Ficou fácil viajar com crianças!
 -  Atualizado em 23/11/2019

Itaipava: Dia dos Pais no Restaurante Trutas do Rocio

 O restaurante Trutas do Rocio em Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro é um restaurante charmoso, daqueles que valem a viagem! Não se trata exatamente de uma viagem, mas não deixa de ser um passeio para o dia inteiro!

Na verdade, não é exatamente em Itaipava, é um pouco antes, saindo do Rio de Janeiro. A chegada é uma aventura e, para quem vai pela primeira vez, é melhor imprimir o mapa disponível no site! Quem sai do Rio de Janeiro deve pegar a Rod. Washington Luiz em direção à Petrópolis com pedágio na ida e na volta e após o Pavelka, na entrada da cidade, continuar em direção a Juiz de Fora. Em frente ao antigo Posto Brazão, voltar em direção ao Rio, passar em frente ao bairro da Fazenda Inglesa e, mais alguns Km depois, pegar a entrada à direita, na placa para o CINDACTA. Começa então uma estrada de paralelepípedos, a estrada do Rócio, por uns 6 km, até chegar no restaurante, que fica em uma pequena porta do lado esquerdo, com um peixe de madeira em cima! Sim, a entrada se resume a isso mesmo! Deixe o carro no estacionamento, para então descer as escadarias e ter uma surpresa!

Descendo as escadas, no meio do jardim, entre hortênsias e outras plantas, já conseguem escutar o barulho da cachoeira e avistar o restaurante, do lado de lá da ponte. Não há como não se apaixonar pelo aconchego do visual e do lugar!

Entrando no pequeno restaurante, a Luciana, a proprietária, certamente estará lá para acolhê-los, como se fosse em sua casa, o que não deixa de ser verdade, já que a sua família mora em uma casa maior um pouco mais acima. O charme vai estar em todos os detalhes: nas mesas e cadeiras de madeira rústica, nos janelões com vista para a cachoeira, nos vasos de flores de cerâmica, feitos à mão pela própria Luciana, com arranjos também feitos por ela. A pedra natural no fundo do restaurante dá aquele toque final de que valeu a viagem!

O menu vem apresentado em papel reciclado com flores secas, e dá uma pista sobre o que vem por aí! Comecem pelos bolinhos de aipim com truta e maionese de beterraba (mesmo quem não é fã do legume vai se apaixonar pela cor rosa da maionese e que combina perfeitamente com os bolinhos! O Ceviche de truta também é muito bom, aliás, TUDO ali é gostoso! Difícil é escolher! Como prato principal, claro, truta, mas em diversos molhos: mostarda, com amêndoas, com laranja, au poivre vert…sendo este último o nosso preferido! Cada pessoa recebe o seu peixe em um prato que vai ao forno e que chega bem quente à mesa – cuidado com as crianças. Para elas, podem pedir a truta simplesmente grelhada ou à primavera com legumes: todos já vem sem espinhas! O arroz deve ser pedido a parte, e existe em três sabores: arroz com passas, amêndoas ou ervas. Ele serve facilmente 2, 3 pessoas! As sobremesas também são deliciosas: o torrão de chocolate ou o doce de banana são divinos! Como não sou expert no assunto posts sobre comida e restaurantes, não tenho fotos dos pratos, mas prometo me redimir da próxima vez que for!

Se o tempo estiver bom e com sol, existem mesas no jardim que tornam o almoço ainda mais bucólico. E enquanto o almoço não chega, ou depois dele, para fazer a digestão vale a pena passear pelo trutário, com vários poços e trutas de diversos tamanhos, e mostrar para as crianças como são criados estes peixes.

No final do dia, outra atração: o Chiquinho, esquilo já “local” vem buscar alguns amendoins deixados na varanda de propósito. Se conseguirem vê-lo, essa será obviamente a parte preferida das crianças e considerem que fecharam com chave de ouro!

Itaipava e toda a região Serrana tem mil lugares “secretos” a serem descobertos e este é um deles.

 

Para mais informações:

Restaurante Trutas do Rocio: trutas.com.br

O restaurante funciona aos sábados, domingos e feriados,

com reservas antecipadas: (24) 2291-5623

Preço médio do prato principal de truta: R$45,00

Preço médio para um casal: R$ 120,00 (sem vinho)

Leia Também:
Afrânio: um restaurante gostoso e acolhedor em Araras
Hotel Caminho Real: um estilo resort na Serra
Natal Imperial em Petrópolis

Também estamos por aqui:
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST | TWITTER | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

 

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

8 comentários para este artigo

  1. Eliane disse:

    AIMEUDEUS!
    Mais um pra lista! Será q vc não podia dar uma dica ruim de vez em quando? rs

    Bjs!

  2. patipapp disse:

    Que lugar gostoso, deve ser uma delicia quebrar a rotina e passar um dia neste lugar!! Ainda mais, que ADORO trutas! Aqui perto de Curitiba tem um lugar que me lembrou muito este, me deu vontade de ir!
    beijo Pati

  3. Tatiana disse:

    Amei este post com o fundo da minha alma!!!! Adoro quando você dá dicas nacionais, fica tudo tão mais palpável…rsrs

    Já vou ser obrigada a incluir esse roteiro na próxima vez que for de carro para Juiz de Fora e Rio. Isso quer dizer que em meados do Natal estaremos por lá! rsrs

    Beijocas
    Thaty

  4. Adorei essa dica. Nossa, Itaipava é tão pertinho e eu vou tão pouco … boa ideia, dar um pulinho lá.

    Mauá é muito gostoo mesmo, né? Dá vontade de virar bicho-grilo e ficar por lá.

    Estou com um sorteio no blog que pode te interessar. Depois, se você puder, passa lá para conferir.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  5. Mãe Mochileira,filho Malinha disse:

    Oiiiii Suuu!!! ai que saudades,rsrs..
    eu sumi não foi?
    ;-(
    mas cá estou eu de volta..amei essa cara nova do blog..fica uma delicia de ler, e eu que estava atrasada na leitura de suas dicas,ficou bem melhor a visualização dos post antigos,amei!!!!;-)
    Adorei a diquinha….um lugar lindo,cheio de cisas gostosas para se ver,para se comer…a certeza de ser um passeio muuito agradavel!!!;-)
    prometo que não sumo mais ,tá?? to c uns probleminhas que tão dificeis de lidar.. ;-(
    mas vou tentar administra-los…prometo!!
    Beijãaaao!otima quinta!!!

  6. Oi Suti Mi achei bem legal sua referência sobre as trutas, agradeço os elogios.
    Beijos e apareçam!!!
    Luciana

  7. Luciana disse:

    Eeeei!!! Que lugar lindo!!! De pensar que há uns poucos anos atrás passamos por essa mesma rodovia e paramos em Itaipava procurando um lugar pra comer, mas não sabíamos da existência desse refúgio maravilhoso, com tanta natureza, truta, maionese de beterraba e até o chiquinho pra divertir! Mas fica a ótima dica pra proxima vez!

    Beijos pra vc!

    Lu

  8. Mãe Mochileira,filho malinha disse:

    Oieee..eu ja estava c saudades dos seus coments la no blog!;-)
    que bom que apareceu!!! tem post novo essa semana aqui com suas otimas dicas??? to no aguardo…beijao,otima semana!!!

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios