Ficou fácil viajar com crianças!

Normandia com crianças: Honfleur, um porto cheio de charme.

Continuando o nosso passeio pela Costa da Normandia, a 2h30 de Paris, e depois de ter visitado as falésias de Etretat (no post anterior), fomos almoçar em Honfleur, uma pequena cidade portuária a 40 minutos dali, que fica no estuário do Sena. Um lugar extremamente charmoso e romântico, mas que também é muito agradável em família com uma bela marina, veleiros, uma arquitetura diferente onde os prédios mais parecem casinhas de bonecas e  pequenas ruelas, algumas só para pedestres.

Passamos a tarde e adoramos:

Almoçar em um dos restaurantes em volta do “Velho Porto” no centro da cidade: é uma delícia passear por ali e escolher um restaurante. Muitos tem a opção com ambiente interno se estiver frio, ou ao ar livre em volta da marina com vista para os veleiros e lanchas. Nem sempre há proteções nas beiras da marina, então cuidado com as crianças pequenas ou arteiras. Mas do lado esquerdo da marina, é possível andar no meio da rua, só para pedestres. Há várias opções de restaurantes para todos os paladares: crepes, sanduiches, mas principalmente frutos do mar, no clima marítimo da cidade. Essa é a região para provar as “moules frites“, mexilhão com batata frita, prato de origem belga, já bem difundido na França. Um prato que se come normalmente tomando uma cerveja (que mistura – mas interessante, acreditem)! Quase todos os restaurantes tem menus com entrada, prato principal e sobremesa, mas é possível provar somente as variantes do prato (marinière, com creme, ao curry…) por 12 euros (com batata frita). Cuidado! Muitos restaurantes só servem até as 14h. Para a filha, crepe de presunto e queijo e suco de laranja ou maçã (que nunca é natural, mas sempre de caixinha ou garrafa). Não deixem de tomar um sorvete na esquina do Porto, na Compagnie des Glaces. Experimentem sabores da região, como “caramel beurre salé” (caramelo com manteiga salgada).

Passear pelas ruelas da cidade antiga, medieval: descobrir a arquitetura normanda, feita com pedras, pedaços de madeira aparente e tetos verticais em ardósia! Ver as várias lojinhas de lembranças, galerias de arte, lojas de chocolates, de brinquedos, delicatessens que vendem a especialidade da região, o Calvados, bebida alcóolica a base de maçã. Tudo é muito charmoso! Algumas construções são bem antigas, medievais, como se estivéssemos em um desenho do Astérix! 😉

Dar uma volta de carrossel: como em vários lugares em Paris, ali no final do Porto há um belo carrossel antigo estratégicamente localizado: não tem como as crianças não vê-lo! A volta custa 2 euros, mas claro que as crianças sempre querem dar mais uma volta!

Há várias opções de passeios divertidos com crianças: de trenzinho, que passa pela cidade antiga e sobe a colina até a Capela de Notre Dame de Grâce, de charrette pelo centro antigo, aos finais de semana e feriados (7 euros/adultos e 5 euros/crianças), ou de barco, um passeio de 40 minutos para ter uma visão geral do porto e da cidade vista desde o mar.

Se sobrar tempo ou ficarem na cidade mais de um dia, podem ver borboletas no borboletário Naturospace: para quem vem do Brasil, esse passeio não tem tanta graça, apesar de que as crianças sempre vão gostar de ver um monte de borboletas coloridas soltas e aprender o ciclo de vida delas. Trata-se de um passeio principalmente para os que estão com saudades do tropicalismo e aí sim, pode ser bem divertido: com calor, umidade e exotismo! (8,20 euros/adulto e 6,40 euros/ crianças à partir de 3 anos).

Para mais informações:

Sobre Honfleur: www.ot-honfleur.fr

Vários documentos em pdf: mapa da cidade, guia de hotéis, de restaurantes,… (em francês): aqui

Onde ficar?
Se decidirem dormir na cidade, vão se apaixonar por vários pequenos hotéis de charme.
O $$$ Best Western Le Cheval Blanc está muito bem localizado, de frente para o Porto, com quartos que acolhem de 2 a 5 pessoas!

O $$$ Hotel Antares tem quartos familares para até 5 pessoas e uma piscina aquecida, sempre interessante com crianças!

Também estamos por aqui:

FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

4390 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família, com crianças e bebês. Jornalista e mãe de duas meninas de 5 e 2 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

5 comentários para este artigo

  1. beirouth disse:

    Já estive em Honfleur, uma das cidades mais lindinhas que conheci. Pena que ainda não tinha meus filhotes na época, mas é um lugar que com certeza, vou levá-los. Beijos!

  2. Fabia Leal Lopes disse:

    Que lindo! Que saudades! Sut-Mie Parabêns suas dicas além de práticas são sempre um incentivo para viajar com os pimpolhos rssss! Beijos Beijos saudades Fabia.

  3. Oi Sut,
    Uma duvida, estou planejando na minha viagem a Paris (Maio/14) alguns passeios tipo bate e volta e pensei em um que passaria uma noite fora : Manhã em Etretat, Almoco em Honfleur e viagem ate St Michel durante a tarde para passar a noite la e voltar no dia seguinte. Mas lendo sobre os horarios das mares e acessos a St Michel, fiquei na duvida do horario limite para chegar la e conseguir acessar o vilarejo.
    Sabe como calculo isso?
    Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Oi Luciane,
      Acabei de te responder no outro post mais ou menos isso, mas incluindo Giverny! 🙂
      Vcs podem fazer: Giverny, Etretat, jantar e dormir em Honfleur. Dia seguinte seguir até Mt St Michel e voltar para Paris. A volta fica um pouco mais puxada, mas dá para fazer (umas 3h30,4h de carro).

      Sobre as marés em Mt St Michel, não tem problema: o acesso ao Monte existe sempre. A questão das marés é mais para as pessoas que passeiam nas areias ou querem ver o monte com água em volta ou não. Mas dá sempre para entrar e sair de lá! Não sei se viu o nosso outro post sobre um circuito pela região (com mapa, assim fica mais fácil se localizar).
      Qualquer outra dúvida, pode falar 😉
      Um abraço

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios