Ficou fácil viajar com crianças!

Vila Kalango em Jericoacoara: cabanas de praia com muito charme e conforto

Acabamos de passar uma semana maravilhosa na Pousada Vila Kalango em Jericoacoara! O pai das pimpolhas fez 40 anos e fizemos uma surpresa para este velejador de wind: fomos para a Meca brasileira do windsurf! A data não casou com a melhor época de ventos e não tivemos lá muita sorte nesse sentido mas, para compensar, a escolha da pousada não poderia ter sido melhor e virou um dos pontos altos da nossa viagem!

Ficamos 6 dias e adoramos:

A Localização: a Pousada Vila Kalango fica de frente para a praia, na ponta da vila e perto da Duna do Pôr do Sol, o que rende uma vista incrível no café da manhã e da varanda de alguns quartos, como no nosso caso, na Palafita 23. Dependendo da habitação, você pode assim ter vista para as dunas ou para o mar.

Vila Kalango DunasA Integração com a natureza: além da sua localização, a pousada foi toda feita no meio de um coqueiral, respeitando o lugar. Outros coqueiros e cajueiros foram plantados e, de longe, é possível ver que é um dos lugares que mais tem coqueiros na vila. Além disso, adoramos a atenção com o paisagismo com todas as plantas e flores do lugar.

Vila Kalango vista de fora

Vista de fora, dá para notar que está dentro do coqueiral

Vila Kalango jardinsOs bungalows e palafitas de madeira e teto de palha de carnaúba em meio a esse jardim e coqueiral completam o visual da pousada, absolutamente acolhedor e condizente com o alto astral de Jericoacoara!

Vila Kalango Palafita 3Outro detalhe que mostra integração completa: a piscina é de frente para o visual da praia e dunas e tem ladrilhos vermelho escuro, fazendo com que ela se misture aos tons de marrom, verde e areia do ambiente. Mais do que se ela fosse azul, como estamos acostumados. Desse jeito, ela fica bem diferente, interessante e integrada!

Vila Kalango Piscina 2Vila Kalango Piscina de frente para a praiaToda a decoração geral é de Madeira de carnaúba, luminárias de cabaças, galhos de manguezal e areia… tudo transmitindo o clima zen e praiano de Jericoacoara, porém com um toque mais sofisticado.

Vila Kalango entrada pela praiaOs Quartos, bungalows e palafitas: para completar esse visual geral, há apartamentos totalmente fechados (a construção normal à qual estamos acostumados) com muros de tijolos (esses tem ar condicionado split, enquanto os outros tem ventiladores). Outras opções são os bungalows redondos no meio do jardim com teto de palha, que comportam até 3 pessoas e algumas palafitas de madeira sobre pilotis, cada uma com um lounge privativo. Uma opção excelente para uma lua de mel, ou, como foi o nosso caso, para marcar uma data especial: um aniversário importante ou alguma boda de casamento, por exemplo…
As crianças adoraram a nossa palafita! Para nós isso isso tudo tinha um toque de “casa na árvore”, uma cabana rústica na praia com um clima zen e ao mesmo tempo aventureiro. Como a palafita tem as paredes todas de madeira e teto de palha, havia muitas gretas e em função disso o quarto só tinha ventiladores e não ar condicionado. Mas já nos contaram que as palafitas 23 e 24 serão reformadas este mês e ganharão ar condicionado. Se essa é uma de suas exigências, informe-se sobre o quarto em que vai ficar.

Vila Kalango Palafita2Por dentro todos tem uma decoração igual com camas King size confortáveis, mosquiteiros charmosos (e muito úteis), todos os moveis de madeira, lavabo com bacia de alumínio e torneira com corda.

Quarto Vila kalango 2Quarto Vila KalangoVila Kalango Quarto casalO banheiro é todo integrado, privada e chuveiro elétrico no mesmo ambiente com detalhes rústicos como o porta toalhas feito de galhos do mangue ou o porta-sabonete de cabaça. Os sabonetes, aliás, são de maracujá e cheirosíssimos!

Vila kalango lavaboE, para o toque sofisticado, as toalhas e lençóis são da marca Trussardi. Ainda nos detalhes e serviço, há bastões de incenso nos quartos, luminárias com velas e repelente. Na varanda, sempre uma rede, claro, e uma mesa com cadeiras. No nosso caso (palafita 23), tínhamos 2 varandas: uma de cada lado do quarto com vista para o jardim interno e mar e a outra com vista para as dunas.
Boa notícia para as famílias: todos os ambientes chamados “Confort”, sejam eles quartos fechados ou palafitas, comportam até 5 pessoas! Já são estruturados com cama de casal e 2 camas de solteiro e uma cama extra pode ser acrescentada. As famílias com filho único podem ficar nos bungalows (até 3 pessoas).

Os diferentes ambientes e serviços da Vila Kalango:
– para combinar com o ambiente do lugar, os quartos não tem televisão mas para os fissurados que não ficam sem, há uma salinha aconchegante com Tv plana e cabo com todos os canais. Uma noite, vimos, por exemplo, uma família com adolescentes assistindo um filme.

Vila Kalango– a pousada tem 2 ambientes para massagens: um numa cabana no meio do jardim e outra maior e mais privada para o que querem fazer massagens para casais, por exemplo. Nós não experimentamos mas a massagem básica começa em R$100/1h, o que eu não achei caro em relação a outros lugares. Há massagens com pedras quentes, com cestinhos chineses de ervas aromáticas…

Vila Kalango Massagemo lounge central tem sofás, redes, mesa de sinuca, mesas para jogar damas ou xadrez, revisteiros com livros e revistas atuais e tudo pé na areia literalmente para mais aconchego e combinação com Jericoacoara, onde só se anda descalço ou de chinelos! O detalhe apaixonante: xícaras, água quente e chás ficam a disposição. Tudo convida constantemente a momentos relaxantes.

Vila Kalango Social 2Vila Kalango Social 3Vila Kalango Social– há uma lojinha logo na entrada com artesanato local, vestidos de renda, chapéus e acessórios de palha de carnaúba, objetos de Madeira, flores de pano…coisas que agradam a todos os turistas e estrangeiros. E vamos combinar que de uma forma geral, há muitos estrangeiros em Jeri! Não é diferente dentro da pousada: encontramos vários brasileiros e muitos franceses, principalmente!
o café da manhã é apaixonante pela localização do restaurante: este fica elevado, no primeiro andar e tem vista para a praia, mar e dunas. Toda a paisagem linda e relaxante fica ali à disposição logo de manhã cedo. A oferta do café é muito boa, entre pães, bolos caseiros, frutas, sucos, água de côco e principalmente um bar de tapiocas, crepes e waffles. Matamos as saudades da tapioca!

Vila Kalango RestauranteVila kalango restaurante 3Vila Kalango Café da manhã

Vila Kalango Caféo mesmo local onde é servido o café da manhã (a cabana elevada com vista) é também um restaurante no almoço e jantar aberto para todos, mesmo os não hóspedes. Servem as especialidades da região, muitos frutos do mar, peixe do dia mas também pratos sofisticados como peixe com molho de castanha de caju. E engana-se quem acha que por ser nesse ambiente natural e “sofisticado”, os preços serão mais elevados! Ao contrário, os preços estão na média dos outros lugares e nada abusivos. Uma porção de macaxeira frita, por exemplo, custa R$18 (na Lagoa do Paraíso, pagamos mais caro). Para acompanhar, o restaurante tem uma adega especial com vinhos selecionados, champanhes… Outra vantagem: foi o único restaurante que nos apresentou um menu infantil! Não que os outros não tivessem pratos adequados, mas é sempre mais agradável quando vemos que há uma preocupação específica sobre o menu e as quantidades. Então, mesmo que não estejam hospedados, não deixem de experimentar, principalmente no almoço para pegar a linda vista!

Vila Kalango menu infantilO Bar no final do dia, após o pôr do sol na Duna também é muito gostoso e com o acender das luzes, tudo fica tomado de um clima muito romântico!

Vila Kalango BarVila Kalango à noite– a Vila Kalango ainda tem uma guarderia e escola de esportes aquáticos, a Tico Wind que oferece aulas e locação de material para windsurf, kite, surf e stand up paddle. Como a pousada fica de frente para o mar: é só pegar o material e ir se aventurar! Esse foi um dos detalhes que chamou a minha atenção quando fiz a nossa reserva: era o que eu queria para o marido velejador. Mas como já contei, ao contrário do que eu pensava, não venta o ano inteiro em Jeri! A época vai de junho até novembro e, para os super profissionais, a melhor época são os meses de setembro e outubro quando há bastante vento! As férias de julho são uma boa época para aprender porque tem vento e não chove como em outras capitais do Nordeste.

Vila Kalango vista paraiaOutro ponto excelente da pousada: o serviço no geral é muito bom! É claro que a amabilidade e sorriso fazem parte da região, mas foram todos muito atenciosos mesmo, solícitos e eficazes!

 

Gostamos menos:

É quase difícil fazer este parágrafo, de tanto que nos encantamos com tudo!
mas é bom ficar atento ao chão do banheiro/chuveiro que é de cimento liso e bem escorregadio! Com crianças ou pessoas de idade então, nem se fala! Mas é algo que é muito fácil de ser resolvido com um tapete de Madeira ou até mesmo um chão de cimento mais desenhado e não tão liso. #ficaadica para a Pousada!
outra característica é a sonorização dos quartos. No nosso caso, apesar de ser uma palafita elevada, a varanda da palafita vizinha ficava muito perto e dava para ouvir tudo. Sabendo disso, cuidado com as suas conversas também! 😉
– Mais um detalhe que não nos incomodou mas para quem tem medo: é bom saber que à noite há vários sapos no jardim (principalmente depois de chuvas) e kalangos durante o dia. Isso não é específico à pousada mas à região e vila como um todo, lembrando que Jeri é natural e bem pé na areia! 😉

Para ver mais fotos da viagem, instagram @viagempimpolhos hashtag #pimpolhosemjeri

Para mais informações:
Pousada Vila Kalango: ver fotos, avaliações e reserva com cancelamento gratuito*
O mesmo grupo também tem a Pousada Rancho do Peixe, na Praia do Preá, mais indicada para adultos e praticantes de kitesurf.

As pousadas tem um sistema de transporte entre elas se quiserem visitar e passar o dia, com direito à day use das instalações.

=> Pegamos uma promoção do Zarpo, que sempre tem promoções para esta Pousada a partir de R$538/diária p/ casal + 1 criança até 10 anos com opção de café da manhã ou meia-pensão. Se não quiser optar pela meia-pensão, há vários restaurantes na Vila, gostosos e pertinho. E com mais crianças, veja pelo chat do Zarpo se a promoção é válida.

=> O traslado foi feito com a Hard Tour, em uma Hilux fechada com ar condicionado e cadeirinha. Peçam a companhia do Paulo Roberto, excelente condutor, muito simpático e que conhece bem a região e conta várias histórias. Fechamos um pacote geral, incluindo traslado ida e volta Fortaleza-Jeri + 2 dias de passeios em Jericoacoara – R$1.500

*Somos afiliados Booking e recebemos uma comissão pelas reservas feitas através do Blog. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a manter as melhores dicas!

Você também pode gostar de ler:
Jericoacoara com crianças: Passeio à Tatajuba, visita aos cavalos-marinhos e descida nas dunas!
Jericoacoara com crianças: Passeio à Lagoa do Paraíso

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

6960 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família e com crianças. Jornalista e mãe de duas meninas de 10 e 6 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

8 comentários para este artigo

  1. Nossa Sut-Mie, adorei o lounge central, com tudo pé na areia, inclusive a sinuca, maridão iria adorar!

  2. Sut-Mie, adoramos o post, as fotos e principalmente receber você e sua família! Esperamos vocês de volta na época de mais ventos para aproveitarem as aulas da Ticowind.

    Além disso, agradecemos as recomendações. O feedback dos nossos hóspedes é sempre muito importante e realmente levamos isso ao pé da letra! Inclusive, a Vila Kalango está fechada no momento para reformas, vamos aproveitar para verificar o que pode ser feito para melhorar estes pontos!

    Um abraço grande para todos!!

    Equipe Vila Kalango

  3. Viviane disse:

    Adorei este post, veio bem a calhar com nossa idéia de férias no ano que vem. Queria saber de vc, se não é muito difícil está viagem de 6 horas pra chegar lá. Estamos indo com uma criança de 2 anos que já vai ter viajado várias horas a partir de curitiba. O que vc me sugere? Obrigada!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      O lugar (Jericoacoara) é maravilhoso e tranquilo com crianças, se estas forem bem saudáveis. Lembrem-se que não há hospitais perto. Eu não levaria uma criança super alérgica, por exemplo, ou com alguma outra preocupação de saúde.
      Tirando isso, a viagem de carro é longa (umas 5h) mas é tranquila, com estrada boa, no geral. No nosso caso, as crianças dormiram bastante no carro.
      Como vcs já vão ter viajado várias horas a partir de Curitiba, seria melhor dar uma quebrada, dormir em Fortaleza…e dia seguinte, seguir tranquilamente. Foi o que fizemos: na ida, dormimos em Fortaleza e na volta, aí sim, direto de Jericoacoara para o aeroporto (a volta parece sempre mais rápida)!
      Um abraço

  4. Sheila disse:

    Olá, Sut!
    Estou programando uma viagem com a pequena de dois anos. Queria muito explorar SC, mas a época ñ me parece legal. Muitos ventos e frio.
    Quanto tempo pra ficar em Jeri?
    Como foi seu transporte até lá?

  5. Sheila disse:

    Ops, vamos em maio.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Sheila,
      Nós fomos 6 dias: conte 1 para ir, 1 para voltar e o resto dos dias por lá. Portanto nós ficamos 4 dias inteiros por lá. 2 dias de passeios às lagoas, ver aqui e aqui e 2 dias em Jeri mesmo, curtido a praia.
      Nós fomos final de abril: pegamos algumas chuvas rápidas e nenhum vento. Temperatura boa! Veja fotos no instagram @viajandocompimpolhos, hashtag #pimpolhosemjeri
      Sobre o transporte, como conto no final do post, fizemos um pacote traslado desde Fortaleza ida e volta + 2 dias de passeios às lagoas com a com a Hard Tour, em uma Hilux fechada com ar condicionado e cadeirinha. Motorista: Paulo Roberto
      A minha filha menor (da idade da sua) dormiu bastante no caminho.
      Um abraço

  6. Vanessa disse:

    Oi, tudo bem?
    Adorei seu post, pena que vi tarde!
    Iremos para Fortaleza no proximo findi e nao temos pousada, infelizmente a Vila Kalango nao tem mais vaga. Gostaria de saber se voce indicaria alguma outra pousada por Jeri que encaixe bem as criancas? Tenho 2 filhos (3 e 5 anos).
    Super obrigada!

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios