Ficou fácil viajar com crianças!
 -  Atualizado em 08/11/2019

Sonhos de uma criança viajante: Flores para o Mundo

A nossa pimpolha, que fez nascer este blog quando ela tinha apenas 2 anos, cresceu! Mês que vem ela completa 12 anos e é com muito orgulho que vejo que, em meio a tantas viagens e experiências em família conhecendo outras culturas, cheiros, pessoas e comidas…ela se tornou uma pessoa de mente aberta, voltada e preocupada com os outros. Com um olhar sem julgamentos. Ela sempre foi sensível e, constantemente, tentou se inserir rapidamente nas outras culturas, buscando absorver o melhor delas. Hoje, aos 11 anos, ela me surpreendeu criando o seu próprio e lindo projeto: o Flores para o Mundo.

Carregando “crianças” como as Peruanas 🙂

COMO NASCEU O FLORES PARA O MUNDO? 

A Clara sempre desenhou muito bem, gosta dessa nova moda de caligrafias e não sei como, nem porquê, foi se voltando para as flores, entre outras coisas. Quer vê-la extremamente feliz? Ofereça-lhe canetas, canetinhas, blocos e afins… e foi só assim que ela me convenceu a deixá-la ver videos no Youtube: vídeos de DIY, vídeos de desenhos… uma paixão ou dom que ela desenvolve cada vez mais com afinco.

Um dia, decidida, ela me disse que queria fazer algo pelos outros, pelos refugiados. Eu perguntei-lhe se isso seria sob forma financeira ou presencial, participando de brincadeiras, rodas de leitura, etc… ela me respondeu que queria um projeto onde todos pudessem contribuir e o elaborou: ela decidiu fazer seus desenhos e a partir deles, adesivos, para outras pessoas comprarem e participarem assim do seu sonho. O dinheiro arrecadado será revertido para as ações com as quais ela se identifica:

  • A Associação Mawon, que acolhe migrantes e refugiados e os ajuda de várias formas: dando aulas de português, ajudando a fazer os documentos, a ver a saúde, o trabalho, escola… Nós conhecemos esta associação feita por um Haitiano e uma Francesa, que vieram para o Brasil após o terrível terremoto no Haiti. Hoje eles ajudam a acolher outras famílias.
    Eles também podem ser encontrados no evento Chega Junto que acontece todo último sábado do mês, nos jardins da Christ Church, na Rua Real Grandeza 99 em Botafogo no Rio de Janeiro: um evento muito interessante que mistura produtos da Junta local com comidas feitas por refugiados do mundo inteiro. Assim, você pode provar os acras do Haiti com banana frita, a comida do Líbano, da Colômbia, do Congo, do Senegal, do Peru,…vale o passeio gastronômico!

 

 

Visitando a escola de uma comunidade ribeirinha na Amazônia.

  • E por fim, os valores também serão revertidos para as crianças com câncer da Casa Ronald McDonald, que tivemos a oportunidade de conhecer (aliás, recomendo: qualquer pessoa pode fazer uma visita e vale muito à pena ver o tamanho do amor e carinho que emana daquele lugar, apesar das dificuldades financeiras e da terrível doença que acomete as famílias que ali se hospedam). Aproveito a oportunidade do post para falar que o McDia Feliz acontece no dia 24 de agosto e todos os recursos arrecadados com a venda do Big Mac serão revertidos para as instituições participantes em todo o Brasil.

 

Árvore do Amor da Casa Ronald McDonald RJ

No fundo, ela acaba sendo inspirada por certas situações e momentos. Este foi o último desenho que ela criou para lembrar e reforçar as doações que podem ser feitas para o Criança Esperança:

COMO SÃO FEITOS OS DESENHOS?

Olha…eles podem parecer copiados, porque tem um traço maduro para a sua pouca idade. Mas Clara parte de fotos, acredite! Ela escolhe ou tira fotos de flores, e vai criando em cima. Ou vem a ideia primeiro e as flores em seguida… só olhando mesmo o conjunto do que ela já tem feito para entender.
Mas o que eu, mãe dela, posso atestar é que são todos absolutamente autorais! E já estão até assinados, com um pequeno detalhe em todos eles: Clara G. Brust.

COMO PARTICIPAR?

Comprando e espalhando Flores para e pelo Mundo!

Siga o instagram @floresparamundo onde a Clara divulga seus desenhos e inspirações. É ali que você poderá ver os adesivos que estarão disponíveis e que poderão ser adquiridos por R$5/unidade. Encomendas via inbox.

Este é o início de um pequeno sonho de uma jovem garota. Uma menina que nasceu viajante e que certamente sempre continuará com essa curiosidade e respeito dos outros. Da próxima vez que me perguntarem o que as crianças aprendem ao viajar ou porque eu viajo com a família…penso que já terei pelo menos uma resposta!

 

Leia também: 
O que as crianças aprendem ao viajar?
Porque eu viajo com os meus filhos?
Brincadeiras de crianças viajantes
Frases de crianças viajantes
os 10 mandamentos para quem viaja com crianças
Parabéns, mãe viajante!

Também estamos por aqui:
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST | TWITTER | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

6 comentários para este artigo

  1. Que coisa linda, Sut-Mie! A Clara tem um dom maravilhoso e um coração ainda mais lindo. Vou apoiar, claro!

  2. Uau Sut-Mie!!!! Que demais esse projeto! Fiquei simplesmente encantada com o projeto é com os desenhos dela! Parabéns pra você e parabénsa Clara, pelo dom e pela sensibilidade!!! Um grande beijo!

    • Oi Helen,
      Obrigada, querida! Estamos todos encantados mesmo: tanto com o talento dela, criatividade, quanto com o seu coração límpido! <3
      Estou aqui em admiração e babando! 🙂
      Bjo grande pra vcs!

  3. Lucia Malla disse:

    Lindo demais!!! Eu tenho muita esperança nessa nova geração… é pra ter mesmo. A Clara está agindo por um mundo melhor, e encarando com delicadeza e kindness, duas qualidades que precisamos muito atualmente. Incalculavelmente incrível! Parabéns!!! Beijos especialíssimos!

    (Pode mandar fotos de flores para ela desenhar também?)

    • Poxa Lucia,
      Que comentário mais lindo e emocionante! Obrigada mesmo por esse carinho! Que vontade de sentar novamente com vc e ela (agora maior e cheia de opiniões) e conversarmos à beira-mar! Preciso programar isso novamente em nossas vidas!
      Já mostrei o site para ela, interessantíssimo! Um verdadeiro presente! Vamos ver o que sai daquela cabecinha…
      Super obrigada e um mega abraço

Deixe seu Comentário


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/viajandocompimpo/public_html/wp-content/themes/vcp-2019/comments.php on line 49





* Campos obrigatórios