Ficou fácil viajar com crianças!
 -  Atualizado em 29/10/2020

Documentos para viajar com crianças.

Como qualquer outra pessoa, a criança precisa de documentos para viajar!

  • Se for para dentro do país, lembrem-se sempre de levar a Certidão de Nascimento dele ORIGINAL mesmo viajando em companhia dos pais! Muitos hotéis e pousadas pedem…e saibam que as companhias aéreas não aceitam xerox! (ver regras aqui)

Melhor ainda é fazer diretamente sua Carteira de Identidade, assim o documento a levar é menor! E o lado bom, é que ela é gratuita! Leve a Certidão de Nascimento original da criança e uma cópia, junto com a sua identidade e uma cópia para um posto do Detran. Se o bebê for muito pequeno, leve uma foto 3×4 fundo branco, senão, eles tiram a foto lá mesmo. Vão tomar as impressões digitais de todos os dedos da criança, mesmo que ela tenha alguns dias, e a carteira fica pronta em menos de um mês. Essa é uma opção bem prática para quem vai viajar para a América do Sul!

  • Se for para fora do país, o bebê ou criança tem que ter um Passaporte. No Rio de Janeiro, ele pode ser feito no Aeroporto Internacional (3° andar, Terminal I), e certamente mais prático (e muito menos cheio!), no Shopping Leblon, no Shopping Rio Sul ou no Via Parque! O agendamento deve ser feito por Internet, e vocês devem escolher o dia e hora de atendimento (ver a lista de documentos necessários aqui).

A foto pode ser tirada lá na hora mesmo, eu cheguei a fazer uma foto no fotógrafo, porque pensei que a minha filha fosse pequena demais, mas eles acabaram refazendo a foto na hora: levanta-se a criança por baixo dos braços, e tira-se uma foto rápida, pois o pimpolho tem que olhar para a câmera e não chorar!

IMPORTANTE: a criança deve estar presente na hora da solicitação do passaporte (claro, tiram a foto dela!), mas também uma semana depois, na entrega do documento! Além disso, não esqueçam da certidão de nascimento ou RG da criança e o RG da pessoa responsável que vem buscar o passaporte.

O passaporte deve ser refeito a cada número de anos que a criança tem: se ela tem menos de 1 ano, o passaporte será valido por 1 ano, se ela tem 2, será renovado em 2, e etc até os 5 anos; daí para a frente passa a ser renovado de 5 em 5 anos. Dá trabalho, e obviamente, paga-se uma taxa a cada vez, mas eu achei interessante, pois outros países não fazem assim (e falo por experiência própria, pois a nossa filha tem 2 passaportes de nacionalidades diferentes). Eu achei mais seguro: evita que qualquer pessoa possa viajar com uma criança no lugar de outra: imaginem viajar com uma criança de 4 anos, mostrando seu passaporte com a sua foto aos 4 meses! E vocês sabem que elas mudam muito nessa fase bebê!

  • DICA IMPORTANTE: o novo modelo de passaporte (azul) não tem a filiação, por isso, quando forem viajar, levem a certidão de nascimento ou identidade junto!

Levem todos os documentos para evitar dores de cabeça!

Outra segurança na hora de viajar para fora do país é a Autorização de viagem que deve ser preenchida se a criança não viaja com os DOIS pais (e até os seus 18 anos). Ou seja, normalmente, o pai ou a mãe não consegue sair do país com a criança, sem a autorização do outro pai que não viaja. A Autorização deve ser feita em 2 exemplares, ter período de validade, foto, ser assinada e ter reconhecimento de firma (que hoje em dia pode ser feito por semelhança, a pessoa não precisa mais estar presente). No check in, a Companhia aérea já pede para ver essa autorização; em seguida, uma via será deixada na hora do embarque, no controle dos passaportes, passando pela Polícia Federal.

 

Informações para tirar o Passaporte: www.dpf.gov.br

Documentos para menores de 18 anos: aqui

Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior (fonte: site da Polícia Federal): aqui

ATENÇÃO: Novas regras para fazer viagens internacionais com crianças: aqui

Poupa Tempo em São Paulo: aqui

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

24 comentários para este artigo

  1. marta disse:

    Boa Tarde, Sut-Mie, li numa postagem que a autorização de viagem deve ter foto…mas quem cola essa foto sou eu? Porque pelo que percebi não tem um lugar específico informando onde deve ter foto…Obrigada mais uma vez!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Marta,
      A exigência de foto é antiga. Não é mais obrigatório ter foto, por isso vc não vê mais o espaço para ela! 😉

  2. Juliane disse:

    Bom dia,
    Meu filho de 10 anos, viajará com minha amiga para os EUA e nós (eu e meu ex marido) assinamos, por autenticidade ou verdadeiro, a autorização para que ele possa viajar com ela, porém o despachante me orientou que fizesse uma autorização de menor desacompanhado e esta autorização não consta os dados da minha amiga.
    Preciso fazer outra autorização, seguindo este formulário que está na página deste site?
    Obrigada
    Juliane

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Juliane,
      O Formulário que vc pode imprimir diretamente no blog é o formulário atual que vc pode encontrar nos arquivos da Polícia Federal. Como o seu filho vai viajar com a sua amiga, é melhor ter os dados da sua amiga:
      E como ele vai para os EUA, pode ser interessante fazer 1 via que tem a tradução em inglês: veja este modelo da autorização no link do consulado brasileiro nos Estados Unidos – http://saofrancisco.itamaraty.gov.br/pt-br/autorizacao_para_viagem_de_menor.xml#form (clique em “formulário de autorização de viagem” no texto e vai abrir um arquivo word, que vc pode imprimir).

      A polícia Federal pede que a criança viaje com 2 vias: uma fica com a Polícia Federal na saída do Brasil (a via em português) e a outra com o viajante (a via em inglês, para os EUA). Ambos modelos tem os dados da sua amiga.
      Um abraço

  3. Arleide da Conceição Silva disse:

    Bom dia , minha filha ira viajar com o treinador de futebol dela na próxima semana, gostaria de saber se preciso levar a autorização a algum juiz??

  4. Bianca disse:

    Olá!!!
    Vc sabe dizer se é possível uma criança d 1 ano e 9 meses, viajar para a Argentina somente com a certidão de nascimento???
    Obrigada!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá,
      Para viajar para a Argentina, tem que ser com passaporte ou RG. Não dá para fazer uma viagem internacional com Certidão de Nascimento (isso, só em viagens nacionais).
      Veja se dá tempo de fazer o RG, é rápido e fácil!
      Um abraço

  5. Carine disse:

    Oi.. Meu marido já se encontra em buenos Aires.. Emitiu hoje a passagem para eu e nossa filha ir Tbem na próxima quinta.. Não consigo mais a assinatura dele na autorização de viagem. O que posso fazer? Não conseguirei mais viajar? Só eu e ela?

  6. Emilio Munaro disse:

    Oi Sut,

    Tenho uma dúvida, estou viajando para Orlando com minhas duas sobrinhas, cujo pai, meu irmão é falecido, portanto, estou providenciando a autorização somente da minha cunhada e junta dela anexando o Atestado de Óbito (cópia autenticada). É isso mesmo? Ou preciso fazer algo mais? Vou precisar mesmo ter o mesmo documento em inglês?

    Obrigado.

    Emilio Munaro

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Emiliano,
      É isso mesmo: para cada criança 2 autorizações da mãe + atestado de óbito do pai (é bom ter o original com você). 1 autorização fica com a Polícia Federal quando vc passar por ela e a outra fica com vc durante a viagem toda.
      Para ficar mais tranquilo, a via que fica com você já pode ter a tradução, caso peçam alguma coisa nos EUA: segue um modelo da autorização com tradução em inglês (veja neste link do consulado brasileiro nos Estados Unidos): http://saofrancisco.itamaraty.gov.br/pt-br/autorizacao_de_viagem_para_menor.xml (clique em “formulário de autorização de viagem” no texto e vai abrir um arquivo word, que vc pode imprimir).
      Um abraço

  7. Sandra disse:

    Boa noite, irei viajar para Orlando com minha filha, meu marido precisa fazer a autorização. deve ser feita na PF ou em cartório?

    Obrigada!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Sandra,
      Vc pode imprimir a autorização de viagem em 2 exemplares e levar num cartório onde ela tenha firma aberta para fazer o reconhecimento da firma (pode ser por autenticidade ou semelhança – ele não precisa estar presente).
      Se a sua filha não tem a filiação no passaporte dela, ela deve viajar com RG ou Certidão de Nascimento, além das autorizações e visto, para provar a filiação dela.
      Um abraço

  8. Ivan Furuya disse:

    Ola Sut-Mie
    Li suas matérias mas não sei o quanto elas estão atualizadas. Minha esposa ira viajar sozinha com meu filho para retornar para o pais onde estamos residindo. Porem esquecemos da necessidade desta autorização. Eu posso enviar o documento assinado para ela fazer o reconhecimento de firma no Brasil por semelhança (sem eu estar presente)? Tenho firma aberta num cartorio no Brasil. Agradeco seu rapido retorno. Abraços. Ivan

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Ivan,
      Sim, se vc tem firma aberta, pode enviar 2 autorizações para ela, que pode reconhecê-las por semelhança (sem que você esteja presente). Faça isso logo.
      Outras opções para o futuro, já que vcs moram fora: colocar a autorização diretamente no próximo passaporte do seu filho ou pedir no Consulado brasileiro um atestado de residência fora, que dispensa as autorizações quando a criança está voltando para o país onde reside.
      Um abraço

  9. Silvia disse:

    Olá ,vou viajar com meu filho para portugal o pai tem q enviar duas autorizações ou uma eu posso tirar cópia aqui no Brasil ?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Silvia,
      Já que o pai vai mandar as autorizações, é melhor que sejam 2 exemplares originais mesmo, como a Polícia Federal pede.
      Um abraço

  10. Priscila disse:

    Olá! primeiramente parabéns pelo site!! irei viajar com a minha sobrinha de 17 anos para os EUA, no passaporte dela já consta a autorização para viajar desacompanhada. minha dúvida é, ainda assim precisarei das autorizações dos pais dela para apresentar na policia federal? e lá nos eua precisarei de alguma outra autorização em inglês? obrigada.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Priscila,
      Se o passaporte dela já tem autorização para viajar com terceiros (sem os pais), então não precisa de autorização extra. Nos EUA, normalmente, ela não precisa de autorização extra.
      Um abraço e boa viagem,

  11. Daiane Soares disse:

    Olá! boa tarde
    Gostaria de saber se a autorização posso pegar so um modelo na internet preencher e levar no cartório ?

  12. Eliete disse:

    BOM DIA EU VIAJA PARA MACEIÓ COM MEU FILHO ELE TEM 6 ANOS EU QUERIA SABE SE E NECESSÁRIO FAZER UMA AUTORIZAÇÃO PARA O PAI ASSINAR E AUTENTICAR

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Eliete,
      Para viagens nacionais, não é necessário autorização se a criança viajar com o pai ou a mãe. Mas é necessário o documento dele: RG ou certidão de nascimento original.
      Um abraço

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.