O nosso roteiro em…Santa Catarina com crianças: dicas do Artur (8 anos), Vitor (5 anos) e seus pais.
Convidada Especial | Ana Luisa Juca
“Final de março, fomos conhecer Santa Catarina em família. Vou resumir o que fizemos e vocês podem acrescentar “tudo lindo“, “amamos tudo“, “quero morar aqui” a cada cidade/lugar visitado, de tanto que gostamos! 🙂
Chegamos pelo aeroporto de Floripa com passagens adquiridas com milhas da TAM, pegamos o carro alugado e seguimos direto para o Balneário Camboriú. Foram 12 noites no total: 3 noites em Balneário Camboriú, 3 noites em Penha, 1 noite em Blumenau e 5 noites em Florianópolis.
3 noites em Balneário Camboriú
A nossa programação foi:
– 1 dia para o Parque Unipraias/Barco Pirata/Praia Laranjeiras/Praia Brava,
O Parque Unipraias é fantástico, organizado, bem sinalizado e seguro, e conta com vários quiosques de lanches na parada Mata Atlântica. Não fizemos o Youhooo (trenó de montanha. Crianças devem ter uma altura mínima de 1, 10m) nem o Ziprider (altura mínima 1,35m e 34Kg), mas andamos na trilha, fomos no mirante, tomamos caldo de cana com limão e andamos no bondinho. Dá para comprar os ingressos on line.
Já, no Barco Pirata, os meus meninos não se encantaram: estava muito cheio, com axé alto e antigo e brincadeiras mais adultas. Mas gostamos muito da Praia de Laranjeiras que é lindíssima.
– 1 dia para Bombinhas/Trilha Morro do Macaco
Bombinhas é linda e adoramos a praia de Canto Grande e a vista do Morro do Macaco (preferimos fazer a trilha curta, pagando o acesso pelo Mirante 360º, que também tem um mini museu com pedras e fósseis de várias espécies animais). Andamos de pedalinho, com direito a ver tartaruga no mar, e passeamos por quase todas as outras praias.
– 1 dia para Morro do Careca/Cristo Luz/Interpraias (parando em todas as praias)
Rodamos a Interpraias já com as malas no carro, rumo a Penha. Paramos em Estaleiro, Estaleirinho, Taquaras e Taquarinhas para os meninos brincarem e tomarem banho, cada uma mais linda e isolada que a outra, mas sempre com alguma família nas areias. A ida ao Morro do Careca também vale a pena, pelo visual lindo lá de cima. Já o Cristo Luz fomos até a entrada, mas estava fechado.
Ficamos no $$$ Hotel Melo que tem quartos familiares para 4 pessoas e recomendo! E, todas as noites andávamos um pouco na Orla de Balneário, que fica sempre sempre cheia de gente, incluindo crianças de todas as idades, brincando e praticando esportes na calçada e na areia da praia.
3 noites em Penha
Em Penha, fizemos 2 dias de Beto Carrero (um com muito sol e outro com muita chuva) e no último dia demos uma rodada pela cidade e pelas praias até o Morro do Vigia. Ficamos no $$$ Vila Olaria e adoramos. Pousada simples mas completa com super atendimento, piscina, área de recreação ótima, café da manhã gostoso e o melhor: íamos e voltávamos a pé para o Beto Carrero! Chegamos no fim da tarde cansados de tanta praia (Interpraias) e deixamos os meninos curtirem a pousada que tem duas piscinas pequenas, campo de futebol, parque de madeira e sala de jogos.
Dividimos o Beto Carrero em dois dias e foi ótimo, porque meus pequenos não estão acostumados a andar tanto e pudemos fazer tudo com calma. Teleférico, pedalinho, bate bate, fomos em todas as áreas mas só fizemos os brinquedos mais leves/infantis. Os meninos amaram a montanha russa Dum Dum (fomos seis vezes) e todos os shows são muito bem produzidos (na minha opinião, eles são o ponto alto do parque, junto com as montanhas russas radicais, para quem gosta). Repetimos o Sonho de Cowboy, o Dinomagic e o crazy river. Não gostei do Excalibur, mas os pequenos queriam morar lá se eu deixasse. 🙂
Os ingressos podem ser comprados on line.
1 noite em Blumenau
De Penha fomos a Pomerode, “a cidade mais alemã do Brasil”, mas acho que a forte chuva não permitiu revelar a beleza que tanto falam da cidade; ainda assim, aproveitamos: almoçamos no restaurante alemão Wunderwald, fomos ao Zoo Pomerode e ao lado, no Vila Encantada, cheio de dinossauros gigantes. Fizemos também a Rota do Enxaimel (de carro mesmo, são 16Km). Veja este post do Blog Matraqueando. Dormimos em Blumenau e no dia seguinte fomos à Vila Germânica, onde estava acontecendo a Osterdorf, evento de Páscoa. Mas dê uma olhada na agenda de eventos, que sempre tem alguma coisa interessante. Ficamos no $$$ Hotel Gloria, que tem um café colonial de-li-ci-o-so (comemos à noite e de manhã) e os quartos são ótimos.
5 noites em Florianópolis
Em Florianópolis, fizemos o roteiro completo do post do Blog Meus Roteiros de Viagem adaptado com as dicas do grupo Viagens em Família: 1 dia no Centro e praias do Norte (Sto Antonio de Lisboa, Sambaqui e Daniela), 1 dia praias do Leste (Mole, Joaquina, Dunas, Rio Vermelho, Costa da Lagoa, Barra da Lagoa, Lagoa Conceição e Centrinho), 1 dia somente praias do norte (Forte São José Ponta Grossa, Praia do Forte – a melhor, na minha opinião, Jurerê, Canasvieiras, Lagoinha, Mirante, Praia Brava e Praia dos Ingleses) e 1 dia praias do Sul (SUP na Lagoa da Conceição, Campeche, Areias, Ribeirão da Ilha). Depois de muito sofrer escolhendo hotel, decidimos alugar um apartamento nos Ingleses, o que foi perfeito. Reservamos cinco dias para Floripa, mas confesso que estava achando um exagero, afinal moramos em Salvador e nem vamos tanto à praia por aqui. Mas foi a conta exata! Fomos em todas as praias e nos banhamos em quase todas. Só não visitamos Santinho e Moçambique.
Em Santo Antônio de Lisboa dá vontade do tempo parar e ficar lá para sempre de tão lindo e gostoso que é. E ainda tem um parquinho na frente da Igreja para as crianças brincarem.
Praia do Forte é maravilhosa para crianças: vazia, calminha, com bares com cadeiras e sombra quase dentro da água.
Fomos à Daniela bem tarde e pegamos um por do sol incrível.
Mas o que mais me encantou foi a Costa da Lagoa, a começar pelo trajeto que leva até o Terminal Lacustre do Rio Vermelho, depois o passeio de barquinho super gostoso (R$10, 10mn), a cachoeira, a curta caminhada e o Restaurante Cachoeira em que paramos (na Parada 16) vai ficar para a memória em razão da sequência de camarão deliciosa (R$70) e do atendimento super gentil com as crianças (eles disponibilizaram inúmeros brinquedos de praia e quando os meus meninos terminaram, eles deram uma bacia de camarões e duas varas de pescar para eles! Achei que não íamos conseguir voltar para casa nunca mais)! 🙂
Também fizemos sandboard na Joaquina, SUP na Lagoa e comemos muitas ostras.
Fizemos um pouco de tudo: mini trilhas, cachoeiras, mirantes e morros, pesca, SUP, pedalinho, sandboard, teleférico, passeio de barco, vimos tartaruga no mar e comemos as famosas ostras catarinenses e a sequencia de camarão.
Apenas dois probleminhas: achei caríssimo comer por lá e já não estou achando a minha Bahia o lugar mais-lindo-disparado-no-mundo-todo não!” 😉
Obrigada Ana Luisa Juca, por compartilhar as suas férias conosco!
Leia também:
Dicas para se divertir no Beto Carrero
Onde se hospedar com crianças no Beto Carrero?
Não esqueça*:
Veja o seu Hotel no Booking e reserve com cancelamento grátis
Para reservar o seu carro, dê uma olhada na Rentalcars
E não esqueça do seguro de viagem para a família com a Mondial. Para um desconto maior, veja o código na lateral direita da nossa home.
*Somos afiliados Booking, Mondial e Rentalcars e recebemos uma comissão pelas reservas feitas através do blog. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a manter as melhores dicas! ?
Também estamos por aqui:
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA
Planeje sua Viagem
Publicado por » Sut-Mie Guibert
Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!
O roteiro ficou ótimo, conheceram alguns dos melhores locais de Santa Catarina.
Fiquei contente em saber que botaram em prática meu roteiro de 5 dias em Floripa, com algumas adaptações.
Obrigado Ana Luisa e Sut-Mie pela citação! 😉
Um abraço!
Achou muito fria a água do mar? E o clima como estava na época que foi?
Olá Joselene,
A água é efetivamente mais fria. Mas criança normalmente nem se incomoda com isso! 🙂
A família viajou em março e se banhou em todas as praias visitadas.
Um abraço
Muito fria, Joselene.
Pelo menos para mim, que moro na Bahia. Mas meus filhos nem comentaram sobre a temperatura da água,acredita? Tomaram banho em TODAS!!!! Rs
Adorei seu roteiro e queria uma opinião sua, vou ter um dia em Florianópolis o q me sugere de passeio? Estarei com meus 2 filhos, um com 8 e outro com 2. O achou imperdível? Obrigada desde já!
Aline.
Acho que cheguei tarde por aqui, né? Vc já deve ter viajado… Se não, acho que faria as praias do Leste.
Um passeio e tanto mesmo! Só quero alertar, pois sou manezinha da ilha, que a Praia dos Ingleses fica no Norte da Ilha e não no Sul. Será que não foi a Praia dos Açores?
Boas viagens e obrigada pelo informátivo! 😉
Oi Fernanda,
Ficamos hospedados na Praia dos Ingleses.
Terminamos o dia em que fizemos as praias do sul com um por do sol e banho de mar pertinho de ‘casa’ (nos Ingleses)
Amo seus posts, adorooooo, quanta dica, é dificl entender quem tem filhos e que os passeios são completamente diferentes de quando somos só 2…rsss..
Obrigada!!!!
Bom dia!!
Parabéns!! Amei as dicas e o Roteiro!
Eu e meu marido estamos querendo fazer o mesmo!! pq adoramos o roteiro! Apesar de sermos um casal sem criança, gostamos muito deste estilo de viagem… Aliás temos uma criança dentro de nós… kkk
Uma dúvida no retorno, vcs foram para o mesmo aeroporto? de Floripa?
Obrigada!
Abraço!
Olá Aline,
Sim, foi pelo mesmo aeroporto. 🙂
Um abraço
Já fiz um roteiro parecido com esse!
Claro que a melhor parte foi nossa visita ao Beto Carrero!! Minha filha adorou tudo!!
Tivemos a sorte de nos hospedar bem pertinho do parque e da praia, na Casa Mirian Santa Catarina. Eles ainda nos buscaram no aeroporto. Tudo com um ótimo preço!
Recomendo muito para quem vai para Penha
Quando vierem pra cá novamente, precisam conhecer as praias de governador Celso Ramos, uma cidade vizinha a Floripa. São lindas e calminhas pra crianças.
Oi Gabriela,
Obrigada pela dica!
Um abraço
GOSTARIA DE PODER TROCAR ALGUMAS IDEIAS E DICAS COM VC, POIS ESTOU PESQUISANDO MINHAS FÉRIAS PARA O MESMO PERÍODO QUE VC FOI E TENHO FILHO 3 ANOS QUE IRÁ JUNTO.
SE PUDER ME ESCREVER
Olá Danielle,
Pode colocar as suas dúvidas por aqui mesmo, assim outros leitores aproveitam as dicas e experiências 🙂
Um abraço
Oie… estou planejando em ir pra Santa Catarina em setembro… será nossa primeira viajem juntos!! Sou mãe separada e irá somente eu e meus dois filhos ( 6 anos e 4 anos) Tem alguma dica legal pra mim??? 🙂
Olá Ari,
Vc dirige? Pode alugar um carro, assim fica livre e pode visitar o Beto Carrero, ficar no Ibis Styles em Camboriú, que é temático. Dali já pode visitar o Parque Unipraias e podem dormir em Pomerode também que é muito bonitinha, com um zoo simpático e o Vila Encantada, parque de dinossauros.
Um abraço