Ficou fácil viajar com crianças!

Roteiro de carro pela Inglaterra: vilarejos de Costwolds e Stratford Upon Avon, a cidade de Shakespeare

Convidada Especial | Claudia Cosentino

Continuando o roteiro de carro pelo interior da Inglaterra (após visitar Stonehendge e o Parque de Longleat), a nossa amiga e parceira Claudia Cosentino, seguiu para o norte, a partir de Bath, e aproveitou para:

Conhecer os vilarejos de contos de fadas em Costwolds

Nós optamos por passar pelo vilarejo de Bibury em Costwolds, uma cadeia de pequenas colinas no centro da Inglaterra. Os vilarejos de Costwolds são considerados área de ‘outstanding beauty‘ e Bibury tem aparecido em várias seleções de “locais mais charmosos do mundo” que pipocam pela internet. Não queríamos perder isso!
Bibury é um vilarejo pequenininho, com pouco mais de 600 habitantes (!) segundo o senso de 2011, e suas construções mais famosas ficam na Arlington Row.  Fica do outro lado do rio que margeia a estrada, onde há um grupo de cottages, casinhas inglesas, que parecem saídas de um conto de fadas, com paredes de pedra, portas baixinhas, telhados da mesma cor, realçados por muito verde e muitas flores. Ali perto tem várias vagas de estacionamento ao longo da estrada, mas elas são bem disputadas.
BiburyBiburyBiburyBibury
Passamos também por Bourton on the Water, a “Veneza de Costwolds”, porque é atravessada por um rio e é cheia de pontezinhas. Lugar bastante fotogênico também!

 

Conhecer a bem conservada Stratford Upon Avon, que nos transporta para o Séc. XVI – 145 Km de Londres.

No final do dia, chegamos a Stratford Upon Avon, a cidade natal de Shakespeare, o famoso dramaturgo inglês! A nossa hospedagem era bem no centro da cidade, no Hotel Falcon, um hotel histórico, com todo o charme de uma construção do séc. XVI e fachada em estilo enxaimel. No entanto, os quartos triplos ficam em um anexo super moderno, o que também não foi ruim, pois tivemos assim um quarto grande com todos os confortos necessários. Gostamos muito do hotel.

Hotel-FalconHotel-FalconHotel-FalconA área do entorno do hotel também é muito bonita, sempre com muitos prédios históricos bem conservados. Jantamos no The Garrick Inn, o pub mais antigo da cidade. Vale a visita.

Stratford-Upon-AvonStratford-Upon-AvonStratford-Upon-Avon

No dia seguinte, foi dia de explorar as “casas de Shakespeare”.  Há várias propriedades do séc. XVI para visitas, todas relacionadas à história do bardo inglês, que fazem uma incrível reprodução da era Tudor.
Compramos um combo antecipado pela internet, que vale muito à pena caso se visite mais de 2 propriedades, e há muitas!

Nós optamos por conhecer a casa de Shakespeare

Por ser a mais antiga da rua, torna-se fácil reconhecer que se trata da casa do bardo:

Casa-de-Shakespeare

Mas a entrada se dá alguns metros adiante pelo Shakespeare Centre, uma construção bem mais moderna e que tem uma exposição interativa sobre a história do escritor, sua obra e sua família.

Casa-de-ShakespeareCasa-de-ShakespeareNa parte dos fundos, um pátio interno com atores declamando poemas do escritor.

Casa-de-ShakespearePor dentro, a casa reproduz o estilo da vida no séc. XVI e pessoas com roupas de época ficam disponíveis para nos explicar detalhes do funcionamento da casa. Até a mesa posta com alimentos da época!

Casa-de-ShakespeareCasa-de-ShakespeareParedes revestidas de tecido para ajudar no aquecimento

Enfim, a casa é uma graça e os detalhes absolutamente encantadores! É admirável todo o cuidado para que os visitantes tenham uma experiência de viagem no tempo!

E Anne Hathaway´s Cottage, a casa onde vivia a mulher com quem ele se casou. Essa fica um pouquinho mais afastada do centro, mas há um estacionamento bem no início da rua.

Esse chalé é absolutamente adorável, com seu telhadinho peculiar e lindos jardins! E ainda é um pokestop, que organiza caçadas coletivas! Dá pra ser mais simpático? 🙂

Anne-Hathaways-CottageAnne-Hathaways-CottageAnne-Hathaways-CottageNo interior dessa casa não encontramos atores com roupas de época. Aqui o foco maior era explicar o modo de vida e as rotinas usadas pelos seus moradores, como a forma de cozinhar, a disposição dos cômodos de acordo com a incidência do calor e participação dos membros da família nas tarefas domésticas. As orientadoras explicam como se cozinhava com a ajuda de crianças e animais, em procedimentos que parecem um tanto desumanos, vistos pelo prisma moderno, como colocar meninos em roupas molhadas para girar o assado ou cachorros correndo em rodas para acionar o mecanismo de giro de carnes.

De lá, rumamos para Mary Arden´s Farm, a fazenda da mãe do Shakespeare. Aqui, temos vários atores cuidando da fazenda com roupas de época e reproduzindo a vida no estilo do Séc.XVI. É um local super adaptado para crianças! Na verdade, uma fazendinha da época, onde as crianças podem alimentar os bichos e ajudar na horta.
 Mary-Ardens-Farm Mary-Ardens-FarmMary-Ardens-Farm
 Minha parte preferida foi a cozinha, onde a cozinheira nos contou sobre os hábitos alimentares enquanto cozinhava! Foi uma volta no tempo! Nos contou da obrigação religiosa de comer peixe às sextas, das obrigação legal de comer peixe às quartas para incentivar a pesca real, das licenças para pescar, da preferência por tortas e cereais e da rejeição às batatas, que acabavam de ser descobertas e se imaginava que pudessem ser até venenosas!
Mary-Ardens-Farm
Entre as atividades, há algumas bem curiosas, como o treinamento para a condução de gansos e a falconaria com corujas.
Mary-Ardens-Farm

É possível participar de um almoço Tudor típico e também há um restaurante comum no local. Enfim, um programa super recomendável para famílias!

 

=> A Claudia Cosentino estava de carro alugado, fazendo um roteiro mais completo, veja aqui:

=> Mas você pode chegar diretamente em Stratford Upon Avon de carro (distante de 145Km de Londres): pegue a M40 e na junção 15, pegue a saída para a A429/A46 em direção a Warwick/Stratford/Coventry. A estrada é bem sinalizada.

=> Ou você pode também pegar um trem, saindo da estação Marylebone em Londres ou ônibus da National Express (1 a 2h de viagem).

É uma excelente opção para passar o dia e conhecer lugares fora de Londres!

Leia também:

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

854 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família, com crianças e bebês. Jornalista e mãe de duas meninas de 5 e 2 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios