Alugar uma casa-barco em Amsterdam: uma boa ideia com crianças
Convidado Especial | Wagner Belisário
Aproveitamos uma promo da KLM para Amsterdam e, desta vez, optamos pelo aluguel pelo Airbnb. Tivemos dificuldades em encontrar hotéis tradicionais para a nossa família de 4, com duas crianças num mesmo quarto, e achamos os preços salgados para hospedagens mais centrais. E, com crianças, sempre priorizamos uma localização mais central para não cansá-las com deslocamentos. E vamos confessar: a ideia de ficarmos hospedados numa casa-barco nos encantou desde o primeiro momento, ainda mais com crianças! 😉
RESERVA
O processo de reserva foi bem tranquilo. Escolhemos pelo site do Airbnb: após a escolha da cidade “Amsterdam”, clique em “mais filtros” em baixo à esquerda e coloque a palavra chave “Houseboat” e terá vários resultados interessantes. Em seguida, escolhemos em função da localização, fotos e comentários de quem já havia ficado nos barcos. Descartamos algumas casas mais antigas e escuras. E também outras que tinham mais o aspecto de um barco do que de uma casa.
A CASA BARCO
A nossa, Houseboat Hugo, era bem clara, limpa, espaçosa, com janelões que permitem uma vista deliciosa do canal e com cozinha totalmente equipada (desde fogão e geladeira até talheres, copos e pratos).
São dois quartos: um de casal e outro com duas camas. Mas as crianças acabaram dormindo sempre conosco. Note que os janelões, apesar de oferecer uma vista super bonita para o rio, eram fáceis de abrir. Cuidado com crianças arteiras…! 🙂
O banheiro era grande para os padrões da cidade, tinha máquina de lavar e secar e uma banheira pequena que as crianças curtiram, com água quente e fria, sem problemas.
Além disso, uma cozinha e duas salas: uma de jantar com mesa de seis lugares, integrada com a cozinha,
e outra sala de estar, num plano inferior, com sofás, televisão, som e alguns jogos, livros, cds e dvds. No barco inteiro, wi-fi com sinal excelente e aquecedores/ar condicionado.
Ainda tivemos sorte porque a proprietária, bastante gentil, teve o seu filho pequeno enquanto morava no barco e, por isso, nos disponibilizou um bercinho tipo de viagem e um cadeirão pras refeições.
DETALHES
– O ckeck in e check out foi feito com o Daniel, um rapaz que ajuda os proprietários nas questões do aluguel. Ele nos aguardava com as chaves.
– Pagamos uma taxa de limpeza e, assim, recebemos a casa bem limpa. E, ao contrário do que pensamos, no geral, não precisamos perder muito tempo para arrumar a casa. Era tudo bem prático. Lavávamos as louças usadas logo após as refeições, com as crianças ainda na mesa, conversando e sem nem ver o tempo passar. E apenas recolhíamos os restos de comida.
Debaixo da pia havia um cestão de lixo e quando ele enchia, era só jogar o saco em uma lixeira subterrânea a uns 50 metros da casa.
– Bem perto da casa há dois mercados Albert Heijn, onde fazer compras: nós íamos atrás de queijos, molhos, frios, congelados, frutas, baby food e sempre um buquê de flores pra celebrar a primavera holandesa enfeitando a nossa mesa.
– No meio da manhã e início da noite (com o sol se pondo por volta das 22h), o nosso janelão era visitado por patos, cisnes, galinhas d’água e gaivotas que encantaram as crianças. Uma das coisas mais divertidas foi alimentar os animais pela nossa janela. Nosso pequeno João Paulo, de 1 ano e 3 meses, inclusive aprendeu a falar “pato” durante as férias. E sempre que chegávamos da rua, ele corria pra janela chamando as aves.
– Também curtimos muito o momento do jantar, que era sempre feito em casa, o que permitiu uma certa economia e praticidade com crianças pequenas. Numa lojinha em frente ao Mercado de Flores, compramos um aparelho portátil de fazer raclette e os nossos jantares foram uma festa. Compramos queijos, alguns frios e mostardas e ficávamos curtindo a vista e o tempo passado à mesa com as crianças, que adoravam participar de tudo, derretendo o queijo em clima tranquilo de férias.
– Para quem tem curiosidade e receio: a casa-barco praticamente não balança e, no início de maio (ainda um pouco frio), não sentimos nenhum cheiro particular do canal.
LOCALIZAÇÃO
Localização da Houseboat Hugo em cinza. Site do Airbnb
Houseboat Hugo: o dos janelões brancos
A localização é bem próxima à Igreja Westerkerk (onde estão os restos mortais do pintor Rembrandt) e à Casa da Anne Frank. Dali, há vários caminhos para as regiões mais centrais e tudo é pretexto para passeios bonitos e agradáveis a pé. Com uma caminhada de 20 a 30 minutos, chegávamos na Praça Dam e nas ruas próximas, com direito às paradas pras fotos e entradas nas lojinhas interessantes.
E temos uma regra de ouro durante as viagens: quando as crianças estão cansadas, pegamos um táxi, o que geralmente acontecia na volta. Para quem está acostumado com os preços do Rio de Janeiro, não há grande diferença.
Essa foi a nossa segunda vez em Amsterdam e a primeira vez com as crianças. Não tínhamos nenhum “compromisso” a não ser conhecer o Hard Rock Café, que a nossa filha adora e sempre pede pra ir onde quer que seja.
=> Nos nossos 6 dias em Amsterdam, passeamos bastante pela cidade, visitamos Zaanse Schans num dia, os jardins de Keukenhof noutro e conhecemos Wassenaar, uma pequena cidade, a 40 minutos de Amsterdam, onde mora uma família de amigos queridos.
As crianças adoraram a nossa aventura na casa-barco e já pedem para voltar! 😉
Obrigada pelo post e fotos, Wagner. Adoramos a dica!
Para mais informações:
Houseboat Hugo: aqui – US$206/dia para 4 pessoas.
Houseboats no Airbnb: aqui
Houseboats no Booking: aqui *
Outros Hotéis tradicionais em Amsterdam: ver fotos, avaliações reserva com cancelamento grátis*
Não esqueça*:
Para reservar o seu carro, dê uma olhada na Rentalcars
E não esqueça do seguro de viagem para a família com a Mondial. Para um desconto maior, veja o código na lateral direita da nossa home.
*Somos afiliados Booking, Mondial e Rentalcars e recebemos uma comissão pelas reservas feitas através do blog. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a manter este blog que você tanto curte! 😉
Leia também:
O que fazer em Amsterdam com crianças
Top 4 passeios com crianças em Amsterdam
O nosso roteiro…em Londres, Paris e Amsterdam
Também estamos por aqui:
Planeje sua Viagem
Publicado por » Sut-Mie Guibert
Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!
Que relato maravilhoso!!! Fotos lindas!!! Adorei o aparelhinho portátil para o raclette…
Bom dia! Como vcs fizeram com cadeirão etc?? No site do AIRBNB já veio informado que a casa dispunha desses artigos?
Olá Flávia,
Trocando emails com a proprietária, esta informou que já tinha tido bb ali e, por isso, deixou berço de viagem e cadeirão para a família! 😉
Um abraço
Q interessante! Obrigada.
Um sonho, na verdade!
Apenas alugar… deve ser um tormento ter que ir embora destas casas…
Parabéns pela postagem!
Olá, Sut-Mie.
Que delícia de viagem, né? Realmente ficar numa casa-barco enriquece a viagem a Amsterdam. Parabéns pelo relato!
E obrigada por citar o PGM.
Abração, Cris.
Olá! Parabéns pelo blog, muito informativo!
Estamos pensando em ir para Amsterdam com nosso pequeno de 4 anos no começo de novembro, vcs acham um me sinto interessante para visitar? E ficar numa casa barco essa época será uma boa ideia?
Se puderem nos ajudar seria incrível, estamos pensando em Amsterdam e Berlin para novembro mas estamos com um certo receio pelo clima… é a primeira viagem com nosso filho! Obrigada
Olá Gabriela,
Novembro já está frio em Amsterdam. Acho que vcs não vão ficar confortáveis numa casa-barco, ainda mais com criança! Deve ficar muito úmido durante a noite e pela manhãzinha. É mais indicado ver um Hotel: redes como Novotel e Ibis Styles sempre tem uma pequena área infantil https://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?aid=363505
E não sei se vc viu este post de Berlin no inverno com crianças?
Um abraço