Pousadas em Itaipava, RJ : final de semana romântico em família !

Vem aí o Dia dos Namorados e como cai num sábado, a dica é passar um final de semana romântico em alguma pousada bacana. Mas foi nas vezes que quis fazer isso com a minha filha a tiracolo (porque era muito pequena), que descobri que várias, digo bem, várias pousadas legais em Itaipava ou Búzios NÃO aceitam crianças! Quando você está do lado dos-que-não-tem-filhos, você até é a favor da causa, mas quando os tem, acha um absurdo! Os hotéis alegam que não tem estrutura para receber os pequenos ou afirmam mesmo “não aceitamos crianças abaixo de 12 anos” na home do site! Tudo bem, não vou polemizar mais do que isso, até porque no fundo, posso entender…entender não é concordar, mas acredito que deve haver espaços para todos.

Porém, voltando ao nosso problema, como fazer para passar um final de semana romântico em uma pousada ou hotel legal, que também não seja um hotel fazenda, com parquinhos e bichinhos?

Indo festejar um aniversário de casamento, acabamos descobrindo uma pousada charmosa, em um recanto de paz, e mais importante, que não recusa crianças pequenas!

A Pousada Tambo los Incas, que faz parte do “Circuito Elegante“, fica em Itaipava, no Vale do Cuiabá, ou seja, na Serra, no meio do verde, com friozinho, lareira no quarto, sem contar que a pousada tem um excelente restaurante! Tudo de bom e romântico como desejado!

Para a historinha, o seu fundador passou um tempo no Peru e deu o nome de Tambo à sua pousada, que na língua quéchua, falada pelos incas, quer dizer pouso para o descanso, uma cabana com água e comida em abundância. Tudo o que procurávamos!

E não ficamos decepcionados!

Realmente a pousada é super charmosa, com um atendimento personalizado e excelente.

Para ficarmos melhor aconchegados (e não incomodar os outros hóspedes com o eventual choro noturno do bebê), reservamos o quarto verde, maior, e que na verdade, era praticamente um apartamento, com sala, quarto super aconchegante e banheira de ofurô! Ele não fica dentro da casa principal, mas bem do lado, então a privacidade é total (para todos!).

Para a pequena, tínhamos então a sala do nosso apartamento só para ela, onde pudemos espalhar seus brinquedos, tapetinho, livros… e o ofurô serviu-lhe de mini piscina aquecida (ela adorou!).

Lá fora, uma piscina ao ar livre, onde de manhã, com sol, até deu para dar um mergulho, e ao redor, um jardim enorme com redes, que foram uma sensação! Tudo muito calmo, bucólico, gostoso! Claro que se tivessem ali várias crianças, o clima não seria mais o mesmo, mas uma ou outra sempre alegra o ambiente. E fora que TODO mundo vem falar com você ou com o seu filho! Ou seja, pode não ser child friendly, mas também não é anti-child!

A pousada ainda conta com um mini SPA, que oferece massagens e tem banheira de hidromassagem. Nos revezamos para fazer a massagem, aliás, bem merecida nesses primeiros meses com bebê!

E o restaurante dentro da pousada também foi muito providencial. À noite, colocamos a Clara para dormir e jantamos romanticamente à luz de velas com a bábá eletrônica sobre a mesa! Filhos requerem adaptações!

O café da manhã, já com a presença da Clara, foi um capítulo à parte, maravilhoso, com mil opções de bolos, bolinhos, frutas, sucos…uma perdição! É possível vir só para tomar café ou comer no restaurante, sem se hospedar.

Ainda bem que tinha as redes para fazer a digestão!

E foi assim que passamos um final de semana tranqüilo, romântico e junto com a nossa filha! Não foi nada barato, é verdade, mas uma vez ao ano, de vez em quando, fazer algumas extravagâncias colore a vida! E deixa muitas boas lembranças.

POUSADA TANKAMANA

www.circuitoelegante.com.br

Outra opção no mesmo estilo, que experimentamos no ano seguinte, foi a Pousada Tankamana, também com serviço maravilhoso! Ela fica situada em Itaipava também, no mesmo Vale do Cuiabá, mas um pouco mais distante.

Aqui, os quartos ficam em chalés, então a privacidade é total. Detalhe para o berço que montaram no nosso quarto, tão aconchegante quanto a nossa cama! Tinha até um protetor de berço lindo de fustão branco e verde e um bichinho de pelúcia esperando pela Princesa!

Esta pousada também tem piscina e uma hidro para várias pessoas que mais uma vez, serviu de piscina aquecida para a nossa pequena.

Como na pousada anterior, o café da manhã é um capitulo à parte! Tem de tudo, até bolinhos cozidos no forno à lenha.

Para fazer a digestão, existem algumas trilhas ao redor da pousada e se preferirem, podem até alugar cavalos.

Mas o auge mesmo foi o restaurante com pratos deliciosos (até hoje lembramos daquele risoto de parma!) e que fica localizado em cima de um trutário! Nós ainda nos sentamos ao lado de uma janela de vidro no chão, através da qual a Clara via os peixes! Jantamos tranqüilamente enquanto ela se divertia!

Mas vocês não vão acreditar que desse final de semana, só temos lembranças na memória mesmo, pois levamos a máquina fotográfica sem bateria! Quase morri! Vamos ter que voltar! Porém, para não deixá-los sem uma idéia dessa beleza, aqui vai uma foto do site:

Melhor mesmo é entrar no site!: www.pousadatankamana.com.br

Feliz Dia dos Namorados, com ou sem os Pimpolhos!

Viagens feitas no mês de Junho em 2008 e 2009: um pouco fresco, levar um casaquinho.

ATUALIZAÇÃO 12/01/2010: é com muita pena que informo que devido às enchentes e enxurradas na região toda, Teresópolis, Itaipava e Vale do Cuiabá, a Pousada Tambo los Incas sofreu sérios danos, e está sem data para receber novamente seus hóspedes…! Fiquei bem triste pela Pousada e seus donos! 🙁

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | FÓRUM VIAGENS EM FAMÍLIA

 

Este artigo foi modificado em 12 de novembro de 2014 21:29

Sut-Mie Guibert

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

Leave a Comment

Ver Comentários

  • Adorei as dicas!
    Realmente estamos batalhando para encontrar opções aconchegantes e que aceitem crianças... Não costumávamos reparar nisto antes e sempre viajamos muito... Agora estamos programando nossas férias e está realmente complicado...

    Valeu!

  • Oláa!! to aqui lendo o post que perdi..rsrs
    Menina,eu sou P. da vida com esse lance de pousada não aceitar crianças...aqui tem muito disso! ai como eu odeio isso..isso é uma bobagem,já deixei de ficar em alguns lugares por isso... nós mães deviamos fazer uma campnha sobre isso..aliás..vc acaba d eme dá uma ideia!! vou fazer um selinho agora mesmo sobr eisso e por lá no blog..passa lá e pega o seu e poe aqui!!! vamos "selar" nossos blogs e divulgar isso entre as mamaes viajantes!!!
    bjs,otima semanaaaaaa..acho que ja disse isso no post ai de cima que coentei,mas desejo d enovo,hehehe..
    bjinhos!!!

  • Sut-mie,
    Parabéns mais uma vez!
    As dicas estão realmente incríveis e bem cuidadas.
    Já fui no Tankamana também e adoro lá.
    muitos beijos,

  • Adorei esses posts, mas pensando bem, não dá para fazer uma campanha dessas, rsrs Fico imaginando aquele casalzinho em lua de mel idilica dando beijinhos e meu filho olhando bem de pertinho, para ver se o beijo é de novela, rsrs E o mais engraçado, a menina deitada com o jornalzinho ao lado da piscina e aí tchibum! Meu filho pula na piscina na maior alegria e molha jornal e pessoas. Não estou falando das crianças mal-educadas, mas apenas de curiosidade e alegria de crianças normais e saudáveis, que correm o tempo todo uma atrás da outra, pulam na piscina e encrencam com o cardápio fashion. Por este motivo, acho que sim, que tem que ter pousadas para as famílias, com pessoas preparadas e atentas. E prefiro mil vezes que a pousada me diga: não aceitamos crianças, que, tudo bem, e fiquem hóspedes e funcionários olhando "engraçado" quando um bebê resolve tomar o sorvete com rosto e cabelo, ou grite vou pular, mamãe e tchibum numa piscina cujo seu entorno seja de casais assustados ou que fugiram de suas crianças (isso acontece).

    Claro que nada como as comunidades NO KIDS de vários países, onde existem restaurantes, bares, hoteis, onde só se recebem casal sem filhos, mas entendendo que a sinceridade vale mais que a hipocrisia.
    Então que se poste pousada familiar. E que os casais em lua de mel sem filhos possam ter sua escolha... rsrsrs(vai me dizer que quando você não tinha filhos, pensava neles, rsrsrs)

  • Oi Sut!

    Vc foi nelas antes da tempestade que destruiu as pousadas em 2011. Vc sabe se elas foram reconstruídas? Bjs, Lu.

    • Oi Lu,
      A Tankamana não sofreu muito com as tempestades. Somente o restaurante que foi reconstruído. Já a Tambo Los Incas (a desse post e fotos todas) foi varrida inteira e os donos desistiram e não a reconstruíram! Triste por eles que tinham a pousada há anos! :(

      A Tankamana é excelente! Muito boa! Inclusive com bebês! Foi o único hotel/pousada onde tivemos um berço montado com lençóis e guarda-berço com casinha de abelha e bicho de pelúcia! Mas esse foi um dos meus primeiros posts e infelizmente, eu não tirei muitas fotos na época! Precisamos voltar! ;-)
      Bjs

Compartilhe
Pubicado por
Sut-Mie Guibert

Artigos Recentes

Ce n’est qu’un au-revoir. É só um até breve!

Que missão difícil esta de escrever um post de despedida em um espaço que foi…

% dias atrás

Novos rumos para o turismo em família

Este final de semana fez um ano. Um ano de pandemia mundial de Covid 19…

% dias atrás

Em fevereiro, a série Diário de Pilar será lançada na Nat Geo Kids.

Olha que legal: chegou Pilar! A pequena viajante dos livros "Diário de Pilar", que a…

% dias atrás

Air France sorteia viagem mágica para 4 pessoas para a Disneyland Paris!

POST PATROCINADO - Gente! Não há melhor maneira de começar o ano que ganhando uma…

% dias atrás

Summer Sale: resorts all inclusive ou com pensão completa com diárias a partir de R$467

 Para quem ainda não conseguiu nada para as férias ou para quem já quer se…

% dias atrás

Visita aos estúdios da Mauricio de Sousa Produções em São Paulo

 Quem não teve a infância acompanhada pelas aventuras da Mônica, pelos planos infalíveis do Cebolinha,…

% dias atrás