Ficou fácil viajar com crianças!

Passaportes de crianças: veja as mudanças importantes e positivas!

Semana passada, a Polícia Federal fez várias alterações importantes para quem viaja com crianças e que devem facilitar muito as viagens das famílias! Há três grandes mudanças:

=> A filiação finalmente volta a aparecer no passaporte das crianças!
Parecia incrível, mas a filiação não aparecia no novo modelo de passaporte! O passaporte biométrico tem um chip com os dados, mas ainda assim, era necessário levar outros documentos da criança, RG ou certidão de nascimento original porque nem sempre as máquinas leitoras estavam disponíveis!
=> Agora, isso ficou mais simples com a inclusão dos nomes dos pais e até em caso de relações homoafetivas, “genitor 1” e “genitor 2”.
– No caso de divórcio e novo casamento ou mudança do nome da mãe em relação ao da criança, é bom continuar levando a Certidão de casamento/divórcio que mostra a mudança de nome da mãe em relação ao da criança.

=> A autorização de viagem internacional poderá ser incluída no passaporte das crianças!
Antes, essa facilidade só podia ser incluída pelas Repartições Consulares brasileiras no exterior. Só quem morava fora conseguia ter a autorização diretamente no passaporte (ver parágrafo F).
Quem morava no Brasil e queria sair do país sem um dos responsáveis, tinha que fazer a Autorização de viagem à parte!

=> Agora, ela pode ser inserida diretamente no passaporte (para todos: fora e dentro do Brasil), o que é bem mais prático!
Como funciona?

  • Só é possível incluir as autorizações quando for fazer ou refazer o passaporte da criança. Não dá para incluir depois.
    Os passaportes atuais ficam válidos, mas continuam tendo que ter a autorização de saída à parte.

 

  • Quando for fazer ou refazer o passaporte da criança, podem incluir ou não as autorizações diretamente no passaporte.
    Existem 2 tipos de autorizações:

– A autorização internacional para viajar somente com um dos pais (poderes para o genitor),

– A autorização internacional para viajar desacompanhado ou com um dos pais (poderes amplos).

– Se os pais não quiserem incluir nenhuma destas autorizações, podem continuar fazendo os trâmites tradicionais: autorização normal para fazer passaporte da criança e depois, autorizações de saídas à parte.

Para ver os modelos das diferentes autorizações, acesse aqui.

  • A autorização terá a validade do passaporte (geralmente ligada à idade da criança: se ela tem 1 ano, validade de 1 ano. Se ela tem 2 anos, validade de 2. E assim por diante até 5 anos, quando o passaporte passa a ser válido por 5 anos).

Esta nossa autorização foi feita em consulado fora do Brasil, mas é um adesivo assim que será colocado no passaporte da criança

=> Na prática, como isso funciona?
– Um casal junto ou separado que se entende bem e cujas crianças viajam frequentemente de um país para o outro sem um dos pais: pode valer à pena incluir a autorização com poderes para o genitor.
– crianças que viajam muito com avós, dindos, tios ou fazem muito intercâmbio e viajam sós… pode ser interessante fazer a autorização com poderes amplos.
– Um casal que não se entende pode continuar fazendo o sistema tradicional, com autorização de saída internacional a cada viagem (os responsáveis podem se sentir mais seguros dessa forma).
– Um casal em real conflito deve fazer uma autorização na Vara de Infância, onde o Juiz competente poderá decidir se a criança pode viajar ou não.

=> É importante ter em mente que, se por um lado, este novo sistema facilita muito as viagens frequentes da criança, por outro, fica dada a autorização para que ela saia do país com o outro genitor ou desacompanhada. Por isso é importante saber bem em que contexto se colocar!

=> E por fim, a última novidade interessante: a PF envia um aviso automático por email, quando o passaporte está a 8 meses do vencimento! Novidade super prática e, assim, dá para se programar e começar os trâmites para fazer um novo passaporte, lembrando que certos destinos (Europa por ex), pedem um passaporte com 3 meses de validade após a volta para o Brasil!
Justamente, acabei de receber esse email e veio do email novopassaporte@dpf.gov.br

Para mais informações:
Site Polícia Federal: documentação para menores de 18 anos

Resolução 131/2011 -CNJ: aqui

Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior (fonte: site da Polícia Federal): aqui

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

14330 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família e com crianças. Jornalista e mãe de duas meninas de 10 e 6 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

108 comentários para este artigo

  1. Daniela de Castro disse:

    Meu filho de 16 anos vai viajar sozinho para o México para visitar uma amiga que se mudou pra lá. Eu e o pai já preenchemos o formulário de autorização para menores desacompanhados, mas ouvimos dizer que tbem é necessário um formulário similar em espanhol para entrada e sáida do México. Isso procede? O que li através do Portal Consular, no site cgmexico.itamaraty.gov.br é que ele como turista estaria excetuado da exigência de preencher esse formulário. Você poderia me confirmar essa informação? Se ele precisará de algum documento/permissão além do RES.131/2011-CNJ que já tem?
    Desde já agradeço.
    Daniela Castro.

  2. Aix Rizzo disse:

    Ótimas mudanças. Mas quanto à autorização para viagem com um só cônjuge,realmente acho que é uma medida que pode gerar problemas futuros…

  3. alex disse:

    Parabéns pelo blog

    Estou indo com minha esposa e filho para os estados unidos.
    vamos juntos mas eu fico mais um tempo por la.

    Você sabe se precisamos de autorização para ela voltar sozinha com ele?

    muito obrigado

  4. Joselio Santos disse:

    Parabéns pelo blog está me ajudando bastante.
    Vou tirar os passaportes de meus filhos menores (3 e 9 anos)para viajar junto com minha esposa mas, pensando que agora a validade do passporte é de 10 anos e que meu filho deve fazer intercambios por volta dos 14 anos. Seria interessante já preve esse autorização de viajem sem acompanhantes? Fico com receio de alguém roubar o passaporte e tentar fugir com ele. Faz sentido ou do viajando?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Joselio,
      Vcs podem fazer o passaporte com autorização para viajar somente com o pai ou a mãe e quando ele fizer 14 anos, para um intercâmbio, vcs fazem a autorização em papel. Não custa quase nada: é só levar no cartório para reconhecer as firmas e pagar um pouco por isso. Modelo aqui.
      Um abraço

  5. Leila disse:

    Boa noite, li todos os posts acima mas fiquei com algumas dúvidas.
    Viajarei em abril com 2 sobrinhas (12 anos e 15 anos) sem os pais, a de 15 anos tirou o passaporte com a inclusao de autorizaçao de viagem internacional no passaporte.
    Ela precisa desta autorizaçao de saida internacional em 2 vias que vc cita acima?

    Obrigada pelos esclarecimento.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Leila,
      Vcs tem que ver qual autorização ela tem no passaporte dela: só para viajar com um dos pais ou para viajar com terceiros (você)? Se for a de viajar com terceiros, tudo ok, ela não precisa de outras autorizações.
      Se for a de viajar só com um dos pais, nesse caso os pais precisam fazer 2 vias dessa outra autorização permitindo a criança viajar com vc! Os dois devem assinar e reconhecer firma em cartório.
      A de 12 anos tb precisa de 2 vias dessa autorização. E se ela não tem o novo passaporte, é bom que ela leve junto a Certidão original de nascimento ou RG, porque o passaporte não mostra a filiação.
      Um abraço

  6. Juliana disse:

    Olá, gostaria de uma ajuda, vou viajar em Julho com meus sobrinhos, uma de 9 anos e outro de 15 anos, vamos para Roma, mas iremos fazer uma conexão em Madrid. Ambos tem o passaporte com autorização ampla, queria saber se ainda assim preciso de levar uma autorização para sair do Brasil e também para a conexão. Outra dúvida é que queriamos ir para Florença, vamos pegar o trem, também precisa de autorização?
    Desde de já agradeço!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Juliana,
      Se ambos já tem autorização ampla inserida no (novo) passaporte, isso já é válido para sair do Brasil. Nesse caso, não precisa mais de outra autorização! Eu imagino que devem ter a filiação tb no novo passaporte, mas se não tiverem, tem que levar tb o RG ou Certidão de Nascimento original.
      Na Itália, não precisa de autorização para ir de uma cidade para a outra. Além do mais, se vcs forem eventualmente questionados, terão sempre a autorização brasileira no passaporte das crianças.
      Um abraço

  7. Franciene Bretas disse:

    Olá sut, viajo nesse sábado para os Estados Unidos com a minha filha de 5 anos. No passaporte dela já tem a autorização de viajar com um dos pais somente, mas algumas pessoas estão me dizendo que está tendo confusão em alguns aeroportos e não estão deixando a criança embarcar. Você escutou algo disso? Tem alguma informação adicional? Estou preocupada porque o pai dela mora em outro estado, o correios ameaça entrar em greve e não sei se terei tempo hábil de obter tal autorização. Muito obrigada!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      OLá Franciene,
      Se ela tem o novo modelo de passaporte com autorização do pai já incluída, normalmente não tem problema. Só essa autorização é suficiente. E eu não tenho tido retornos de que tem havido problemas nos aeroportos. Eu mesma viajo com as crianças com a autorização diretamente no passaporte e nunca tivemos problemas.
      Se a filiação não está incluída, levar também RG ou Certidão de nascimento original da criança. Se houver alguma mudança no nome da mãe por casamento/divórcio, levar também a certidão de casamento com a mudança de nome.
      Em suma, leve todos os documentos, assim ficam mais tranquilas! (e isso, sem falar do visto, claro)!
      Um abraço

  8. Edward disse:

    Boa tarde!
    Por gentileza, preciso de uma ajuda.
    Tenho 2 filhos que irão passar as ferias de Julho/2015 com a mãe em Portugal e que eu como pai, pretendo preencher o formulário de autorização para que eles possam passar apenas o mês de Julho lá.
    Como sei que ela pretende morar em Portugal, não quero correr o risco de que ela leve as crianças e não volte mais.
    Como posso garantir que ela deverá trazer as crianças ao término das férias de Julho?
    Muito obrigado pela ajuda.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Edward,
      Infelizmente, eu não sei como te ajudar. A Autorização da saída é válida por 2 anos e está escrito expressamente no final dela, que ela só é válida para sair do país e não para fixar residência fora. Mas eu não sei como garantir a volta. É melhor vc se informar em alguma Vara de Infância, ou com um advogado especializado em Direito de Família ou, infelizmente, não autorizar a saída das crianças (nesse último caso, se ela realmente quiser sair do país sem a sua autorização, vcs terão que ir numa Vara de Infância e vc poderá explicar o seu caso).
      Que tudo se resolva da melhor forma possível.
      Um abraço

      • Edward disse:

        Olá,
        Obrigado pelo retorno.
        Entendi, mas pelos outros relatos que li, eu posso ao menos dizer que a autorização é valida por apenas 40 dias e não por dois anos? Dessa forma entendo que ela estando por lá fora desse período, ela estará ilegalmente com as crianças.
        obrigado,
        Abraços.

  9. KAREN DE LAURENTIS disse:

    Sou separada e meu filho não tem contato com o pai. Com esse novo passaporte, precisa da autorização do pai para viajar?

  10. lian disse:

    crianças de 3 meses tem que fazer passaporte pra ir a italia .

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Lian,
      Sim, qualquer pessoa ou criança tem que ter passaporte para viagens internacionais. Independente da idade.
      Um abraço

  11. Mariana Soares Pereira disse:

    Olá Sut-Mie Guibert,
    Minha filha tem 7 anos, e vou tirar o passaporte brasileiro dela pela 1a vez. O pai dele é da Lituânia, e mora em Londres. Ela nasceu no Brasil e ainda não tem o passaporte europeu. Quero mudar com ela para a França no ano que vem. Estou providenciando o passaporte europeu, que para minha surpresa, está sendo muito mais simples de tirar do que o Brasileiro. Para o brasileiro preciso do formulário tipo 2 – poderes amplos – (autorização de expedição de passaporte para menores com inclusão de autorização de viagem internacional?
    Devo preenchê-lo e reconhecer firma,e depois envio para Londres para o pai assinar e levar para o consulado brasileiro em Londres, para que sua firma seja reconhecida? É este o procedimento? Obrigada
    Mariana Soares

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Mariana,
      Sim, para o passaporte dela, vc deve fazê-lo com a autorização de expedição de passaporte, inclusão da filiação e autorização de viagem internacional.
      Eu não sei bem como acontece já que o pai mora fora, mas vc pode enviar para ele, ele reconhece firma no consulado e te manda de volta. Aí somente, vc reconhece a sua firma para a data não ficar tão longe. Mas seria bom que ele se informasse no consulado para ter certeza desse procedimento.
      Um abraço

  12. Kelly disse:

    Boa noite.
    Moro fora do país com o meu filho, tenho a guarda dele definitiva. Fazendo o passaporte dele com a autorização de viagem eu vou precisar também da antiga autorização do pai dele reconocida em cartório para poder viajar com o meu filho de Volta ou somente a autorização do passaporte é o suficiente para eu sair do Brasil?

  13. Sandra disse:

    Olá, Sut-Mie Guilbert,

    O pai do meu filho já autorizou a viagem e já fizemos a autenticação em cartório. Preciso anexar junto ao formulário a cópia do RG do pai?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Sandra,
      Não precisa da cópia do RG do pai, mas leve junto com o passaporte do seu filho, o RG dele ou a Certidão de nascimento que mostra a filiação dele. Aí, verificam o nome do pai… 😉
      Se tiver alguma mudança no seu nome em relação ao que está nos documentos do seu filho, leve tb a sua certidão de casamento/divórcio.
      Um abraço

  14. Ligia disse:

    Bom dia.

    Em janeiro eu me casarei e mudarei para a França. Sou divorciada e irei fazer o passaporte da minha filha de 5 anos. Estou com muita dúvida sobre o que fazer. Li as perguntas acima assim como o artigo que você escreveu.
    Minha situação:
    -No momento do divórcio não foi escrito que eu tenho a guarda da minha filha;
    -O pai casou e mora em outro estado;
    -Temos contato com ele mas não é frequente.

    Agradeço sua ajuda,

    Ligia

  15. Ana Clara disse:

    A autorização deve ser obrigatoriamente escrita com letra de forma?Tem algum problema ser escrita com letra cursiva?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Ana,
      Depende da sua letra cursiva…mas geralmente é mais fácil em letra de forma mesmo para que todos possam ler facilmente.
      Um abraço

  16. Cassia disse:

    Boa noite.
    Tenho uma filha de 14 anos.
    E gostaria de saber qual passaporte seria melhor.
    Ficaremos 2 anos na Austrália.
    Sou separada mas convivo numa boa com o pai dela.
    Desde já obrigado

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Cassia,
      Isso é bastante pessoal e varia de caso para caso. Como o casal é separado, é mais fácil ela ter a autorização de viagem diretamente no passaporte (normalmente, viajando na companhia de um dos pais).
      Ela já viaja sozinha? Tem esse hábito? Se for o caso, e para facilitar, vocês podem pensar na autorização ampla, que indica que ela pode viajar sozinha. Mas atenção: tendo a possibilidade e dinheiro, ela pode viajar sempre sozinha, quando ela quiser! Você que deve medir, portanto, o quanto isso facilita e o quanto o passaporte dela deve ficar sob 7 chaves! 🙂 (desculpe o ponto delicado, mas temos que pensar em tudo. Não digo que é o caso da sua filha, longe disso! Mas, por exemplo, aqui mesmo já tive adolescentes me perguntando como fazer para viajar atrás da namorada sem a autorização dos pais! Um passaporte desses -com autorização ampla- permite que o adolescente viaje sem precisar de autorizações)! Porém, há situações, em que é mais prático e fácil ter a autorização ampla. O caso da sua filha se ela começar a fazer muitas idas e voltas sozinha.
      Um abraço

  17. Bruna disse:

    Boa tarde,

    Viu tirar o passaporte da minha filha, e, o pai não poderá estar presente. Neste caso, ele mesmo tem que ir até o cartório reconhecer firma da autorização ou eu posso pegar a autorização com a assinatura dele e ir até o cartório para reconhecer?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Bruna,
      Normalmente, pode ser um reconhecimento por semelhança, ele não precisa estar presente. Note que agora, junto com a autorização para fazer o passaporte, tem também a autorização de viagem com um dos dois (ou em outro modelo, com terceiros) que vc pode colocar diretamente no passaporte.
      Vc tb deve preencher essa autorização e reconhecer firma.
      Um abraço

  18. Fábio Alves disse:

    Oi eu tenho 16 anos, é irei fazer uma viagem para França com o diretor da minha instituição, é o meu passaporte já veio com autorização impressa (Poderes Amplos) será necessário fazer um outra autorização ou essa serve?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Fábio,
      Se o seu passaporte já vem com autorização (poderes amplos) impressa, normalmente não tem problema. Essa é a autorização. Ainda assim, leve outros documentos seus, como RG ou certidão de nascimento original.
      Um abraço

  19. Jamily disse:

    Olá, vou viajar com meu namorado para a Suíça, minha mãe concordou e meus avós também, eles são divorciados, meu pai não quer autorizar minha viagem, lembrando que só vai eu e meu namorado que é de maior visitar a família dele, o que devo fazer já que meu pai não autoriza mas minha mãe sim?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Jamily,
      Se vc é menor de idade, não tem jeito: vc tem que ter a autorização do seu pai! Tanto para fazer um passaporte (se ainda não o tiver) quanto para sair do país!
      Se vc não conseguir um acordo com ele, a sua mãe tem que ir numa Vara de Infância e fazer um Alvará Judicial de Suprimento Paterno para Autorização de Viagem Internacional. O Juiz vai querer saber porque o pai não está autorizando.
      Se vc conseguir autorização tem que ter 2 autorizações de cada um, do pai e da mãe. Uma via de cada vai ficar na Polícia Federal, quando vc passar por ela no aeroporto, e as outras vão fica com vc durante a viagem toda.
      Um abraço

  20. Valeria disse:

    Ola, minha filha tem 10 anos, vivo com ela no Panama e o pai dela vive em Costa Rica. A autorização já está no passaporte novo dela (junto com filiação, inclusive). Por favor, estou querendo ir com ela ao EUA e gostaria de saber se eu posso sair do Panama e entrar e sair dos EUA com ela so com esta autorizaçao.

    Desejo um feliz Natal para voce e sua familia. Deus te abençoe

    Um abraço

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Valeria,
      Se a autorização já está no novo passaporte, normalmente vc não tem problemas para sair com ela do país, já que está autorizada, pelo Pai, à fazê-lo!
      Um abraço, boa viagem e Feliz 2016 para vcs tb! 😉

    • Valdene disse:

      Eu e meu filho de 16 anos vamos viajar para Portugal só que não consigo entrar em contato com o pai dele que somos separados a muito tempo como faço pra fazer a autorização pra tirar o passaporte dele?

      • Sut-Mie Guibert disse:

        Olá Valdene,
        Você tem que entrar em contato com um Juizado de Menores e um Juiz pode dar essa autorização. Mas informe-se o mais breve possível, porque os prazos dependem de cada juizado e pode demorar.
        Um abraço

  21. Alba disse:

    Olá! Muito bom o seu blog! Parabéns! Li o artigo sobre passaporte, mas ainda fiquei com uma dúvida, pretendo viajar com meu bebê e ainda irei tirar o passaporte, mas qual será a validade? Se tirar com 10 meses a validade será de 1 ano? Antes de completar 2 anos terei que tirar novamente? Obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Alba,
      É isso mesmo: o passaporte terá validade de 1 ano e antes dos 2 terá que tirar novamente… isso é para proteção das crianças que mudam muito em pouco tempo. E, obviamente, vc terá que refazer toda a burocracia e pagar uma nova taxa a cada renovação de passaporte até a criança ter 5 anos, quando renovará de 5 em 5 anos.
      Um abraço

  22. Douglas disse:

    Eu preenchi errado Valeria, como faço para alterar o tipo de autorização, devo emitir um novo requerimento?

  23. Luciene disse:

    Olá eu vou viajar com meu filho pai dele reconheceu firma da autorização do passaporte dele e foi colocado no passaporte do meu filho mais ele sempre está de bira comigo eu meu filho vamos ficar 3 meses fora ele pode fazer algo contra mim neste tempo que eu vou ficar ausente …

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá,
      Se ele permitiu a autorização no passaporte, vcs conseguem sair do país para viajar (e não estabelecer moradia fora).
      Sobre ele conseguir fazer algo contra você, eu sinceramente não sei e prefiro que você se informe com um advogado ou um Juiz numa Vara de Infância.
      Um abraço

  24. Graziella disse:

    Oi,apesar de muito esclarecedor ainda fiquei com dúvidas!Vamos lá.
    São 3 documentos que temos que apresentar na PF, AUTORIZAÇÃO PARA CONCESSÃO DE PASSAPORTE, FORMULÁRIO PADRÃO COM INCLUSÃO DE AUTORIZAÇÃO E A AUTORIZAÇÃO? Algum tem que ser em cartório? Obg

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Graziella,
      O formulário de autorização para fazer passaporte pode ser em uma via só, assinado pelos dois (assina lá na hora). Os dois pais devem comparecer para fazer o passaporte da criança. Se um dos dois não puder ir, esse formulário deve ter firma reconhecida em cartório daquele que não consegue estar presente.
      A autorização para fazer passaporte existe em 3 modelos (e vcs tem que escolher um):
      – autorização somente para fazer passaporte,
      – autorização para fazer passaporte + viajar só com um dos pais,
      ou – autorização para fazer passaporte + viajar com qualquer pessoa.
      Veja aqui os 3 modelos e escolha o qual se adapta melhor à situação de vcs http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-menores-de-18-anos
      Um abraço

  25. silvia disse:

    Olá, estou planejando uma viagem aos EUA com minha filha de 10 anos….porém não temos contato com o pai dela porque ele está preso…ele não pode comparecer pra tirar o passaporte dela nem assinar a autorização…..como faço nesses casos?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Silvia,
      Vc terá que ir numa Vara de Infância e fazer um “Alvará Judicial de Suprimento Paterno para Autorização de Viagem Internacional junto com autorização de passaporte”.
      Depois, pedir o visto americano.
      Não deixa nada disso para a última hora 😉
      Um abraço

  26. erlon disse:

    Olá, estou tirando o passaporte do meu filho, e fiquei na duvida do formulario de autorização, é necessario ser em 2 vias ou pode ser 1 via apenas, e se tem que ser reconhecida firma, vou viajar eu e meu marido juntos, obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Erlon,
      O formulário de autorização para fazer passaporte pode ser em uma via só, assinado pelos dois (assina lá na hora). Os dois pais devem comparecer para fazer o passaporte da criança. Se um dos dois não puder ir, esse formulário deve ter firma reconhecida em cartório daquele que não consegue estar presente.
      A autorização para fazer passaporte existe em 3 modelos (e vcs tem que escolher um):
      – autorização somente para fazer passaporte,
      – autorização para fazer passaporte + viajar só com um dos pais,
      – autorização para fazer passaporte + viajar com qualquer pessoa.
      Veja aqui os 3 modelos e escolha o qual se adapta melhor à situação de vcs http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-menores-de-18-anos
      Um abraço

  27. Graziella disse:

    Olá Bom dia!
    Vou tirar o passaporte das crianças com autorização para genitor.
    São 3 formulários a serem preenchidos?Quais?
    Qual documento tem que ser em duas vias e em cartório.
    Muito Obrigada

  28. Flavia disse:

    Meu irmão não conviveu com a filha que teve quando adolescente e quem a criou fui eu, mas não tenho a guarda pois tenho um bom relacionamento com a mãe dela, que não vê meu irmão desde que a criança nasceu, e sempre que preciso do responsável legal, para alguma coisa, busco a mãe para resolver o assunto. Queria dar para ela de 15 anos uma viagem para os EUA, mas estou com duvidas se conseguiria tirar o passaporte dela. A mãe da criança adorou a ideia e me ajudará no que for preciso, mas como tirar o passaporte se o pai não quer nem saber saber? Existe alguma forma da mãe conseguir isto sem precisar deste pai ausente?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Flavia,
      A mãe tem que ir numa Vara de Infância e fazer um “Alvará Judicial de Suprimento Paterno para Autorização de Viagem Internacional (para ela poder viajar com você) junto com autorização de passaporte” se ela ainda não o tem. Depois, ainda precisa pedir o visto.
      Um abraço

  29. Rejane disse:

    Olá,

    Tenho uma filha menor de 16 anos, vou tirar o passaporte dela pela primeira vez, sou Divorciada do pai dela,tenho a guarda definitiva, o problema que não tenho contato com o pai de minha filha, por motivo de vários conflitos, e creio que não vai querer dar autorização, como devo proceder nesta situação, a onde recorrer para esta solicitando esta autorização, quero fazer Autorização Ampla, para que minha filha viaje para o Brasil e o pais no qual vamos morar.

  30. Mayla Santos disse:

    Boa tarde!
    Minha filha é registrada so no meu nome e quero ir para suiça com ela.
    Qual formulario devo preencher?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Mayla,
      Se ela é registrada só no seu novo e vai viajar com você, então não precisa de Autorização de Saída do país. Leve os documentos dela (passaporte e RG/Certidão de nascimento) que mostram que só vc é responsável por ela.
      Um abraço

  31. Eliane disse:

    Matéria muito boa e importante !!

    Quem viaja com crianças precisa muito dessas orientações

  32. Miria disse:

    O passaporte do meu filho soh vence em 2019 eu consigo solicitar um novo mesmo antes de vencer?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Miria,
      Poder, pode. Você vai ter que agendar e pagar um novo. É o que aconteceria se você perdesse ou estragasse o passaporte atual. E o novo passaporte vai continuar valendo o tempo = à idade do seu filho (se ele tiver menos de 5, depende da idade dele, senão tem que renovar o passaporte de 5 em 5 anos).
      Um abraço

  33. Silvia Regina disse:

    Boa noite! Quando preenchi os dados no site da pf escolhi não autorizar as viagens só com um dos pais, porém agora mudei de ideia e queria trocar. Ainda dá tempo, visto que ainda não compareci na pf pata emissão?

  34. Paula Couceiro disse:

    bom dia,

    Irei viajar com minha enteada. Meu marido e a mãe dela já fizeram o passaporte autorizando ela viajar desacompanhada de ambos.O único documento que preciso levar dela é o passaporte? Esse passaporte vale para viajar para qualquer país? Ou tem algum país que não aceita essa autorização no passaporte?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Paula,
      Essa autorização é para SAIR do Brasil, portanto só vale no Brasil. É importante se informar sobre os países para os quais vão. Normalmente, não tem problema porque a criança está só em turismo e passeio. Esse tipo de regra (saída de menores) vale principalmente para residentes nos países ou nacionais.
      Um abraço

  35. wanessa disse:

    ola eu moro em portugal e tenho passaporte portugues,meu filho de 13 anos tambem tem passaporte portugues,mais o pai mora no Brasil,eu quero ir com meu filho nos EUA,E TENHO TAMBEM O PASSAPORTE BRASILEIRO,MEU FILHO PRECISA DE VISTO? OU SE ENTRAR COM PASSAPORTE PORTUGUES,TEM QUE TER AUTORIZAÇAO DO PAI?

  36. Eliane Maia disse:

    Bom dia,
    Vou viajar para Orlando, com minha sobrinha de 15 anos, ela tem autorização para viajar desacompanhada. Minha dúvida é se preciso algum documento quando chegar na imigração americana, ou eles pedem somente o passaporte com o visto.

    Um abraço

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Eliane,
      A priori a imigração americana não pede nada, somente o passaporte e visto mesmo. Se ela tem a autorização de viagem no passaporte dela (ou um exemplar em papel), não tem problema, caso eles peçam alguma coisa. Mas eles não pedem nada, porque essa autorização é para SAIR do Brasil e não tem à ver com a entrada nos EUA.
      Um abraço

  37. FAD disse:

    onde consigo modelo de consentimento do pai para fixação de residencia de menor no exterior?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Nanda,
      Você tem que ver isso com um advogado ou em um Juizado de Menores. Só conheço o modelo de autorização para viajar, que não serve para fixar residência; isso está bem explícito.
      Um abraço

  38. Flavia disse:

    Olá!
    Minha sobrinha de 8 anos tem o visto e a autorização no passaporte para viajar desacompanhada…Ela irá para os Estados Unidos sob os cuidados da companhia área. Será que terá algum problema?

    Abraço

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Flavia,
      Se ela for de Latam (Tam), esta já tem um sistema de acompanhamento on line da criança, que é muito interessante! Veja aqui.
      De resto, converse bastante com ela, para ela não ficar apreensiva. Vejam o que ela vai levar na cabine (livro? Ipad? Fones de ouvido…)
      Um abraço,

  39. Thais Leika disse:

    Olá Sut-Mie,
    Estou procurando alguma informação se essa autorização no passaporte já vale também para cruzeiro internacional, ou se é só para saída do Brasil. No meu caso, fiz essa autorização junto com o pai da minha filha, porem ele não ira no cruzeiro conosco (somos separados).
    Desde já obrigada

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Thais,
      Sim, essa autorização no passaporte vale somente para a SAÍDA do Brasil. Normalmente, nos sites dos cruzeiros, vc tem um modelo para fazer para quem viaja com criança desacompanhada dos 2 pais. É um modelo simples, de autorização assinada pelo pai.
      Mas eles não pedem nada no cruzeiro…no entanto, é sempre bom ter uma autorização na manga.
      Um abraço

  40. Carla disse:

    Meu noivo vai iniciar processo do visto k1 e K2 para que eu possa levar minha filha junto comigo na viajem. Gostaria de saber se o pai da minha filha não quiser autorizar que ela viajem comigo, o que terei que fazer

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Carla,
      Se o pai da sua filha não quiser autorizar, você tem que ir numa Vara de Infância e pedir essa autorização à um Juiz, que poderá lhe conceder a autorização para viajar ou não. Veja no Google onde tem Varas de Infância na sua cidade.
      Um abraço

  41. Vanessa disse:

    Bom dia, eu e meu atual marido (padastro das crianças) queremos viajar para o exterior, porém eu e meu ex marido não nos damos tão bem, então eu posso tirar o passaporte normal, sem a autorização dele, e pegar a autorização com ele somente quando nós formos viajar? Pq não temos uma data certa, mas queria deixar o passaporte pronto… Quero fazer tudo dentro da lei…

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Vanessa,
      Não tem jeito. Você realmente precisa da autorização do pai das crianças para fazer o passaporte delas. E depois, precisará de novo para a autorização de viagem. Se ele aceitar e para facilitar, você pode fazer o modelo de passaporte que já tem a autorização de viagem incluída.
      Um abraço

  42. Luíza silva disse:

    Gostaria de saber como posso tirar passaporte do meu filho que está com 14 anos o pai está trabalhando com futebol. No exterior quero colocar a opção viajar sozinho ou com um dos genitores pois é mais ampla só que o meu marido não está no Brasil para assinar . Como proceder? Minha sogra tem uma procuração dele mais não é específica para passaporte ela poderia assina ? Desde já agradeco

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Luiza,
      É melhor você se informar na Polícia Federal mesmo. Não me parece que essa procuração da sua sogra possa servir. Talvez você tenha que ir num Juizado de Menores (e o Juiz te dá essa autorização para fazer passaporte com a autorização) ou o seu marido pode ir no Consulado do Brasil onde ele está, e fazer as autorizações e te mandar…
      Um abraço

  43. maria disse:

    Olá. Obrigada pelas dicas e informações. Eu e meu espos, estamos decididos a morar em Portugal, e temos um filho de 4 anos, que já tem passaporte, mas está vencido. Sabe me informar quais passos para renovação do mesmo? obrigada

  44. Rebecca disse:

    Olá!
    Gostaria de saber se pudesse me retirar uma dúvida.
    Tenho 2 filhos de menor, e sou divorciada recentemente.
    Tirei o passaporte dos dois, e o pai assinou tudo certo.
    Vamos morar no exterior, eu e meus dois filhos pela qual tenho a gaurda total deles.
    Porem como ele está em conflito comigo, ele tem como cancelar a assinatura até irmos embora para o exterior?
    Tem uma diferença dentre as ”assinaturas” de morar no exterior? Quando formos na policia federal solicitar o passaporte, assinamos para um dos pais sair para o exterior com os menores.
    Fiquei em ´duvida… obrigada.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Rebecca,
      Está escrito bem claro nessas autorizações, que elas são DE VIAGEM e não autorizações para MORAR FORA do país. :/
      Em função disso, é bom você se informar melhor em alguma Vara de Infância, no Consulado do país para onde você quer ir, ou até no Consulado Brasileiro de onde vc vai.
      Um abraço

  45. Alexandre disse:

    Bom dia,meu nome é Alexandre. Sou separado e pretendo viajar com meu filho para a disney, porém ela não quer assinar está autorização. O que devo fazer?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Alexandre,
      Para poder levar o seu filho para a Disney, você precisa da autorização da mãe em vários níveis: para fazer passaporte, para ter o visto e para sair do país. Se o seu filho já tiver passaporte, fica mais fácil para você. E se o passaporte for europeu, por exemplo, nem precisa de visto, somente autorização pelo ESTA.
      Mas para sair do país, não tem jeito, você precisa de autorização e a única solução se ela não quer assinar é ir numa Vara de Infância pedir a autorização para um Juiz. Antes de ir, ligue, porque algumas dão logo essa autorização, outras pedem mais tempo.
      Um abraço

  46. erika disse:

    Bom dia gostaria de saber :
    EU tirei pela primeira vez o passaporte dela (o meu eu ja tenho) ja tirei o passaporte com a autorizacao no passaporte com ela viajando sozinha ou com um dos pais,vamos em fevereiro 2017 para os EUA o que preciso levar eh so apenas o passaporte ? ou tem outro doct que o pai dela precisa ir no cartorio PARA AUTORIZAR (nao temos um bom convivio)?

    • erika disse:

      * dela refiro a minha filha de 7 anos .

      • Sut-Mie Guibert disse:

        Olá Erika,
        Você deve levar o passaporte dela com autorização (já inserida) e visto. Leve tb RG ou certidão de nascimento. Não que precise, mas é sempre bom ter outros documentos dela com vc. Como a autorização já está no passaporte, o pai não precisa fazer mais nada.
        Além disso, é bom ter um seguro viagem também, ainda mais indo para os Estados Unidos. Use o código 2017AFL para ter 15% de desconto.
        Um abraço,

  47. monica disse:

    Ola!!
    Tenho uma filha de 8 anos, há 4 me casei novamente e alterei meu nome…tirei o passaporte dela ano passado mas em todos os documentos dela consta meu nome antigo (do casamento com pai dela). O que eu devo levar no caso de viagem internacional? Até para tirar visto dela, preciso de que? obrigada!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Monica,
      Vc precisa levar a sua certidão de casamento que mostra a sua mudança de nome. Para viagem internacional dela, vc precisa do passaporte dela, RG para mostrar a filiação e a sua certidão de casamento.
      Sobre visto, é melhor ver no site do Consulado do país para o qual vc quer ir.
      Um abraço

  48. roraima disse:

    oi tudo bem
    vou viajar com meu filho de 11 anos sou separa do pai dele que mora em outro estado se eu optar pela opção 2 do formulario impresso no passaporte o pai tem que estar presente na PF tambem ?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá,
      Ele não precisa estar presente, mas ele precisa imprimir essa opção 2 do formulário, colocar os dados dele, assinar e reconhecer a firma (por autenticidade – ele mesmo tem que ir no cartório). Depois, ele pode te enviar isso e vc vai fazer o passaporte com os outros documentos que são pedidos: veja aqui.
      Um abraço

  49. Silvania disse:

    Então estou com uma dúvida meu filho está vindo me visitar com minha cunhada a única autorização que está trazendo e a do passaporte autorizado a viajar com um dos genitores ou desacompanhado .vai ter problemas na embarcação ou posso ficar tranquila.

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Silvania,

      Se o seu filho tem a autorização no passaporte para viajar com a sua cunhada (desacompanhado – sem um dos pais), tudo certo. Peça para ela levar todos os documentos que tem dele: passaporte e RG ou certidão de nascimento. Não vai precisar mas, na dúvida, é bom ter tudo à mão!
      Um abraço

  50. Ana Paula Machado disse:

    Ola!! Estou na suíça e meu filho esta no Brasil? Posso emitir o passaporte Brasileiro dele aqui na suíça para ele viajar? O pai dele ira me mandar a autorização com firma reconhecida. Obrigada!!

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Ana Paula,
      A criança precisa estar presente, portanto quem está com ela é que tem que fazer o passaporte. Se o pai é que está com ele no Brasil, ele é que tem que fazer o passaporte. E vc pode fazer uma autorização no Consulado Brasileiro e mandar para ele.
      Um abraço

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios