Ficou fácil viajar com crianças!
 -  Atualizado em 17/10/2019

Jericoacoara com crianças: passeio à Lagoa do Paraíso.

Existem vários passeios à partir da vila de Jericoacoara. Vale muito à pena deixar um pouco a bela praia de Jeri e explorar a região cheia de dunas e lagoas naturais. Já contamos o nosso passeio à Tatajuba e hoje vamos falar do nosso passeio à Lagoa do Paraíso, que faz jus ao nome! Estes são os dois principais passeios que são vendidos na cidade e que duram o dia inteiro:

Saímos às 9h30 do Hotel e começamos por visitar a Pedra Furada.

Na minha humilde opinião, esse programa é realmente uma “furada“! Não achamos graça nenhuma: fomos cedo para pegar menos calor, por baixo, por uma trilha de 40 minutos/trecho pela praia, árida, sem sombra nenhuma. E no final, vimos uma formação rochosa interessante com um buraco no meio, onde todo mundo praticamente faz fila para tirar foto. Ficou feio resumir assim? Mas essa foi a percepção mesmo. Apesar de ser um dos cartões postais da cidade! 🙁
Não esqueçam do filtro solar, do chapéu e da garrafinha d’água! No início da trilha, uma senhora local vende água e coco gelado para o início ou final da trilha!
Tiazinha que vende água gelada e côco no início da trilha. foto(15)foto(16)foto(14)Para não ser injusta, penso que pode ser interessante fazer o passeio de outras formas: inverter e ir no final do dia com pôr do sol, o que certamente é mais bonito (mas também pode ser mais cansativo depois de passar o dia na Lagoa do Paraíso)! Outra opção: ir de charrete desde Jericoacoara pela trilha de cima, passando pelo Farol. Deve ser mais divertido (mesmo se sacoleja bastante) e oferece uma vista mais bonita. Há várias charretes na cidade que oferecem esse passeio por R$20/pessoa. Aqui, não tivemos muita opção: a parada fazia parte do circuito e do passeio já comprado.

Foto na Árvore da Preguiça
Na volta e ali perto, no meio das dunas de areia, os buggys param para as pessoas tirarem foto com o que chamam da “Árvore da Preguiça” por causa da posição deitada que ela tomou, devido ao vento na região!…Mais uma lição sobre como aproveitar eventos simples da natureza para fazer atrativos turísticos (mas sabemos que para as crianças, tudo é festa e aprendizado, então valeu)! 🙂

foto(12)Dunas e burrinhos
Dali, a região é bem bonita, passamos por dunas e avistamos muitos burrinhos que ficam soltos e espalhados por toda a parte! Paisagem bem característica de Jeri!

foto(68)Chegamos então à Lagoa do Paraíso: o verdadeiro atrativo do passeio! Antes disso, passamos pela Lagoa Azul, ao lado, mas não ficamos porque com a pouca chuva que tem tido na região, as Lagoas estão rasas e nosso motorista nos convenceu de que a do Paraíso tinha uma estrutura melhor para as crianças. E, efetivamente, a Lagoa do Paraíso tem um Beach Club com banheiros novos, chuveiros, restaurante, cadeiras de praia, mesas bonitas de madeira (e não de plástico). Estrutura inesperada numa região onde tudo geralmente é mais simples. Bem bacana!

IMG_4469IMG_4464Jeri53IMG_4462A areia é bem branca e fina. Ao contrário do dia anterior na Lagoa da Torta que tem um fundo de barro, aqui, como o fundo é branco, a água fica clara e transparente. E já que é água de chuva, ela não tem ondas e é doce! As crianças adoraram: puderam se divertir à vontade, sem que a água ardesse os olhos ou sem perigo algum! Nossa menor ainda engole água de vez em quando, então ela estava feliz da vida! Era uma praia com ares de piscina! 🙂
E adoramos as redes na água, características nas Lagoas.

Jeri52IMG_4459Na hora do almoço, um menu à base de peixes grelhados + arroz + feijão e farofa ou baião de dois. Tem camarões e picanha também. Tudo na base de R$70/80 para duas pessoas, mas serviu bem a nossa família de 4. O peixe grelhado não foi tão fresco e saboroso quanto o do dia anterior e desta vez, veio em postas e não o peixe inteiro. Mas aceitam cartões de crédito e estavam construindo um restaurante fechado no alto, com ar condicionado e vista!

Jeri55Curtimos muito este dia no Paraíso! Os 2 passeios (à Tatajuba e à Lagoa do Paraíso) são bem diferentes e ambos valem muito à pena,  mas aconselhamos este passeio depois do Passeio à Tatajuba, porque como o lugar é mais bonito e com melhor estrutura, a comparação fica inevitável! 😉

==> Normalmente, todos fazem estes passeios de buggy, o que deve ser divertido entre adultos e com crianças maiores.

foto(62)Mas nós fomos convencidos a fazê-lo em uma Hilux, o que foi uma excelente opção: além de maior segurança no trajeto, tivemos mais conforto sem vento ou sol e as crianças puderam dormir na volta! E ainda tivemos a comodidade do veículo e motorista ficarem à nossa disposição durante todo o período (alguns buggys deixam as pessoas e voltam buscá-las mais tarde) e pudemos assim largar com tranquilidade bolsas, toalhas, casacos…todos os nossos pertences, já que o carro era fechado e privativo. Gostei de seguir o seu conselho, Cíntia da HardTour!

foto(9)Viagem feita em abril de 2014, com crianças de 6 e 3 anos: tempo instável com algumas chuvas rápidas. Sem vento.

Não esquecer: toalhas, cangas, bonés, filtro solar, óculos de sol, camisas anti UV, baldinhos e pás, máquina fotográfica à prova d’água.

Veja mais fotos desta viagem no instagram @Viajandocompimpolhos #pimpolhosemjeri

Para mais informações:

Hard Tour: hardtour.com.br Pedir o motorista PAULO ROBERTO: simpático, falante, bom condutor e com muita experiência da região!

Fizemos um pacote: traslado desde e para o aeroporto de Fortaleza + 2 dias de passeios na região = R$1.500. Preço na média dos orçamentos que recebemos. No escuro, acabamos escolhendo a empresa pelo tratamento cordial do email e ficamos muito satisfeitos com toda a prestação do serviço!

Este passeio sozinho normalmente custa em média R$180/200 em buggy para 4 pessoas. Mas atenção: se o buggy não for fechado com pessoas do mesmo grupo, o buggueiro pode pressionar porque alguém quer ir embora mais cedo! Vimos isso acontecer algumas vezes! 🙁

Leia também:
Jericoacoara com crianças: passeio à Lagoa da Torta, visita aos cavalos-marinhos e descida de esquibunda nas dunas
Vila Kalango em Jericoacoara: cabanas de praia com muito charme e conforto
Beach Park com crianças pequenas
Fortaleza com crianças

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

24 comentários para este artigo

1. Monica disse:

Boa tarde!

Gostaria de uma indicação de hotel em jericoacara! Estou amando ler seu blog! Beijos

Olá Monica,

Nós ficamos no Villa Kalango (ver post) e ADORAMOS! Despretensioso e com um serviço muito bom. Falam muito tb do My Blue: http://www.booking.com/hotel/br/mosquito-blue-jericoacoara.pt-br.html?aid=363505
      E atualmente, o Zarpo, parceiro do Blog está com promo para a Pousada Vento de Jeri: http://bit.ly/ViajandoComPimpolhos

• Caren disse:

Olá! Parabéns pelo blog! Maravilhoso!
        Aproveitando o momento, fiquei muito interessada no Villa Kalango… Estou pensando em ir com os meus filhotes de 2 e 7 anos. Gostaria de saber um pouquinho mais sobre como é a infraestrutura do local antes de ir com os pequenos. Um abraço. Caren

Olá Caren,
          Que detalhes sobre a infraestrutura de Jeri para crianças vc gostaria de saber? Jeri é uma vila muito tranquila, tem bons restaurantes para as crianças com comida caseira e praia tranquila sem ondas.
          As maiores dificuldades: a distância de Fortaleza (4/5h de carro), não tem hospital, somente um Posto de Saúde, e já que vc tem uma criança bem pequena, preferir passeios com carro fechado em vez de buggy (muito vento e sol).
          Tendo uns 5 dias no mínimo (contando 1 dia para ir e outro para voltar) é um destino super agradável e tranquilo com crianças! E o Vila Kalango é maravilhoso, como vc deve ter visto no post! 😉

• Camilla disse:

Passamos cinco dias incríveis na cidade! Ficamos seis dias em Aquiraz e fomos cinco dias no Beach Park! Gostamos de ficar nos resorts mesmo! Combinamos com o pessoal do BrasilByBuggie a viagem para Jeri pela Praia de mais dois dias de passeio nas redondezas! Minhas filhas tem 9 e 6 anos! A viagem pela Praia foi super tranquila em uma L200 4×4! Passamos pelas dunas de Cumbuco com emoção e paramos para a tirolesa e esquibunda logo depois! A paisagem pela Praia é indescritível! Paramos para o almoço em Flexeiras em uma pousada com boa infraestrutura! As meninas foram a Praia e tomaram um banho de piscina! Antes de voltarmos para o carro, deu para tomar um banho na pousada e tirar a areia! Seguimos pela Praia ainda ate Trairi, onde subimOs as dunas e tiramos fotos de uma paisagem deslumbrante! Voltamos então a estrada e fizemos mais 3h de estrada! Levamos alguns lanchinhos e deu tudo certo!
      Em Jeri chegamos à noite e ficamos numa pousada sensacional: pousada Jeriba! Pé na areia com café da manhã excelente e serviço idem! Todos uma simpatia só! Aproveitamos o dia nos passeios com o pessoal do brasilbyBuggie e alugando equipament para SUP no clubventos!
      No primeiro dia fomos à Camocim ver os cavalos marinhos (as crianças adoraram) e depois partimos para Tatajuba! As dunas foram feitas com emoção e todos adoraram! A lagoa em si não é tão agradável: muitas algas que irritam a pele e as meninas não quiseram ficar muito! Apesar de não ter uma boa estrutura, comemos peixe e lagosta sensacionais! Voltamos e partimos para Pedra Furada! Fomos de charrete até a parte de cima do Serrote e descemos pela trilha! O rapaz que nos levou ainda nos ajudou a descer, levando a pequena pela mão! Da uns 10 min de uma trilha bem estreita! De fato, um programa Furado, mas tem que ir!
      No dia seguinte, partimos para a Lagoa do Paraíso, que tem uma ótima infraestrutura, mas tudo muito caro! As águas são de fato cristalinas e as meninas brincaram muito, mas optamos por voltar e almoçar em jeri! O Hermes do 4×4 nos deu também a opção de almoçar na praia do Preá!
      Ficamos livres dois dias aproveitando a cidade e a pousada!
      As meninas fizeram aula de surf lá no clubventos com aa Vanessa, super atenciosa com as crianças! Fomos em alguns restaurantes: Tamarindo, Sabor da Terra, Eat In Street, Leonardo da Vinco e Gelato e Grano! O restaurante Dona Amelia foi o único que deixou a desejar! Recomendo para todos essa viagem! Inesquecível!

2. Luciana disse:

Olá ,

Gostaria de saber se vale a pena ira té Jeri no feriado de TIradentes. Moro em SP então teria somente 3 dias inteiros lá.

abraço,
    Luciana

Olá Luciana,
      Se vc tiver 3 dias inteiros lá, vale: 1 dia visita à Lagoa do Paraíso, outro dia visita às outras Lagoas e o 3o dia para aproveitar Jeri. Mas sem contar 2 dias mais: um para ir e outro para voltar. Cada trecho são umas 4/5h de carro!
      Portanto, o ideal seriam 5 dias no total, se vc tiver.

3. Naiara disse:

Olá, td bem?
    Estou pesquisando férias em novembro em Jericoacoara e Fortaleza. Gostaria de informações sobre o trajeto de Fortaleza até Jeri, já que estaremos com uma criança de 2 anos. Como vocês fizeram?
    Agradeço desde já a atenção.
    Bjs
    Naiara

Olá Naiara,
      Nós fizemos com a Hard Tour, tem foto, preço e contatos no final deste post. Fechamos um pacote de ida e volta até o aeroporto + 2 dias de passeios em Jericoacoara.
      Era uma Hilux fechada com ar condicionado e cadeirinha. O trajeto durou umas 5h e fizemos uma parada no meio do caminho para comer. As opções de restaurantes são bem simples, por isso, se preferir, é melhor levar algum potinho ou comida caseira para a sua criança. De qualquer forma, leve biscoitos, frutas, água…As crianças dormiram bastante no caminho (elas dormem facilmente no carro) e o resto do tempo, brincamos, cantamos, curtimos a estrada que, inclusive, é bem boa. Eu estava apreensiva sobre esse assunto, mas só pegamos dunas e estrada de terra na última hora, e foi tranquilo. É bom pegar um motorista que tenha experiência da região, que saiba andar na areia, dunas, questões de maré, etc 😉

4. JANAINA disse:

ola eu gostaria de saber um hotel ou uma pousada barata eu tenho uma filha de 1 ano a praia lago azul seria otimo pra ela?

5. Gabrielle disse:

Olá,

estou pensando em ir para lá em Janeiro, com a minha família, incluindo duas meninas de 8 e 9 anos. Você recomenda essa viagem para crianças dessa idade?

