Ficou fácil viajar com crianças!
 -  Atualizado em 09/11/2019

Café Tortoni: para ver um tango com crianças em Buenos Aires

 Muito que vão para Buenos Aires com crianças tem vontade de assistir a um show de Tango, já que estão na terra das milongas. A questão é qual escolher e se o programa vai ser bacana para crianças, já que, na verdade, quem tem vontade de ver são os adultos. Mas não se engane, muitas crianças curtem também: a música, o lado teatral, a dança…e faz parte da cultura portenha. É sempre bacana quando conseguimos ir além dos pontos turísticos e mostrar um pouco mais da cultura de uma país. Nós optamos pelo tango no Café Tortoni e não nos arrependemos.

 

 

PORQUE ESCOLHEMOS O CAFÉ TORTONI? 

Porque só o lugar vale à pena conhecer: o Café Tortoni é o café mais antigo de Buenos Aires, data de 1858 e mantém uma decoração antiga e tradicional no estilo art nouveau: a fachada, o letreiro, o teto com vitrais, os lustres, colunas, quadros, bustos de personalidades argentinas conhecidas. Me lembrou um pouco a Confeitaria Colombo no Rio  de Janeiro (que acho mais bonito), mas digamos que o ambiente é interessante, faz parte da história da cidade (inclusive tem as estátuas de Borges, escritor e poeta e Gardel, cantor famoso de Tango) e já vai fazendo parte do programa para quem vai assistir o show.

Café tortonicafe tortoniOutra razão pela qual escolhemos este show de Tango é que ele começa cedo e é rápido em relação aos outros shows: dura somente 1h. Como ele acontece em um café e não em um restaurante, você não tem que esperar a demora de um jantar. Muitos shows concorrentes começam com jantar às 20h30 e show às 22h! Aqui, tem várias opções e você pode escolher entre o show das 18h, 20h ou 22h. Os artistas dançam enquanto você petisca algo como porção de batatas fritas, empanadas de carne e no meu caso, aproveitei para tomar uma boa taça de vinho, claro. Eu apelidei ele de “Pocket show” ou “Pocket Tango“. Com crianças maiores que já entendem tudo e tem mais curiosidade sobre o assunto, pode valer à pena ver um show maior, mais elaborado e demorado. Mas para nós, foi de bom tamanho, ideal com crianças de 6 e 9 anos. Até porque o show acontece de noite, quando já estamos cansados do dia de passeios.

clima é intimista, na cave do Café Tortoni, na sala La Bodega: um lugar relativamente pequeno, tipo cabaré. Não é um show grandioso, pomposo e demorado. Imaginei que aqui, as crianças seriam mais aceitas e acolhidas, principalmente as menores. Digamos que seja um tango mais “kids friendly“. 🙂

Mas para isso também chegamos cedo, já que os lugares não são marcados. Como estávamos com “pessoinhas pequenas e baixas”, queríamos um lugar mais pra frente para elas poderem ver bem. E dito e feito: fomos colocados em uma excelente mesa, praticamente em frente ao palco. É verdade que as mesas até que são bem espalhadas pelo salão, então dá para enxergar de vários ângulos mas claro que ficando mais na frente ou de lado é melhor.
Para quem vai só em casal, saiba que são mesas de 4 pessoas e portanto a mesa será compartilhada com outro casal aleatório…

O preço é mais em conta que os shows concorrentes, já que ele dura menos tempo (mais ou menos R$55/pessoa). Isso também achei uma vantagem, pensando na possibilidade do programa não ser adaptado ou se as crianças “dessem defeito”, pelo menos poderíamos sair sem remorços e sem perder tanto dinheiro.


O SHOW DE TANGO

Como já contei, a sala é pequena, intimista e portanto o palco não é muito grande. O Tango é uma dança sensual, elegante e melancólica. Confesso que quando o show começou, achei as roupas um pouco provocantes demais e fiquei na dúvida já que a minha intenção era que fosse “kids friendly“! 😀 Mas o show conta a história do Tango e como ele começou nos prostíbulos…não teve como escapar dessa parte. Mas no fundo, o que as crianças vem ali que já não viram nas praias brasileiras? Enfim, deixo aqui o comentário só para vocês saberem e já irem preparados. Agora que eu disse isso, tenho até certeza de que vão pensar: “ah, era só isso?”; mas é melhor assim. 🙂 E, também, essa parte não dura muito tempo, já que o Tango avança no tempo e as mulheres se cobrem rapidamente!

O show como um todo é dinâmico com casais ora lentos e melancólicos ora super rápidos e quase agressivos, com um cruzar de pernas incrível que não dá nó! 😀

Às vezes, são vários dançarinos em cena, às vezes um casal só e tem também um cantor de Tango e até outras atrações como um dançarino boleador (com um chicote em cada mão com bolas de couro na ponta: misto de sapateado com destreza e acrobacia).

Dada a variedade das cenas e personagens, gostamos bastante da nossa escolha. Achamos de bom tamanho para as crianças que saíram de lá cantando e ensaiando vários passos no hotel! Portanto, o nosso objetivo de mostrar uma parte dessa cultura argentina foi atingido!

DICA: como o Tango no Café Tortoni é bem procurado, é bom comprar os ingressos no dia anterior ou no próprio dia de tarde. Não deixe para comprar na hora, nem chegando um pouco mais cedo.

Para mais informações: 
Café Tortoni: www.cafetortoni.com.ar
Avenida de Mayo 825 (Buenos Aires) Para quem vai de metrô, fica pertinho da estação Piedras.
+54 (11) 4342-4328
Show de Tango à escolha: 18h, 20h ou 22h.
Preço: atualmente, está $800 pesos/ pessoa (uns R$55). Crianças a partir de 3 anos já pagam a entrada normal. Como ocupam um assento, pagam o preço/pessoa.

Leia também:
O que fazer em Buenos Aires com crianças? 

Buenos Aires com crianças: as atrações bairro a bairro
Onde ficar em Buenos Aires com crianças?
Museo de los Niños, todinho feito para as crianças
Museu Interativo, Proibido não tocar
El Ateneo, uma livraria kids friendly

Quase tudo sobre Bariloche com crianças
Bariloche com crianças: as dicas do João (4 anos) e da Clara (2 anos)
Onde ficar em Bariloche com crianças?
Patagônia Argentina: El Calafate e Perito Moreno com crianças
Patagônia Argentina: Ushuaia, o Fim do Mundo com crianças

Também estamos por aqui:
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST | TWITTER | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

2 comentários para este artigo

  1. Ani disse:

    Você acha que é tranquilo levar uma criança de 3 anos? Não teria problema pra nós sair no meio do show caso meu filho “de defeito”… pergunto em relação a casa de show… penso em ir na opção das 18h…

    • Olá Ani,

      Com certeza pegue a opção das 18h, porque fica melhor com criança pequena. Chegue cedo e peça uma mesa na lateral… que ele possa ver, mas que vcs também possam “sair de finininho” se for necessário. É verdade que o seu filho é pequeno e vai depender um pouco do estilo dele (se ele é companheiro e topa tudo…se gosta de som mais alto?). E que tal levar o carrinho dele, caso ele durma (será que dorme no barulho?). Senão, geralmente as crianças gostam sim: da música, do movimento…E, em todo caso, é um show que é bem mais rápido que os demais nas outras casas de show. Sei de várias famílias que conseguiram ver esse show com crianças pequenas.
      Tomara que dê tudo certo com vcs também! 😉

      Um abraço

Deixe seu Comentário


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/viajandocompimpo/public_html/wp-content/themes/vcp-2019/comments.php on line 49





* Campos obrigatórios