Ficou fácil viajar com crianças!
 -  Atualizado em 09/01/2015

Qual a melhor câmera fotográfica para levar durante as férias?

Hoje é o Dia nacional do Fotógrafo e, para aproveitar a data, pedimos à Ana Luiza Ogg Strauss, do blog Ases à Bordo, que se especializou em fotografia e vídeo durante o seu curso de cinema na Austrália, para nos dar umas dicas sobre qual a câmera mais adaptada para levar durante as férias:

“Confesso que essa é uma pergunta difícil de responder, pois estamos falando de algo muito pessoal, como comprar perfume. O que é bom pra mim pode ser péssimo para você.

Então, saio fazendo um monte de perguntas para descobrir algumas dicas de como a pessoa se relaciona com a fotografia. Sim, porque fotografar é uma ato que difere completamente de pessoa para pessoa. O “seu” fotografar vai determinar qual o melhor tipo de câmera para você comprar. Como uso câmeras de cada uma das 3 categorias comentadas, sei bem os prós e contras delas.

Assim, relembrando aqueles testes de revistas que fazíamos quando éramos adolescentes, preparei um questionário com 10 perguntas. Vamos descobrir, de uma maneira divertida, qual a melhor câmera para você. Depois de responder, confira o resultado e leia as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de câmera. 😉

1. Qual adjetivo melhor descreve você?
a) Relax.
b) Perfeccionista.
c) Aventureira/o.

2. Para você o que é mais importante?
a) Uma câmera fácil de usar.
b) A qualidade final das fotos/vídeos.
c) Poder levar sua câmera para qualquer lugar.

3. Quanto tempo você gasta para tirar uma foto de uma paisagem?
a) Quanto vejo um lugar lindo, não penso muito, posiciono o local dentro do quadradinho no visor e bato a foto.
b) Gasto algum tempo pensando no melhor enquadramento, reparo no fundo, observo a luz, coloco a câmera em ângulos variados até encontrar a melhor posição.
c) Não gasto muito tempo, geralmente olho e bato a foto.

4. Sua câmera perfeita tem:
a) Um visor eletrônico que encontra assunto e faz o foco para você.
b) Permite que você possa definir o que quer focar.
c) Não preciso de visor, ligo a câmera e aperto o botão.

5. Você grava vídeos com sua câmera para:
a) Postar nas redes sociais.
b) Ter recordações com uma qualidade melhor.
c) Mostrar seus momentos de adrenalina.

6. Você geralmente tira fotos e grava vídeos em lugares com pouca luz?
a) De vez em quando
b) Frequentemente
c) Raramente

7. Se você tivesse que trocar a lente uma câmera, sua reação seria:
a) Não, obrigado, sou uma pessoa simples.
b) Se isso significar melhorar a qualidade da foto, sem problemas.
c) Como posso trocar lentes quando estiver fazendo um rapel?

8. Como mãe ou pai, você prefere uma câmera:
a) Que tenha um bom custo/benefício.
b) Que seja perfeita para fazer fotos das crianças correndo no parquinho.
c) Que permita fotografá-los em qualquer lugar, até na água.

9. Você permite que as crianças usem sua câmera?
a) Depende… assim que pararem de derrubar seus brinquedos.
b) Não, de jeito nenhum, pois eles podem danificar a câmera.
c) Sim, assim que as crianças tenham idade suficiente para apertar o botão.

10. Você compra uma nova câmera:
a) a cada Natal, pois não resiste aos novos modelos.
b) quando a sua quebra ou apresenta algum defeito.
c) nunca, câmeras devem durar para sempre.

Conte suas respostas.
Se você marcou mais alternativas A, o seu tipo de câmera é a Compacta.
Se você escolher mais alternativas B, você se identifica mais com as câmeras DSLR.
Se você escolher mais alternativas C, você tem mais o estilo das câmeras de ação, tipo a GoPro.

Abaixo, sem entrar muito em detalhes técnicos, analiso as vantagens e desvantagens destes 3 tipos de câmeras. Veja qual é a câmera que mais combina com você. Mas, se você for como eu e gostar muito de foto e vídeo, nada impede de ter mais de um modelo. 🙂

__________________________________________________________________________________________

CÂMERAS COMPACTAS

COMPACT CAMERAAs câmeras compactas, também conhecidas como “point-and-shoot”, devem ter sido sua primeira câmera. Como o nome diz, você precisa apenas apontar na direção geral do assunto e pressionar o botão. A câmera faz o resto!

Principais vantagens:

– PORTABILIDADE
As compactas são tão pequenas e leves que é muito fácil colocar no bolso e tê-la a mão quando precisar. Afinal, mais vale uma câmera simples na mão do que a mais fantástica em casa.
– DISCRIÇÃO
Câmeras pequenas lhe permitem ser discreto. Ao tirar uma foto espontânea de alguém, pode ser que a pessoa nem perceba que foi fotografada. Ou, ao fotografar em lugares mais perigosos, não queremos ficar “dando sopa” e assumir que somos turistas.
– FÁCIL MANUSEIO
Qualquer criança consegue usar. Não é preciso fazer um curso, ou até mesmo ler o manual para tirar fotos. Pessoas que tem menos intimidade com equipamentos e tecnologia, se sentem seguras para registrarem fotos bacanas com a ajuda dos modos de cena (auto, retrato, paisagem, esportivo e praia/neve) que ajustam a configuração da câmera automaticamente.
– PREÇO ACESSÍVEL
Por serem câmeras mais simples, não será preciso desembolsar todo o seu 13º salário, ou ainda, dividir o valor em prestações à perder de vista.
– MODELOS AVANÇADOS
Sentindo a pressão dos celulares, os fabricantes das câmera compactas lançaram modelos com recursos avançados com as quais é possível obter resultados melhores. Alguns são à prova d’água e poeira, recurso que facilita bastante as viagens à praia, e à prova de choque, o que é uma mão na roda quando o seu filho pequeno resolve virar fotógrafo e sem querer derruba a sua câmera.

Principais desvantagens:

– QUALIDADE DE IMAGEM
O sensor das câmeras compactas é muito pequeno. E é ele que define a qualidade final da sua imagem. Assim quanto maior o sensor, melhor a qualidade e a nitidez, mais pontos de luz são transformados em foto.
– LIMITAÇÃO DE CONTROLE
Para alguns, ter a câmera fazendo todos os ajustes necessários automaticamente, pode não ser uma coisa boa. A maioria das câmeras compactas não tem controle manual de foco, abertura e velocidade. Elas trazem somente os modos de cena predeterminados.
– LENTE FIXA
Você compra a câmera com uma lente que não pode ser trocada, geralmente com aberturas máximas limitadas.
– DELAY
Câmeras compactas apresentam um atraso entre o apertar o botão e a foto efetivamente ser gravada, o qual varia de meio segundo a vários segundos. Se você precisar fotografar algo em movimento rápido, isso pode ser muito frustrante.
– AUSÊNCIA DE VIEWFINDER
Viewfinder é aquele visor pequeno onde o fotógrafo coloca um olho para enquadrar a foto. As compactas usam a tela LCD quase que exclusivamente para o enquadramento. E isso é um problema quando estamos em ambiente com muita luz, como uma praia. Fica muito difícil visualizar e enquadrar.

fotocom câmera compacta

__________________________________________________________________________________________

CAMERAS DSLR (Digital Single Lens Reflex)

DSRL

Ter uma câmera DSLR (Digital Single Lens Reflex) é um grande passo que, geralmente, vem depois de você ter tirado milhões de fotos com a sua compacta. Ela se tornam uma escolha mais “séria” devido ao seu tamanho e ao seu preço mais alto.

Principais vantagens:

– LENTES INTERCAMBIÁVEIS
Isso nada mais é, do que a possibilidade de trocar a lente. O que te permite escolher sempre a melhor lente para cada ocasião.
– QUALIDADE DE IMAGEM
Lembra dos sensores, aqueles que definem a qualidade final da sua imagem? Pois é as DSLRs geralmente têm sensores grandes o suficiente para permitir uma boa profundidade de campo. Em termos simples, se focarmos um ponto particular, algumas zonas à frente e atrás deste ponto estarão nítidas.
– CONTROLES MANUAIS
Até mesmo as câmeras mais básicas oferecem controle manual completo, juntamente com os seus modos de cena. Isso lhe permite escolher quando você quer que a câmera “pense” por você ou quando você quer assumir o controle e fazer fotos mais elaboradas.
– FOTOS COM POUCA LUZ
O controle manual de abertura e velocidade, fazem com que você possa tirar fotos com boa qualidade mesmo com pouca luz no ambiente e a noite.
– PRESENÇA DE VIEWFINDER
Há um visor óptico, que reflete exatamente o que a lente “enxerga” (justamente por causa do espelho dentro dela) e permite o enquadramento nas piores condições de luz. Sabe aquilo que falei acima sobre tirar fotos na praia, com muito sol, pois é… sem problemas!
– SEM DELAY
Nas DSRL o atraso do obturador é praticamente desconhecido, o autofoco é muito rápido (embora isso dependa da lente).
– GRAVAÇÃO DE VÍDEOS
A qualidade de gravação de vídeos das DSLR é indiscutível. Os modelos mais básicos gravam em HD ou Full HD (mais pixels na sua imagem significam uma maior nitidez). Já os modelos profissionais contam com o que é chamado “Full Frame”, que nada mais é do que o aumento do tamanho do sensor (aquele que captura a imagem). Se colocarmos duas câmeras à mesma distância do objeto fotografado, a câmera com sensor maior terá um campo de visão maior. Ou seja, é como se a câmera com sensor menor “cortasse” a imagem.

Principais desvantagens:

– TAMANHO E PESO
Sim, existem pontos negativos nesta escolha. O principal, como já mencionei, é que ela é uma câmera “trambolho”, que ocupa um grande espaço na mala de mão. Se você resolver levar algumas lentes extras lembre-se que terá mais peso para carregar.
– MANUSEIO COMPLEXO
As DSLRs são câmeras que exigem um certo estudo. Na verdade, já vi pessoas que gastaram muito dinheiro se equipando com o que há de melhor, mas não gastaram tempo algum para aprender como operá-la. Ou ainda, cometem o sacrilégio de sempre deixá-la no modo automático. É mais ou menos como você comprar um iPhone e usá-lo somente para fazer ligações. Se você é do tipo de pessoa que não tem tempo para ler manuais, assistir vídeo-tutoriais, ou ainda fuçar novas possibilidades na internet, talvez você deva ficar com as Compactas.
– FRAGILIDADE
Por ser uma câmera com muitos mecanismos sensíveis, apesar a aparência robusta, ela é frágil. Qualquer queda pode comprometer a lente e os mecanismos do espelho.
– INVESTIMENTO ALTO
A máxima de que tudo que é melhor custa mais caro se aplica nesse caso. Comprar uma DSLR é sinônimo de um grande investimento, principalmente se você decide comprar lentes diferentes, que algumas vezes são mais caras que o próprio corpo da câmera.

foto com DSLR

__________________________________________________________________________________________

CÂMERAS DE AÇÃO (GoPro)

ACTION CAMERAAs câmeras de ação foram criadas por apaixonados por esportes radicais e fotografia. Eles queriam registrar imagens que só poderiam ser captadas por uma câmera que resistisse a altos impactos, temperaturas extremas e fosse à prova d’água. Nesse mercado, a GoPro lidera, mas muitas outras marcas tem um grande desempenho.

Principais vantagens:

– REGISTRO EM SITUAÇÕES DE RISCO
Se você pratica algum tipo de esporte como surf, snowboard, escalada, bungee-jump, paraquedismo, ciclismo, mergulho, etc. sem dúvida essa é a melhor câmera para registrar todas as suas aventuras. A câmera de ação pode ir a lugares que seria temeroso levar outro tipo de câmera.

– FLEXIBILIDADE
Assim como as compactas, são pequenas e leves. Justamente por isso, a câmera de ação pode ser acoplada em qualquer lugar com a ajuda de vários acessórios como suportes com ventosas, faixa de cabeça, cinturão peitoral, entre outros. Isso faz com que as pessoas possam ver as foto ou vídeos sob a perspectiva do fotógrafo. O bastão estêncil auxiliar na captação de fotos do alto e com um visual mais amplo. Muita gente utiliza ele para fazer a famosa “selfie familiar”.

– GRAVAÇÃO DE VÍDEOS
A maioria das câmeras de ação gravam em Full HD (1920 x 1080 pixels), sendo que as mais avançadas gravam em 4K (3840 x 2160 pixels). Possuem uma qualidade de imagem excelente, que hoje pode ser vista em várias emissoras de TV. Só não são melhores do que as DSLR mais avançadas, porque seu sensor (ele, de novo!) é menor. Se o seu intuito é ter imagens lindas para recordar suas férias, ela cumpre muito bem este objetivo

– CONTROLE VIA WIFI
Alguns modelos de câmeras de ação podem ser controladas por celular/tablet via wifi. Através do aplicativo (disponível para Android e iOS), você pode tirar fotos, fazer vídeos, alternar entre modos, definir configurações, ter um preview das imagens e ainda transferir arquivos para a memória do seu celular.

Principais desvantagens:

– LENTE GRANDE-ANGULAR
As câmeras de ação vem com a lente grande-angular (170º) embutida. Ao mesmo tempo que isso pode ser algo positivo, pois você consegue fotografar muito do que está à sua volta, tanto as fotos quanto os vídeos ficam com aquela distorção, chamada olho de peixe. Para corrigir esse (d)efeito você terá que usar um programa de edição.

– REGISTRO COM POUCA LUZ
Fotos e vídeos em ambientes com pouca luz não apresentam uma qualidade satisfatória na maioria das câmeras de ação. Sim, as imagens ficam granuladas. Percebendo isso, a GoPro Hero 4 (recém lançada em Outubro) vem com um novo recurso chamado “Night Photo” e “Night Lapse”. Não tive a oportunidade de testá-la, mas espero que tenham corrigido esse problema.

– AUSÊNCIA DE MONITOR E VIEWFINDER
Falando especificamente da GoPro, somente o modelo novo, Hero 4, possui um monitor LCD para que você possa visualizar o que está gravando ou fotografando. Nos modelos anteriores, você literalmente dá um “tiro no escuro”. A não ser que você tenha baixado o aplicativo no seu celular e esteja com ele perto.

– MANUSEIO NÃO INTUITIVO
Ainda sobre a GoPro, apesar de ter apenas 3 botões, não é muito fácil se entender com os controles dela. Para chegar em algumas funções especificas, você tem que apertar várias vezes o botão do menu. Na versão Hero 4, você pode usar o touch screen da tela de LCD.

Foto com GOPRO

__________________________________________________________________________________________

E para finalizar, todos nos perguntam, qual melhor marca ou modelo. Mais uma vez, digo que isso também é muito pessoal. Meu conselho é que você faça uma boa pesquisa na internet antes de comprar, pois a quantidade de câmeras no mercado é muito vasta. Ah, e não esqueça de fazer um test-drive na loja! E para você não ficar triste comigo, abaixo listo as câmeras que temos e sempre levamos nas nossas viagens:

– Compact: Fuji Finepix XP
– DSRL: Nikon D3100
– DSRL Full Frame: Canon 5D – Mark II
– Câmera de Ação: GoPro Hero 3 – Black

Para conhecer outros tipos de câmeras acesse:
dicasdefotografia.com.br: qual camera comprar
techtudo.com.br: conheça as diferenças entre os principais tipos de câmeras

 

Muito obrigada Ana por este primeiro post de 2015! 😉 Um super novo ano para vocês e continuem nos fazendo sonhar com os Ases a Bordo, aventuras em família!

Você também pode gostar de ler:
Felipe o Pequeno Viajante: Go Pro, 15 perguntas e respostas.

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

5 comentários para este artigo

  1. Edu disse:

    Eu gostaria de usar uma camera para registrar pequenos filmetes dos passeios em modo selfie. Eu tenho um bastao selfie e uma camera sansung galaxy II. Contudo, ela apesar de ser “portátil”, ainda é um pouco grande para esse tipo de gravação. Além disso ela so tem tela LCD traseira, o que nao permite ver o que se esta gravando. Pensei na gopro hero3+, mas apesar da qualidade e praticidade ela também não permite uma gravação selfie monitorada, exceto se estiver em um ponto fixo, o que não é o caso.
    Sugere alguma câmera que de para usar com o bastão e que tenha qualidade full HD?

    Outra pergunta? Você tem idéia de como se chega no parque da Peppa Pig, a partir de Londres?

    Grato.
    Eduardo Nunan

  2. Oi Sut-Mie!

    Acompanho o seu blog e adoro os posts! São sempre muito completos e cheios de informações úteis. Justamente por você trazer pessoas de fora para complementarem o blog, os assuntos são diversos e sempre cheios de dicas valiosas. Apesar de não ter filhos nem crianças na minha família, os posts acabam sendo úteis para mim 🙂 Parabéns pelo trabalho!

Deixe seu Comentário


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/viajandocompimpo/public_html/wp-content/themes/vcp-2019/comments.php on line 49





* Campos obrigatórios