Ficou fácil viajar com crianças!

Dicas para viajar com crianças com alergia alimentar

Viajar é sempre uma aventura, uma adaptação a uma rotina diferente. Viajar com crianças já requer certos cuidados, e se elas tem uma alergia alimentar, isso se torna mais complicado, mas nunca impossível! De vez em quando, eu recebo perguntas sobre esta questão, por isso acho importante compartilhar algumas informações referentes a este assunto:

Site AllergyEats.com

Nos Estados Unidos, existe um site que faz um levantamento de restaurantes, cruzando as informações com tipos de alergias alimentares (amendoim, nozes, laticínios, peixe, trigo, gluten, mariscos, ovos, soja, sésamo…). O usuário pode saber se tal restaurante tem menu indicado para ele ou onde encontrar restaurantes que atendam às suas necessidades.

O site em si já é um adianto danado, mas além disso, ele ainda está disponível em aplicativo grátis para Iphone ou Android!

E, o que achei muito interessante para crianças, ele tem uma parte específica para os restaurantes e hotéis da Disney e proximidades! É possível ver em cada Parque e em cada restaurante, o detalhe e preço do menu e menu infantil, se este existir, além de resenhas de clientes. Isso é interessante até para crianças sem alergias e pais que estão preparando uma viagem à Disney!

Os restaurantes dos Parques do Sea World Entertainment (Sea World, Busch Gardens, Discovery Cove e Aquática) também são “Allergy Friendly“: os funcionários são treinados para ajudar quem precisa de dietas especiais. É só conversar com o Supervisor do restaurante, e, juntos, encontrarão qual o menu mais adaptado para a pessoa alérgica.

Também nos Estados Unidos, a rede de supermercados Whole Foods, espalhada por todo o país, inclusive com filiais em Miami, Orlando, New York e até Hawaii, tem produtos frescos, orgânicos, mas principalmente uma seção “gluten free” e “dairy free” (para quem tem alergia a laticínios).

Naturalia

Na França, a rede de supermercados Naturalia, especializada em produtos naturais e bio, tem uma seção de produtos sem gluten e também leite de cabra, para quem tem necessidades específicas, por exemplo.

A rede tem 65 lojas na França, muitas em Paris, em lugares práticos: no Trocadéro, perto da Torre Eiffel ou perto do Hôtel de Ville, Prefeitura de Paris, por exemplo. Além de venda por internet.

Mais dicas para viajar com crianças com alergia alimentar:

– Leve sempre os contatos do pediatra e alergista da criança,

– Verifique onde há um hospital ou posto médico perto de onde vão ficar hospedados,

– Prepare um pequeno glossário com as palavras chaves na língua do país onde vão (como se diz nozes, mariscos, ovos, trigo,…?), assim como marcas e produtos que a criança pode comer, para saberem se existem no destino, ou equivalentes.

– Sempre tenha à mão os remédios necessários para aliviar uma crise, antialérgicos, anti-histamínicos e até injeção de adrenalina, se for necessário! Recomenda-se que os remédios estejam em suas embalagens originais, com a bula.

– Leve sempre um estoque do que a criança pode comer. Melhor prevenir do que remediar!

– Melhor ficar em um hotel com kitchinete, onde possam preparar a própria comida.

– No restaurante, avise ao garçon e ao chef de cozinha das alergias alimentares da criança.

Veja o Guia Prático para Viajar com Alergia ao Leite de Vaca do site Alergia ao Leite de Vaca.

Para mais informações:

Kids with food allergies (site em inglês com muitas informações importantes e interessantes): kidswithfoodallergies.org

Vacationing with Food Allergies: blog em inglês com informações importantes vacationingwithfoodallergies.com

Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia: asbai.org.br

Associação dos celíacos do Brasil (intolerância ao Gluten) – RJ, mas tem filiais em várias cidades: riosemgluten.com

Special Gourmets: guia global (dentro e fora do Brasil) de lojas, hotéis e restaurantes para dietas sem glúten, lactose ou outros alérgenos.

Alergia à proteína do leite de vaca: alergiaaoleitedevaca.com.br

E se você tiver mais dicas em outras cidades dentro ou fora do Brasil, por favor, deixe nos comentários para outras famílias! É o tipo de informação essencial para quem tem filhos com intolerância alimentar! 😉

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

7271 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família, com crianças e bebês. Jornalista e mãe de duas meninas de 5 e 2 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

11 comentários para este artigo

  1. Letícia disse:

    Olá! Gostei bastante do post. Vou olhar os sites indicados, valeu pelas dicas.
    Só um detalhe, quem tem alergia a leite de vaca também, na maioria dos casos,quase todos, não pode consumir leite de cabra também,as proteínas são muito similares.
    Abraços, Letícia.

  2. Cinthia disse:

    Informação é tudo…
    Por isso, Viajando com Pimpolhos é uma referência!

    Parabéns pelo post, agora, não tem MESMO desculpa para não viajar com os pequenos.

    Bjs
    Cinthia
    @chilecriancas

  3. Oi, Sut. Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais 🙂

    Bom feriado,
    Natalie – Boia Paulista

  4. Clarice disse:

    Tentei baixar o App disse que não esta disponível para meu País =(

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Clarice,
      Veja se vc consegue mudar a loja de compra, colocar USA, por exemplo. Ou leve numa loja Apple e eles te ajudam a baixar a aplicativo.
      Um abraço

  5. Marisa disse:

    Olá,
    Que fantástico este post! Obrigada !!!
    Gostaria de saber ( se possível ) se na hora da reserva dos restaurantes tanto da Disney quanto da Universal, é possível de alguma forma indicar a intolerância ? Ou somente quando se chega e fala com o garçom ?
    Obrigada,

  6. Excelente matéria.
    Eu tenho um website com dicas também:
    aqui eu fala sobre a Disney, mas sempre que viajo faço um post especial sobre alimentação para alergicos nos locais visitados:
    http://alergialeitedevaca.blogspot.com.br/search/label/Disney

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios