Ficou fácil viajar com crianças!
 -  Atualizado em 12/02/2020

OUIGO: o trem low cost entre Paris e outras cidades da França.

Na nossa última viagem à França, aproveitamos para testar essa novidade: o Ouigo, trem low cost que liga Paris ao Sul da França! E quando digo low cost, é precinho mesmo: as crianças, por exemplo, só pagam 5 euros até os 12 anos! Mas vamos por etapas que eu vou contar tudo!
Assim como existem as companhias aéreas low cost (de baixo custo), a RATP, companhia de trens francesa, lançou a versão nos trilhos, o TGV (Trem de Grande Velocidade) mais barato. O “Oui-go” com nome bem bolado que significa “sim, vai” ou foneticamente “nós vamos“, é simpático, colorido, voltado para um público jovem e descolado!

Tudo começa pelo visual e astral da empresa: é colorida, toda azul e rosa, com uma diagramação visual bem simpática, jovem, atrativa! É tudo muito simples e prático, desde a compra por internet e embarque.

diapo1-ouigo4_1440x1079_strate_recadre
=>
A COMPRA POR INTERNET:

Primeiro vamos falar de preços: as crianças abaixo de 12 anos pagam somente 5 euros/trecho! Isso mesmo, 5 euros para ir para o Sul da França ou ao contrário, para dar um giro por Paris! E isso sempre: o preço infantil não muda, independente do período! Além disso, elas tem direito ao seu próprio assento, não vão no colo.
Os adultos custam à partir de 10 euros! À partir de“, porque quanto mais cedo você pegar a sua passagem, melhor! Ela começa em 10 euros, e vai subindo. Quanto mais se aproxima da viagem, mais cara fica. E depende do dia também (domingo, geralmente é mais caro). Ainda assim, não vi nada absurdo: passagens à 45 euros, 65 euros…mas claro, podendo pagar 10 euros, melhor! Nós viajamos para o Sul pagando 15 euros/adulto e 5 euros/criança!
Assim como nas low costas aéreas, tem um limite de peso e tamanho de malas: a bagagem incluída no bilhete é pequena e tem que caber no bagageiro ou debaixo do seu assento. A boa notícia é que carrinhos de bebê não contam e podem ser levados gratuitamente!
bagages-ouigo Outra opção é acrescentar bagagem extra (sem limite de tamanho) e se isso for feito na hora da compra do bilhete, fica mais barato: 5 euros/bagagem ou 10 euros se for decidido depois. Isso aconteceu conosco e é uma boa opção: você consegue entrar depois na reserva e acrescentar malas (tivemos que fazer isso na volta, em função das lembranças compradas no Sul)!
Na hora da compra, o site também dá opção de escolher assentos com tomadas, por 2 euros à mais! Excelente para trabalhar com o computador, para as crianças verem um filme no DVD, Ipad, carregar o celular… (obs: verifique suas tomada e veja se precisa de adaptador)!
foto(101)-001Com esses extras à parte, a passagem para um adulto pode ficar em: 10 euros + 5/bagagem extra + 2/tomada = 17 euros/trecho (49 reais)! Ai, ai!! (suspiros..)
Caso você não tenha optado por bagagem extra na hora da compra mas no embarque decidiu levar mala, você tem a opção de entrar novamente na sua reserva até 1 dia antes da viagem e optar por pagar por ela, fica mais caro, 10 euros/bagagem ou se for na hora do embarque mesmo, 20 euros/bagagem (aí, já começa a ficar caro). Por isso, preste atenção porque eles verificam mesmo! A bagagem incluída no preço do bilhete tem que entrar nas medidas autorizadas como “bagagem cabine” (ver medidas na foto acima, incluindo rodinhas e puxador)! Se ultrapassar as medidas ou tiver mala extra, paga. Esse é o jogo das low costs!
foto(104)-001foto(109)Note que o Ouigo aceita cartões de crédito do Brasil mas, obviamente, o preço é em euros.

Com a passagem comprada, é só imprimi-la ou melhor ainda, baixar o aplicativo gratuito Ouigo (Iphone ou Android), assim nem precisa imprimir, é só mostrar o código QR da reserva no celular!

=> O EMBARQUE:
É tudo muito simples e informal. Os funcionários são jovens, de jeans com camisetas e bonés nas cores do Ouigo. Eles verificam os bilhetes, medem eventualmente as malas…e você entra sozinho no trem, procura o número do seu vagão que fica do lado de fora, do lado da porta. Sistema low cost: custos baixos, pouco serviço e cada um se vira! 😉

foto(103)-003foto(108)-001
=> DENTRO DO TREM: 

O trem é bem confortável, equivalente à um vagão 2a classe do TGV clássico e como está nas cores da empresa, fica bem alegre! As malas maiores ficam na entrada ou saída do vagão. Além disso, tem mesas de apoio para desenhar, colocar o lap top…No meio do vagão, há 4 lugares virados uns para os outros com uma mesa central, ideal para famílias ou grupos mas faz parte do low cost: não tem como reservar lugar, é na sorte mesmo! Ou, se o trem estiver vazio, pedir para um atendente Ouigo se é possível trocar.

Existem 3 tipos de lugares: 
o standard, básico, normal.
– o lugar com tomada (o mesmo que o anterior + 2 euros, porém com tomada para recarregar seus eletrônicos).
Place tranquille (lugar tranquilo, o standard + 5 euros): para quem quer descansar ou trabalhar, é uma parte do vagão sem crianças abaixo de 12 anos.

OuigoOuigoOuigo
AS CARACTERÍSTICAS DO TREM LOW COST:

Não tem wifi,

Você não escolhe os assentos (portanto, pode acontecer de pessoas que viajam juntas, ficarem separadas: isso é possível em datas concorridas, mas é raro. E se for o caso, tem que pedir para alguém amável trocar de lugar)!

– Os encostos das poltronas, apesar de serem confortáveis não reclinam,

Não tem vagão-bar, portanto não se esqueça de levar um lanche e água para as crianças!

– Há poucos funcionários e eles passam pelos vagões.

– O Ouigo usa uma comunicação interessante, que incentiva a participação das pessoas: “Oui à camaradagem: eu ajudo quem precisa“, “Oui à limpeza: eu ajudo e levo o meu lixo“, “Oui ao respeito: eu uso headphones para não incomodar os outros“, etc…

– E, detalhe para as famílias: os banheiros e trocadores são apertados como dentro de um avião! Se a criança for pequena, vale levar fraldas ou penico de viagem! 😉

foto(99)-001

Em função dessas características, o público em geral é jovem mas tem também muitas famílias!

=> ROTAS:

– Hoje o Ouigo funciona na França inteira, em mais de 40 estações para a Provence e Côte d’Azur (Sul), para a Bretanha (Oeste), para o Leste (fronteira alemã), inclusive com 3 estações dentro de Paris e 3 na periferia da capital, saindo da Estação do Aeroporto Charles De Gaulle em Paris ou até de Marne La Vallée, onde fica a Disneyland.

Para as famílias, é bem interessante que haja uma estação na Disneyland, pois permite passear no parque e, no final do dia, pegar o trem! Foi o que fizemos, com o detalhe de que chegamos no dia anterior, jantamos no Café Mickey para tirar fotos com personagens, dormimos lá, fomos ao parque e, no final da tarde, embarcamos de trem para Aix en Provence! (Note os seus horários de chegada ao destino. Como queríamos pegar um carro alugado na estação de Aix, tínhamos que chegar antes das 22h30, horário em que a locadora fechava).
Você também pode chegar de Londres pelo Eurostar (que também vai para Marne-La-Vallée-Chessy), passar o dia na Disneyland e embarcar no final do dia para o Sul!

No trajeto contrário também é muito interessante, você pode estar no Sul da França, na Itália, no Norte da Espanha…e querer passar 2 dias na Disneyland ou alguns dias em Paris! Prático!

Veja detalhes das rotas: aqui

rotas_Ouigo_trem_low_cost_na_França


=> Vale à pena?
Comparando com o TGV normal:
A velocidade é a mesma que no Trem de Grande Velocidade (TGV), portanto o trajeto leva o mesmo tempo. O que varia são os serviços dentro do trem: o Ouigo, low cost, oferece o básico. Sendo que o básico na França é bem bom, ainda mais comparando com o Brasil onde não existe uma malha ferroviária! Mas se você procura um pouco de luxo, conforto e serviços, Ouigo não é para você.

Sobre preços: no Ouigo, eles começam em 10 euros (ou 15, se acrescentar 1 mala) e no TGV normal, começam em 35 euros (às vezes há promos de 20 ou 25 euros). Se você conseguir pegar uma promo no TGV normal, pode até valer mais à pena, pelos serviços.

Outra variante a levar em conta: os horários. Eu achei que Ouigo tem bastante opções! Mas pode ser que você prefira os horários do TGV normal…

Uma experiência no geral muito positiva! Achamos genial passar o dia na Disneyland e em 3h (sim TRÊS HORAS) estar no Sul da França e poder aproveitar todo o charme da região, ver campos de lavanda e ir à praia. Ideal para passar um final de semana ou feriado prolongado. E isso, pagando esse preço! Imperdível!

Para mais informações:
Ouigo (em francês ou inglês): ouigo.com | Facebook | twitter | instagram

 

Também estamos por aqui:
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST | TWITTER | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

 

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

5 comentários para este artigo

  1. Diego Paiva disse:

    Sut-Mie! Que ótimo saber dessa opção!

    Não tive oportunidade (ainda) de viajar de trem na França, mas gostei muito da experiência na Espanha.

    De low cost na Europa, só conheço a cia aérea Vueling, que usei e recomendo muito! Paguei incríveis 35 euros para voar de Lyon a Barcelona, nos aeroportos “oficiais”, despachando uma bagagem e marcando assento. Recomendo, caso precise. 🙂

    Beijos!

  2. Sonia Regina Rocha Rodrigues disse:

    Os trens europeus são ótimos, e esse Ouigo é um presente! Vale a pena.

  3. Sandra disse:

    Adorei o texto, muito esclarecedor. Pena que não aceitam cartão do Brasil, mas nem comprando por lá em cash? tem como comprar na hora?

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios