Ficou fácil viajar com crianças!
 -  Atualizado em 28/11/2019

Bogotá com crianças: 10 programas imperdíveis

Convidada Especial | Jaqueline Gomes, Família Itinerante

A Jaque tem efetivamente uma família itinerante e morou em várias cidades e países. Um deles foi a Colômbia, onde a sua filha mais nova nasceu. Bogotá, a capital, tem muita coisa para fazer com crianças e apesar da altitude a 2.600m acima do nível do mar, isso não chega a incomodar. Além do mais, Bogotá é culturalmente rica e tem uma culinária incrível a preços justos para quem gosta de destinos gastronômicos. É uma cidade que vira destino para muitos turistas mas também pode ser conexão para quem vai para a colorida Cartagena ou San Andrés, a ilha caribenha. Aqui, Jaque dá dicas preciosas do que fazer em Bogotá com crianças.

  1. MUSEO BOTERO

Fernando Botero é um dos artistas colombianos mais conhecidos mundo afora. E sua marca registrada são as pinturas e esculturas com personagens e animais com formas bem arredondadas. Um passeio cultural divertido com as crianças, porque o estilo chega a ter um traço infantil que atrai os olhos e curiosidade das crianças. Não deixem de ver a paródia da famosa Mona Lisa, entre outras obras, todas muito interessantes!

museo BoteroMuseo Botero: Calle 11, No. 4-41
Fecha as terças-feiras.
Gratuito.

      2. MUSEO DEL ORO

Este é um dos maiores museus de ouro do mundo! Tem um acervo arqueológico de mais de 55.000 peças expostas em salas ao longo de 3 andares. É uma forma interessante de mostrar para as crianças um pouco da história pré-colombiana e a importância do ouro nas Américas e no cotidiano do povo: como ferramentas, jóias, máscaras, objetos de oferendas…Prepare-se para impressionar as crianças com tanto ouro e dourado! 🙂

Museo Del Oro: Carrera 6, No. 15-88
Fecha as segundas-feiras
Aos domingos a entrada é gratuita.

       3. PLAZA DE BOLÍVAR

Impossível não passar e conhecer a principal praça da cidade. Ela tem quase 14.000m2 e anteriormente era a praça do mercado, um centro de espetáculos circenses e até o destino de corridas de touros (influência da colonização espanhola).
Hoje é ponto de encontro de amigos, estudantes, comerciantes e artistas. Ao redor da praça estão importantes edifícios públicos, como o Palácio de Liévano (Prefeitura), o Congresso da República e o Capitólio Nacional, sede do Congresso. Do outro lado está a Catedral Primada de Colômbia e a Capela do Sagrado. Logo ali atrás do Capitólio está a Casa de Nariño, a residência do Presidente da República.

Plaza de Bolívar: entre as carreras sétima e oitava com as calles 10 e 11.

           4. CERRO MONSERRATE

O Cerro Monserrate também fica no Centro, mas pede pelo menos uma tarde de passeio. Este é o cerro (serra) mais conhecido da região, a 3.200m acima do nível do mar e dali pode-se ver toda Bogotá do alto: uma vista completa da cidade. É possível subir a pé, de teleférico ou funicular (muito mais divertido com crianças)! 😀
O Santuário del Señor Caído de Monserrate no alto do cerro é lindíssimo, e ao lado dele há várias lojas com artigos religiosos e uma feira bem interessante para comprar souvenirs e artigos típicos como lembrancinhas de viagem.
Para completar o passeio e curtir um pouco mais da estonteante vista local recomendamos o almoço na Casa Santa Clara. Mas não se esqueça de fazer reserva antecipada, pois o restaurante é disputadíssimo! Outra sugestão é ver o pôr do sol maravilhoso no Café de Santa Clara, no mesmo lugar e sem necessidade de reserva.

           5. MALOKA

Um dos programas muito divertidos em Bogotá com crianças é o Maloka, o Museu interativo de Bogotá que fica perto do Jardim Botânico e alia ciências e tecnologia. Imperdível! Como seu próprio nome indica, o Maloka é o “local para adquirir a sabedoria do universo”! As atividades interativas sobre temas como a vida, a biodiversidade, a cidade, o universo, a tecnologia e o ser humano divertem crianças e adultos de todas as idades. Também possui um domo com tela esférica para projeção em 2D e 3D e sistema especial de som.

Aproveitem para almoçar no Corral Gourmet que tem menu e lanches “kids friendly” divertidos.

Maloka: Carrera 68D No.24ª – 51
Fecha as segundas-feiras
Preço
: ele varia se a pessoa faz só o museu interativo ou Museu interativo + projeção do domo, de $18.400 pesos (+ ou – R$25) a $23.800 pessoa (+ ou – R$35)/ pessoa.

         6. PARQUE METROPOLITANO SIMÓN BOLIVAR

É o maior e o mais importante parque metropolitano de Bogotá. Considerada o pulmão da cidade por conter inúmeras árvores em plena capital, este parque também inclui: El Parque Central Simón Bolívar (Calle 63 y 53 entre carreras 48 y 68), El Parque Los Novios (o parque El Lago), El Complejo Acuático, El Centro de Alto Rendimiento, La Cancha Popular de Golf, La Plaza de los Artesanos, El Salitre PRD (Recreodeportivo), El Museo de los Niños (que está atualmente em reforma e vai virar o parque ‘Ciudad de los Niños’), La biblioteca Virgilio Barco, La Unidad Deportiva El Salitre, El Salitre Mágico e El Jardín Botánico. Com certeza você passará um dia muito agradável em qualquer uma das partes desse grandioso parque.

          7. CATEDRAL DE SAL em ZIPAQUIRÁ

Zipaquirá é uma cidade vizinha de Bogotá (50Km/1h de carro, dependendo do trânsito que é intenso) e é “a capital do sal”. Ela vale muito a visita por ser diferente de tudo o que você já viu! O Parque de la Sal é uma região com muitas minas de sal. Dentro de uma delas, em uma enorme caverna, há uma Catedral linda e considerada a Primeira Maravilha da Colômbia. Essa belíssima catedral foi completamente esculpida em sal e é a única deste tipo. Ao passar pela entrada da caverna você iniciará seu caminho pela “Via Crucis” e descerá a 180m abaixo da terra. No final da trilha, você encontrará a Nave da Igreja, imensa e bela. Ali sempre tem missas e apresentações musicais de corais e piano.

Dentro da caverna também tem algumas lojinhas para compra de souvenirs e um quiosque que mostra um pouco sobre a extração de esmeraldas da Colômbia, além de uma trilha dos mineiros de sal. Lá embaixo também mostram um filme 3D que conta a história do local que é incrível!

É um passeio que dura no mínimo a metade do dia e você vai se deslumbrar com tanta beleza natural! Vá bem cedo porque é um local sempre cheio e tem muita fila para entrar. Além disso, é um local que controla o número de visitantes (capacidade de carga turística).
Para chegar lá você pode ir de táxi, Uber, contratar um motorista particular ou até mesmo ir de trem turístico, chamado de Turistren, que sai da Estación de La Sabana ou de Usaquén (zona norte de Bogotá) e vai até Zipaquirá. Mas atenção: o passeio de trem é muito mais demorado (3h) que ir de carro (1h).

Já na volta para Bogotá, vocês podem parar na cidade de Chía, onde fica a próxima atração.

         8. RESTAURANTE ANDRES CARNE DE RES em CHÍA

Saindo da Catedral de Sal em Zipaquirá recomendamos almoçar no icônico restaurante colombiano, Andrés Carne de Res. É um local bem diferente e alegre. A comida é deliciosa, típica e vale muito a pena conhecer. Eles têm espaços e atividades infantis durante o dia e o restaurante é realmente imenso e com uma decoração incrível.

         9. PARQUE JAIME DUQUE em TOCANCIPÁ

Tocancipá, outra cidade vizinha a 45 km do centro de Bogotá tem o Parque Jaime Duque que é enorme e diferente. Trata-se de um centro cultural e recreativo que oferece uma grande variedade de atrações temáticas. Contém um zoológico com muitos pássaros, macacos e capivaras, alguns brinquedos de parques de diversões, o Museu Jaime Duque e algumas réplicas de grandes construções ao redor do mundo, como o Taj Mahal na Índia, os Jardins da Babilônia, os templos de Artemis e as pirâmides do Egito. Esse é um delicioso passeio para curtir um dia inteiro com as crianças! Na volta para Bogotá e se ainda tiverem energia, podem até parar no Restaurante Andrés Carne de Res (parágrafo anterior), que fica no caminho.

        10. MULTIPARQUE

Ao extremo norte de Bogotá, tem o Multiparque, um parque de diversões ao ar livre destinado a diversão da família toda. Eles tem uma variedade enorme de brinquedos mecânicos, mini-golfe, kart, área de fazendinha com alguns animais e área exclusiva para os menores, chamada de Yukids (até 1,30m).  Além do parque, o local conta com bons restaurantes, espaço para eventos e um centro comercial. Recomendamos ir com sapatos confortáveis, levar um casaco e passar o protetor solar.

Atenção: o parque fecha todas as terças-feiras.

Para comer, vocês podem experimentar uma filial do restaurante Andres Carne de Res que existe dentro do parque.

Estes são 10 programas imperdíveis de Bogotá com crianças, que com certeza vão agradar as famílias; mas obviamente, existem mais coisas para fazer na cidade. Veja o super post da Jaque no Blog dela, Família Itinerante, onde ela faz praticamente um guia de Bogotá!

Obrigada Jaque, pelo carinho e detalhes! 

Para mais informações:
Bogotá: a surpreendente cidade mais perto das estrelas!
Visita Colombia: Guia oficial de turismo

VEJA E RESERVE MAIS PASSEIOS QUE PODEM SER FEITOS EM BOGOTÁ*

HOTÉIS*

Veja no Booking com cancelamento gratuito


Booking.com


Ou no Hoteis.com, pagando em reais e ganhando diária grátis.

*Somos afiliados Get Your Guide, Booking e Hoteis.com e recebemos uma comissão pelas reservas feitas através do Blog. Lembre-se de sempre fazer a sua reserva por aqui. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a manter este blog que você tanto curte!

Também estamos por aqui:
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST | TWITTER | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

2 comentários para este artigo

  1. Arlete disse:

    A Jaqueline é a pessoa certa para dar dicas de como viajar com crianças. Ela está sempre viajando.

    • Olá Arlete
      Sim, a Jaqueline compartilha a mesma paixão que nós: famílias viajantes que adoram levar os filhos para conhecer novos horizontes! 🙂 E é muito bacana ter a experiência deles na Colômbia, país que ainda não conhecemos.

Deixe seu Comentário


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/viajandocompimpo/public_html/wp-content/themes/vcp-2019/comments.php on line 49





* Campos obrigatórios