Ficou fácil viajar com crianças!

Don Pascual: um restaurante e pousada oásis no Rio de Janeiro

Feriadão no Rio de Janeiro. Para você que decidiu não viajar, descansar e curtir a cidade, descobrimos um cantinho especial, um oásis onde passar uma tarde gostosa e refrescante, sem ter que subir a Serra até Itaipava ou Petrópolis: o restaurante Don Pascual no polo gastronômico de Vargem Grande. Na verdade, hoje o Don Pascual é mais do que um restaurante e oferece também suítes e até uma casa para alugar, o que é uma excelente pedida porque a vontade que dá mesmo é de ficar!

 

 

O RESTAURANTE

O Don Pascual é uma casa rústica e aconchegante no meio da mata atlântica. E isso é o mais bacana: você está dentro da cidade e, no entanto, se sente totalmente fora dela. É verdade que o bairro de Vargem Grande é afastado do centro turístico mas fica somente a 1h da Zona Sul. Um passeio para a tarde toda.

Saindo da estrada normal e após um pedacinho de nada de estrada de terra, chega-se em um condomínio “estrelado” com diversos restaurantes e pousadas: o Don Pascual é vizinho da Maison VG Bistrô, da Pousada Zefa e Piccolo Rossini. É só seguir bem as placas (e o Waze ou Google Maps). 🙂

O excelente atendimento acontece já no estacionamento, quando somos saudados pelo Guardador que estaciona o carro para o visitante e fica com a chave.

Em seguida, a visão da casa inserida no Jardim e natureza já é gostosa. A partir daí, serão só um monte de detalhes aconchegantes para você ir observando e curtindo. A Sandra, proprietária do lugar, nos acolhe na porta e nos apresenta o seu lindo espaço.

O Restaurante que já foi mais reduzido, hoje é bem grande com vários espaços para escolher onde sentar: salão interno com ar condicionado ou espaço externo na sombra das árvores. Algumas mesas são bem inseridas na natureza. Cantinhos charmosos e românticos não faltam.

O Menu que antes era essencialmente composto por deliciosas pizzas rústicas no forno à lenha, hoje também inclui pratos mais elaborados como magret de pato, camarão na moranga, burrata de búfala,… E como o dono é uruguaio, hoje estão lançando a verdadeira parilla uruguaia com cortes de carnes nobres. E para as famílias, o melhor: oferece pratos infantis e cadeirão.

Os preços são um pouco salgados, na média desse tipo de restaurante: R$150 o camarão na moranga para 3/4 pessoas. Mas você também pode optar pelas pizzas, mais em conta. Nós pagamos uma conta de R$450 com entrada, um prato principal e um infantil, meia garrafa de vinho, sucos e uma sobremesa (3 adultos e 2 crianças).

Como eles também tem uma adega com mais de 200 rótulos, de vez em quando, o Don Pascual tem eventos com jantares elaborados por chefs e harmonizados com vinhos escolhidos por enólogos. Ligue para se informar sobre os próximos eventos. Sem contar que toda sexta, sábado e domingo, o almoço é acompanhado por um piano.

Você também pode optar pelo pós praia, aproveitando a proximidade do restaurante com as praias da Reserva, Recreio ou Prainha. Pode almoçar e se refrescar na beira da piscina. O menu também oferece saladas e pratos leves. Aliás, isso é um excelente diferencial do lugar: lembre-se de levar biquíni/sunga, muda de roupa e toalhas para as crianças (e até para os adultos), pois como o Don Pascual também é Pousada, ele permite usufruir da piscina sem custo extra! Uma opção interessantíssima para dias quentes! Mas cuidado: a água da piscina e das torneiras vem de uma fonte/cachoeira que fica mais no alto. Portanto a piscina não tem cloro (as crianças adoraram), mas é bem geladinha!

Vale dizer que o Don Pascual é pets friendly, com água em vários cantos para os amigos de 4 patas.

 

A POUSADA

A Pousada é no mesmo estilo rústico. Sem sofisticação, os quartos são simples mas bem aconchegantes com cama king size, TV e frigobar. O banheiro é grande e antigo. Dá realmente a impressão de estar na Serra. São poucas suítes, somente 4, sendo que 2 são duplex para 3 ou 4 pessoas (cuidado com crianças pequenas porque as escadas são íngremes). O Don Pascual também oferece uma casa inteira para alugar, com 2 suítes e um andar de cima com camas individuais. Cabem até 08 pessoas. E o interessante é que tem uma piscina e churrasqueira exclusivas. Nas duas situações (suítes ou casa), um café da manhã bem farto está incluído e liberado até as 11h.

Para pessoas e crianças muito alérgicas, pode não ser ideal por causa da umidade dos quartos (inseridos no verde). E é bom saber também que o terreno é todo em declive, com várias escadas, então é difícil usar carrinho.


Você ainda usufrui de wi-fi e estacionamento gratuito.

 

Para ir em casal e aproveitar o clima romântico ou em família e curtir um fim de semana com piscina, sauna e hidromassagem, o Don Pascual é uma boa opção para “sair” da cidade e descansar! Quem estiver com crianças, vale se informar se há algum evento no Bichinho do Mato, que fica ao lado! Ou até mesmo na Fazendinha Estação Natureza ou, se gostar de cavalos, no Haras Pegasus.

 

 

 

=> Em função do espaço todo romântico e aconchegante, das suítes e da gastronomia refinada, hoje o Don Pascual é palco de muitos eventos, casamentos e aniversários

Como é um passeio longe e para a tarde toda, é sempre bom ligar e reservar pelo tel (21) 2428-6237 ou site e até saber se vai ter algum evento. O bacana de lá é curtir o silêncio, paz e natureza! 🙂

 

Leia também:

Fazendinha em Vargem Grande: um passeio que vale a viagem
Restaurante Trutas do Rocio em Itaipava

Também estamos por aqui:
FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

2597 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família e com crianças. Jornalista e mãe de duas meninas de 10 e 6 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios