Normandia com crianças: Honfleur, um porto cheio de charme.

Continuando o nosso passeio pela Costa da Normandia, a 2h30 de Paris, e depois de ter visitado as falésias de Etretat (no post anterior), fomos almoçar em Honfleur, uma pequena cidade portuária a 40 minutos dali, que fica no estuário do Sena. Um lugar extremamente charmoso e romântico, mas que também é muito agradável em família com uma bela marina, veleiros, uma arquitetura diferente onde os prédios mais parecem casinhas de bonecas e  pequenas ruelas, algumas só para pedestres.

Passamos a tarde e adoramos:

Almoçar em um dos restaurantes em volta do “Velho Porto” no centro da cidade: é uma delícia passear por ali e escolher um restaurante. Muitos tem a opção com ambiente interno se estiver frio, ou ao ar livre em volta da marina com vista para os veleiros e lanchas. Nem sempre há proteções nas beiras da marina, então cuidado com as crianças pequenas ou arteiras. Mas do lado esquerdo da marina, é possível andar no meio da rua, só para pedestres. Há várias opções de restaurantes para todos os paladares: crepes, sanduiches, mas principalmente frutos do mar, no clima marítimo da cidade. Essa é a região para provar as “moules frites“, mexilhão com batata frita, prato de origem belga, já bem difundido na França. Um prato que se come normalmente tomando uma cerveja (que mistura – mas interessante, acreditem)! Quase todos os restaurantes tem menus com entrada, prato principal e sobremesa, mas é possível provar somente as variantes do prato (marinière, com creme, ao curry…) por 12 euros (com batata frita). Cuidado! Muitos restaurantes só servem até as 14h. Para a filha, crepe de presunto e queijo e suco de laranja (nunca é natural) ou maçã. Não deixem de tomar um sorvete e experimentem sabores da região, como “caramel beurre salé” (caramelo com manteiga salgada).

Passear pelas ruelas da cidade antiga, medieval: descobrir a arquitetura normanda, feita com pedras, pedaços de madeira aparente e tetos verticais em ardósia! Ver as várias lojinhas de lembranças, galerias de arte, lojas de chocolates, de brinquedos, delicatessens que vendem a especialidade da região, o Calvados, bebida alcóolica a base de maçã. Tudo é muito charmoso! Algumas construções são bem antigas, medievais, como se estivéssemos em um desenho do Astérix! 😉

Dar uma volta de carrossel: como em vários lugares em Paris, ali no final do Porto há um belo carrossel antigo estratégicamente localizado: não tem como as crianças não vê-lo! A volta custa 2 euros, mas claro que as crianças sempre querem dar mais uma volta!

Há várias opções de passeios divertidos com crianças: de trenzinho, que passa pela cidade antiga e sobe a colina até a Capela de Notre Dame de Grâce, de charrette pelo centro antigo, aos finais de semana e feriados (7 euros/adultos e 5 euros/crianças), ou de barco, um passeio de 40 minutos para ter uma visão geral do porto e da cidade vista desde o mar.

Se sobrar tempo ou ficarem na cidade mais de um dia, podem ver borboletas no borboletário Naturospace: para quem vem do Brasil, esse passeio não tem tanta graça, apesar de que as crianças sempre vão gostar de ver um monte de borboletas coloridas soltas e aprender o ciclo de vida delas. Trata-se de um passeio principalmente para os que estão com saudades do tropicalismo e aí sim, pode ser bem divertido: com calor, umidade e exotismo! (8,20 euros/adulto e 6,40 euros/ crianças à partir de 3 anos).

Para mais informações:

Sobre Honfleur: www.ot-honfleur.fr

Vários documentos em pdf: mapa da cidade, guia de hotéis, de restaurantes,… (em francês): aqui

Onde ficar?
Se decidirem dormir na cidade, vão se apaixonar por vários pequenos hotéis de charme.
O $$$ Best Western Le Cheval Blanc está muito bem localizado, de frente para o Porto, com quartos que acolhem de 2 a 5 pessoas!

O $$$ Hotel Antares tem quartos familares para até 5 pessoas e uma piscina aquecida, sempre interessante com crianças!

Também estamos por aqui:

FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

Este artigo foi modificado em 29 de outubro de 2020 21:00

Sut-Mie Guibert

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

Leave a Comment

Ver Comentários

  • Já estive em Honfleur, uma das cidades mais lindinhas que conheci. Pena que ainda não tinha meus filhotes na época, mas é um lugar que com certeza, vou levá-los. Beijos!

  • Que lindo! Que saudades! Sut-Mie Parabêns suas dicas além de práticas são sempre um incentivo para viajar com os pimpolhos rssss! Beijos Beijos saudades Fabia.

    • Fábia,
      Que grande prazer ter vc por aqui! Adorei a surpresa e visita, viu!
      Um beijo enorme,

  • Oi Sut,
    Uma duvida, estou planejando na minha viagem a Paris (Maio/14) alguns passeios tipo bate e volta e pensei em um que passaria uma noite fora : Manhã em Etretat, Almoco em Honfleur e viagem ate St Michel durante a tarde para passar a noite la e voltar no dia seguinte. Mas lendo sobre os horarios das mares e acessos a St Michel, fiquei na duvida do horario limite para chegar la e conseguir acessar o vilarejo.
    Sabe como calculo isso?
    Obrigada

    • Oi Luciane,
      Acabei de te responder no outro post mais ou menos isso, mas incluindo Giverny! :)
      Vcs podem fazer: Giverny, Etretat, jantar e dormir em Honfleur. Dia seguinte seguir até Mt St Michel e voltar para Paris. A volta fica um pouco mais puxada, mas dá para fazer (umas 3h30,4h de carro).

      Sobre as marés em Mt St Michel, não tem problema: o acesso ao Monte existe sempre. A questão das marés é mais para as pessoas que passeiam nas areias ou querem ver o monte com água em volta ou não. Mas dá sempre para entrar e sair de lá! Não sei se viu o nosso outro post sobre um circuito pela região (com mapa, assim fica mais fácil se localizar).
      Qualquer outra dúvida, pode falar ;-)
      Um abraço

Compartilhe
Pubicado por
Sut-Mie Guibert

Artigos Recentes

Ce n’est qu’un au-revoir. É só um até breve!

Que missão difícil esta de escrever um post de despedida em um espaço que foi…

% dias atrás

Novos rumos para o turismo em família

Este final de semana fez um ano. Um ano de pandemia mundial de Covid 19…

% dias atrás

Em fevereiro, a série Diário de Pilar será lançada na Nat Geo Kids.

Olha que legal: chegou Pilar! A pequena viajante dos livros "Diário de Pilar", que a…

% dias atrás

Air France sorteia viagem mágica para 4 pessoas para a Disneyland Paris!

POST PATROCINADO - Gente! Não há melhor maneira de começar o ano que ganhando uma…

% dias atrás

Summer Sale: resorts all inclusive ou com pensão completa com diárias a partir de R$467

 Para quem ainda não conseguiu nada para as férias ou para quem já quer se…

% dias atrás

Visita aos estúdios da Mauricio de Sousa Produções em São Paulo

 Quem não teve a infância acompanhada pelas aventuras da Mônica, pelos planos infalíveis do Cebolinha,…

% dias atrás