Paris com crianças: se divertir no Jardin des Tuileries

Finalmente começa a nossa série de posts de Paris com crianças, com dicas de lugares onde se divertir na Cidade Luz com a criançada.

O Jardin des Tuileries é o maior e mais antigo de Paris, e vai do Louvre até a Praça da Concorde e de tão bonito que é, faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO!

O local tem várias entradas e vocês podem descer em diversas estações de metrô: Palais Royal- Musée du Louvre, Concorde ou até Tuileries. Nós optamos pela entrada da Praça da Concorde, para passear pelo jardim de uma ponta a outra.

Nós ficamos uma tarde e adoramos:

A placa de entrada explicativa: com inscrições em braile, mapa do jardim e as atividades à disposição. Como podem ver, tem muitas atividades disponíveis, prenúncio de uma tarde animada!

Clara mostrando por onde deveríamos começar o passeio!

A pequena “Librairie des Jardins”, livraria voltada para plantas, jardinagem e jardins, com parte infantil: logo à esquerda, na entrada do Jardim, existe este pequeno paraíso paraquem se interessa por flores e jardinagem. A parte infantil tem livros de leitura e também para colorir, assim como pequenos brinquedos e pelúcias, todos ligados a jardins: sapos, borboletas, brinquedos de madeira…um charme, vale uma visita rápida!

Os pula-pulas ao ar livre! Como a Clara já havia anunciado, este era o programa que ela queria fazer primeiro. Continuando do lado esquerdo do jardim, surge a área dos pula-pulas: oito pula-pulas na altura do chão, o que é bastante seguro, pois se a criança cai, ela não passa dali e todos ainda são acolchoados em volta. Pelo preço de 2 euros (aliás, todos os brinquedos em Paris custam, atualmente, 2 euros!), a criança tem direito a pular por 5 minutos. Como tem diversos pula-pulas, cada criança tem o seu, ou vai de um para o outro, o que foi o caso da Clara, já que quase não haviam outras crianças.

Do lado de fora, bancos charmosos na sombra para ver e aguardar as crianças.

Em geral, 5 minutos não os satisfazem, portanto, podem se preparar para uma segunda rodada!

O gato de botas e as meninas: como todo jardim parisiense, este é extremamente charmoso com suas estátuas de mármore. A Clara adorou esta aqui, já que pôde reconhecer facilmente todos os personagens.

 O carrossel à moda antiga: é certo que vão encontrar estes carrosséis em vários lugares de Paris, mas todos são um charme e as crianças não resistem! Preço: 2 euros.

No meio do Parque, grandes lagos artificiais: com chafarizes, patos, e pessoas aproveitando das últimas horas de sol para recarregar as baterias, antes de enfrentar o rigoroso inverno europeu!

Ainda do lado esquerdo, o Parquinho de Primeiro Mundo: grande, com chão emborrachado, feito de borracha reciclada (aliás, porque não conseguimos ter este tipo de coisa aqui?! Lá, todo parquinho, por menor que seja, tem este chão emborrachado) e brinquedos pensados e projetados para não machucar, sem pregos ou roscas aparentes, muito menos ferrugem!

Brinquedos para todas as idades, para os pequenos e os maiores.

Após as 17h, horário de saída das escolas, fica perceptível a chegada das crianças que vem brincar antes de voltar para casa. Logo, se quiserem ficar mais tranqüilos, tentem aproveitar do parquinho antes dessa hora!

Hora de lanchar e tomar um belo sorvete: de cada lado do Parque, existem cafés, onde podem sentar à sombra das árvores para tomar um café. Muitas vezes, alguns pais ficam por ali com carrinhos de bebês, enquanto os filhos maiores correm pelo parque.

Se a opção for tomar um sorvete de casquinha, existem carrocinhas que vendem sorvetes, no caminho em direção ao Louvre.

Observar os barquinhos à vela no lago: ou melhor ainda, alugá-los e brincar como as crianças faziam antigamente, empurrando os barcos com uma vara, de uma margem para a outra. No caso da Clara, 3 anos, achamos um pouco cedo para ela ficar se debruçando sobre o lago, por isso, preferimos ficar assistindo, o que já foi muito divertido!

 

Ir para debaixo da pirâmide do Louvre! Se ainda houver fôlego, vale a pena ir até o final do jardim, já avistando o Louvre, e entrar pela passagem subterrânea que atravessa as ruas por baixo, para ir até a Galerie do Carrousel du Louvre, um centro comercial com lojas muito bacanas: Virgin, Apple Store e La Maison du Chocolat para os pais e Nature & Découvertes para toda a família. Se quiserem ir embora por ali mesmo, existe uma estação de metrô: “Palais Royal-Musée du Louvre”.

Não esqueçam de tirar uma foto, pois vocês vão estar exatamente por baixo da pirâmide!

Gostamos menos:

O Parque não tem muitos banheiros, somente dois, um de cada lado, no meio dele, e como ele é grande, haja perna para correr em caso de urgência com as crianças!

Mas fora isso, trata-se de um passeio super agradável e barato, já que muitas coisas ali são gratuitas, e o que é pago, nem é tão caro assim! Fora que o Jardim é lindo!

Viagem feita em início de Setembro de 2010: sol e calor.

Para mais informações:

Carrousel du Louvre (em francês): carrouseldulouvre.com/W/do/centre/accueil

Você também pode gostar de ler:

Paris com crianças: Playmobil Fun Park

Paris com crianças: Disneyland

Paris com crianças: Montmartre

Paris com crianças: o Jardin d’Acclimatation, um Parque de Diversões dentro da cidade!

Paris com crianças II: dicas do João Luiz (2 anos) e da Clara (10 meses) e dos seus pais.

Compras em Paris para crianças: marcas de roupas e brinquedos

Hotéis em Paris para crianças

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

Este artigo foi modificado em 29 de outubro de 2020 20:57

Sut-Mie Guibert

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

Leave a Comment

Ver Comentários

  • Ai meu deus!
    lindo lindo lindo.
    estou com a passagem comprada pra Parrrrí. vamos em maio do ano que vem, mas maridex não quer levar o pequeno de jeito nenhum.
    humpf.
    mas não reclamo muito, vai ser a terceira lua de mel. ótimo.
    vou solicitar dicas "sem crianças" também, ok?
    kkkkk
    ótimo post!
    bjocas

  • Muito bom. O que mais adoro são as pessoas curtindo o sol ali no meio de tudo! Tão gostoso. Na minha época de mochileira só vi flores no jardim, não vi praças, pula-pula e sorvete. Ah, banheiros não é com os franceses mesmo.
    Beijos e segue assim, tá show!
    Alexandra
    PS: acho que vou mandar um post para ti sobre Garopaba/Rosa/Ferrugem, quer?

  • Que legal!! Amei o post. Qnd estive em Paris eu fui nesse parque e deitei em uma dessas caderinhas....A única diferença é que foi na primavera. Lembro que estava tudo florido... Maravilhoso.
    A pimpolhinha tá super fofa nas fotos. Gostosura! :)
    Beijokas e parabéns pelo post!

  • Uma delícia né? Pena que quando eu fui com o D. ele era bem pequeno e estava frio.. mas ainda volto no verão pra ele correr por lá!

  • Oi Sut!

    Que bom que vc voltou, estava mesmo sentindo sua falta! E que legal saber que estavam em Paris... A gente esteve lá há alguns anos atrás mas meus olhos não estavam treinados pra esse mundo infantil ainda e acabei não vendo nada disso. Mas com seu post me dei conta que Paris é um lugar realmente fantastico pra crianças, não é mesmo? Puxa vida, quanto brinquedo legal!!! E os barquinhos à vela pra alugar? Achei lindo demais... Uma brincadeira tão simples, mas que é capaz de fazer a imaginação voar... E agora fiquei morrendo de vontade de visitar de novo, desta vez com o Nic.

    Também queria aproveitar pra agradecer seu comentário. Fico feliz de alguém perceber que meus desenhos estão melhorando, porque eu também sinto isso! :-) E viva a prática!

    Beijos querida e bem vinda de volta!

    Lu

  • Amei o post, menina! Que saudade de Paris, ainda mais agora que eu visualizei a cidade acompanhada do Theo. Amei essas camas elásticas - tenho certeza que ele ia pirar também!
    bjos e mal posso esperar pela continuação da série ;)

  • Oi Sut-Mie! Adorei o post. Já estive em Paris algumas vezes e sempre atravesso esse jardim. Mas ainda não levei meus filhos nenhuma vez... :( Eles vivem cobrando... rsrsrsrs
    Também estou aguardando ansiosamente o restante dos posts. Beijos!

  • Sut Mie menina como vc tava sumida! que bom te ver por aqui e seus posts deliciosos, nossa fiquei com água na boca de levar meu mini pra lá, amo tanto Paris, mas vejo que conheço só a parte "adulta" da cidade, quando for com filhote terei que me preparar com as dicas, e este post já foi para os meus favoritos. Gente a parte das caminhas elásticas mini são demais...

Compartilhe
Pubicado por
Sut-Mie Guibert

Artigos Recentes

Ce n’est qu’un au-revoir. É só um até breve!

Que missão difícil esta de escrever um post de despedida em um espaço que foi…

% dias atrás

Novos rumos para o turismo em família

Este final de semana fez um ano. Um ano de pandemia mundial de Covid 19…

% dias atrás

Em fevereiro, a série Diário de Pilar será lançada na Nat Geo Kids.

Olha que legal: chegou Pilar! A pequena viajante dos livros "Diário de Pilar", que a…

% dias atrás

Air France sorteia viagem mágica para 4 pessoas para a Disneyland Paris!

POST PATROCINADO - Gente! Não há melhor maneira de começar o ano que ganhando uma…

% dias atrás

Summer Sale: resorts all inclusive ou com pensão completa com diárias a partir de R$467

 Para quem ainda não conseguiu nada para as férias ou para quem já quer se…

% dias atrás

Visita aos estúdios da Mauricio de Sousa Produções em São Paulo

 Quem não teve a infância acompanhada pelas aventuras da Mônica, pelos planos infalíveis do Cebolinha,…

% dias atrás