Ficou fácil viajar com crianças!

Os 10 mandamentos para quem viaja com crianças

Este post é inspirado no excelente e legendário texto da Silvia Oliveira no blog dela, o Matraqueando: os 10 mandamentos do viajante. Como sempre dizem que a vida e prioridades mudam quando nascem os filhos, tive vontade de imaginar como seriam as regras para quem viaja em família? 🙂

Oahu-Havai

Aqui vai a minha versão:

1. Antes de mais nada, resistirás à tentação de levar o armário inteiro e não te obrigarás (ou obrigarás outra pessoa) a carregar o peso das suas dúvidas (vai que chove, vai que faz frio, vai que faz sol, vai que precisa de mais sapatos, vai que…). Em contrapartida, não esquecerás de levar os principais medicamentos, sem que isso vire uma mochila extra!

2. Não hesitarás em levar carrinho ou outro carregador, a menos que queira ficar com os braços em frangalhos durante as férias.

3. Não escolherás voos promocionais demais, com escalas muito curtas, muito compridas, dando a volta ao Continente antes de chegar ao destino…A menos que seja realmente imperdível, pense se o barato não pode sair caro! A sua família não quer fazer a maratona dos aeroportos.

4. Não te preocuparás (demasiadamente) com a alimentação das crianças. Elas podem provar e gostar dos sabores locais, elas podem aprender a viver sem feijão (entenda que feijão não é um prato mundial), elas sempre terão frutas, pão, biscoitos, massas, leite, iogurte…(esses sim, são internacionais).

5. Não morrerás porque a família saiu dos horários habituais de comer e de dormir…As férias e viagens servem para isso: sair da rotina, da zona de conforto, se adaptar. E faz bem!

6. Não amaldiçoarás hotéis “adults only” ou que não aceitam mais de 2 ou 3 crianças no mesmo quarto. Continue procurando: sempre haverá um hotel “family friendly“, que entenda as suas necessidades; afinal as viagens em família são uma das grandes tendências do turismo nacional e mundial. Outra opção crescente: o aluguel de casas e apartamentos.

7. Não esquecerás os documentos necessários (passaporte, RG, autorizações de viagem) e originais. Nada de tentar embarcar com xerox.

8. Terás sempre à mão uma mochila com algumas diversões para qualquer eventualidade (livro de leitura, de adesivos, para desenhar, brinquedinho novo de R$1,99…), uma muda de roupa, uma garrafinha de água e algumas guloseimas, biscoitos, bala de gelatina, pirulito, chupeta…para usar durante o momento da decolagem e aterrissagem do avião e proteger a pressão nos ouvidos.

9. Terás uma dose extra de paciência e adaptabilidade. Assim como é a própria mater(pater)nidade! As experiências vividas podem ser melhores que a expectativa. E se forem piores, dê sempre uma segunda chance.

10. E, finalmente, e não menos importante: não darás ouvidos à todos que tentam desestimular as viagens com crianças! Quem conhece os seus filhos e entende da sua família são vocês! Escolherás viagens e destinos que lhes agradam e todos serão (quase sempre – pois, como em qualquer situação, pepinos podem acontecer) felizes para sempre, seja na cidade vizinha ou do outro lado do mundo! 🙂

 

E você? Quais seriam os seus “pecados mortais” ou mandamentos para viajar com crianças?

Leia também:
No Blog Matraqueando: Os 10 mandamentos do viajante
No Blog Andreza Dica e Indica Disney: Os 10 mandamentos para viagens com crianças à Disney/Orlando
Qual a melhor idade para viajar com crianças?
Me perguntaram porque eu viajo com os os meus filhos.
Dicas para viajar de avião com crianças e bebês
Dicas para viajar de avião sozinho(a) com crianças
Dicas para economizar em viagens com crianças
Você sabe que tem um pequeno viajante em casa quando…

3211 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família e com crianças. Jornalista e mãe de duas meninas de 10 e 6 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

6 comentários para este artigo

  1. Lucia Malla disse:

    Ah, acho que conheço quem tirou a foto do post… 🙂 🙂 🙂 🙂

  2. Super legal o post, Sut-Mie!!! Confesso que, no começo, eu não seguia muito o mandamento número 4!! Mas agora ando menos neurótica! Aqui em casa a regra principal é: se o destino é bom pra nós, também será bom para o nosso pequeno!!! E olha que mesmo destinos que parecem não ter atrações para crianças, acabam se revelando super divertidos quando estamos em família!!! Beijos!!!!!

  3. Adorei!!! Muito legal esta listinha, concordo com todos os itens!!!

    beijos Pati

  4. Mirela disse:

    Adorei!! Viajar com crianças é uma aventura a mais! rsrs
    Mas você tá certa, não dá pra ficar muito neurótica não, senão ninguém curte a viagem: nem os pais, e nem as crianças!

  5. Renata disse:

    Sut-Mie,
    assino embaixo… perfeito os 10 Mandamentos!!!

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios