Ficou fácil viajar com crianças!
 -  Atualizado em 03/10/2019

Viajando através dos livros!

Fomos conferir o 13º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens: somos apaixonados por livros na família, e eu não podia deixar de levar a filhota, já que o Salão é totalmente dedicado às crianças!

Livros, viagens… As descobertas de lugares, pessoas, hábitos novos podem ser feitas in loco, mas também através dos livros, sem precisar sair de casa! Mas como somos muito adeptos de viagens, o gostoso mesmo é ligar o útil ao agradável e usar os livros para ambientar as crianças durante ou antes de uma viagem, ou na volta, para ensinar mais ainda sobre um lugar. As crianças são “esponjinhas” e mesmo quando achamos que são jovens demais, elas nos surpreendem e fixam tudo!

Por isso, deixo-os aqui com algumas descobertas que fizemos no Salão, e aproveito para anunciar um projeto antigo que decidi colocar em prática: garimpar e sugerir livros para os diferentes destinos! No Viajando com Pimpolhos, adultos e crianças amam livros e viagens! 😉

Adoramos a Coleção Isto éda Editora Cosac Naify: atualmente, são três destinos – Paris, Nova York e Roma, escritos por M. Sasek, mas a Editora já promete mais destinos! Uma edição bonita com livros grandes, desenhos vintage e textos atuais. Parafraseando a Editora: “Para renovar as aulas de geografia e história ou servir de guia de viagem para as crianças – mesmo daquelas que ainda não conhecem essas cidades pessoalmente. O convite é irresistível: boa viagem!”

Link da Editora: aqui

Da mesma Editora, adoramos estes dois livros da francesa Anne Gutman, direcionados para crianças menores, a partir de 2 anos, das Catástrofes de Gaspar e Lisa, que por acaso, tem o desenho que começou no Discovery Kids. A minha filha já tinha um livro desta coleção, “A Irmãzinha de Lisa”, que ganhou na edição passada do Salão FNLIJ, e do qual gostamos muito. Nesta nova edição do Salão, descobrimos “Lisa no Avião“, excelente para crianças que vão pegar o avião pela primeira vez, com todos os detalhes e sensações descritos! E também “Gaspar em Veneza” para quem quer descobrir o destino.

Link da Editora: aqui

Outra coleção que achamos a nossa cara, foi esta da Editora Callis, com as histórias de crianças de diferentes países: Abdula do Marrocos, Natasha da Rússia, Keiko do Japão e Tuanda do Quênia, todos de Cristina Von. Livros pequenos, fáceis de serem lidos, com desenhos quase infantis. Lindos! Não resistimos e compramos o de Marrocos, para acrescentá-lo no nosso post sobre esse destino! E aqui também, a Editora promete que a coleção vai aumentar! Oba!

Link da Editora: aqui

Da mesma Editora, e no clima das férias de julho que estão chegando, adoramos “Férias” de Ilan Brenman, que conta a história  de uma menina levada que sai de férias com os seus pais. Suas travessuras já começam no avião, mas continuam na praia, restaurante…até a volta das férias. E os seus pais, como muitos de nós que adoram viajar com os seus filhos, no final precisam de férias das férias! Muito divertido e leve!

Link da Editora: aqui

Para meninas um pouco maiores, a já famosa “Pilar” da Flávia Lins e Silva é uma graça, com suas aventuras contadas pela Bahia, Egito e o mais conhecido “Diário de Pilar na Grécia“. Nós somos super fãs da Pilar e desta vez, compramos o “Caderno de Viagens da Pilar” da Editora Zahar, onde ela fala das diferentes viagens, fala do que vê, faz anotações sobre os diferentes países e culturas…(e eu fico louca para a minha filha chegar logo na idade de curtir isso! Enquanto isso, eu é que vou curtindo!)

Site da Flávia Lins e Silva, com a coleção: aqui, e da Joana Penna, a ilustradora, outra grande viajante (vejam seus super diários de viagens!): aqui. E não podemos esquecer que a Pilar tem um blog para os fãs, onde ela conta mais sobre suas viagens! aqui

Da Editora Rocco, e ainda para crianças maiores, nos apaixonamos no ano passado por “O Hamburguer era de Carneiro” de Daniela Chindler, que conta a história de duas amigas que viajam com a avó para a Índia! Parafraseando a Editora: “o livro trata não só de turismo, mas também do encontro com uma cultura bem distinta da nossa, possibilitando-nos exercitar o respeito às diferenças.”  Tudo o que pregamos e amamos!

Link da Editora: aqui

Claro que estes são somente alguns exemplos de livros infanto-juvenis que existem sobre o tema de viagens, descobertas de países, culturas, férias…Escolhemos estes por enquanto, mas assim como as viagens, esperamos fazer a nossa lista de livros crescer cada vez mais!

E sobre o Salão FNLIJ, para quem mora no Rio de Janeiro, vale muito à pena visitar! Até 17 de junho, no Centro de Convenções Sul América. Informações: aqui

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

13 comentários para este artigo

  1. Orangotango disse:

    Querida Sut-Mie,
    Adorei o post! Postei semana passada dica de livro tb lá no blog da Orangotango.
    Aqui em casa tb amamos livros e momentos de leitura são sempre muito bem vindos.

    Em especial: São fã da Flavia Lins e Silva e para minha felicidade, ela estará na Flipinha aqui em Paraty. A professora da Nina na escola estará mediando a mesa da Flávia.
    Estou contando os dias…. conto mais detalhes mais pra frente!
    bjs,

  2. Eliane disse:

    Adorei as dicas do post! Perfeitas pra famílias viajantes! 😉

    Bjs,
    Eliane

  3. Sonia Cristina Wiedmann disse:

    Sut-Mie,

    Você sempre dá dicas ótimas !!!!!!
    bjs nas meninas

    Soninha

  4. Adorei as dicas. Antecipar o que vai ser visto na viagem é uma maneira de torná-la mais interessante. Com viagem programada para julho, vou correndo comprar Paris. bjs

  5. Mariana Della Barba disse:

    Sut-Mie sempre com as dicas mais úteis ever! E sempre na hora certa 🙂
    Já comprei o livrinho Isto É Paris, pra Theo ir se ambientando…
    bjo,
    Mari

  6. Ana Cristina disse:

    Muito boas as dicas, Sut. Parabéns pela iniciativa mesmo com a Nina tão pequena.
    Beijos,
    Cristina

  7. Q legal! Nós somos viciados em livros aqui em casa! Morri de inveja de vcs (faça figa)! hehehe!
    Tô louca pra visitar a feira, mas este ano não deu!
    Abraços, gisele

    http://www.kidsindoors.blogspot.com

  8. Mariana Della Barba disse:

    Voltei só pra dizer que eu e o Theo amamos o livrinho Isto é Paris, indicado aqui. Ele agora quer comer baguete e subir as escadas daquela igreja 😉
    E escrevi um post sobre o Rio e suas dicas geniais.
    bjins

  9. Sut Mie,
    Adorei as dicas de livros. Eu amo viajar e ler e ensinar isso às crianças é sempre um prazer.
    Não sei se vc sabe, mas mudei de endereço e perdi todo meu blogroll.
    Mas já estou atualizando.
    Se vc puder atualizar o link do meu blog no seu, eu agradeço.
    O endereço novo é: http://www.blogfeitoamao.com
    Espero vc por lá.
    Um cheiro,
    Cláudia

  10. Alexandra - destemperadinhos disse:

    Adorei, Sut. Não conheço nenhum, tudo dica fresquinha.
    Beijos
    Alexandra

  11. patipapp disse:

    Adorei a dica Sut Mie! Ja comprei o de PAris e a Luiza está encantada!!

    beijos

  12. Halini disse:

    Muito, muito legal!!!

  13. cristina von disse:

    adorei! estou orgulhasa porque o abdula apareceu no seu espaço! ele mandou agradecer… beijos cristina von

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios