Afrânio: um restaurante acolhedor e gostoso na Serra carioca
COMO CHEGAR?
É bem fácil chegar no Afrânio: é só seguir o mapa no site do restaurante. A única coisa que eu não tinha entendido é que o Afrânio fica dentro de um terreno junto com a Pizzaria Felicitá (que pertence ao mesmo grupo): um espaço bem interessante também, como um gazebo com uma área externa agradável e vista sobre o lago.
Portanto, cuidado, não procurem uma só placa ou um restaurante na beira da estrada, mas um conjunto de placas e uma entrada em um terreno do lado esquerdo para quem já passou a vila de Araras! 🙂
Há duas entradas, que dão em dois estacionamentos: por baixo, a primeira entrada, para quem vem de Araras, ou um pouco mais acima, para um outro estacionamento.
AMBIENTE E CHARME
O charme do lugar é total: um terreno grande, 2 pequenos restaurantes bem charmosos e um deles com um lago com carpas. As crianças já saíram na correria para descobrir isso tudo. No geral, dá para ficar tranquilo, porém, é bom levar uma muda de roupa para as crianças arteiras, tanto pelo lago quanto pelos barrancos de terra que eles tentam escalar… A área verde é imensa: dá para brincar solto.
O Afrânio tem diversos ambientes, o que dá vontade de voltar várias vezes para experimentá-los todos! Se estiver friozinho, o restaurante original que é uma casinha amarela com janelas azuis e piso com azulejos antigos, tem um salão aconchegante com lareira, uma mesa redonda no meio, para um grupo maior e outras mesas menores. Móveis de madeira e canteiros de flores nas janelas deixam tudo charmoso e acolhedor, como se estivéssemos em casa: a nossa casa gostosa na serra!
Ao fundo, uma varanda/deck, que dá para o verde com vista para as montanhas. Local alegre de dia com luz natural e romântico no pôr do sol, quando acendem lanterninhas coloridas e velas.
Do lado de fora, um gazebo fechado por paredes de vidro, então dá para aproveitar toda a vista (e ficar mais ou menos de olho nas crianças que brincam no jardim) e curtir o ar condicionado, se estiver calor.
E, descendo no jardim, mais cantinhos charmosos e agradáveis, com mesas debaixo de ombrelones e entre bromélias.
Grupos grandes, como foi o nosso caso, ficam confortáveis no Gazebo com um espaço praticamente único, ou no “andar térreo” do bromelário, onde tem até um balanço de jardim que anima a garotada. As outras mesas menores ficam dispersas em outros níveis do terreno.
Se vocês chegarem cedo, os garçons podem até chamar os micos da área que já estão acostumados a comer banana na mão deles.
SERVIÇO E MENU
Como já mencionei, o ambiente é todo acolhedor e o serviço não fica atrás com garçons corteses mas simpáticos, que conversam com sorriso se você puxar uma prosa. Tudo realmente tem um clima familiar e gostoso.
O menu é sofisticado mas descomplicado. Ele mistura pratos elaborados como Polvo à moda de Cascais, Linguine com ragú de codorna ou Marreco au poivre com Prime rib e batatas sautées, Kassler ou Risotto de rabada, entre outros pratos interessantes (veja o cardápio). Note que as massas são caseiras e portanto, bem leves. Isso tudo pode ser acompanhado com um bom vinho, recomendado pelo Maître, já que o restaurante tem uma boa adega.
Detalhe para o menu infantil (para crianças até 12 anos) com opções mais simples e que agradam o paladar infantil como filé mignon com batata frita, arroz e caldinho de feijão ou filé de frango com massa cabelinho de anjo.
Deixe um espaço para as sobremesas, para terminar essa tarde gostosa ou noite romântica com um docinho: Delícia de Chocolate, Manga flambada ou Poire Belle Hélène estimulam as pupilas gustativas dos gulosos e a solução é voltar outras vezes para experimentar todas as sobremesas.
Conte gastar uns R$100/adulto (sem vinho mas com sucos naturais e água mineral). Nós achamos o preço até bem razoável em relação ao super momento bucólico e gastronômico que passamos.
Uma excelente opção para um almoço de família no fim de semana, um aniversário ou até um cerimônia mais importante!
Afrânio afraniorestaurante.com.br (é bom fazer reserva): (24) 2225.0705
Estrada Bernardo Coutinho, 3575 – Araras
Do Rio de Janeiro: seguir pela BR-040, sentido Juiz de Fora/ Belo Horizonte.
Ao passar pela Casa do Alemão (Km81), NÃO seguir para Petrópolis, via Quitandinha. Seguir pela esquerda, sentido Belo Horizonte.
Mais a frente, depois do túnel, NÃO seguir para Petrópolis, via Bingen.
Continuar pela BR-040 até a placa SAIDA 65 – ARARAS.
Fazer o contorno e entrar à direita. Atravessando a ponte, começa a Estrada Bernardo Coutinho. Seguir por mais 4km para chegar no Afrânio Obs.: Araras fica a 3km antes de Itaipava. Veja o mapa.Aberto às quintas a partir das 19h
Sextas e sábados a partir das 12h30 para almoço e jantar
Domingo a partir das 12h30 para jantarAceitam cartões.
Leia Também:
Vem aí…o Natal Imperial de Petrópolis
Restaurante Trutas do Rócio
Hotel Caminho Real: um estilo resort na Serra
Também estamos por aqui:
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST | TWITTER | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA
Planeje sua Viagem
Publicado por » Sut-Mie Guibert
Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!