Ficou fácil viajar com crianças!

Visita ao Centro de Manutenção da Gol.

Aproveitando que a companhia aérea Gol está festejando seus 10 anos de existência, gostaria de contar uma visita que fizemos no final do ano passado, para conhecer o seu Centro de Manutenção, em Confins, perto de Belo Horizonte. Foi uma visita super interessante, tanto como passageira, quanto como mãe de família, que se preocupa com tudo o que diz respeito a segurança de seus filhos! Afinal de contas, nada melhor do que ver e contar para vocês como é feita a manutenção dos aviões nos quais, viajantes como nós, gostamos tanto de passar o tempo!

Nós adoramos:

a questão da Segurança, que nos foi muito bem exposta pelo Engenheiro Marcelo Guimarães Fernandes, Gerente Geral do Hangar. Segundo ele, “a segurança tem que ser praticamente tatuada no braço! Em todo o caso, está no DNA do hangar. É a primeira missão do Centro de Manutenção: prover segurança tanto interna, dos funcionários, quanto externa, dos passageiros!”. E ele começou a sua explicação nos relembrando de um acidente da Swissair em 1998, que resultou na morte de 229 passageiros e deveu-se basicamente a um incêndio provocado por um curto-circuito num dos cabos do sistema de videogames! Imaginem! Para uma mãe de família que sou e viajante inveterada, não posso negar que me deu frio na espinha! Muito bom, estar ali então, para checar de pertinho como é feita a manutenção dos aviões!

Visitamos assim os 3 enormes hangares do Centro, passando pela mecânica, parte elétrica, fuselagem…tudo muito impressionante! Tanto pelas dimensões, dos hangares, dos aviões, dos aparelhos, quanto pela logística do todo! E descobrimos também que diferentemente das outras companhias aéreas que param um avião em média por 30 dias para fazer a manutenção, na Gol isso é feito por módulos, reduzindo assim o tempo de parada do avião e aumentando o nível de manutenção (bom saber!).

a incrível limpeza dos ambientes! Apesar de se tratar de um Centro de Manutenção de aviões, não havia uma gota de óleo no chão ou ferramentas espalhadas ou qualquer outra coisa! Tudo parecia novo, acabado de estrear! Impressionante!

a questão da sustentabilidade e respeito e compromisso com o meio ambiente: vimos que a Gol tem uma preocupação enorme com o assunto, nenhum poluente é jogado no meio ambiente. Por toda a parte, diferentes lixeiras para lixo seletivo. Existem painéis solares para captar energia para os chuveiros e vestiários. Toda a água utilizada, seja para pintura da aeronave ou lavagem, é tratada e reaproveitada. E no hangar de pintura dos aviões, a “poeira” da tinta que é aplicada, passa por 3 filtros antes de ser novamente enviada para a atmosfera! Além disso, as equipes também trabalham com reciclagem: poltronas e carpetes antigos dos aviões foram reaproveitados para uma pequena capela da qual se orgulham muito e também para o novo anfiteatro para 300 pessoas.

descobrir que um avião chega aqui todo desmontado (como se fosse de brinquedo!) e é todo remontado: poltronas, mesinhas, janelas….tudo é colocado, verificado…

a sala de treinamento que imita um avião, com poltronas, corredor, janelas, bagageiros…tudo como num avião de verdade! Só pensava em como crianças iriam se divertir ali!

o clima no geral: deu para sentir o orgulho dos funcionários ao formarem a grande família Gol! Todos sorriam muito, cumprimentavam e mostravam orgulhosamente o seu trabalho.

Foi uma visita super interessante e só pensava em como as crianças iam adorar conhecer um pedacinho deste lugar e ver de perto um avião enorme daqueles! A companhia poderia cobrar um valor e ter horários de visita, para que os particulares pudessem descobrir o local. Poderíamos ter pelo menos visitas escolares! #ficaadica

Imaginem as crianças tirando fotos neste mini-avião!

Podemos assegurar que depois de uma visita destas, o caminho de volta para casa não foi mais o mesmo: voltei muito mais relaxada e segura!

Você também pode gostar de ler os posts dos outros blogueiros convidados:

A Janela Laranja: aqui

Cavok: aqui

Os nossos agradecimentos especiais a Juliana Guerra, da Burson-Marsteller, responsável pelos veículos de comunicação digital da empresa GOL e ao Fábio Lobo, Gerente de Comunicação On-Line da GOL.

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

4804 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família, com crianças e bebês. Jornalista e mãe de duas meninas de 5 e 2 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

4 comentários para este artigo

  1. Muito legal seu post, parabéns. Concordo com voce , Juliana Guerra é ótima profissional.

  2. Muito bom conhecer essas informacões sobre a GOL.
    Acabamos de ir à São Paulo e fomos de Gol, a viagem foi super 10 como sempre.
    Estamos de olho nas promocões para poder viajar mais.
    Fiz um post no blog falando do nosso roteiro em São Paulo nessa vez e até citei que fomos de Gol.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  3. Mãe Mochileira disse:

    Olaaaa! que bom ver post novo teu,estava com saudades,sabia??
    Interessante ver as coisas do outro lado dos bastidores,né?? passeio de criança e de gente grande!! Adorei!!
    beijos,uma otima semana e uma feliz páscoa para vcs todos!!!
    😀

  4. Juliana Guerra disse:

    Querida, Sut-Mie, acompanho seus tweets para a chegada do novo viajante. Já não estou mais na equipe GOL, mas agradeço a atenção e só tenho ótimas lembranças dessa viagem.

    Beijo, boa sorte e saúde pra você e pros pimpolhos!

    Juliana

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios