Ficou fácil viajar com crianças!
 -  Atualizado em 30/07/2019

Pedalando com as crianças no Brasil e na Europa.

Hoje é dia 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro! Uma excelente oportunidade para falarmos de cicloturismo e passeios bacanas de bicicleta que podem ser feitos em família:

No Rio de Janeiro

Existe uma ciclovia de 7,5 Km que dá a volta da Lagoa Rodrigo de Freitas, com vários pontos de aluguel de bicicletas, inclusive umas com cadeirinhas de criança. Outra opção que agrada bastante às crianças pequenas é alugar o quadriciclo familiar, onde elas ainda ficam na frente.

Ao longo da orla, do Leblon até o Leme, existe uma pista ciclável, que continua de Botafogo, passando pelo Flamengo, até o Centro. Com crianças, essas pistas nem são aconselháveis por serem estreitas e divididas com outros esportistas corredores. Mas todo domingo e feriado, as avenidas dessas áreas fecham e se tornam completamente pedestres, para o deleite das famílias:  muitas pessoas de skate, patins e é possível alugar bicicletas e motocicletas infantis…

Em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo criou a CicloFaixa de Lazer para a cidade, que interliga os Parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos e o Futuro Parque Clube do Chuvisco através de uma faixa exclusiva para bicicletas sinalizadas nas ruas. Existem postos para calibrar os pneus, mapas do percurso, postos SOS com mecânicos que ajudam em caso de problemas.

São 45 Km para pedalar em família com tranquilidade e segurança e dá para conhecer São Paulo de parque em parque, sempre de bike.

O percurso funciona aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h.

Em Amsterdam

Na cidade das bicicletas por excelência, é possível alugar bicicletas infantis ou com cadeirinhas de crianças na MacBike ao lado da estação de trem (saindo da estação, à esquerda). Porém, cheguem cedo, porque as bicicletas infantis acabam rápido. Todo mundo quer pedalar em Amsterdam, ainda mais se estiver bom tempo!

Em Londres:

Porque não fazer uma visita diferente e conhecer os principais monumentos de bicicleta? A empresa Fat Tire Bike Tours tem vários percursos com guias e alguns podem ser feitos com crianças.

Os organizadores garantem: não precisa ser atleta para fazer este passeio. Qualquer pessoa saudável, que saiba andar de bicicleta, consegue percorrer os lindos 11 km do percurso que começa e termina na entrada da estação de metrô de Queensway. São quatro horas de passeio, mas a cada 10 minutos há uma paradinha técnica, para fotos e explicações do guia, e no meio do percurso há uma parada maior para o lanche.

Preço: £20,00/£18,00 para estudantes– a bicicicleta, o capacete e o guia.

Em Berlin

Berlin é super plana e ali também existe uma filial da Fat Tire Bike Tours, com cadeirinhas e capacetes de crianças, trailers para crianças, bicicletas infantis…tudo para passeios em família.

No próprio site é possível ver fotos de passeios com a participação das crianças.

A empresa também tem filiais em Barcelona e Paris.

Em Paris:

Existe o já famoso sistema de aluguel de bicicletas, o Vélib, mas que tem o defeito de não ter bicicletas com cadeirinhas, portanto não adaptadas para as famílias. Além do mais, as bicicletas são aconselháveis à partir dos 14 anos.

ATUALIZAÇÃO: desde junho 2014, existe agora o P’tit Vélib para crianças de 2 a 8 anos, que vem com capacete, inclusive! Os P’tit Vélibs só ficam disponíveis durante o verão europeu e por enquanto em 6 pontos específicos: No Jardin d’Acclimatation, Bois de Boulogne, Bois de Vincennes, Canal de l’Ourcq e Paris Plage.

P'tit VélibEm Versailles, para visitar os jardins do Castelo, é possível alugar bicicletas. O aluguel fica na entrada do Grand Canal, do lado direito.

Em Neuilly, em frente ao Jardin d´Acclimatation, de 15 de abril a 16 de outubro, às quartas-feiras e finais de semana, também é possível alugar bicicletas e passear no Bois de Boulogne, um bosque enorme com lago: um lugar super bucólico para fazer um piquenique!

Ou, é possível alugar no Paris Vélo Sympa onde há cadeirinhas, bikes duplas, capacetes…

Aproveitando assim o Dia Mundial sem Carro, ficam aqui algumas dicas e ideias para férias e programas cicloturistas com crianças. Se vocês tiverem mais dicas de lugares, dividam com as outras famílias viajantes nos comentários. 🙂

Para mais informações:

São Paulo- CicloFaixa de Lazer: ciclofaixa.com.br

Amsterdam – MacBike: macbike.nl

Londres, Berlin, Barcelona e Paris – Fat Tire Bike Tours: www.fattiretours.com

Paris – Vélib: www.velib-metropole.fr

Paris Vélo Sympa: parisvelosympa.com/location-velo

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

 

 

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

5 comentários para este artigo

  1. piscardeolhos disse:

    Sut-mie, saudade de você! Tudo bem por aí?
    Aqui em Cingapura a bicicleta é meu meio de transporte oficial: levo e busco filhote na escola, vou ao supermercado, pro yoga, pra tu-do (quer dizer, pra tudo que não requeira glamour e dignidade, porque, né – 28 graus e muuuuita umidade, vc pode imaginar como a pessoa fica depois de meia hora…)
    Amei o post, amei.
    muitos beijos, queridona!

  2. Eunápio LaGES disse:

    Bom dia;
    Já fazemos viagens pelo país com a nossa filha de 04 anos. Estamos planejando uma viagem para Europa (Inglaterra/França/Itália) para Abril de 2012. Gostaria de saber se vocês possuem algum roteiro para criança ou algo na Itália?
    Abraços

  3. Ana-mãe mochileira,filho malinha disse:

    Oiii Sut!! Que delicia é pedalar em familia…infelizmente aqui na cidade não temos ciclovidas(um absurdo) e fica dificil praticar essa atividade tão gostosa..e poucos são os parques por aqui..devia ter um movimento que incentivasse mais essa pratica no Brasil..
    Amei o post,como sempre…beijos e otima semana!!!

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios