Ficou fácil viajar com crianças!
 -  Atualizado em 22/10/2019

Parque Lage no Rio de Janeiro: um passeio bucólico em família!

 Que tal fazer um belo passeio no Rio de Janeiro e conhecer o Parque Lage? Ele fica no mesmo bairro de outro passeio bucólico mais conhecido: o Jardim Botânico, mas o Parque Lage é bem menor. O casarão abriga a Escola de Artes Visuais e o Parque foi tombado pelo IPHAN, em 1957, como patrimônio paisagístico, ambiental e cultural.

 

Nós adoramos :

Chegar cedo e tomar um café da manhã no Plage Café (ver cardápio): nada como começar o passeio por um delicioso café da manhã! Conhecer o casarão, com vista espetacular para o Cristo Redentor e a Mata Atlântica já coloca todos no estado de espírito de passeio gostoso em família! Vocês vão ver muitas famílias com bebês principalmente, daqueles que acordam cedo. Outras nas mesas e almofadas no chão…tudo muito despojado. O casarão é construído em torno de uma piscina, ao mesmo tempo que o clima fica bucólico, cuidado com os menores! Mas vocês também vão curtir os salões com mármores, azulejos e ladrilhos importados da Itália e pelas pinturas que os alunos da Escola de Artes Visuais do Parque deixam secar.

Passear pelos jardins: bem em frente ao casarão, existe uma fonte com jardins geométricos, mas o mais bacana é virar à esquerda e descobrir toda a área verde, onde várias famílias fazem encontros e piqueniques. Por isso, se não quiserem tomar café, lembrem de trazer um delicioso piquenique para animar o dia!

Ver micos e macacos pregos: a proximidade com a Mata Atlântica, faz com que não raras são as vezes que vemos macacos pregos nas árvores!

Descobrir as cavernas artificiais: as crianças adoram esta parte, com subidas, descidas, janelas e imitações de estalactites no teto. Um bom lugar para se divertir e tirar fotos. Claro que crianças pequenas devem estar acompanhadas, alias o próprio parque deixa o aviso.

Conhecer o aquário em outra caverna artificial: ele é bem pequeno, são somente 12 aquários incrustados nas paredes. Apesar de crianças pequenas acgarem graça, é necessário mencionar aqui que ele precisa de uma manutenção urgente! Os aquários estão esverdeados! 🙁

Conhecer o lago e o recanto dos namorados: mais uma casinha feita artificialmente, com vista para o lago, onde tem alguns peixinhos e muitas vezes, garças.

Brincar no Parquinho: ele é bem simples e não se compara com o Parquinho do Jardim Botânico, mas a área é grande, bucólica e completa o passeio neste verde todo. Ele tem 2 escorregas, alguns balanços e gangorras. Podem levar uma bola e também baldinhos e pás para brincar.

Aqui existem mesas e banquinhos para fazer piquenique e não é raro ver famílias com suas cestas ou até festejando aniversários.

Gostamos menos:

A Torre do Castelinho tem partes que foram destruídas pelas chuvas e até hoje não foram refeitas! Seria mais uma área para descobrir e brincar, mas no momento está indisponível.

O Parque no geral falta um pouco de manutenção, vide as ferrugens nas placas. Uma pena.

E não tem mais estacionamento!  Já teve gratuito, depois pago… agora nem tem mais nada! As pessoas tem que estacionar nas ruas em volta, o que não é fácil!

Apesar de tudo, trata-se de um parque que gostamos bastante: ele tem um charme despojado, simples, bem carioca. É um passeio agradável, bucólico e barato! Tudo muito zen! E não esqueçam do repelente e do filtro solar! Bom passeio!

 

Para mais informações:

Parque Lage: www.eavparquelage.rj.gov.br

Rua Jardim Botânico, 414

Tel 21 3257.1800

Diariamente, de 8h às 18h

Também estamos por aqui:

FACEBOOK TWITTER | INSTAGRAM | FÓRUM VIAGENS EM FAMÍLIA

Sut-Mie Guibert, Family Travel Blogger, Blogueira especializada em Viagens com crianças e em família. Francesa, formada em Comunicação e Mídias Digitais e mãe de duas meninas de 11 e 8 anos, ama levar as crianças para conhecer o mundo! E também adora falar sobre o assunto com outras famílias viajantes, sempre muito bem-vindas por aqui!

20 comentários para este artigo

  1. Paloma disse:

    Lá é liiiindo, adoro! Ótima dica, pra variar!
    Beijos

  2. Oi Sut,
    o Parque Lage é lindíssimo mesmo. O café-da-manhã é sensacional e o idela é chegar cedo, né? Fica uma fila enorme. Nós gostamos muito de subir as escadas e ir até o Lago do Patos. Parar na lavanderia e ficar imaginando como era lavar roupa antigamente também é muito legal.
    E esse evento “Domingo no Parque” vai ser muito legal. Adorei a dica.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  3. Mariana Della Barba disse:

    Quando fomos pro Rio há alguns meses, suas dicas (via blog, email ou pessoalmente) foram incríveis. E o Parque Lage foi uma delas. Amamos! O Theo se divertiu até. Adorou a gruta com o aquário, correu à vontade, foi ótimo. E tiramos fotos lindíssimas… com um cenário desses, né?
    bjos

  4. Deise disse:

    nunca tinha ouvido falar neste lugar, mas parece muito bom. Quando for ao Rio, vou tentar conhecer.
    Parabéns.

  5. Karen disse:

    É muito lindo ,adoro lugares assim tem muitas plantas.Realmente é um lugar muito bom pra passea com a familia ,eu fui ontem e amei,tem muitos peixes o que eu mais gostei de ver foi o tubarao siames e tambem o peixe japoneis,adorei o jadim e amei ver os macacos.So tenho uma palavra pra descrever isso tudo : ADOREII !!!!!!!
    bjs pra todos xauu s2.

  6. Família Baiana disse:

    Fui em 2009 gostei muito. Lindo o lugar e super tranquilo pra passear com a família.

  7. Arthur Arruda disse:

    Um passeio maravilhoso… Fui com minha esposa no final de semana e percebi que trata-se de um passeio bem família. Muito agradável. Os “detalhes” do Rio de Janeiro são lindos!

  8. daniel rivero disse:

    qual é o preço de ir visitar o local e pode ficar o dia todo lá?

  9. Renilton Dias disse:

    Já estive lá e recomendo, retornarei com a família, quando lá estive estava realizando um trabalho de Campo com amigos da Faculdade, nos reunimos e seguimos por dentro da mata até o Cristo Redentor. Obs. excelente caminhada, mas só recomendada para quem domina a região, há riscos diversos.

    • Sim, realmente essa trilha até o Cristo Redentor deve ser maravilhosa, porém certamente de difícil acesso com crianças pequenas! Me parece que é possível contratar um Guia pelo próprio Parque, o que é altamente recomendável (trilha mal indicada, riscos de se perder na mata…)!
      Obrigada pelo comentário!
      Um abraço

  10. monica disse:

    boa noite! já ví as fotos na net, me parece ser um lugar muito lindo mesmo vou conhecer amanha se Deus permitir………….

    • Oi Monica,
      Estou fora do Brasil, ms ouvi dizer que hoje choveu no Rio de Janeiro. Cuidado, porque sendo assim, os caminhos de pedra nos jardins do Parque Lage ficam escorregadios e o parquinho cheio de poças. Mas você pode aproveitar a casa central, tomar um café da manhã ou almoçar.
      Bjs

  11. karina disse:

    muito lindoooooooooo ! amei s2

  12. Thais disse:

    Adorei vou ir com minha pequena de 3 anos la amanha
    bjos

    http://www.cerejacomavelaa.blogspot.com.br/

  13. Thiago R. M. disse:

    Adorei essa matéria. Ajudou muito. Parabéns!

  14. Giovanna disse:

    Parque Laje paga algo..? Estacionamento..? Entrada..?

    • Sut-Mie Guibert disse:

      Olá Giovanna,

      Antes era tudo gratuito. Agora, o estacionamento foi privatizado e é cobrado (R$10/período, me parece). O resto é de livre acesso: os jardins, grutas, a casa em si, onde tem a escola de artes e café…
      O passeio é bem agradável e vale à pena.
      Um abraço

  15. Ana Carolina disse:

    Olá bom dia, além do estacionamento, precisa pagar para entrar ?

    • Olá Ana,
      O estacionemtno não está mais disponível para visitantes, mas somente para funcionários. De resto, é tudo gratuito: você pode entrar no Parque Page, ver alguma exposição, passear, brincar no parquinho, se for o caso ou até tomar um suco/café no Plage Café (pago à pate).
      Um abraço

Deixe seu Comentário


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/viajandocompimpo/public_html/wp-content/themes/vcp-2019/comments.php on line 49





* Campos obrigatórios