o nome da comissária que vai acompanhá-la, com RG, etc, ou eu coloco que ela IRÁ DESACOMPANHADA ?
    um abraço

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Carlos,
      Sinceramente, eu não sei como acontece nesses casos. Eu colocaria “Serviço de Supervisão de Menores Desacompanhados (UMNR) da TAM” (porque é uma equipe: nem sempre a pessoa que a recebe no check in é a que vai viajar com ela… às vezes, ela só acompanha até a porta do avião e passa para outra pessoa…), mas é melhor entrar em contato com a companhia e tirar essa duvida com eles diretamente.
      Desculpe não poder ajudar melhor e se você lembrar de voltar e contar a sua experiência aqui, eu até lhe agradeço.
      Um abraço

  93. ana paula disse:

    boa tarde, tenho 2 filhos brasileros menores de idade que vieram a espanha passar uns meses comigo, mas agora eles precisa voltar a Brasil nosso país de origen, mina mae tem a guarda e custodia provisoria deles 2, eu perdi a autorizacao de viajen, tem algum problemas ela voltar a Brasil com eles sem a autorizacao? ela tem em maos certidao de nascimento passaporte e o documento de guarda e custoria. obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Ana Paula,
      A autorização não é necessária para voltar para o Brasil, somente para sair do país!
      Eu não sei como são as regras para sair da Espanha com crianças, mas ela pode voltar para o Brasil sem problemas. É só mostrar o passaporte deles na chegada.
      Um abraço

  94. Luciano disse:

    Vou viajar com a minha sobrinha de 15 anos para a Europa. Inicialmente, vamos para a Romênia (com escala em Roma – Itália)e, depois de avião até Paris; de trem para Amsterdam e novamente de trem para Bruxelas. Então, mais um voo (com escala em Genebra – Suíça) para Budapeste e por último de trem novamente para a Romênia de onde iremos retornar ao Brasil de avião com escala em Roma – Itália. A minha pergunta é a seguinte: No campo “Viajar com destino a _______ (País)”, devo colocar qual destino? Europa? Todos os países a serem visitados? Obrigado!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Luciano,
      Até fiquei tonta na leitura do comentário! :P Uau, que viagem bacana!
      Coloque o primeiro país no qual vai entrar: Romênia. Na verdade, o interesse dessa autorização é principalmente na saída do Brasil.
      Não esqueça de levar o passaporte da sobrinha, autorizações e RG ou certidão original porque o novo passaporte não mostra a filiação. Se os pais dela forem divorciados e houver alguma troca de nome, é bom levar tb cópia autenticada da certidão de casamento/divórcio.
      Um abraço

  95. italo disse:

    Bom dia!
    Vou com minha mãe e uma prima de 17 anos para Orlando em Março de 2015.

    Acontece que o pai registrou a criança e depois sumiu no mundo sem deixar notícias.

    como devo proceder? apenas a mãe pode assinar?

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios