Ficou fácil viajar com crianças!

Viajar de motorhome em família: um sonho! #BlogosferaFamíliasViajantes

O post da casa-barco em Amsterdam fez tanto sucesso, que hoje trago outro tipo de casa que também está no imaginário das aventuras a serem feitas em família: o motorhome! Quem não sonhou em alugar um motorhome e sair por aí, com a liberdade e facilidade de levar a casa junto? 🙂

Pessoalmente, ainda não fizemos essa aventura, estou aguardando uma viagem para um país que tenha o hábito e a estrutura necessária para esse tipo de viagem: boas estradas, agências de aluguel, estacionamentos, campings, paisagens estonteantes…
Mas, acompanhando a blogosfera de famílias viajantes, já dá para ter uma noção do que o espera!

dreamstime_xl_24625318© Jaysi | Dreamstime.com

==> MOTORHOME COMBINA COM OS ESTADOS UNIDOS

Sim, o país tem todos os critérios que eu citei antes, com vários Parques e estradas fotogênicas! O próprio site do Visit os USA, guia de turismo oficial do país, tem sugestões de roadtrips.

A família do Blog Felipe o Pequeno Viajante é especialista em motorhomes. Eles tem várias viagens no currículo e uma coleção de posts e experiências sobre o assunto e, inclusive, fizeram um Manual de Instruções para viajar pelos Estados Unidos de motorhome, mas que vale para vários países, já que, na verdade, são curiosidades e perguntas frequentes respondidas com detalhes e fotos: como é o banheiro, as tomadas, a calefação, etc.
Mas antes disso, veja como alugar um motorhome nos EUA e quanto custa.
Eles também detalham o roteiro de 25 dias que fizeram pela Califórnia e Sudeste dos EUA.

A Andreza Trivillin já foi mais comedida e fez 4 dias entre São Francisco e San Diego, mas também conta todos os detalhes no post dela. Ideal para quem quer se lançar na aventura!

A Fernanda Ávila também fez 5 dias de São Francisco a Los Angeles.

A Adriana Pasello também passou um fim de semana na Califórnia e apesar de ter gostado da experiência, contou alguns probleminhas que teve no aluguel e no geral. É importante também saber dos pepinos!

Já a Mônica Paranhos viajou por 7 dias entre Chicago e Wisconsin e fez um post onde esmiúça os detalhes da viagem.

No Blog da Ellerim Viajante, uma família viajou por 21 dias saindo de Miami e passando por 15 estados americanos. Eles conheceram inclusive o camping da Disney em Orlando. Uma opção que a Andreza Dica e Indica Disney também conta em detalhes aqui.

E o Blog Flashes de Viagem tira as maiores dúvidas sobre o assunto! (12 dias pela Califórnia).

 

==> MOTORHOME COMBINA COM BEBÊ? E porque não? 🙂
O Blog da Família Mundo Afora mostra que é possível e até super prazeroso! Eles passaram 13 dias entre Los Angeles e San Francisco.

 

==> MOTORHOME COMBINA COM O CANADÁ

O país é tão preparado para esse tipo de viagem e com todos os pré-requisitos interessantes (boas estradas, ótima infraestrutura, belas paisagens), que tem uma aba só sobre o assunto no Site Oficial de Turismo do Canadá e em português!

A Pati Papp conheceu a “Estrada mais bonita do Mundo” entre Banff e Jasper e conta como foi essa experiência. E aqui, o roteiro completo.
A Livi Souza acabou de fazer esse circuito também e conta tudo no post Viajando de motorhome pelas Rochosas Canadenses.

 

==> MOTORHOME COMBINA COM A NOVA ZELÂNDIA
O Blog Felipe o Pequeno Viajante fez essa aventura por 22 dias e conta como alugar motorhome por lá e detalhes do roteiro.

 

==> MOTORHOME COMBINA COM A AUSTRÁLIA
O Blog Quatro Cantos do Mundo conta como alugar um motorhome na Austrália e como dirigir por lá (mão inglesa)!

 

==> MOTORHOME COMBINA COM A EUROPA

Não tanto pelas estradas largas como nos países anteriores, mas pela proximidade dos países, variedade de paisagens e até por costumes de viagens mais aventureiras e econômicas.

Encontrei um Guia Michelin bem interessante na Livraria da Travessa do Leblon, RJ, com detalhes de 70 circuitos em 24 países europeus (em francês, inglês e alemão).

A Europa também tem um site específico sobre o assunto, Eurocampingcar, com circuitos, campings, estacionamentos, locadoras e mais detalhes em cada país europeu.

O Blog Feliz Motorhome não viaja com crianças, mas, como o seu nome indica, é específico sobre esse tipo de viagem e conta várias viagens, na Europa e em outros lugares.

O Blog Felipe o Pequeno Viajante esteve 35 dias nos Balcãs e falou do planejamento, roteiro, de como alugar um motorhome na Europa e quanto custa.

O Blog Alemanha, porque não? fez um mini-guia sobre motorhomes na Alemanha.

E a Rege do Blog Dicas da Rege acabou de fazer uma viagem pela Holanda, Bélgica e Alemanha!

 

==> MOTORHOME COMBINA COM ÁFRICA DO SUL
A Mirtes do Blog Juntos na Estrada passou 28 dias rodando pelo país!

 

==> E NO BRASIL?
Bem, aqui não há tanto esse hábito. Tampouco a qualidade das estradas e nem a segurança dos países anteriormente citados. Até o aluguel é mais difícil por aqui e muitas vezes deve ser feito com motorista.

Se empolgou? 🙂
Só não esqueça que esse tipo de viagem não é feito para todas as famílias!

É para vocês se:
– gostam de aventura e liberdade,
– querem economizar,
– querem ter tudo à mão, das malas ao banheiro,
– são flexíveis (roteiro, acontecimentos durante a viagem,…)
– as crianças ficam mais entretidas durante a viagem (nos trechos demorados),
– gostam de acampamentos e todas as atividades que acompanham esse tipo de viagem,

Não é para vocês se:
– gostam de bastante conforto (mas note que há motorhomes luxuosos e bem confortáveis),
– precisam de espaço e intimidade,
– não querem ter trabalho durante as férias (o motorhome precisa de atenção permanente nas questões água-luz-esgoto-arrumação),
– com bebê, os motorhomes não oferecem berços. Nesse caso, tem que levar um berço de viagem ou barreiras para camas.
– não curtem acampamentos,

O Blog Quatro Cantos do Mundo falou das suas experiências, vantagens e desvantagens.
O Blog Flashes de Viagem também responde à muitas dúvidas e conta o perrengue que passou.

E se vocês tem dúvidas, escolham bem o lugar e estação (nada muito frio, nem muito quente) e façam como muitas destas famílias fizeram, comecem por experiências menores: 4/5 dias. Garanto que as crianças, pelo menos, vão adorar viajar de casinha! 😉

Você também pode gostar de ler:
Alugar uma casa-barco em Amsterdam: uma boa ideia com crianças
10 razões para fazer um cruzeiro em família

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | GRUPO VIAGENS EM FAMÍLIA

5934 Visualizações

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens em Família e com crianças. Jornalista e mãe de duas meninas de 10 e 6 anos, adora levar as crianças para conhecer o mundo! Mas também gosta de escutar e falar sobre o assunto com outras famílias, que são sempre bem-vindas por aqui!

2 comentários para este artigo

  1. Oi Sut,
    Adorei o post, obrigada por mencionar a gente!
    Nossa próxima aventura é mês que vem já, pelo Canadá e norte dos EUA! Estou louca para ver essa família aí numa “casinha com rodas”!
    Bjokas,
    Claudia@pequenoviajante

  2. Karen disse:

    Nossa, que post fantástico!!!! Muita pesquisa e informação que não acaba mais para o planejamento! Parabéns e obrigada. Beijos, Karen

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios