Bariloche com crianças: dicas do João (4 anos), da Clara (2 anos e meio) e dos seus pais.

 San Carlos de Bariloche ao sul da Argentina, está a 2h de vôo de Buenos Aires (do Aeroparque) e tem vôos fretados de São Paulo e Rio de Janeiro. Uma boa oportunidade para mudar completamente de paisagem e levar as crianças para conhecer a neve, ou se já a conhecem, esquiar por um preço mais acessível que na Europa ou nos Estados Unidos! A paisagem aqui é MA-RA-VI-LHO-SA, com uma bela mistura entre montanhas, lagos verdes, neve, casas de madeira. A cidade é charmosa, come-se muito bem, o câmbio está atualmente a nosso favor e os argentinos já estão tão acostumados aos brasileiros, que na alta temporada, chegam a chamar a cidade de “Brasiloche”, de tanto que esta é visitada por nossos conterrâneos! Tudo isso explica porque a cidade é um dos destinos favoritos para as famílias nas férias de julho!

A família ficou 1 semana e adorou:

Alugar um carro para passear pela região e não depender de ônibus ou táxis (“remis”): um Ecosport com 2 cadeirinhas e correntes para as rodas (não esquecer, pois é obrigatório na neve!) custou somente R$ 494,00 com seguro, por uma semana (fora a gasolina). Assim, a família, que além das crianças ainda viajou com uma avó, pôde circular tranquilamente de um lado para o outro sem se preocupar com horários, colocando casacos no carro, sacolas…

O carro foi alugado na Rent a Car Bariloche, que tem site em português!

Porém, se optarem por não alugar carro, saibam que a cidade é bem servida por ônibus, que não custam caro, e por táxis, que muitas vezes podem ser agendados do hotel (por exemplo, para subir para Cerro Catedral).

Para se hospedar, a família escolheu o Hotel Villa Sofia, um bangalô com cozinha, o que foi bem prático com as crianças para esquentar, lavar as mamadeiras.

Além disso, o Hotel ainda tinha uma piscina coberta e aquecida, uma pracinha com brinquedos de madeira e um lago com patos…tudo para divertir as crianças!

==> No quesito roupas, saibam que roupas de frio são bem diferentes de roupas para a neve, como já foi dito neste post aqui! Antes de conhecer a neve, eles trataram de se equipar na própria cidade, pois os preços são mais competitivos, tem mais opções de lojas e para as crianças pequenas, é onde vão achar roupas mais facilmente. É possível comprar, alugar ou até comprar de segunda mão (brechó), o que também pode ser uma boa opção. Para o João, eles acharam casaco e camisetas de manga comprida tipo “segunda pele” na loja La Bolsa Del Deporte, que não tem site, mas fica na Diagonal Capraro 1081, tel (02944) 433431. O bacana é que ela vendia roupas novas ou usadas para as crianças. E vale muito à pena olhar na Decathlon antes de sair do Brasil! É bom já levar luvas impermeáveis do tamanho certo, pode ser que não encontrem no destino.

Para a Clara de 2 anos e meio, só encontraram roupa na loja no Shopping Patagônia. Compraram calças compridas impermeáveis e casaco. As luvas foram compradas no Cerro Catedral.

De casa mesmo, levaram casacos de lã, gorro, cachecol, meia-calça de lã, luvas de lã (que não servem para a neve, pois ficam molhadas!), mas servem na cidade. E saibam que devem alugar também botas específicas para a neve, pois tênis ou outras botas escorregam muito na neve ou no gelo, além de molhar e não proteger os pés!

Dica: leve sempre uma mochila com uma troca de roupa, 2ª pele, meias, casacos de lã…para poder trocar, caso as crianças se molhem. Além disso, não esqueçam do filtro solar, manteiga de cacau para os lábios e óculos, por causa do reflexo que é muito grande na neve.

Devidamente equipados, a família partiu finalmente para conhecer a neve!

Eles adoraram os 3 Cerros (colinas) da cidade, que são diferentes entre si e merecem todos uma visita!:

Cerro Otto (1.405 m de altitude): este é o mais perto do centro da cidade, fica a 5 km e tem um teleférico com cabines fechadas para 4 pessoas, para subir. No caso, eles foram de carro, mas se quiserem é possível agendar este passeio (de ida e volta) no centro da cidade, de onde partem ônibus vermelhos específicos. Eles levam até o teleférico. A subida é íngreme e mais demorada que nos outros Cerros (12 min), porque o teleférico parte desde a base na cidade e sobe passando por cima de casas, florestas…mas como a cabine é fechada, vocês estão protegidos contra vento, chuva ou neve e a vista é simplesmente maravilhosa, vê-se o Lago Nahuel Huapi bem de frente. Lá em cima, a diversão é tomar um chocolate quente na confeitaria que é rotativa! Sim! Ela gira bem devagarzinho, faz 360° a cada 20 mn…é quase imperceptível, mas se conseguirem uma mesa perto da janela, verão que a paisagem varia!

Pode-se passear em volta do restaurante, tirar foto com o cão São Bernardo, brincar com a neve, fazer bonecos, e tirar muitas fotos!

Cerro Catedral a 19 Km da cidade é o maior centro de esqui da América Latina! Programem-se para passar o dia inteiro!

Dá para chegar em Cerro Catedral de ônibus, táxis ou carro. A estação é como um vilarejo, com vários restaurantes, hotéis, lojas onde alugar roupa e material de ski, escolas para marcar aulas, como na Escuela Xtreme (só de olhar o site em português, já dá para imaginar o seu pimpolho na situação! Muito fofo!). Tem até Kids Club, onde as crianças podem ficar brincando enquanto os pais, já acostumados, descem as pistas de ski.

No caso desta família, as pistas ainda não estavam abertas, só abriram em meados de junho/julho, mas foi uma boa opção, pois os lugares não estavam cheios, não fizeram fila para pegar os teleféricos e já que a intenção era ver a neve pela primeira vez, as crianças puderam aproveitar sem se preocupar com eventuais esquiadores que, por vezes, chegam em alta velocidade! O divertido aqui foi mexer na neve, brincar de trenó, skibunda, que pode ser alugado.

Existem diversos restaurantes na estação, mas para almoçar com uma vista deslumbrante, vocês podem pegar o teleférico e subir até a parte central, onde tem uma lanchonete para tomar um chocolate quente. E, emocionante mesmo, é continuar subindo com cadeirinhas, até o cume, onde existe o Refúgio Lynch, o restaurante mais alto da Patagônia (1.900m de altitude!), um chalé de madeira super acolhedor. Dali, a paisagem “é toda para baixo”, não se vê mais nada para cima, além do céu! Provem o delicioso “hamburguesa”, e para queimar as calorias, brinquem na neve em volta do chalé!.

No site do Cerro, é possível saber preços de aluguel de equipamento de ski e snowboard, tarifas para subir e pode-se até imprimir o mapa das pistas.

Outro site que também pode ser consultado é este aqui, e com todas as informações em português.

E caso não tenham tempo de conhecer Cerro Catedral, ou quiserem conhecer uma estação menor com crianças, tentem visitar a pequena Estação de ski Piedras Blancas: aqui

Cerro Campanário (1.050 m de altitude): o mais afastado do centro da cidade, mas que oferece uma das melhores vistas da região, com o visual de vários lagos! Aqui, sobe-se de teleférico com cadeiras duplas, por isso, escolham fazer este passeio em um dia bonito, sem neve ou chuva! De lá de cima, realmente a vista é maravilhosa! Se estiverem com frio, existe uma confeitaria chalé muito charmosa, com grandes janelas de vidro para ver o visual, bem protegidos!

Um pouco após o Cerro Campanário, a família gostou de visitar a região e foi até o Llao Llao, um dos melhores hotéis da região, que fica dentro do Parque Nacional de mesmo nome, frente ao lago Moreno. Este hotel tem 3 restaurantes abertos ao público. Eles optaram pelo Café Patagônia, um restaurante todo de madeira, com vista panorâmica para os lagos. Apesar do preço ser um pouco mais caro que os restaurantes dos outros dias, com o câmbio, acabou ficando uma “extravagância” absolutamente acessível!

Eles adoraram a comida, a sobremesa (um delicioso creme de leite!), o lugar, a vista e as crianças brincaram bastante no gramado em frente ao Hotel e ao lago.

Passar o dia na Colônia Suíça, uma região à beira dos lagos Morenos a 25 Km de Bariloche. Trata-se de um vilarejo cheio de córregos de água límpida, com casas de madeira, vários restaurantes, lojinhas, casas de chá. Aqui, eles almoçaram no restaurante Las Siete Cabritas, um restaurante encantador, todo de madeira, com uma entrada com imitação de raízes de árvores, como em um conto de fadas ou de duendes! O menu foi fondue de queijo, mas em vez de mergulharem pedaços de pão, a especialidade era mergulhar pedaços de salsicha alemã! Uma delícia!

Outro lugar onde eles recomendam passar o dia é na Villa La Angostura, a 82 Km de Bariloche, do outro lado do lago, no Parque Nacional Nahuel Huapi. A cidade é pequena, charmosa, cheia de lojinhas e restaurantes e uma opção mais tranquila fora dos agitos de Bariloche. Daria para passar mais de um dia, tantos são os passeios a fazer: conhecer os lagos, as margens de areia preta, as cascatas, o Cerro Bayo, para ver mais neve ou pegar um barco aquecido e confortável para conhecer o imperdível Bosque de Arrayanes, que se tornou famoso porque foi onde Walt Disney se inspirou para fazer o filme “Bambi”! O bosque tem árvores cor de canela e uma casinha de chá de madeira, a Disney’s cabin que parece de desenho! Muito lindo!

E no centro de Bariloche, chamado de Centro Cívico, aproveitem para ver a bela Catedral, o Museu da Patagônia, que expõe a fauna e a flora da região, tirar fotos com o cão São Bernardo e comprar chocolates no Mamuschka, na rua principal. A visita da loja já vale à pena: toda vermelha, cheia de bonequinhas russas! E para matar a fome de um bife de chorizo, experimentem o Boliche do Alberto, considerada a melhor parilla de Bariloche!

Eis uma bela maneira de fazer uma viagem realmente especial e diferente! E mesmo se, aparentemente, as crianças podem esquecer da viagem, vocês sempre lembrarão dos sorrisos e empolgação da primeira vez que elas viram a neve!

Viagem feita no final de Junho de 2010: uma boa época para ver neve sem pegar muito frio. As pistas ainda não estavam abertas, os preços mais baixos, e como não havia tanta neve na cidade, as estradas não estavam escorregadias.

Leia também:
Onde se hospedar em Bariloche com crianças?

(Quase) tudo sobre Bariloche com crianças: 6 dias de ski, passeios, hotéis, restaurantes e dicas…

O nosso roteiro no Chile e Argentina

No Blog Wazari: Bariloche
No Blog Família Recomenda: Todos querem Bariloche!

No Viaje na Viagem: Primeira vez em Bariloche.

Onde ficar?

Bariloche tem opções para todos os gostos e bolsos, procurem no Booking.com*

$$$$$ Charming Luxury Lodge & Private Spa (fotos, avaliações e reserva): piso aquecido, piscina externa aquecida, de frente para o lago, parquinho infantil, quartos familiares para até 9 pessoas!

$$$$ Villa Sofia Resort & Spa (fotos, avaliações e reserva)

$$$$ Panamericano Bariloche (fotos, avaliações e reserva): de frente para o lago, tem SPA, piscina aquecida, quartos familiares e clube infantil.

$$$$ Hotel Edelweiss (fotos, avaliações e reserva): bem central com piscina aquecida.

$$$ Best Western Villa Sofia Apart Hotel (fotos, avaliações e reserva): tem apartamentos para até 6 pessoas com cozinha equipada, piscina coberta, spa.
Onde ficar em Bariloche com crianças?

*Somos afiliados Booking, recebemos uma comissão pelas reservas feitas através do blog. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a manter as melhores dicas!

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

 

Este artigo foi modificado em 29 de outubro de 2020 20:57

Sut-Mie Guibert

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

Leave a Comment

Ver Comentários

  • Amei o post. Nunca levei as criancas para a neve, mas pretendo um dia.
    Abraços
    Alexandra

    • Sut-Mie,
      adorei seu post, completíssimo! Vou fazer uma atualização naquele meu post para indicá-lo, pois acho que vai ser de grande utilidade a quem for fazer este roteiro.
      Obrigada por citar meu blog, fiquei lisonjeada.
      Um abração,
      Claudinha.

  • Viagem de muito bom gosto do Jõao e da Clara! Neve é mesmo tudo de bom!!! A familia do meu marido acaba de voltar de lá e pela descrição deles fiquei com água na boca. Agora de ver essas lindas fotos e excelentes dicas, tenho certeza que um dia vamos tentar visitar Bariloche!

    Beijos!

    Lu do Nic

  • nossa, ameeeei!
    apesar de morar pertinho, ainda nao fiz essa viagem. Mas valeu pelas dicas, de repente espero mais um pouquitcho e levo o baby!

    beijos!

  • Aodrei o post.

    DEve ser muito gostoso fazer esta viagem. As crianças parecem estar se divertindo em todas as fotos!!

    Só fui pra Bariloche no verão (!?!), quando estava voltando do Chile.

    beijos

    PAti

  • Aiii,babei!!
    rsrs..mas meu coração ficou apertadinho..pq iamos p bariloche esse ano e não deu..snif!
    ;-(

    Mas as fotos ficaram expetaculares,o lugar é mesmo muito lindo...e neve com crianças sempre é sinonimo de diversão garantida,não é??
    Bjaaao,otima quinta..eu estava meio sumidinha dos blogs,mas to voltando,rsrs..
    ;-)

  • Olá! Cheguei agora por aqui e AMEIIIIII
    Nós, que amamos viajar é sempre muitoooo bom ler sites e blog´s relacionados no assunto.
    Parabéns as dicas são valiosíssimas
    Um bjo carinhoso e aguardo sua visita lá no Viajar é tudibom! Conto a minha experiência de mãe de 1ª viagem e tmbém nossos diários de viagens.
    Ana
    http://www.anaeguto.blogspot.com
    Blog: Viajar é tudibom!

  • ai, que fotos mais lindas! delícia de viagem!?
    eu sempre deixo pra ler seu blog de manhã, assim eu me inspiro e passo um dia bem mais esperançoso...
    beijão, querida

  • Nossa! só conheci agora seu blog e amei! Estamos planejando uma super viagem com nosso pequeno e aqui parece o lugar perfeito para desvendar as aventuras!
    Adorei mesmo! Até já linkei!
    bjs, bjs

Compartilhe
Pubicado por
Sut-Mie Guibert

Artigos Recentes

Ce n’est qu’un au-revoir. É só um até breve!

Que missão difícil esta de escrever um post de despedida em um espaço que foi…

% dias atrás

Novos rumos para o turismo em família

Este final de semana fez um ano. Um ano de pandemia mundial de Covid 19…

% dias atrás

Em fevereiro, a série Diário de Pilar será lançada na Nat Geo Kids.

Olha que legal: chegou Pilar! A pequena viajante dos livros "Diário de Pilar", que a…

% dias atrás

Air France sorteia viagem mágica para 4 pessoas para a Disneyland Paris!

POST PATROCINADO - Gente! Não há melhor maneira de começar o ano que ganhando uma…

% dias atrás

Summer Sale: resorts all inclusive ou com pensão completa com diárias a partir de R$467

 Para quem ainda não conseguiu nada para as férias ou para quem já quer se…

% dias atrás

Visita aos estúdios da Mauricio de Sousa Produções em São Paulo

 Quem não teve a infância acompanhada pelas aventuras da Mônica, pelos planos infalíveis do Cebolinha,…

% dias atrás