Beijos e obrigada

Olá Gabrielle,
      Elas vão adorar! E já estão numa idade aventureira, que aguenta tudo.. 😉
      Nós fomos com crianças de 3 e 6 anos e elas aguentaram numa boa! Até hoje falam de lá!
      Bjs

6. Nicole disse:

Olá,
    Estou querendo ir para Jericoacoara em Abril de 2016 de lua de mel.
    Mas estou com medo de pegar muita chuva e não conseguir curtir os passeios.
    Vi que vocês foram em Abril, o que vocês acharam dessa época do ano? A chuva atrapalha?
    Beijos
    Nicole

Olá Nicole,
      Eu tb tinha o mesmo medo que você quando fomos. Mas choveu bem pouco e foram alguns pé d’água no final do dia, que passavam. Nunca foram chuvas de dia inteiro. E faz tanto calor que a chuva seca rapidamente.
      E também não tinha vento (a região normalmente é conhecida pelo vento e pela prática de kite e wind).
      Não sei se vc viu o nosso post sobre o Vila Kalango, excelente para Lua de Mel.

7. Dani disse:

Bom dia vi seu post e fiquei maravilhada vou a Fortaleza junho 2017 e gostaria de saber sobre esse aluguel de carro pois quero faze bativolta mas tenho um filho de 8 anos acho q vai ficar puxado fazer o passeio passando pela pedra furada anda muito tempo, gostaria de ir direto para a lagoa do Paraíso, pode pular essa parte do passeio ou é obrigatório passar por ali.?

Olá Dany,
      Não entendi bem: de Fortaleza, não dá para fazer bate-volta até Jericoacoara, porque são umas 4/5h de carro para ir e outras 4/5h para voltar!
      Se vc já estiver em Jericoacoara, aí sim dá para fazer esse passeio de um dia. Se vc quer ir direto para a Lagoa do Paraíso, é só pedir para o buggueiro. A Pedra Furada não está obrigatoriamente no caminho.

8. Marcus disse:

Olá Sut-Mie.

Estou querendo fechar esse mesmo pacote com a HardTour, mas gostaria de saber se perde muito em emoção fazendo os passeios de Hilux em vez de fazer de Bugre. Você sabe dizer se a Hilux consegue fazer os mesmos trajetos que os bugres (tipo, subir as mesmas dunas, etc)?

Um abraço e parabéns pelo blog.

Olá Marcus,

Cada veículo tem as suas vantagens! Estar de bugre é fazer uma passeio mais aventureiro, com sol e vento na cara e mais emoção por ser um carro mais aberto.
      Estar de Hilux, é ter ar condicionado, conforto para a criança dormir no colo na volta, poder deixar as bolsas dentro do carro quando pára para tirar fotos ou tomar um suco ou almoço. Dá tb para levar mais coisas para as crianças: cangas, levar lanche, água. Tem mais espaço. Como estávamos com uma criança pequena, e fechamos o traslado desde Fortaleza, acabamos fechando tudo com a Hilux.
      A Hiluz faz os mesmos passeios que os Bugres, até porque não são passeios de dunas como na cidade de Natal. São passeios mais “normais” e nenhum deles, nem carro nem Bugre desce as dunas com emoção. As dunas são altas.

Um abraço e boa viagem!

9. Vivian uemura disse:

Oi!
    Fui agora em agosto para jeri e usei muitas ficas desse post, mesmo sendo de alguns anos atrás, pois fui comum bebê de 5 meses e uma criança de 3 anos.
    Acho importante alertar aqui, que contratei a hard tour porque o atendimento deles por email e whatsapp foi muito bom, além da referencia desse post.
    Entretanto não tivemos muita sorte, pegamos outro motorista, e não sei se foi um problema da empresa ou do motorista mas tivemos muitos problemas.
    Eles foram nos buscar sem as cadeirinhas de segurança para as crianças,apesar de estar tudo combinado previamente por email, para os passeios conseguiram apenas para o maior depois. Nos roteiros dos passeios não cumpriram o que nos enviaram ( disseram que foi um erro na descrição do que foi enviado) e pra finalizar não realizaram o último transfer contratado, do hotel para o aeroporto em jeri, ficamos desesperados com medo de perder o vôo pois simplesmente não apareceram e não avisaram. Conseguimos um taxi com a juda dos donos da pousada na última hora.
    Reclamei com a empresa, o esposo da contia ficou de verificar o que ocorreu, me dar uma explicação, mas já se passaram mais de 15 dias e nada…
    Bom, quero agradecer por compartilhar todas as experiencias no post, ajudaram muito e de forma alguma relaciono as falhas da hard tour com o Viajando com Pimpolhos! Mas acho importante deixar esse meu relato para outros viajantes.

Olá Vivian,

Obrigada pelo retorno, acho muito importante! Uma pena você ter tido esses problemas e ter sido atendida desse jeito! Às vezes, há mudanças de funcionários e até de dono, mas nada explica um mau atendimento. Vou rever a minha recomendação!

• Tatiane disse:

Vivian, seu transfer era do aeroporto de jeri ou de fortaleza?

Deixe seu Comentário

Warning: Undefined variable $user_ID in /home/viajandocompimpo/public_html/wp-content/themes/vcp-2019/comments.php on line 49